s

Cafezinho do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 618 – Uma descoberta no Polo Norte

Em 2008 eu embarquei numa viagem até o Polo Norte, que foi um dos grandes acontecimentos em minha vida. No relato da viagem, publiquei alguns vídeos mostrando o sol brilhando lá fora, à meia noite e vinte minutos. Era o sol da meia noite. Pergunta se consegui dormir? Mesmo fechando todas as janelas e provocando uma noite artificial dentro do quarto, meu corpo e mente não me deixavam dormir.
Eu havia bagunçado meu ritmo circadiano.

| 05/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 917 – Mais pedras no lago

Já devíamos ter percebido que a colaboração e a união entre indivíduos que geram impactos positivos são essenciais para o progresso coletivo. Colocar em movimento um círculo virtuoso, em que os melhores estimulam os melhores a produzir o melhor e manter o seu legado, podemos criar uma corrente de influências positivas que se retroalimenta.

| 29/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos

Vivemos numa era de caos. Não se trata mais de planejar para evitar o caos, isso é impossível. Temos é de nos preparar para navegar no caos e tirar proveito dele.
Os antigos métodos de planejamento são inadequados, e a antifragilidade se torna essencial para navegar e prosperar neste novo mundo. Flexibilidade é o nome do jogo.

| 24/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 614 – Um abismo cultural

Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos Estados Unidos sobre a nossa capacidade, enquanto brasileiros, de construir a sociedade que queremos. Ou merecemos.

| 08/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!

Pô, Luciano, nessa idade você já devia ter baixado a bola, não? É mais ou menos como “fulana, você está muto bonita para essa idade.” Como se beleza, criatividade e energia fossem exclusivas dos jovens. Envelheceu, fica feio, sem ideias e, de acordo com alguns aí, burro. Bem, já que beleza não é o meu forte, vamos de criatividade.

| 01/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 610 – Siga Los Pájaros!

As decisões triviais que tomamos podem ir muito além do que conseguimos perceber, influenciando não só a nossa vida, mas também a de outras pessoas, e até mesmo mudando o rumo da história. 

| 09/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 609 – Não passe pela vida em branco

Não sei como é com você, mas eu tenho uma preocupação constante com o depois que eu me for. Com o que eu deixarei para as pessoas que eu amo. Deixar algum conforto material para meus filhos é, ao menos para mim, uma medida do sucesso com que conduzi a vida. Se eu não fizer nenhum desastre, essa parte está meio resolvida. Não deixarei ninguém rico, mas vou dar uma ajuda. O outro lado é a herança imaterial. Os valores morais. O que eu considero realmente o legado.

| 02/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 603 – O ignorante

A ignorância é geralmente vista como algo negativo, mas existem situações em que ela pode ter vantagens. Por exemplo, evitar o estresse e a ansiedade quando conhecemos certas informações. Se uma pessoa é ignorante sobre um problema global complexo, ela pode não se preocupar com isso e levar a uma vida mais tranquila e despreocupada.

| 22/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 601 – Os ladroezinhos

Acabo de ler um post no Linkedin dando conta de que todo mundo no mundo do SEO no Twitter estava falando sobre algo interessante:
Uma empresa deu um jeito de roubar uma quantidade enorme de tráfego dos seus concorrentes, tipo 3.6 milhões de visitas!
E a discussão que se segue é técnica, com gente elogiando e gente criticando a questão técnica. Ninguém está nem aí para a questão moral.

| 08/12/2023 - Julio Bessa
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 598 – Modelagem é roubo

Recentemente, assistindo a uns vídeos de Youtubers me deparei com a “estratégia de modelagem” que os jovens dinâmicos ensinam como forma de ganhar dinheiro no Youtube. “Modelar” é achar um vídeo, adaptar e publicar. Na cabeça dessa rapaziada, adaptar é “substituir algumas palavras”, “aplicar umas imagens extras”, “recortar e editar trechos”, “fazer a locução com sua voz”. Os caras ensinam como encontrar canais gringos para “modelar”, como usar “máscaras de edição de vídeos” para evitar problemas com direitos autorais…

| 18/11/2023 - Luciano Pires