s

Cafezinho do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 631 – Quem ousa mudar?

O episódio de hoje foi inspirado num comentário que um espectador fez no Cafezinho anterior, no Youtube. Uma reflexão sobre o amadurecimento, as fases da vida e como mudamos nossos interesses e as coisas às quais damos valor.

| 05/07/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 630 – Medo da morte

Na reunião do meu Mastermind na semana passada, a professora Lucia Helena Galvão citou uma fala de Epicteto em seu livro A Arte de Viver:
“A bondade é a prática e a própria recompensa. Basta-nos para sermos felizes. Devemos afinar nosso caráter como se fossem as cordas de um instrumento. A bondade é o sutil reajuste do nosso caráter durante a vida inteira.”
Epicteto diz que ser bondoso é algo que você pratica e que, ao mesmo tempo, já é a própria recompensa. Não pratica à espera da recompensa, mas como a recompensa. A bondade é um ajuste contínuo que fazemos para sermos pessoas melhores e mais felizes.
Bem, esta semana completei 68 anos…

| 28/06/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 628 – Crimes de Honra

A Corte Constitucional da França recentemente declarou inconstitucional um artigo da lei digital que criminalizava o “outrage”, que equivale a nossos crimes contra a honra. A Corte decidiu que esse artigo não era necessário porque outras leis francesas cobriam bem essas situações. Estabelecer leis redundantes em um sistema jurídico sólido não é apenas desnecessário, mas prejudicial, restringindo liberdades e causando insegurança. A decisão tomada pela França serve como uma lição para o Brasil.

| 14/06/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 627 – O Pum da Vaca

O físico Richard Feynman tem uma frase ótima: “A ciência é a crença na ignorância dos especialistas.” A ciência prospera no reconhecimento de que sempre há mais a aprender e descobrir. Isso é o oposto do cientificismo, que trata as descobertas científicas como verdades absolutas e imutáveis.
Veja o caso do pum da vaca. Há quanto tempo ouvimos que o metano produzido quando a vaca solta um pum, contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas? Por isso temos de reduzir rebanhos, consumo de carne, etc, não é?

| 07/06/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 626 – A Globo já era?

A internet mudou tudo. Ela acabou com os intermediários, seja em comunicação, política ou qualquer outro campo. Num mundo onde não precisamos mais de intermediários ninguém sofre tanto quanto os jornais, partidos políticos e sindicatos. As próprias organizações políticas estão perdendo força, com os cidadãos agindo por conta própria. A relação entre a imprensa e a política não é novidade, mas agora tudo é instantâneo, global e a capacidade de transmitir informações é enorme, o que dá um poder incrível a alguns influenciadores e jornalistas independentes que já têm audiência maior do que grandes redes de comunicação.

| 31/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 625 – Fake news que matam

Há tempos eu digo que saímos da Sociedade da Informação para entrar na Sociedade das Narrativas. Nela, não ganha quem conta a melhor história. Ganha quem conta melhor qualquer história. Percebeu a sutileza? Contar a melhor história contra contar melhor qualquer história?

| 24/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 624 – Desastres não naturais

Ao longo dos anos, o Brasil experimentou uma variedade de desastres naturais, incluindo secas, temperaturas extremas, inundações e tempestades. Mais de 63 mil desastres foram registrados entre 1991 e 2020, de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Mas…

| 17/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 623 – Duas lamas, duas tragédias

O Brasil está vivenciando duas lamas que revelam muito sobre nossos líderes e sobre nós mesmos. A lama das enchentes e a lama moral. Elas mostram que, mesmo sob pressão extrema, há uma força coletiva em nosso povo que busca superar e reconstruir. Mas também deixam claro que mudanças são necessárias.

| 10/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 622 – Sobre liderança e culhões

Minhas palestras e cursos sobre liderança abrem assim: “Nunca houve tantos livros, vídeos e treinamentos sobre liderança. Mas parece que vivemos a maior crise de liderança da história.”
Ao aprender sobre liderança em escolas, livros ou vídeos e seminários, tudo parece bem claro e direto. Mas colocar esses conceitos em ação no mundo real pode ser bem complicado.
É no mundo real que o bicho pega.

| 03/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 621 – Obrigado por me chamar de ignorante

Seja raso. Não sofistique. Ninguém vai entender. E as consequências estão aí. Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 26/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 620 – Educação? Quem se importa?

Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.

| 19/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 619 – Don´t make stupid people famous

As pessoas que realmente fazem diferença na sua vida não são aquelas com as maiores e melhores credenciais, com mais dinheiro, maiores prêmios ou status. Não são aquelas que têm milhares de seguidores ou que aparentam ser as tais. Não são os influencers que aparecem a cada clique. São aquelas que se importaram com você, que lhe deram atenção. Causaram impacto sobre seu futuro. E vão ficar gravadas em sua memória para sempre.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 618 – Uma descoberta no Polo Norte

Em 2008 eu embarquei numa viagem até o Polo Norte, que foi um dos grandes acontecimentos em minha vida. No relato da viagem, publiquei alguns vídeos mostrando o sol brilhando lá fora, à meia noite e vinte minutos. Era o sol da meia noite. Pergunta se consegui dormir? Mesmo fechando todas as janelas e provocando uma noite artificial dentro do quarto, meu corpo e mente não me deixavam dormir.
Eu havia bagunçado meu ritmo circadiano.

| 05/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 917 – Mais pedras no lago

Já devíamos ter percebido que a colaboração e a união entre indivíduos que geram impactos positivos são essenciais para o progresso coletivo. Colocar em movimento um círculo virtuoso, em que os melhores estimulam os melhores a produzir o melhor e manter o seu legado, podemos criar uma corrente de influências positivas que se retroalimenta.

| 29/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 616 –  Bem-vindo, seu Caos

Vivemos numa era de caos. Não se trata mais de planejar para evitar o caos, isso é impossível. Temos é de nos preparar para navegar no caos e tirar proveito dele.
Os antigos métodos de planejamento são inadequados, e a antifragilidade se torna essencial para navegar e prosperar neste novo mundo. Flexibilidade é o nome do jogo.

| 24/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 614 – Um abismo cultural

Uma reflexão a partir de uma experiência pessoal nos Estados Unidos sobre a nossa capacidade, enquanto brasileiros, de construir a sociedade que queremos. Ou merecemos.

| 08/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 613 – Baixe a bola? Eu não!

Pô, Luciano, nessa idade você já devia ter baixado a bola, não? É mais ou menos como “fulana, você está muto bonita para essa idade.” Como se beleza, criatividade e energia fossem exclusivas dos jovens. Envelheceu, fica feio, sem ideias e, de acordo com alguns aí, burro. Bem, já que beleza não é o meu forte, vamos de criatividade.

| 01/03/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 611 – O funk no busão

Não é difícil comprovar que as pessoas, em geral, estão cada vez mais hostis aos princípios da liberdade.  Elas estão cada vez mais facilmente ofendidas, e, com isso, querem cercear a liberdade alheia.  Elas querem liberdade apenas para elas próprias.  Já eu quero bem mais do que isso, diz Walter Williams.  Quero liberdade para mim e para meus semelhantes.

| 16/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 610 – Siga Los Pájaros!

As decisões triviais que tomamos podem ir muito além do que conseguimos perceber, influenciando não só a nossa vida, mas também a de outras pessoas, e até mesmo mudando o rumo da história. 

| 09/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 609 – Não passe pela vida em branco

Não sei como é com você, mas eu tenho uma preocupação constante com o depois que eu me for. Com o que eu deixarei para as pessoas que eu amo. Deixar algum conforto material para meus filhos é, ao menos para mim, uma medida do sucesso com que conduzi a vida. Se eu não fizer nenhum desastre, essa parte está meio resolvida. Não deixarei ninguém rico, mas vou dar uma ajuda. O outro lado é a herança imaterial. Os valores morais. O que eu considero realmente o legado.

| 02/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 603 – O ignorante

A ignorância é geralmente vista como algo negativo, mas existem situações em que ela pode ter vantagens. Por exemplo, evitar o estresse e a ansiedade quando conhecemos certas informações. Se uma pessoa é ignorante sobre um problema global complexo, ela pode não se preocupar com isso e levar a uma vida mais tranquila e despreocupada.

| 22/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 601 – Os ladroezinhos

Acabo de ler um post no Linkedin dando conta de que todo mundo no mundo do SEO no Twitter estava falando sobre algo interessante:
Uma empresa deu um jeito de roubar uma quantidade enorme de tráfego dos seus concorrentes, tipo 3.6 milhões de visitas!
E a discussão que se segue é técnica, com gente elogiando e gente criticando a questão técnica. Ninguém está nem aí para a questão moral.

| 08/12/2023 - Julio Bessa
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 598 – Modelagem é roubo

Recentemente, assistindo a uns vídeos de Youtubers me deparei com a “estratégia de modelagem” que os jovens dinâmicos ensinam como forma de ganhar dinheiro no Youtube. “Modelar” é achar um vídeo, adaptar e publicar. Na cabeça dessa rapaziada, adaptar é “substituir algumas palavras”, “aplicar umas imagens extras”, “recortar e editar trechos”, “fazer a locução com sua voz”. Os caras ensinam como encontrar canais gringos para “modelar”, como usar “máscaras de edição de vídeos” para evitar problemas com direitos autorais…

| 18/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 597 – Como lidar com críticas?

Luciano, como é que você lida com as críticas, hein? Você entra em discussão com as pessoas que escrevem ou comentam o programa discordando de você?

| 10/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 596 – A mentalidade de rebanho

Na década de 1950, o psicólogo Solomon Asch conduziu o Experimento de Conformidade de Asch, onde formava um grupo de 7 a 9 alunos. Exceto um, todos eram cúmplices do pesquisador. A cada um deles foram mostradas linhas desenhadas num cartão, para que indicasse qual linha era maior. Embora a resposta correta fosse claramente evidente, os cúmplices apontavam a resposta errada. O sujeito que não era cúmplice sentia uma forte pressão do grupo para adotar a mesma opção errada, mesmo contra sua lógica. Cerca de um terço dos participantes reais escolheu a resposta errada, porque queria se encaixar no grupo. Isso passou a ser chamado de mentalidade de rebanho.

| 03/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 595 – Guerra Santa é um oxímoro?

A figura de linguagem que envolve o uso de palavras ou termos que aparentemente se contradizem é chamada de “oxímoro”. Por exemplo: Quase sempre. Ué? Se é sempre, como pode ser quase? Mas o pior é Guerra Santa.

| 27/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 594 – Da indignação ao desprezo

É impressionante como gostamos de frivolidades, não é? Pode ser pela busca por entretenimento e escape das pressões da vida cotidiana. Pode ser a necessidade de conexão social pelo compartilhamento de interesses comuns. Pode ser influência da cultura da mídia que valoriza notícias sensacionalistas. Pode ser pela facilidade de consumo desse tipo de conteúdo. O atrativo da novidade. A pressão social para se manter informado sobre certos tópicos. O fascínio pela vida de outras pessoas. Aspectos psicológicos que estimulam emoções imediatas. E pode ser pela escassez de tempo em vidas ocupadas.
Não haveria nenhum problema se equilibrássemos esse interesse pela frivolidade com conteúdos que promovem crescimento pessoal e aprendizado. Mas…

| 20/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho Premium 592 – Fuja dos zumbis

A “Alexandria Safe-Zone” é uma comunidade fictícia na série de quadrinhos e na adaptação televisiva “The Walking Dead”. Esta comunidade é um local chave na narrativa, proporcionando um ambiente relativamente seguro para os sobreviventes em meio ao apocalipse zumbi. Muito parecido com o que vivemos hoje.

| 06/10/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 590 – A matemática do troco

No meu tempo e no tempo dos seus pais havia uma coisa mágica chamada… troco. A gente comprava coisas usando dinheiro de papel. Quando chegava na padaria, dava dois dinheiros por uma caixinha de Chiclete Adams que custava, sei lá, 18 centavos. Imediatamente nosso cérebro começava a processar o cálculo do troco: 2 menos 0,18 = 1,82. Pronto.
Nossas mentes eram computadores processando operações matemáticas todo o tempo, estabelecendo conexões e identificando padrões. Mas um dia isso acabou…

| 22/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 587 – Os livros e eu

Você também tem um cantinho de leitura onde seus livros reinam? E está cansado das prateleiras de livrarias cheias de bestsellers que não trazem nada de substancial? Biografias de adolescentes de 40 anos, reflexões de influencers saídos das fraldas, motivação barata, fórmulas mágicas de gurus de araque, temas requentados com rótulos marqueteiros e mais uma porção de bobagens.
Procura um lugar onde os livros são escolhidos com cuidado e dedicação?
Então aceite as boas-vindas à Livraria Café Brasil, um santuário literário que vai além do convencional!

| 01/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 586 – Pare de se autodestruir

No cafezinho anterior falei que “nada resiste a um passo de cada vez, pequeno, constante e sistemático”.  Mas como assim? Num mundo onde todo mundo tem pressa?

| 25/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 585 – Armadilha emocional 2

É exatamente a falta de reflexão sobre questões que envolvem o emocional, que nos enfraquece, nos deixa angustiados e frágeis. E abre espaço para um grande inimigo que vive, uma certa voz interior.

| 18/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 584 – Armadilha Emocional

Almocei com amigos que buscavam me ouvir sobre uma importante decisão: os dois executivos estavam para tomar a decisão de sair da empresa na qual trabalhavam e onde eram bem sucedidos. Um deles, jovem, na casa dos 40 anos. O outro já com 65 anos, prestes a se aposentar. Queriam saber como era. Tentei não ser óbvio…

| 11/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 583 – O Home Theater

Sua mente desempenha conforme o alimento intelectual que você dá a ela. O hardware você já tem, dentro do seu cérebro. Ele é capaz de reproduzir sons e imagens na qualidade que você o alimentar, entendeu? Você tem o equipamento natural que precisa para ter a visão mais clara, real e acurada do mundo.

| 04/08/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 582 – Avra Kedavra

Como palestrante, aprendi que não são apenas as palavras que usamos quando falamos, é a maneira como as usamos que cria a magia do grande palestrante. As palavras têm poder, que cresce ainda mais dependendo de quem as pronuncia.

| 28/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 581 – Quem pensa, existe

Uma de minhas palestras trata do PENSAMENTO CRÍTICO E TOMADA DE DECISÃO. Nela eu faço um mergulho nas definições e no funcionamento do mecanismo que os pensadores críticos usam para valorizar a razão e como eles trabalham duro para evitar que seus próprios preconceitos, suposições ou emoções turvem sua lógica.
E abro a palestra contando que em 1637 o filósofo francês Renee Descartes apresentou em seu trabalho “Discurso do Método”, uma afirmação que marcou a humanidade. Ele disse: “Penso, logo existo”.

| 21/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 580 – O súdito Ideal

Hannah Arendt escreveu sobre governos totalitários, regimes políticos em que o poder é exercido de forma absoluta e concentrada em um único líder ou grupo. Nesses regimes, o controle sobre as pessoas é muito intenso e busca-se manipular sua maneira de pensar e perceber o mundo.

| 14/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos

O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…

| 07/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 577 – Aquele cachorro quente

A Lojas Americanas foi fundada em 1929 por quatro norte-americanos no Rio de Janeiro, inspirados no modelo de lojas de departamento dos Estados Unidos. Em 2021 teve o maior resultado da história e então… bum! Uma fraude transformou as ações da empresa em pó. E sobrou a memória de um cacnhorro quente muito especial.

| 23/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 576 – A vicose

Criei uma sigla para a fórmula para se obter audiência nas mídias: vicose.  Vi, de violência, Co de constrangimento e Se de sexo. Vicose. Mostre violência, pessoas em situações constrangedoras e sexo e você atrairá milhões de seguidores. É assim desde antes de descermos das árvores.

| 16/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 575 – Honesto ou canalha

Quando você decide ser honesto, se compromete a agir de acordo com seus princípios e valores. Se recusa a enganar, manipular ou prejudicar os outros para obter vantagens pessoais. Isso pode ser muito desafiador em um ambiente competitivo, onde a pressão para obter resultados a qualquer custo é esmagadora.

Ao optar por ser honesto, você coloca em risco a possibilidade de obter vantagens imediatas. Enquanto outros cortam caminhos e usam táticas questionáveis, você escolhe seguir pelo trajeto mais longo e difícil.

| 09/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 574 – Vai dar merd@

Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.

| 02/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 573 – Celebração à resistência

Acabo de lançar meu décimo livro. É o quinto como autor independente, sem contar mais três lançados por editoras, mas cujo controle eu assumi.  Ser um autor independente é emocionante, mas também é cheio de desafios.

| 26/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 572 – Liberdade deletada

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade.”

| 19/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 571 – Ovelha negra

Sobre a sensação cada vez mais presente de que estamos experimentando uma invasão de gente que está nivelando por baixo as organizações. Implementando a covardia. Deixando de lado a nobre atividade do pensar, em troca da adoção das fórmulas prontas e acabadas. Dos modismos corporativos.

| 12/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 570 – A nota é DÓ!

Uma experiência de péssimo atendimento que me levou de volta às repartições públicas dos anos 70, quando vivíamos um inferno que já deveria ter sido ultrapassado. Não foi. E parece que vai piorar.

| 05/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 569 – LIberdade custa caro

Há uma frase atribuída a John Stuart Mill ou Thomas Jefferson ou Wendell Phillips, que trata da necessidade de se permanecer alerta para preservar a liberdade. Ela diz assim: “O preço da liberdade é a eterna vigilância.” 
Veja esta: estamos diante de mais uma iniciativa genial que prevê resolver um problema criando outros milhares, o PL 2630 que, repare que lindo isto: “Institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
É bonito demais!

| 27/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 568 – De quem eu quero distância

Durante o LíderCast 262, meu convidado Celso Grecco citou que as empresas se movem por três Cs: por convicção, por conveniência ou por constrangimento. Ele falou “empresas”, mas na verdade estava falando de “pessoas”. Pessoas se movem por convicção, conveniência ou constrangimento.

| 21/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 567 – O caso Escola Base

O caso Escola Base, ocorrido em 1994, é um marco da irresponsabilidade da imprensa na divulgação do que hoje é chamado de “fake news”. O Brasil foi tomado durante semanas por uma sucessão de notícias que apontavam abusos de crianças em idade pré-escolar, numa pequena escola de São Paulo. O caso virou escândalo nacional e com o tempo, provou-se que os denunciados eram inocentes. Mas o estrago estava feito.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 566 – A minoria tóxica

A Serasa Experian Agro desenvolveu um estudo inovador para avaliar as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) dos produtores rurais brasileiros. Com informações de mais de 160 mil produtores, a empresa criou uma avaliação do comportamento desses produtores em relação às questões ambientais, sociais e de governança. A amostra significativa foi selecionada a partir de dados de 1 milhão e 600 mil produtores que solicitaram crédito nos últimos três anos. E o resultado é uma surpresa.

| 07/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 565 – A Bic

Baita padaria em Moema, São Paulo. Me encontro com um amigo para um café, e levo meu livro Merdades e Ventiras de presente. Na hora de escrever a dedicatória, nem eu nem ele temos uma caneta. Chamamos a garota que atende as mesas. Bem jovem, quando peço a caneta, ela diz: “não tenho”.

| 31/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 564 – Terceirização responsável

Se você não vive em Nárnia, sabe do que aconteceu com algumas vinícolas de Bento Gonçalves, acusadas de prática de trabalho análogo à escravidão, por conta de trabalhadores terceirizados.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 563 – O ovo ou a galinha?

Em 2018 fui convidado para palestrar numa reunião mensal de resultados de uma empresa da nova economia. Uma dessas que são “hype”, vivem aparecendo na imprensa, cheia de ideias malucas, dirigida por um visionário aloprado e que teima em se mostrar quebrando regras de negócios. E só fala em milhões, embora todo mundo fique desconfiado de sua capacidade de um dia apresentar resultados. E não gostei do que vi.

| 17/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 562 – Uma questão de assédio

“Assédio no trabalho: eu disse NÃO!”, é essencial para qualquer empresa que deseja garantir que seus funcionários trabalhem em um ambiente seguro e saudável, livre de assédio e outras formas de abuso.

| 10/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 561- Elon Musk é generoso?

Como é mesmo? Na economia do compartilhamento, não vence quem tem a ideia, mas quem faz acontecer.

| 03/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 560 – Seja indie

Com a chegada da tecnologia as redes sociais se tornaram um fenômeno em quase todas as áreas de negócios, comunicação e marketing. E isso não é diferente na indústria da mídia, onde as redes sociais se tornaram uma parte integral, seja para entregar notícias, fazer marketing ou publicidade.

| 24/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 559 – Em qual realidade você vive?

Realidade Fantasma, Realidade Desejada e Realidade Real. Em qual delas você vive?

| 17/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 558 – Quem é o seu dono?

Mais de 20 anos atrás, tomei a decisão de ser orgulhosamente um independente. Com minhas plataformas próprias, usando redes sociais para fazer marketing exclusivamente. Sem depender delas, sem ficar na sombra de uma grande marca, sem depender da estrutura de um terceiro para sobreviver.

| 10/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 557 – Em busca de um sentido II

Em 1945, o psicólogo Viktor Frankl tinha 40 anos de idade. Poucos meses depois de sua libertação de um campo de concentração nazista, escreveu um livro sobre a fonte de sua vontade de sobreviver. O livro chama-se O Homem Em Busca de Um Sentido, vendeu mais de 10 milhões de cópias em 24 idiomas. E dele é possível tirar muitos ensinamentos. Escolhi cinco.

| 03/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 555 – Pirataria ou democratização

Qual a responsabilidade da audiência na revolução das mídias? Só recevber conteúdo ou fazer parte do processo de produção e distribuição?

| 20/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 552 – Uma mensagem de ano novo.

Neste Cafezinho, Luciano Pires passa uma mensagem para 2023, um ano que começa já repleto de incertezas e que vai exigir coragem e resiliência.

| 23/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 551 – “Uma revolução na minha vida”

Quem assina o Café Brasil passa a fazer parte da Confraria Café Brasil, um grupo de discussão no Telegram, onde rola todo tipo de debate.

| 20/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair…

Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.

| 16/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 549 – Neymar Venceu

“O tornozelo dói, é difícil carregar o próprio corpo numa prorrogação. A 10 de Pelé pesa uma tonelada. O time adversário está inteiro no seu campo de defesa. Ele pára a bola no meio de campo de frente para 11 adversários, o local mais arriscado de se estar, rapidamente arranca pelo meio, a jogada mais improvável, o caminho mais difícil. Tabela uma, duas vezes, foge do marcador faltoso, dribla o goleiro e finaliza. Inacreditável!”

| 13/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 548 – Em busca de sentido

A criação de um sentido na vida é força primária de motivação do ser humano e as pessoas desejam encontrar um sentido em sua existência. Elas têm a habilidade de encontrar esse sentido mesmo durante tempos de grande sofrimento. Encontrar um sentido ajuda a reduzir o sofrimento.

| 09/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 546 – Os X Men

Fomos criados únicos em tudo para podermos trocar energia, interagir, nos apoiar uns nos outros.
Haveria melhor maneira de nos mostrar que não estamos nem poderíamos estar sós?

| 02/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 545 – Cego é quem não quer ver

Uma reflexão sobre a sociedade da (des)confiança que estamos construindo.

| 28/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 544 – 90 milhões em ação

Oxalá algum dia possamos superar essa greta, pois dois meios Brasis não somam um Brasil inteiro.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 543 – Como a mídia faz sua cabeça

Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 542 – Como limitar os poderosos

Na dinâmica mais antiga, os movimentos sociais exigiam formadores de opinião, o que tornava difícil ouvir as vozes mais baixas da multidão. Hoje tudo mudou.

| 18/11/2022 - Luciano Pires
541 – Imaturidade e mimimi

A maturidade entende que ninguém quer ouvir as histórias sobre porque algo não foi feito. A maturidade sabe que o que interessa é a tarefa completada.

| 14/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 540 – Adolescentes de 40 anos

Talvez a principal característica da pessoa madura esteja relacionada com o desenvolvimento de uma boa tolerância às inevitáveis frustrações e contrariedades a que todos nós estamos sujeitos.

| 11/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 539 – A bela tragédia

Belo é o trágico que contemplamos sem que ele possa nos destruir.

| 07/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 538 – Crueldade atenuada

“Todas as pessoas são capazes de construir ideologias morais para justificar seus comportamentos, e geralmente tendem a convencer a si e aos outros de seus princípios conforme lhes convêm.”

| 04/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 536 – Baita gritaria

Quem me acompanha há algum tempo sabe que os assinantes dos diversos planos do Café Brasil, trocam ideias em grupos fechados no Telegram. Entre eles, o grupo da Confraria, que é febril. É normal ter 200, 300 mensagens num dia, tratando dos temas mais diversos. E como ali é um microcosmo “controlado”, não acontecem as baixarias das áreas de comentários das redes sociais, que parecem mais fábricas de malucos.

| 24/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 535 – Milhões de mortos

Quem leu meus livros Brasileiros Pocotó, Nóis Qui Invertemo As Coisa e Me Engana Que Eu Gosto ou ouve meus podcasts há algum tempo, sabe que bato sempre nessa tecla: quais as consequências de uma sociedade dividida, onde o conflito substituiu o confronto de ideias?

| 22/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 534 – No caminho tem um inf*rno

Entre um bom e um mau economista existe então uma diferença: um se detém no efeito que se vê, o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que só se devem prever.

| 17/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 533 – gente demais falando merda

Os mais bobinhos vão acreditar na intenção que a narrativa mais forte criar. Na história que for melhor contada, com mais gente contando, com mais presença na mídia.

| 14/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 531 – O armário político

Você esconde suas preferências políticas, evita falar em público sobre quem segue, em quem votou? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 07/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 530 – Eu tenho medo

Todos temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público.

| 03/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 529 – Se Bolsonaro vencer…

Bolsonaro não precisará ser incompetente, grosso, desonesto, burro ou simplesmente ignorante para que seu governo seja diariamente contestado e que um escândalo o aguarde a cada esquina. E ele fará questão de botar lenha na fogueira, com a mesma língua solta e a capacidade infinita de irritar os adversários. Essa é sua natureza.

| 30/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 528 – Ele quer machucar você

Sempre que somos contrariados, quando nos negam o que queremos, nos sentimos de alguma forma, machucados. E isso dói, viu? Todo mundo quer escapar dessa dor. Em crianças, a gente até entende. Sem maturidade para compreender e comunicar suas emoções, elas fazem o que sabem: manifestam seu desconforto através do choro, da birra e do grito. Mas e quando é um marmanjo chorando, fugindo, ou entrando num enfrentamento que rapidamente escala do conflito para o confronto?

| 26/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 527 – Quero que você erre!

Ah, se o Brasil fosse um grande jogo de frescobol com todo mundo querendo que o outro acertasse…

| 23/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 526 – Os loucos nos extremos.

O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.

| 19/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 525 – Será que você compreendeu?

Quando você lê um post em mídias sociais, ou um comentário de alguém e imediatamente parte para uma resposta furiosa, precisa considerar que o gatilho não foi o que a pessoa escreveu, mas o seu, de você mesmo, processo hermenêutico.

| 16/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 523 – Pavlov e seus cães

Ivan Pavlov era um médico russo que fez um experimento interessante cerca de um século atrás. Reuniu alguns cães e começou a condicioná-los. Cada vez que chegava com comida, Pavlov tocava uma sineta, até um ponto em que, mesmo sem comida, bastava acionar a sineta para que os cães começassem a salivar. Ficavam com a boca cheia d’água só de ouvir o sino. Pavlov desenvolveu a ideia dos reflexos condicionados.

| 12/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 523 – O menticídio

No livro O Estupro da Mente, de Joost Meerloo, que transformei num Podsumário impactante – vou colocar o link para ele na descrição deste texto – aprendi o conceito de menticídio, que designa o processo de redução gradual de um ser humano (ou muitos humanos) à submissão mental.

| 09/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 522 – Merdades e Ventiras

A produção de Merdades, hoje fake news, que se torna cada vez mais sofisticada, trazendo para nós uma responsabilidade gigantesca de filtrar, selecionar e consumir informação que seja pertinente, transparente e verdadeira. Não é fácil.

| 05/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 521 – Bate-boca de domingo

Entramos na reta final das eleições, a temperatura vai aumentado e, com certeza, nossos filhos olham com curiosidade os debates acalorados dos adultos.
O que será essa coisa chamada política que mobiliza as pessoas? Que provoca discussões nos almoços de domingo, que gera bate-bocas em alta temperatura? De onde vem a política? Para que serve?

| 02/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 520 – Dois Meio Brasis

Dois meio Brasis não somam um Brasil inteiro. Por anos, uma certa elite se esmerou em semear o ódio e o conflito entre os brasileiros. E obteve sucesso. A greta existe, mas o Brasil está longe de ser um país dividido. Divididos estão pequenos grupos organizados e barulhentos, em luta pelo poder. E que influenciam a maioria silenciosa a imaginar que o país está dividido.

| 29/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 519 – A república do ódio

A arte deve ser desconsiderada por conta da política?

| 26/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 518 – A bênção da ignorância

Sistemas complexos são complexos demais para serem controlados de fora.

| 22/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 517 – É melhor aceitar a desordem

No livro Antifrágil, o autor Nassim Nicholas Taleb diz que é melhor aceitar – e até dar boas-vindas – uma certa quantidade de desordem, aleatoriedade e riscos em nossas vidas e sistemas e nos prepararmos para tirar vantagens delas, do que tentar erradicar essas fontes de estresse.

| 19/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 516 – Pra quem decidiu não escolher

Tem uma frase de Willian James, que diz: “Quando você tem que fazer uma escolha e não a faz, isso por si só já é uma escolha”.

| 15/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 515 – Você nunca foi tão hipócrita

O convívio civilizado entre interesses conflitantes é nosso maior desafio. Lidamos com isso o tempo todo e de uma forma que nunca foi tão hipócrita. Os discursos vão para um lado, e as atitudes vão para outro. E não é só em política, não, mas em todos os segmentos de nossas vidas.

| 12/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 514 – Saia da Zona da Indiferença

Zona da Indiferença é uma área onde quando forçados a confrontar as questões que não conseguem determinar o preto e o branco, como as pessoas costumam cruzar os braços. Ficam no cinza: indiferentes.

| 08/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 513 – A lei de Gresham cultural

Existe um princípio econômico chamado Lei de Gresham, atribuída a Sir Thomas Gresham, conselheiro da Rainha Isabel I de Inglaterra, que afirmou em 1558 que “a moeda má expulsa a moeda boa”.

| 05/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 512 – O calo do dono

Por muito tempo nos queixamos que não tínhamos liberdade de escolha, que éramos colonizados pelos conteúdos que meia dúzia de empresas distribuíam, que faziam com que a sociedade não tivesse liberdade de escolha e, portanto, seguisse uma cartilha hegemônica.

| 01/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 511 – Estupidez induzida

Ter acesso à informação não vale de nada se não temos instrumentos intelectuais para transformar essa informação em conhecimento.

| 29/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 510 – Ingênuos, céticos e cínicos

E no fim é isso mesmo, o papel da liderança é interpretar as expectativas e carências de cada um e tentar ajustá-los ao grupo.

| 25/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 509 – A moça da Gol

Resolva o problema do cliente. Mas antes de qualquer coisa, faça com que ele perceba que alguém se importa com ele.

| 22/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 508 – O mais do mesmo

TikTok está aos poucos estragando todas as plataformas digitais. O Twitter criou recentemente uma timeline baseada em vídeos curtos. O Instagram mudou completamente a proposta inicial para vídeos curtos e stories em vídeos.

| 18/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 507 – O monstro é …ista

Chegamos a um estado das coisas em que o sujeito é mais ou menos monstro dependendo de em quem ele votou.

| 15/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 506 – O cagonauta

Cagonautas são os sujeitos que passam a vida rodeados de cagões. E os bons cagonautas cumprem pelo menos quatro regras:

| 11/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 505 – A república dos ogros.

A palavra incivilidade é derivada do significado latino “não oriundo de um cidadão”. Civilidade, portanto, compreende a forma como a pessoa gostaria ou acha que deveria ser tratada e como ela trata o próximo.

| 08/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 504 – (Des)honestidade intelectual

Mesmo num debate entre pontos de vista diferentes, tem de haver uma ética. Que parta do princípio de que os dois lados estão sendo honestos aos fatos. Tudo bem interpretar os fatos de forma diferente, é assim mesmo que funciona, mas eu disse in-ter-pre-tar.

| 04/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 503 – Quantos anos tenho?

Tenho os anos necessários para perder o medo e fazer o que quero e o que sinto.

| 01/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 501 – Libere o elefante!

Na sociedade, o ginete são as minorias militantes que sabem que precisam visar a maioria passiva. Os elefantes.

| 24/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 500 – Os mortos-vivos

Esse é o preço da liberdade: conviver com gente com quem não concordamos. Ouvir os maiores absurdos. Assistir gente ignorante, maldosa e até mesmo canalha, pintando e bordando na internet.

| 20/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 499 – Por favor, diga-me não!

Quando o “não” não vem, é substituído por um silêncio sepulcral, pela não-resposta, indica que estou recebendo o pior dos sentimentos: a indiferença. Para a pessoa, eu não existo. Fico num vácuo.

| 17/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 498 – Cuidado comigo. Sou de direita.

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.

| 13/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 497 – O caso dos comprimidos envenenados.

No próximo dia 29 de setembro, completaremos 40 anos de um crime que chocou o mundo. Naquele dia, em 1982, três mortes foram registradas por envenenamento com cianeto de potássio em um subúrbio de Chicago. Descobriu-se que os três mortos haviam tomado um comprimido de Tylenol.

| 09/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 496 – Bum! Nocaute!

Um dos grandes desafios nos nossos processos de tomada de decisão é quando os cenários mudam. Por qualquer razão. Pode ser por uma crise econômica, por uma mudança nos consumidores, pelo surgimento de uma tecnologia nova, pela aparição de um concorrente. É como quando estamos relaxados boiando na piscina e alguém faz onda. Atrapalha tudo, não é? Tem gente que se perde, e tem gente que não se aperta.

| 06/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 495 – Elon Musk tá em todas

Um documentário na Netflix dá bem uma ideia de como funciona a cabeça de Elon Musk. Ele é um visionário que consegue, a partir de sua fortuna, colocar em prática as ideias mais absurdas, e com isso causa revoluções. Musk usa o risco a seu favor.

| 04/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 494 – Seu trabalho é barbada

Quando as pessoas não entendem o que você faz, fica muito difícil que aceitem suas limitações, avaliem suas possibilidades e valorizem seu trabalho. E fica mais difícil ainda que cheguem a um entendimento.

| 30/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 493 – O viés de confirmação

Você já ouviu falar no viés de confirmação? Ele acontece quando uma pessoa interpreta uma situação de acordo com suas próprias crenças pré-existentes.

| 27/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 492 – Fique parado e morra.

O recado é: mexa-se! Mas pra onde? Pra qualquer lado? De qualquer jeito? A qualquer custo? Olha, mexer-se é que é o negócio…mas se você puder se mexer na direção de algo produtivo, é melhor ainda.

| 23/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 491 – Os malabaristas eleitorais

Observando a corrida eleitoral, com os malabarismos que os marqueteiros exigem de cada candidato, tentando transformar ogros em cavalheiros, ladrões em salvadores da pátria e estúpidos em luminares, uma reflexão sobre contextos é necessária.

| 20/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 490 – Seja ignorante, por favor!

A única certeza que podemos ter é que nas questões complexas, é praticamente impossível ter certezas.

| 16/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 489 – Lucrando na crise

Há muito tempo compreendi que as pessoas apreendem melhor os conteúdos quando eles nos são apresentados do mesmo modo como a vida é: cheia de imprevistos.

| 13/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 488 – Quanta porcaria.

Parece que estamos sob um surto psicótico planetário, que destruiu completamente nossa capacidade de dar valor àquilo que tem valor. Valor passou a ser atributo dado pelo mercado, e só pelo mercado, às porcarias que ele quer vender pra você.

| 09/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 487 – A ditadura de precisão

Foi-se o tempo da truculência, do tiro, porrada e bomba. Foi-se o tempo do bandido vestido de preto, com o mocinho vestido de branco. Agora o mal está dissimulado, você vive ao lado dele, acorda com ele, dorme com ele, tem aulas com ele, responde pra ele, sem perceber que é ele.

| 06/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 486 – Ostracismo Social neles!

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato, chamando-os pelos nomes que eles têm.

| 02/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 485 – Quem vai vender o Brasil?

Técnicos respeitados, quando não servem a objetivosd de uma certa elite, são tratados com falsa reverência, homenageados, aparentemente respeitados e isolados.

| 29/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 483 – Tenho amigos. Tenho?

Você se importa? Então entre no jogo com algo além de um “muito bem!”.

| 22/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 481 – Caçando Mamãe Falei

Jovens impetuosos. Alguns com esqueletos no armário, sem casca grossa, sem manha, sem experiência política, achando que, no grito, levam o que querem. Pois é.

| 15/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 480 – Grana ou Porrada?

Dinheiro é um fator motivador, sim. Mas não é tudo.

| 11/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 479 – Professor que humilha aluno é o quê?

Tem de ter empatia ou a receita não funciona.

| 08/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 477 – Ma(s)labarismos

O “mas” é uma conjunção coordenativa adversativa que liga duas orações ou palavras e expressa a ideia de contraste, de diferença. Mas é mais que isso.

| 01/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 476 – Deixe de ser um obeso intelectual

Mostrando uma forma interessante de tratar do consumo de conteúdos que recebemos diariamente. É como se fosse um nutricionismo intelectual.

| 28/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 475 – O mal que espreita seus filhos

Tem gente demais interessada em manter o mal nas sombras.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 474 – Quem mudou?

Tudo está mais fácil, mais rápido, mais acessível, mas algo mudou na essência. Ou o Dadinho ou eu.

| 21/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 473 – O Paradoxo do Dadinho

É a mesma coisa, modernizada, com processos de fabricação mais eficientes, com controles que nem se sonhava 50 anos atrás. Mas ficou melhor?

| 18/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 472 – A Entropia

Existe um conceito na física chamado Entropia, que diz que todo sistema complexo vai se desgastando com o tempo. E um dia vai acabar.

| 14/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 470 – Sou um automóvel.

Um poeta um dia disse que algumas pessoas que amam o passado, não veem que o novo sempre vem.

| 07/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 469 – O idoso

O corpo envelhece de um jeito, a mente de outro.

| 04/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 468 – O velhinho

Só sei que nada sei. E esse é o verdadeiro aprendizado de ficar velho, cara. Ou deveria ser…

| 28/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 467 – Chega de palminhas

O ato de compartilhar é um ato de generosidade. Não é um favor que você faz para quem originou o post, mas para as outras pessoas que vão acessá-lo. E isso implica numa tremenda responsabilidade.

| 25/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 466 – O banco traseiro

É impressionante como o tempo diminui o tamanho das coisas…

| 21/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 465 – Frankenstein

Ideias são como um vírus: vêm de um lugar qualquer, silenciosamente, vão infectando sem que gente perceba e podem se transformar numa doença, epidemia e pandemia.

| 18/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 464 – Isto é um microfone

Isto é um microfone. Estar diante dele é um privilégio. Através dele eu vibro em conjunto com outro ser humano.

| 14/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 462 – The Walking Deads

Talvez tenha chegado a hora do basta. E a partir de cima de horda do ódio, com a mesma virulência que ela utiliza.

| 07/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 461 – Ouça os negacionistas

Precisamos da liberdade dos negacionistas para garantir a nossa própria liberdade.

| 04/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 460 – De volta para o passado

Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.

| 31/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 459 – Velhos problemas

O economista italiano Amilcare Puviani publicou seu livro “Teoria da IlusãoFiscal”, onde explica que os governos criam estratégias para arrecadar impostos sem que a gente perceba. E ele faz uma lista:

| 28/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 458 – Pedrinha no lago

Procure gente que valoriza o pensamento, que puxa para cima, que foca no que realmente importa. E jogue pedrinhas no lago.

| 24/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 456 – Humildade na liderança

Quando você mistura ignorância com arrogância, pitadas de messianismo, e joga no contexto da montanha, o resultado mais provável é que você vai morrer.

| 17/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 454 – A tecnologia mata a paciência

A vida é curta demais pra gente ficar esperando. Mas não é tão curta que não possamos ser pacientes.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 453 – A força que a esperança tem

Em algum momento, de algum lugar no fundo de sua mente, surgiu uma fagulha.

| 07/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 452 – Vai um cafezinho aí?

Começamos o ano com um cafezinho para o ntelecto e outro para o paladar!

| 03/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 451 – Resoluções de ano novo

Qual é a diferença entre as resoluções que não vão acontecer e aquelas que provocam mudanças sustentáveis? Será algo mágico que só as outras pessoas têm?

| 31/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 450 – O óbvio para o ano novo

Com o tempo a gente vai juntando umas reflexões que, se não garantem o sucesso, ajudam de montão. Lá vão então as dicas óbvias de ano novo.

| 27/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 449 – Um natal inesquecível

O Natal é um período especial do ano. Uma convenção. Quando ele chega o tempo muda, um clima diferente da conta da casa, da cidade, do país.

| 24/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 448 – O dito e o não dito

Eu não entendia como funcionava o pensamento de uma certa turma aí, mas agora, depois de ler Stephen Tyler e João Cabral de Melo Neto, penso que não são necessariamente desonestos, parte da quadrilha ou mal-intencionados.

| 20/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 446 – Competência Moral.

Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral, ah, isso vem lá de um lugar que o dinheiro não alcança.

| 13/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 445 – Sobre obedecer ordens

Políticos, gurus, influencers, líderes de empresas, religiosos, mestres que têm o poder da oratória e dão a suas missões um caráter heróico, são capazes de produzir o Efeito Lúcifer.

| 10/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 444 – Congestão mental

Quanto de alimento intelectual você consegue entuchar em sua mente, antes de provocar uma congestão mental?

| 06/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 442 – Por que cultura é boa?

A cultura é boa porque influencia diretamente a forma como nosso cérebro processa a informação.

| 29/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 439 – O melhor investimento da Black Friday

Uma coisa é comprar um televisor. Outra é adquirir cultura!

| 19/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 438 – O homem cordial

Brasileiro Cordial é aquele que age conforme a emoção, e não a razão.

| 15/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 436 – Os influenciadores

Onde é que você está aplicando o recurso mais limitado de que você dispõe: seu tempo de vida?

| 08/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 435 – Tá bom assim

Esse exercício deve ser diário e constante: qual é o limite de qualidade de nosso trabalho?

| 05/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 434 – O valor percebido

Acreditar em si gera autoconfiança, dá coragem de dar um passo além, de conquistar mais e, por consequência, influenciar mais os outros.

| 01/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 432 – O vencedor

As pessoas não se importam com o que você diz, desde que você seja um vencedor.

| 25/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 431 – Sobre Egosidade

Descobri o que acontece com aquela gente enfática, que sabe de tudo e sobre tudo, que tem certezas definitivas.

| 22/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 430 – A desigualdade nossa de cada dia

Gritaria ideológica em rede social, sustentada em achismo sobre as motivações do crime, não passa de liberação de instinto de morte e de histeria política.

| 18/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 429 – Minha tribo

E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ameaçar, passa a dar… prazer.

| 15/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 428 – A cultura da reclamação

O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua tribo. E quem abraça causas de outra tribo, se transforma nos tais “eles”, aqueles agentes “do mal” que precisam ser exterminados, pois ameaçam nossa tribo, a tribo de gente “do bem”.

| 11/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 427 – Política e histeria

A histeria política é sintoma da perda total do controle político, provocada pela exploração do medo.

| 08/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 426 – Quem tem pressa?

Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.

| 04/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 425 – Não seja um idiota

Quando for comentar nas redes sociais, nas áreas de comentários dos sites, no whatsapp, use a lei de Wheaton.

| 01/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 423 – Capital social? Só se der lucro.

Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”

| 24/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 422 – A política do ódio

Não siga a maioria só porque é maioria. Não siga a moda só porque é moda.

| 20/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 421 – A normose

É confortante saber que somos normais, não é? Pois é. Mas cuidado. Normalidade demais é doença.

| 17/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 420 – A regra dos 30

Pé quente, cabeça fria, numa boa. Mas cuidado porque existe o bem e o mal.

| 13/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 419 – Pau que só dá em Chico.

Há quem chame isso de dissonância cognitiva, mas não é. Dissonância cognitiva é só o gatilho.

| 10/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 418 – Na esquina da sua rua.

Você pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Aí na esquina da sua casa.

| 06/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 417 – We are the world

Os esforços tão valiosos dos artistas e de todos que compraram o disco, pouco ou nada adiantaram.

| 03/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 416 – Verdade ou popularidade

A integridade está para a verdade como a ganância está para o dinheiro.

| 30/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 415 – Personalidades digitais

Entramos na era das personalidades artificiais, onde não existe absolutamente nada de natural.

| 27/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 414 – Agir com integridade

Eu luto por aquilo que acredito e pelos valores que defendo. Isso é integridade.

| 23/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 413 – Esses eu não negocio!

O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.

| 20/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 412 – O viés de confirmação

No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.

| 16/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 411 – Histeria ideológica

Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

| 13/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 409 – Se atirou

E se ele tivesse enfrentado seus problemas com humor?

| 06/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 408 – Correlações e causalidades

Preste muita atenção nos discursos dos educadores, dos políticos, dos jornalistas, das autoridades e dos vendedores que confundem correlações com causalidades.

| 02/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 407 – A teoria do valor subjetivo

Trocar um apartamento por um automóvel? Como assim?

| 30/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 406 – Ressentimentos passivos

Eu escolhi participar ativamente, usando as armas que tenho.

| 26/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 405 – O babaca

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?

| 23/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 401 – No pain, no gain

As maravilhas que me impactaram para o resto da vida, têm um custo: o sofrimento da caminhada.

| 09/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 399 – Diálogo aberto ou porrada

Diálogo aberto. Quanto tempo faz que você não tem um?

| 02/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 398 – Sobre valores e convicções

Convicções que não se fundamentam em valores morais não passam de bravatas.

| 28/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 397 – O último da fila.

O sistema trata os inovadores como um corpo estranho e faz tudo para expulsá-los.

| 25/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 396 – Relativismo absoluto

A busca pela verdade e as ideias corretas por meio do debate honesto e respeitoso e da argumentação rigorosa, que é uma tarefa nobre, nunca foi tão difícil.

| 21/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 395 – Ervas daninhas

Afinal, em que tipo de solo você acha que brota a honestidade política?

| 18/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 394 – Seu trabalho não nos interessa

Isso é o que eu chamo de “celebrar o fracasso”: aprender com nossos insucessos, transformar os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida.

| 14/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 393 – Velhos Ranzinzas

Se no reino animal é a degeneração física que torna os mais velhos obsoletos, no reino humano são os estereótipos.

| 11/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 392 – Eu vou matar a rainha

Tem tanta mentira em volta da gente, que acabamos mentindo para nós mesmos.

| 07/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 390 – Sobre relevância

Se só o que é relevante impacta em suas ações, preste atenção às coisas às quais você escolhe dar relevância.

| 31/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 389 – O poder da identidade

Quem somos (nossa identidade) molda o que fazemos (nosso comportamento).

| 28/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 387 – Os resignados

Se ele achava que as pessoas estavam resignadas lá em 1960, o que acharia hoje, quando o mundo virou um balcão de troca?

| 21/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 388 – O MLA

Julgamento e tomada de decisão. Com esses dois atributos desenvolvidos, você desempenha bem em qualquer cenário ou função.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 386 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 17/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 384 – Gente estúpida

Distinguir talento de reputação, veja que questão interessante. Houve um tempo em que, para ser famosa, a pessoa precisava fazer algo extraordinário.

| 10/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 383 – Dicas do tio Lu

Não sei quantos anos você tem, mas garanto que perdeu um monte de oportunidades por não ter feito o óbvio, não é?

| 07/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 382 – Fazer o quê?

“Fazer o quê?” é a marca registrada do fatalismo brasileiro.

| 03/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 380 – Minha vida naquela rua

Não existe para mim essa história de “encerrar as atividades”. Isso nem passa pela minha cabeça.

| 26/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 376 – Amizades supérfluas

Não tenho tempo de vida para amizades supérfluas.

| 12/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 374 – Amizades perdidas

Não brigue com seu amigo por causa da política. Depois os políticos se entendem, mas você perdeu um amigo.

| 05/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 373 – oladocheio.com

Venha para o lado dos que querem construir.

| 02/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 371 – Infantilize o debate

Cada um entende como pode, e infantilizar o debate só piora a situação.

| 26/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 370 – Os ambulantes da rua Bresser

Difícil é quem tem acesso ao IFood, Netflix e supermercados, entender que a vida, uh, sempre encontra um caminho.

| 22/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 369 – A deusa da faculdade

Nada como a maturidade para alargar nossas percepções.

| 19/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 368 – Sobre Integridade

Não gosto, não aceito, não quero, não transijo, só porque você acha que sua visão de mundo, alinhada à patota, é melhor que a minha.

| 15/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 367 – Imunização Cognitiva

A imunização cognitiva é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e crenças, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem à verdade.

| 12/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 366 – Dissonância e hipocrisia

Dissonância cognitiva é o gatilho. O nome dessas atitudes é hipocrisia.

| 08/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 365 – (IN)segurança Nacional

Nem precisa prender o Danilo Gentili, a simples ameaça já é mais um tijolinho na parede.

| 05/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 364 – Isolacionismo intelectual

O viés de confirmação leva ao isolacionismo intelectual, quando você não procura, refuta e, não raro, caçoa de ideias diferentes

| 01/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 361 – Big Brother Brasil-sil-sil

Tudo o que é possível de ser tornado coletivo em grande escala, traz o sagrado dentro de si.

| 19/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 358 – Só sei que nada sei

Bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

| 08/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa

A partir de hoje o #cafezinho sai em duas versões em vídeo: para o público, só a primeira parte com a leitura do conteúdo, para assinantes com a segunda parte com comentários.   Para assinar: http://confraria.cafe Cafezinho 357 – Big Brother Brasil Educa “Numa discussão sobre o Big Brother provoquei caretas ao dizer que o […]

| 05/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 355 – A burrice

O que é a burrice? O Aurélio apenas cruza sinônimos. Não esclarece nada.

| 29/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 354 – Abaixo de zero

Sem um propósito, a saída é aguardar a morte suave chegar.

| 25/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 353 – Confie desconfiando

Uma sociedade repleta de gente com excesso de confiança e com acesso aos canais de distribuição de ideias, corre o risco de não dar certo.

| 22/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 352 – O drama da esquina

Não espere os grandes dramas nacionais para agir.

| 18/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 351 – Um autoritário pra chamar de seu

As pessoas perderam completamente o bom-senso e já há gente pregando autoritarismo do bem na imprensa.

| 15/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 350 – Sob o domínio do medo

No mundo de hoje, caótico, competitivo e apressado, vence quem não é cagão.

| 11/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 349 – Pânico moral

Pânico moral é um medo espalhado pela sociedade, geralmente um medo irracional, de que alguém ou alguma coisa é uma ameaça aos valores, à segurança e aos interesses de uma comunidade ou sociedade.

| 08/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 348 – Quem conta as histórias

Imagino a criança perguntando aos pais por que é que isso acontece.

| 04/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 347 – Remédio ou veneno?

Política deveria ser o remédio. Mas nós a transformamos em veneno.

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 346 – O homem foguete

Uma homenagem aos que não se entregaram ao medo que paralisa, e tiveram a coragem de assumir riscos mesmo com informações fragmentadas ou incompletas.

| 28/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 345 – Pedra no Lago

Um mundo dentro do peito, esperando para ser descoberto, conectado, compartilhado.

| 25/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 344 – Quando um não quer

Quando um não quer… dois não brigam

| 21/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 343 – O Lobisomem

Depois que eu cresci, conheci um monte de lobisomens. Gente que é normalzinha, legalzinha, até receber uma promoção e virar lobisomem.

| 18/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 342 –Tornando aceitável o reprovável

Racionalizar a conduta delituosa, é disso que trata o desengajamento moral.

| 14/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 340 – Sobre valores e convicções

Um reflexão sobre o processo de julgamento e tomada de decisão. 

| 07/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 339 – Bote na rua esses urubus

Mantenha por perto quem quer construir. Livre-se dos que querem destruir.

| 04/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 338 – Cobertor de casal

Ir de um post ao outro foi como sair de uma sauna e cair numa piscina de gelo.

| 30/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 337 – Erebus e Terror

A Expedição Franklin, no final do século 19, apesar de contar com tudo de mais moderno em tecnologia, desapareceu misteriosamente enquanto tentava descobrir a Passagem Norte, ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico pelo norte do Canadá.

| 27/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 336 – Dê uma chance pra sorte

Não dá pra provocar a sorte. Mas dá pra dar uma chance pra ela.

| 23/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 334 – Eu vi Rivellino jogar

Eu vi Rivellino jogar. E isso me afastou do futebol.

| 16/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 333 – O mentor

De onde veio o termo “mentor”, que designa uma espécie de educador. Você tem o seu?

| 13/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 332 – O Camp

Venha para o CAMP e deixe sua mente em forma para buscar os melhores resultados.

| 10/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 331 – Quatro pra um

Temos um viés negativo que nos faz dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas.

| 06/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 329 – Nós temos a força

Cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado.

| 30/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade

Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar pânico .

| 23/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 326 – O atalho

Enriquecer seu processo de julgamento e tomada de decisão

| 19/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 325 – Os 35 MLA

Demos a largada num projeto ambicioso que chamamos de MLA – Master Life Administration.

| 16/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 322 – O deleite

Meu desejo é que você se deleite. No trabalho, nos estudos e no lazer.

| 05/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 321 – Motivo

Cecília Meirelles tem um poema maravilhoso chamado… Motivo.

| 02/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 320 – IV Sarau Café Brasil

Um convite para o IV Sarau Café Brasil

| 28/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 319 – A cizânia

Fique de olho nos Tullius Detritus que infestam sua vida.

| 25/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 317 – Declaração de Princípios

Quando decidi que lançaria meu primeiro curso on-line, parti de uma declaração de princípios que sigo há vinte anos

| 18/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 316 – Não somos estúpidos

Não, não é para mergulhar no otimismo cego, que é tão burro e talvez até mais prejudicial que o pessimismo cego.

| 14/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra

É exatamente como um pintor, um escultor, um músico escrevendo uma partitura.

| 11/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 314 – Punguistas intelectuais

Ser capaz de detectar as merdades deveria ser a preocupação número um de quem lê.

| 07/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 311 – As bactérias

Está chegando a hora das bactérias.

| 28/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 310 – O Chaveiro

Sobre nossos esforços equivocados para diminuir a desonestidade.

| 24/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 309 – O surfista

Em vez de nadar contra a onda, surfe nela.

| 21/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 307 – O Otário

Quase não há mais espaço para o deleite.

| 14/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 306 – Sem treta

Empatia com quem produz o conteúdo que você curte

| 10/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 305 – Rabo e perna 2

Bote sua energia em mudar a realidade para outra realidade possível.

| 07/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 304 – (in)Tolerância

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 303- O cérebro médio

Temas importantes que deveriam estar sendo discutidos, analisados e compreendidos, não estão.

| 31/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 302 – Tenho pressa

Houve um tempo em que as narrativas eram feitas dentro de nossos círculos familiares e de amizades.

| 27/07/2020 - Luciano Pires
Comunicado Café Brasil e Omnystudio

Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez seja a maior mudança dos podcasts da família Café Brasil. Obrigado a você que continua conosco.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 300 – Mentalidade de caranguejo

A mentalidade de caranguejo só serve para alimentar inseguranças e baixa autoestima.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 297 – Empatia Positiva

Empatia positiva. Saborear a sensação boa do outro não é apenas bom, é necessário.

| 10/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho

Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus caros. Uma que não tem retorno.

| 03/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria

Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse Confraria.cafe e faça sua assinatura.

| 29/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele

Qual janela você escolheu para ver o mundo?

| 22/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 291 – Indignite

– Tão pagando bem! Faz o seu e fica quieto!

| 19/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 287 – A Confiança que Sobrou

Diante do volume de bobagens, dados conflitantes, mentiras descaradas, hipocrisia e ignorância que temos assistido diariamente, perdemos a confiança em nossos especialistas e lideranças. Nos sentimos perdidos. Em quem acreditar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 05/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 285 – O Buraco Negro

A única resposta é: “O senhor tem de aguardar”.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 30/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 282 – O cochilo de 50 anos

Passada a pandemia, teremos de ser ainda mais econômicos, fazer ainda mais com menos, criar processos resistentes e mudar hábitos.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 18/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 281 – O freestyle cognitivo

Você aí no seu pedaço tem valor, viu? E faz coisas que os malabaristas do Freestyle cognitivo jamais fariam.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 15/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 279 – A ameaça do inferno e a recompensa do céu

O terror nosso de cada dia.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 278 – O Desengajamento Moral

Dize-me com quem andas, e eu te direi quem és.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 04/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 276 – Heróis da Saúde

Vamos cuidar de quem cuida da gente.

| 27/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 275 – Nove anos atrás…

Lá se vão nove anos. De lá para cá, foram dezenas de milhões de downloads e um trabalho insano abrindo caminhos para o podcast no Brasil.

| 24/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 274 – Depois da Pandemia

Os sustos e traumas destes dias intensos são um gigantesco processo de depuração.

| 20/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 273 – Produtividade Antifrágil

O Olhar Produtivo define minha visão de mundo, as escolhas que eu faço, as ferramentas que eu uso e o ambiente onde trabalho.

| 17/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 271 – Chicken Little

Tem um monte de raposas morrendo de fome lá fora.

| 10/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 270 – Pense negativo

Para transformar possibilidades em probabilidades, pense negativo.

| 06/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 269 – O meu sapato

E aí chega a crise, o vento leva embora a espuma .

| 03/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live

Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

| 27/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 264 –  Não adianta mudar o rótulo.

Quando você muda o rótulo, pode até mudar o sentido da ação.

| 16/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 263 – A praça e os pombos

O capitalismo não morreu, o mercado não morreu. Como a Praça, estão lá à espera do retorno dos pombos.

| 13/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 261 – O sabe tudo

A maioria dos que criticam com acidez, ofendendo, se fazendo de sabe tudo, não está interessada em provar sua verdade.

| 06/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 260 – Sem desculpas

Dá para fazer, é assim que se faz, custa tanto e pronto!

| 02/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 259 – Coronavirus e as vizinhas

Tuberculose, Hepatite, HIV, Gripe, Malária, Meningite, Cólera, Raiva, Febre Amarela e Dengue, suas vizinhas, matam por ano muito, mas muito mais que qualquer Coronavirus.

| 28/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 258 – O poder do Mau

Para sobreviver, a vida tem de vencer todo dia. A morte, precisa vencer uma vez só.

| 24/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 257 – O Jobs de Mogi

Nada é mais nocivo que a ignorância que gera confiança.

| 21/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 256 – Mundos Morais

Talvez vivamos em mundos morais diferentes e nenhum discurso político nos levará ao consenso.

| 17/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 255 – Melhores Inimigos

Queremos é o barraco

| 14/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 254 – Morda a Isca

Quem morde a isca, aprende.

| 10/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 253 – Brasiliência 2

E a brasiliência, que poderia ser a nossa maior qualidade, torna-se nosso maior defeito.

| 07/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 252 – Brasiliência

Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.

| 01/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 251 – O Poder do Mau

Para sobreviver, a vida tem de vencer todo dia.

A morte, precisa vencer uma vez só.

| 31/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 248 – O meiostream

Sobre se considerar bem-sucedido sendo o que se é.

| 20/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 247 – Compartilhe!

Sobre o hábito de compartilhar aquilo que vale a pena.

| 17/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 246 – Setecentos

São 74 minutos de puro deleite.

| 13/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 243 – No lugar do Abílio

Pensamento positivo não é pensamento mágico. Não faz que as coisas aconteçam do nada.

| 03/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 241 – Não entendo.

Entender que não entende. É essa habilidade que parece que muitos perderam.

| 27/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 240 – O Mentor

O mentor é uma espécie de educador

| 23/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 239 – O número 1

Um podcast brasileiro reinando na terra dos gringos!

| 20/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 238 – Sobre integridade e escolhas

Não gosto, não aceito, não quero, não concordo, não transijo.
Isso é integridade.

| 16/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 237 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento.

| 13/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 235 – Pedrinha no Lago

Pronto. Joguei mais uma.

| 06/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 234 – Oportunismo Disciplinado

Foi o “oportunismo disciplinado” que me transformou no que hoje sou.

| 02/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 233 – Na raiz dos problemas

“Época triste esta nossa, quando é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito.”

| 29/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 232 – Meu adversário

O que nos define são os adversários que vencemos.

| 25/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 231 – A frouxidão nossa de cada dia

Nossa desgraça será causada pela frouxidão.

| 22/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 227 – Paralisia por análise

A falta de experiência e repertório dessa moçada impetuosa e um medo terrível de correr riscos causam a paralisia pela análise.

| 08/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 225 – O Meu Everest

Nos livros, isso tem o nome de planejamento estratégico.

| 01/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 224 – Sobre Doação de Órgãos

Numa hora qualquer, um médico determinará que meu cérebro parou de funcionar e que, para todos efeitos, minha vida acabou.

| 28/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 222 – Sobre princípios e pragmatismo

Parece que está cada dia mais difícil tomar posição sobre as grandes questões em debate na sociedade.

| 21/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 221 – Desemprego Qualificado

A escassez de talentos está se transformando em realidade para uma grande quantidade de empresas no mundo todo, e se agravará nas próximas décadas.

| 18/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 220 – Mulheres gostosas fazem sexo e morrem no Everest

Assim como dinheiro atrai dinheiro, popularidade atrai popularidade.

| 14/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 218 – Ignorância Pluralística

Colocando em você o medo de ser apontado como o único ou única que não concorda com a maioria.

| 07/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 216 – Curriculum Mortis

O que importa é o que eu farei amanhã

| 30/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 215 – Foi mal

Pensei em propor ao Banco Central a criação de uma moeda flexível.

| 27/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 214 – Entropia 2

Entropia precisa de manutenção, de consertar o que é possível, de aproveitar as partes boas e corrigir o que está errado.

| 23/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 213 – Entropia

Encontrar e consertar uma goteira ou uma trinca é fácil. O bicho pega quando o problema é social. Moral. Ético.

| 20/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 212 – Cérebros roídos

Na República das Banalidades, o que não é visto e nem dói, não interessa.

| 16/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 210 – Gosto médio

Vida em sociedade implica no exercício diário da política, da negociação, da concessão. Mas tenho minhas dúvidas…

| 09/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 208 – O Mas

Preste atenção em quem usa o “mas” como desculpa ou como negação.

| 02/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 206 – Desconfio

Putz… me transformei num ser que desconfia de tudo.

| 26/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V

O problema do agrotóxico no Brasil não é dos Ministérios da Agricultura ou Meio Ambiente.

| 23/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV

Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.

| 19/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 203 – Agrotóxicos – melhor seria não usar III

Quem é o idiota que quer deliberadamente envenenar seus clientes?

| 16/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II

Se não bastassem as dificuldades para comprar, transportar e armazenar, como comentei no Cafezinho anterior, eles não são nada baratos.

| 12/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 201 – Agrotóxicos – melhor seria não usar

Agrotóxicos são a bola da vez. Da forma como é espalhada a informação, parece que defensivos agrícolas estão à disposição de qualquer cidadão, como um remédio na farmácia, não é?

| 09/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas.

| 26/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 196 – O sequestro do belo

Reduzir tudo isso à uma questão de simpatia por partidos políticos ou ideologias é ser um verdadeiro trouxa.

| 22/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 195 – No mundo da lua

Colocar o homem na lua custou mais de 20 bilhões de dólares, o que significa 180 bilhões em dólares de hoje. E mudou o curso da história da humanidade.

| 19/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 194 – O banco

E aquele monte de dinheiro à minha disposição? Esqueça. Não é para meu bico.

| 15/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 192 – A arte de comer picanha

Antes de dizer “não comi e não gostei” ou “não leio esse idiota”, faça uma experiência: tire o excesso de gordura.

| 08/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 191 – Cuidado

Tanto o ingênuo quanto o estúpido são ingênuos e estúpidos demais para saber que estão sendo ingênuos e estúpidos.

| 05/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 190 – A gota

No escritório, Mário tem uma gota. Uma gotinha d’água, simples e discreta. Caindo do aparelho de ar condicionado sobre o sofá. Já faz uma semana.

| 01/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 188 – O coeficiente de trouxidão

É seu coeficiente de trouxidão, com a suspensão voluntária da incredulidade, que deixa você à mercê dos psicopatas.

| 24/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 187 – Quem merece seu tempo de vida

Meu tempo de vida está sendo enriquecido ou só desperdiçado?

| 21/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 186 – A disciplina intelectual

Na definição dos dicionários, disciplina é o conjunto de regras ou ordens que regem o comportamento de uma pessoa ou coletividade. Mas aí aparece a disciplina intelectual.

| 17/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 184 – O desequilíbrio do gênio

Só consigo entender isso como o desequilíbrio do gênio.

| 10/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 183 – Ostracismo social

Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!

| 07/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 179 – Correndo riscos

Somos capazes de milagres quando parece que nada mais vai dar certo e que o desastre é iminente.

| 24/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 177 – Os monstros da negatividade 3

A negatividade tem suas raízes no medo de ser desrespeitado pelos outros; no medo de não ser amado pelos outros e no medo de que coisas ruins possam acontecer.

| 17/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 176 – Gostou? Compartilhe.

Gostou? Compartilhe! Só assim, fazendo a nossa parte, criando e compartilhando conteúdo pertinente, podemos nos livrar da ditadura da baixaria, do irrelevante, do medíocre.

| 13/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 175 – Não use sua ignorância

Quando você não conhece o objeto de sua análise, será escravo de seu senso estético.

| 10/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 173 – O disjuntor

Disjuntor é o dispositivo eletromecânico que desliga a corrente elétrica quando acontece um curto circuito. No seu cérebro acontece o mesmo.

| 03/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 172 – Agora

Cara, como tem gente vivendo no passado e julgando o agora pelas possibilidades do futuro…

| 29/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 170 – Os monstros da negatividade II

Os monstros da negatividade são incapazes de ver qualquer sinal positivo e culpam os outros, o sistema, as elites, os elementos externos pela desgraça que vai chegar.

| 22/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 167 – Monstros da negatividade

“O otimista é o pessimista bem informado”, lembra disso? Essa frase arrogante foi dita por um monstro da negatividade.

| 12/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 163 – Egosidade

Egosidade é uma doença provocada por uma bactéria chamada Tenhus Certezae Dittudus.

| 29/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 162 – Recado aos presidentes

Em negociações complexas, emoções que levam a declarações, tuítes e posts provocando, ameaçando e ridicularizando a outra parte, precisam ser deixadas de lado.

| 25/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 160 – Os cinco estágios

Ajudando a compreender o cenário político brasileiro.

| 18/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 158 – O tempo que lhe resta

Dê o primeiro passo para fazer com que o tempo de vida que lhe resta, valha a pena.

| 11/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 156 – O que é que aconteceu com o carnaval?

O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 155 – O apreço

Da próxima vez que abrir a boca ou comentar, cuide de ter informação suficiente.

| 01/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 153 – Reposição Amornal

A reposição Amornal pode dar mais certo que a dos hormônios.

| 22/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 151 – Chato à Bessa

É impressionante ver como o mundo mudou.

| 15/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 147 – O Rabo e a Perna

Três tipos de realidade que ajudam a entender a confusão na qual estamos metidos.

| 01/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 144 – O mundo é um moinho

Cada um entende como quer. Ou como pode.

| 21/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 137 – Dicas óbvias de ano novo

Lá vão então as dicas óbvias de ano novo:.

| 28/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 135 – O mundo mental do homem médio

Como tem gente assanhada para cassar nossa liberdade de manifestar a discordância…

| 21/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 134 – A Síndrome de Chico Buarque

– Como é que um cara tão legal, tão sensível, tão inteligente pode defender uma barbaridade dessas?

| 17/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 132 – Os cagonautas

Seu chefe é um cagonauta? Hummmm…tome cuidado, viu?

| 10/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 130 – Juniorização

Está dada vez mais difícil falar com o Presidente, o CEO, o Diretor.

| 03/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 128 – Vacas Sagradas

Tem alguma vaca sagrada aí perto? Tire-a do caminho, meu. Eu quero passar.

| 26/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 127 – Eros e Thanatos

Ninguém precisa pensar, é só desligar o cérebro e deixar que os instintos comandem.

| 23/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 123 – A zona da indiferença

Ter consciência sobre o que é certo e errado todo mundo tem, exceto os psicopatas e as crianças muito pequenas. Mas capacidade de análise e ação a respeito, nem todos têm.

| 12/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 120 – Bohemian Rhapsody

Edição especial do Cafezinho, retirada do Podcast Café Brasil 275 Bohemian Rhapsody, comemorando o lançamento do filme homônimo. Um tributo ao Queen e a Freddie Mercury.

| 02/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras

Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

| 08/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 111 – Opinião Média

A média da opinião nunca criou inovações.

| 01/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 105 – Quem categoriza?

Quem define e categoriza o que será medido pode manipular qualquer resultado estatístico.

| 10/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 103 – O Bis

Um processo de reconhecimento guardado no estômago…e no coração.

| 03/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 100 – Cem cafezinhos

Liberdade. Essa é a palavra que uso para definir podcasts.

| 24/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 99 – Competência Moral

Competência técnica e profissional tem jeito, o dinheiro pode comprar. Mas competência moral…

| 20/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 97 – Os ciclos

A vida acontece, em ciclos. E fica a cada dia mais claro que permanecer preso a um ciclo é negar-se a oportunidade de evoluir.

| 13/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 95 – Banco traseiro

A fila anda! A gente muda! O tempo passa! O mundo é outro! Vira o disco, meu!

| 06/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 90 – Armadura Emocional

Você tem que ser capaz de gerenciar suas próprias expectativas, não sonhar alto demais, não achar que todas as pessoas querem seu sucesso e vão te ajudar. Não, não querem e não vão.

| 20/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 89 – Manifesto

Quero um mundo melhor, igualzinho a você. Talvez divirjamos sobre a forma de chegar lá, e isso deve ser discutido.

| 16/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 87 – O que consome seu tempo de vida

Se você não avaliar cada processo que consome seu tempo de vida, em relação à causa que você defende, acabará se acostumando com eles.

| 09/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 86 – Ser e parecer

É simples! É só fingir ser perfeito…

| 06/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 85 – Podpesquisa 2018

Acesse a Podpesquisa.com.br e ajude a montar um completo perfil dos ouvintes e produtores de podcasts no Brasil

| 01/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 83 – O líder

Pessoas capazes de investir em projetos ambiciosos cujos resultados só aparecerão depois que estiverem mortas me fascinam.

| 25/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 82 – Paciência

O que uma árvore frondosa precisa para se manter firme são raízes profundas, que levam tempo para crescer.

| 22/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 80 – A Copa que era nossa

Ao contrário do que acreditam coxinhas e petralhas, o mundo não gira em torno de suas fixações. Nem tudo é política.

| 15/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 79 – Desengajados Ativos

Engajamento vem do francês engager, que quer dizer “se comprometer”.

| 11/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 78 – Motivação e engajamento

Motivação é uma intenção pessoal, engajamento é um compromisso.

| 08/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 76 – Na média

Nos habituamos com a mediocridade. Com a média. E se o ambiente que nos cerca não nos desafia a usar os talentos nos quais somos ótimos, seremos o quê? Ora, cidadãos médios. Cidadãs médias…

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 75 – Os exemplos

O mundo está repleto de exemplos de empresas e pessoas extraordinárias, que contam suas ideias inovadoras. Mas parece que a gente não aprende.

| 28/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 71 – Reenquadre o hater

Reenquadre o otário e ele vira ouro. Reenquadre a ameaça e ela vira inspiração.

| 14/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 70 – O Efeito Genovese

O comportamento de quem vê algo errado e nada faz a respeito foi chamado de Efeito Genovese, ou Efeito Espectador.

| 11/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 66 – Palestrante UBER

Muito prazer. Meu nome é Luciano Pires, palestrante Black, a seu dispor.

| 27/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 65 – A burrice

Qualquer semelhança com gente que você conhece é pura coincidência, viu? Ou não.

| 23/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 62 – Dona Terezinha

Aos domingos à tarde, a companhia da dona Terezinha de Santana, sou eu.

| 13/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 57 – Cicatrizes

Na prática, a teoria é outra.

| 26/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 56 – Uma dica

Olha, você vai ter de procurar por contra própria se educar nesses temas. Felizmente existe onde.

| 23/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 54 – Smart Talk

A definição clássica do termo “retórica” é a arte de usar uma linguagem para comunicar de forma eficaz e persuasiva. Isso é bom, mas…

| 16/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 53 – Receita de Pudim

Nesta sociedade das soluções simples – e erradas – para problemas complexos, aprender a cozinhar é muito mais que copiar receitas de chefs famosos.

| 12/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 52 – A DR Corporativa

Discussões situacionais, a DR Corporativa, não passam da admiração coletiva do problema.

| 09/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 51 – O talento que ninguém vê

Sobre olhar além dos estereótipos e preconceitos e assim enxergar o talento que ninguém mais viu.

| 05/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 50 – A escala AECIO

A Escala AECIO é uma das pragas que têm destruído as áreas de comentários de jornais, revistas e da internet. É ela que tem acabado com a capacidade das pessoas de dialogar ou mesmo de debater de forma sadia qualquer tema por qualquer meio.

| 02/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 49 – O Brasil dos sonhos

Durante dois dias eu vi um Brasil dos sonhos. E, acredite, como aquele lá de Barreiras, existem outras centenas por aí. Mas não aparecem na mídia.

| 26/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 46 – Experimente

Experimente abrir uma empresa. Seja o dono.

| 16/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 45 – O louco

Na semana passada, quase sete anos após a apresentação do projeto do Falcon Heavy, o foguete criado pela SpaceX, uma etapa importantíssima da conquista espacial foi vencida.

| 12/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 43 – Os ranzinzas

No universo profissional dos medíocres, os jovens têm futuro enquanto os velhos só têm passado.

| 05/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 42 – Imunização Cognitiva

O imunizado cognitivo está vacinado contra fatos objetivos. Para ela ou ele, argumentos lógicos não têm relevância.

| 02/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 41 – Dissonância Cognitiva

Conforme a teoria da Dissonância Cognitiva, escolhemos o caminho que requer menos energia e especialmente, menos estresse emocional.

| 28/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 40 – Sociopatas

Uma expicação que ajuda você a entender certas personagens que não saem dos jornais, rádios e televisões nestes dias intensos.

| 26/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 39 – Como fazer críticas nutritivas

Num cafezinho anterior falei sobre a importância de fazer críticas. E neste dou algumas dicas.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 37 – Sobre críticas

Saber avaliar as críticas é fundamental, mas saber fazê-las, é essencial.

| 15/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 36 – Velhos problemas

O Brasil não tem problemas novos.

| 12/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 34 – Os filtros

Filtre 2018. E faça dele um ano feliz.

| 05/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 33 – O capital social

Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”

| 31/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 31 – Feliz Natal

Só tem um jeito desta bagaça dar certo.

| 25/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 30 – A zona da indiferença

O que liga a consciência do certo e errado com a capacidade de agir a respeito é uma coisa chamada caráter.

| 22/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 27 – Planos ou esperanças

Tem gente que, em vez de planos, só tem esperança.

| 10/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 26 – Brasil Futebol Clube

Não dá para ganhar um jogo sem acreditar no time.

| 06/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 25 – Podres de mimados 2

O culto do sentimento destrói a capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar.

| 04/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 24 – Não brinco mais

Pensei em não assistir mais, até perceber que só quem perderia seria eu! Então continuo assistindo.

| 01/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 21 – Perguntas difíceis

Por isso meu conselho é: siga quem faz perguntas difíceis. Essa gente obriga você a crescer.

| 20/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 20 – A professora

imagine se milhares, milhões de brasileiros pensassem como a Georgia…

| 17/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 17 – Oportunismo disciplinado

Oportunismo disciplinado. Mais que os 60% de organização e controle, sou os 40% flexibilizados, improvisados e irreverentes. Mas disciplinados.

| 06/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 15 – Geração T

A geração T não tem a ver com data de nascimento, mas com visão de mundo. É composta das pessoas que não conseguem praticar curiosidade intelectual, só a curiosidade social.

| 30/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 9 – Sobre canários e sabiás

A segurança da gaiola, os alimentos fartos, os cuidados médicos passam a ter um custo altíssimo: a liberdade.

| 02/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 6 – Celebrando o fracasso

Sobre como aprender com nossos insucessos, transformando os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida.

| 22/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 3 – A inércia

Issac Newton escreveu que “um objeto que está em repouso ficará em repouso até que uma força desequilibradora atue sobre ele.” É a Lei da Inércia, que se aplica a nossas vidas.

| 11/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 2 – O bobageiro

Quando se trata de falar bobagem, pesquisas já comprovaram que a inteligência só piora as coisas.

| 08/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 1 – Sobre falar bobagens

O que é que leva alguém a falar bobagem em público? Em primeiro lugar vem a ignorância. O sujeito desconhece o assunto, abre a bocarra e dá sua opinião superficial. É na praia da ignorância que nadam dezenas de influenciadores digitais. A burrice é outro ponto. O burro tem certeza de que sabe o que não sabe. E, […]

| 04/09/2017 - Luciano Pires