É a mesma coisa, modernizada, com processos de fabricação mais eficientes, com controles que nem se sonhava 50 anos atrás. Mas ficou melhor?
Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.
Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.
O economista italiano Amilcare Puviani publicou seu livro “Teoria da IlusãoFiscal”, onde explica que os governos criam estratégias para arrecadar impostos sem que a gente perceba. E ele faz uma lista:
O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.
Esta semana colocamos no ar o episódio número 800 do Podcast Café Brasil. Oi-to-cen-tos! Sabe o que significa oitocentos semanas? Mais de 15 anos ininterruptos, algo como 400 horas de conteúdo! Você precisaria de quase 17 dias seguidos para ouvir todos os 800 episódios lançados desde 2006. Não é mole..
A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.
Uma coisa é comprar um televisor. Outra é adquirir cultura!
E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ameaçar, passa a dar… prazer.
O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua tribo. E quem abraça causas de outra tribo, se transforma nos tais “eles”, aqueles agentes “do mal” que precisam ser exterminados, pois ameaçam nossa tribo, a tribo de gente “do bem”.
Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”
Os esforços tão valiosos dos artistas e de todos que compraram o disco, pouco ou nada adiantaram.
Entramos na era das personalidades artificiais, onde não existe absolutamente nada de natural.
E se ele tivesse enfrentado seus problemas com humor?
Trocar um apartamento por um automóvel? Como assim?