s

Cafezinho do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 626 – A Globo já era?

A internet mudou tudo. Ela acabou com os intermediários, seja em comunicação, política ou qualquer outro campo. Num mundo onde não precisamos mais de intermediários ninguém sofre tanto quanto os jornais, partidos políticos e sindicatos. As próprias organizações políticas estão perdendo força, com os cidadãos agindo por conta própria. A relação entre a imprensa e a política não é novidade, mas agora tudo é instantâneo, global e a capacidade de transmitir informações é enorme, o que dá um poder incrível a alguns influenciadores e jornalistas independentes que já têm audiência maior do que grandes redes de comunicação.

| 31/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 625 – Fake news que matam

Há tempos eu digo que saímos da Sociedade da Informação para entrar na Sociedade das Narrativas. Nela, não ganha quem conta a melhor história. Ganha quem conta melhor qualquer história. Percebeu a sutileza? Contar a melhor história contra contar melhor qualquer história?

| 24/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 624 – Desastres não naturais

Ao longo dos anos, o Brasil experimentou uma variedade de desastres naturais, incluindo secas, temperaturas extremas, inundações e tempestades. Mais de 63 mil desastres foram registrados entre 1991 e 2020, de acordo com um levantamento divulgado em 2022 pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Mas…

| 17/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 623 – Duas lamas, duas tragédias

O Brasil está vivenciando duas lamas que revelam muito sobre nossos líderes e sobre nós mesmos. A lama das enchentes e a lama moral. Elas mostram que, mesmo sob pressão extrema, há uma força coletiva em nosso povo que busca superar e reconstruir. Mas também deixam claro que mudanças são necessárias.

| 10/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 618 – Uma descoberta no Polo Norte

Em 2008 eu embarquei numa viagem até o Polo Norte, que foi um dos grandes acontecimentos em minha vida. No relato da viagem, publiquei alguns vídeos mostrando o sol brilhando lá fora, à meia noite e vinte minutos. Era o sol da meia noite. Pergunta se consegui dormir? Mesmo fechando todas as janelas e provocando uma noite artificial dentro do quarto, meu corpo e mente não me deixavam dormir.
Eu havia bagunçado meu ritmo circadiano.

| 05/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 596 – A mentalidade de rebanho

Na década de 1950, o psicólogo Solomon Asch conduziu o Experimento de Conformidade de Asch, onde formava um grupo de 7 a 9 alunos. Exceto um, todos eram cúmplices do pesquisador. A cada um deles foram mostradas linhas desenhadas num cartão, para que indicasse qual linha era maior. Embora a resposta correta fosse claramente evidente, os cúmplices apontavam a resposta errada. O sujeito que não era cúmplice sentia uma forte pressão do grupo para adotar a mesma opção errada, mesmo contra sua lógica. Cerca de um terço dos participantes reais escolheu a resposta errada, porque queria se encaixar no grupo. Isso passou a ser chamado de mentalidade de rebanho.

| 03/11/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 587 – Os livros e eu

Você também tem um cantinho de leitura onde seus livros reinam? E está cansado das prateleiras de livrarias cheias de bestsellers que não trazem nada de substancial? Biografias de adolescentes de 40 anos, reflexões de influencers saídos das fraldas, motivação barata, fórmulas mágicas de gurus de araque, temas requentados com rótulos marqueteiros e mais uma porção de bobagens.
Procura um lugar onde os livros são escolhidos com cuidado e dedicação?
Então aceite as boas-vindas à Livraria Café Brasil, um santuário literário que vai além do convencional!

| 01/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 582 – Avra Kedavra

Como palestrante, aprendi que não são apenas as palavras que usamos quando falamos, é a maneira como as usamos que cria a magia do grande palestrante. As palavras têm poder, que cresce ainda mais dependendo de quem as pronuncia.

| 28/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos

O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…

| 07/07/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 577 – Aquele cachorro quente

A Lojas Americanas foi fundada em 1929 por quatro norte-americanos no Rio de Janeiro, inspirados no modelo de lojas de departamento dos Estados Unidos. Em 2021 teve o maior resultado da história e então… bum! Uma fraude transformou as ações da empresa em pó. E sobrou a memória de um cacnhorro quente muito especial.

| 23/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 574 – Vai dar merd@

Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.

| 02/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 573 – Celebração à resistência

Acabo de lançar meu décimo livro. É o quinto como autor independente, sem contar mais três lançados por editoras, mas cujo controle eu assumi.  Ser um autor independente é emocionante, mas também é cheio de desafios.

| 26/05/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 567 – O caso Escola Base

O caso Escola Base, ocorrido em 1994, é um marco da irresponsabilidade da imprensa na divulgação do que hoje é chamado de “fake news”. O Brasil foi tomado durante semanas por uma sucessão de notícias que apontavam abusos de crianças em idade pré-escolar, numa pequena escola de São Paulo. O caso virou escândalo nacional e com o tempo, provou-se que os denunciados eram inocentes. Mas o estrago estava feito.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 566 – A minoria tóxica

A Serasa Experian Agro desenvolveu um estudo inovador para avaliar as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) dos produtores rurais brasileiros. Com informações de mais de 160 mil produtores, a empresa criou uma avaliação do comportamento desses produtores em relação às questões ambientais, sociais e de governança. A amostra significativa foi selecionada a partir de dados de 1 milhão e 600 mil produtores que solicitaram crédito nos últimos três anos. E o resultado é uma surpresa.

| 07/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 561- Elon Musk é generoso?

Como é mesmo? Na economia do compartilhamento, não vence quem tem a ideia, mas quem faz acontecer.

| 03/03/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 560 – Seja indie

Com a chegada da tecnologia as redes sociais se tornaram um fenômeno em quase todas as áreas de negócios, comunicação e marketing. E isso não é diferente na indústria da mídia, onde as redes sociais se tornaram uma parte integral, seja para entregar notícias, fazer marketing ou publicidade.

| 24/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 558 – Quem é o seu dono?

Mais de 20 anos atrás, tomei a decisão de ser orgulhosamente um independente. Com minhas plataformas próprias, usando redes sociais para fazer marketing exclusivamente. Sem depender delas, sem ficar na sombra de uma grande marca, sem depender da estrutura de um terceiro para sobreviver.

| 10/02/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 555 – Pirataria ou democratização

Qual a responsabilidade da audiência na revolução das mídias? Só recevber conteúdo ou fazer parte do processo de produção e distribuição?

| 20/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 553 – Calibre suas expectativas

Aquele parágrafo único da Constituição: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.” virou conversa pra boi dormir. Quem exerce o poder é uma elite que se auto-elege e protege. O povo não pode nada além de torcer.

| 06/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 552 – Uma mensagem de ano novo.

Neste Cafezinho, Luciano Pires passa uma mensagem para 2023, um ano que começa já repleto de incertezas e que vai exigir coragem e resiliência.

| 23/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair…

Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.

| 16/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 548 – Em busca de sentido

A criação de um sentido na vida é força primária de motivação do ser humano e as pessoas desejam encontrar um sentido em sua existência. Elas têm a habilidade de encontrar esse sentido mesmo durante tempos de grande sofrimento. Encontrar um sentido ajuda a reduzir o sofrimento.

| 09/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 543 – Como a mídia faz sua cabeça

Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 542 – Como limitar os poderosos

Na dinâmica mais antiga, os movimentos sociais exigiam formadores de opinião, o que tornava difícil ouvir as vozes mais baixas da multidão. Hoje tudo mudou.

| 18/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 536 – Baita gritaria

Quem me acompanha há algum tempo sabe que os assinantes dos diversos planos do Café Brasil, trocam ideias em grupos fechados no Telegram. Entre eles, o grupo da Confraria, que é febril. É normal ter 200, 300 mensagens num dia, tratando dos temas mais diversos. E como ali é um microcosmo “controlado”, não acontecem as baixarias das áreas de comentários das redes sociais, que parecem mais fábricas de malucos.

| 24/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 534 – No caminho tem um inf*rno

Entre um bom e um mau economista existe então uma diferença: um se detém no efeito que se vê, o outro leva em conta tanto o efeito que se vê quanto aqueles que só se devem prever.

| 17/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 526 – Os loucos nos extremos.

O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.

| 19/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 522 – Merdades e Ventiras

A produção de Merdades, hoje fake news, que se torna cada vez mais sofisticada, trazendo para nós uma responsabilidade gigantesca de filtrar, selecionar e consumir informação que seja pertinente, transparente e verdadeira. Não é fácil.

| 05/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 513 – A lei de Gresham cultural

Existe um princípio econômico chamado Lei de Gresham, atribuída a Sir Thomas Gresham, conselheiro da Rainha Isabel I de Inglaterra, que afirmou em 1558 que “a moeda má expulsa a moeda boa”.

| 05/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 508 – O mais do mesmo

TikTok está aos poucos estragando todas as plataformas digitais. O Twitter criou recentemente uma timeline baseada em vídeos curtos. O Instagram mudou completamente a proposta inicial para vídeos curtos e stories em vídeos.

| 18/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 500 – Os mortos-vivos

Esse é o preço da liberdade: conviver com gente com quem não concordamos. Ouvir os maiores absurdos. Assistir gente ignorante, maldosa e até mesmo canalha, pintando e bordando na internet.

| 20/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 483 – Tenho amigos. Tenho?

Você se importa? Então entre no jogo com algo além de um “muito bem!”.

| 22/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 481 – Caçando Mamãe Falei

Jovens impetuosos. Alguns com esqueletos no armário, sem casca grossa, sem manha, sem experiência política, achando que, no grito, levam o que querem. Pois é.

| 15/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 473 – O Paradoxo do Dadinho

É a mesma coisa, modernizada, com processos de fabricação mais eficientes, com controles que nem se sonhava 50 anos atrás. Mas ficou melhor?

| 18/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 469 – O idoso

O corpo envelhece de um jeito, a mente de outro.

| 04/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 467 – Chega de palminhas

O ato de compartilhar é um ato de generosidade. Não é um favor que você faz para quem originou o post, mas para as outras pessoas que vão acessá-lo. E isso implica numa tremenda responsabilidade.

| 25/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 463 – Preto ou branco

Ao atribuir intolerância apenas para um lado, você automaticamente encerra o debate, tornando-se o indivíduo para quem nenhuma discussão é possível porque seus oponentes são perigosíssimos “istas”.

| 11/02/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 460 – De volta para o passado

Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.

| 31/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 459 – Velhos problemas

O economista italiano Amilcare Puviani publicou seu livro “Teoria da IlusãoFiscal”, onde explica que os governos criam estratégias para arrecadar impostos sem que a gente perceba. E ele faz uma lista:

| 28/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 447 – Oitocentos

Esta semana colocamos no ar o episódio número 800 do Podcast Café Brasil. Oi-to-cen-tos! Sabe o que significa oitocentos semanas? Mais de 15 anos ininterruptos, algo como 400 horas de conteúdo! Você precisaria de quase 17 dias seguidos para ouvir todos os 800 episódios lançados desde 2006. Não é mole..

| 19/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 443 –  O crime nosso de cada dia

A sociedade norte americana está doente. E eles somos nós, amanhã.

| 03/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 442 – Por que cultura é boa?

A cultura é boa porque influencia diretamente a forma como nosso cérebro processa a informação.

| 29/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 439 – O melhor investimento da Black Friday

Uma coisa é comprar um televisor. Outra é adquirir cultura!

| 19/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 429 – Minha tribo

E no limite, a violência, o xingar, o ofender, o ameaçar, passa a dar… prazer.

| 15/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 428 – A cultura da reclamação

O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua tribo. E quem abraça causas de outra tribo, se transforma nos tais “eles”, aqueles agentes “do mal” que precisam ser exterminados, pois ameaçam nossa tribo, a tribo de gente “do bem”.

| 11/10/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 423 – Capital social? Só se der lucro.

Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”

| 24/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 417 – We are the world

Os esforços tão valiosos dos artistas e de todos que compraram o disco, pouco ou nada adiantaram.

| 03/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 409 – Se atirou

E se ele tivesse enfrentado seus problemas com humor?

| 06/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 407 – A teoria do valor subjetivo

Trocar um apartamento por um automóvel? Como assim?

| 30/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 380 – Minha vida naquela rua

Não existe para mim essa história de “encerrar as atividades”. Isso nem passa pela minha cabeça.

| 26/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 377 – Uma onda de crimes

“Notícia” é tudo aquilo que o jornalista ou editor quiser que seja.

| 16/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 371 – Infantilize o debate

Cada um entende como pode, e infantilizar o debate só piora a situação.

| 26/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 370 – Os ambulantes da rua Bresser

Difícil é quem tem acesso ao IFood, Netflix e supermercados, entender que a vida, uh, sempre encontra um caminho.

| 22/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 361 – Big Brother Brasil-sil-sil

Tudo o que é possível de ser tornado coletivo em grande escala, traz o sagrado dentro de si.

| 19/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 356 – O problema são os outros

Talvez seja necessário parar para pensar um pouco: bons exemplos não são suficientes, o que precisamos é mudar a forma como vemos os outros.

| 01/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 354 – Abaixo de zero

Sem um propósito, a saída é aguardar a morte suave chegar.

| 25/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 352 – O drama da esquina

Não espere os grandes dramas nacionais para agir.

| 18/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 346 – O homem foguete

Uma homenagem aos que não se entregaram ao medo que paralisa, e tiveram a coragem de assumir riscos mesmo com informações fragmentadas ou incompletas.

| 28/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 341 – O hiato da aspiração

Todo mundo tem um hiato da aspiração, a diferença de onde está para onde quer chegar.

| 11/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 329 – Nós temos a força

Cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado.

| 30/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade

Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar pânico .

| 23/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 323 – Liberdade não tem preço

Quanto vale a sua liberdade?

| 09/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 321 – Motivo

Cecília Meirelles tem um poema maravilhoso chamado… Motivo.

| 02/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 320 – IV Sarau Café Brasil

Um convite para o IV Sarau Café Brasil

| 28/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra

É exatamente como um pintor, um escultor, um músico escrevendo uma partitura.

| 11/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 311 – As bactérias

Está chegando a hora das bactérias.

| 28/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 307 – O Otário

Quase não há mais espaço para o deleite.

| 14/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 302 – Tenho pressa

Houve um tempo em que as narrativas eram feitas dentro de nossos círculos familiares e de amizades.

| 27/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 301 – O Coronismo

O Coronismo é um veneno que só tem serventia para os canalhas.

| 24/07/2020 - Luciano Pires
Comunicado Café Brasil e Omnystudio

Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez seja a maior mudança dos podcasts da família Café Brasil. Obrigado a você que continua conosco.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 299 – O genocídio

Aprenda o que significa genocídio e pare de usar o termo feito um ignorante.

| 17/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 298 – Jogando luz sobre a incerteza

Os dias de incertezas que hoje vivemos, estão repletos de riscos, mas também de oportunidades.

| 13/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho

Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus caros. Uma que não tem retorno.

| 03/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria

Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse Confraria.cafe e faça sua assinatura.

| 29/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele

Qual janela você escolheu para ver o mundo?

| 22/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 289 – Sem futuro

Preste mais atenção às ameaças é nossa herança evolucionária.

| 12/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 284 – A polarização de araque

Assistir a rinha de galos diária tem o mesmo efeito que o mortômetro das redes de televisão: você começa a crer que o mundo vai acabar.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 25/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 283 – COVID 20

Precisamos reconhecer quem fez um bom trabalho e punir, mesmo que apenas com o ostracismo político e social, os criminosos e incompetentes.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 22/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 280 – A esperança

Vivemos na era mais pacífica da história da humanidade, mais confortável, com menos pobreza, mais saúde e harmonia. Nunca houve uma época assim.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 11/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 279 – A ameaça do inferno e a recompensa do céu

O terror nosso de cada dia.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 277 – Abrace uma causa

O objetivo deste Cafezinho é tratar das escolhas que cada um deve fazer para ajudar quem precisa. De forma racional, do jeito que você pode, com as armas que você tem, como uma missão, como uma atitude que faz parte daquela arte que anda tão abalada: a vida em sociedade. Em harmonia.

| 01/05/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 275 – Nove anos atrás…

Lá se vão nove anos. De lá para cá, foram dezenas de milhões de downloads e um trabalho insano abrindo caminhos para o podcast no Brasil.

| 24/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 274 – Depois da Pandemia

Os sustos e traumas destes dias intensos são um gigantesco processo de depuração.

| 20/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live

Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

| 27/03/2020 - Luciano Pires
CAFEZINHO 266 – O QUE NÃO SE VÊ

Neste momento em que para deter uma epidemia os planejadores congelam completamente as cadeias logísticas de suprimentos, de medicamentos e até de alimentos, ler Bastiat faz explodir os miolos.

| 23/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 259 – Coronavirus e as vizinhas

Tuberculose, Hepatite, HIV, Gripe, Malária, Meningite, Cólera, Raiva, Febre Amarela e Dengue, suas vizinhas, matam por ano muito, mas muito mais que qualquer Coronavirus.

| 28/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 247 – Compartilhe!

Sobre o hábito de compartilhar aquilo que vale a pena.

| 17/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 246 – Setecentos

São 74 minutos de puro deleite.

| 13/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 242 – 1700 anos

Que seu 2020 seja justo.

| 30/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 239 – O número 1

Um podcast brasileiro reinando na terra dos gringos!

| 20/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 236 – Farinha Pouca

Separe os temas importantes e urgentes para este momento crucial do Brasil

| 09/12/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 228 – O medo permanente

Enquanto destruíam nosso sistema de justiça criminal estávamos ocupados trabalhando, criando nossos filhos e pagando boletos.

| 11/11/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 221 – Desemprego Qualificado

A escassez de talentos está se transformando em realidade para uma grande quantidade de empresas no mundo todo, e se agravará nas próximas décadas.

| 18/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 219 – Brasil recusado na OCDE

Para essa gente, o Brasil não pode dar certo.

| 10/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 210 – Gosto médio

Vida em sociedade implica no exercício diário da política, da negociação, da concessão. Mas tenho minhas dúvidas…

| 09/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 208 – O Mas

Preste atenção em quem usa o “mas” como desculpa ou como negação.

| 02/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 207 – As Tiriricas

Cerca de vinte anos atrás, Orlando Villas Boas fez uma profecia que está se tornando realidade.

| 30/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 198 – Infraestrutura

Fechei com minha palestra O Meu Everest as comemorações dos 159 anos do Ministério da Infraestrutura em Brasília. Na plateia, cerca de 120 a 150 pessoas da equipe do Ministério, dos mais humildes aos mais graduados.

| 29/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 197 – Quantidade e qualidade

Quantidade de seguidores, de ouvintes ou de curtidas, é uma medida burra para quem quer associar suas marcas.

| 26/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 194 – O banco

E aquele monte de dinheiro à minha disposição? Esqueça. Não é para meu bico.

| 15/07/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 185 – O princípio Eisenhower

Dê uma olhada nas pautas em discussão nas mídias. Veja o que ocupa espaço e você verá nossa dificuldade em separar o urgente do importante.

| 14/06/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 176 – Gostou? Compartilhe.

Gostou? Compartilhe! Só assim, fazendo a nossa parte, criando e compartilhando conteúdo pertinente, podemos nos livrar da ditadura da baixaria, do irrelevante, do medíocre.

| 13/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 174 – Presunção de honestidade

Confiança e reciprocidade. É disso que a presunção de honestidade trata.

| 06/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 168 – O que nos define

O que nos define são os adversários que vencemos.

| 15/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 167 – Monstros da negatividade

“O otimista é o pessimista bem informado”, lembra disso? Essa frase arrogante foi dita por um monstro da negatividade.

| 12/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 165 – Moralfabetismo

Vivemos tempos de autonomia moral, onde cada indivíduo é incentivado a utilizar sua própria visão de mundo, e tudo fica cada vez mais relativo.

| 05/04/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 156 – O que é que aconteceu com o carnaval?

O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 154 – Pegando no pé

A extrema imprensa não perdoa quem lhe pega no pé.

| 25/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 151 – Chato à Bessa

É impressionante ver como o mundo mudou.

| 15/02/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 139 – O que não se vê

Se o IVA passar pelo Inferno de Dante do Congresso, Paulo Guedes e Bolsonaro terão feito mais pelo Brasil do que todos os mercadantes da pátria dos últimos 200 anos, somados.

| 04/01/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 136 – O novo Brasil que vem aí

Eu ouço as vozes, eu vejo as cores, eu sinto os passos de outro Brasil que vem aí

| 24/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 134 – A Síndrome de Chico Buarque

– Como é que um cara tão legal, tão sensível, tão inteligente pode defender uma barbaridade dessas?

| 17/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 127 – Eros e Thanatos

Ninguém precisa pensar, é só desligar o cérebro e deixar que os instintos comandem.

| 23/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 126 – Mais Médicos

– Mas eles estavam atendendo os brasileiros necessitados!

| 19/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 120 – Bohemian Rhapsody

Edição especial do Cafezinho, retirada do Podcast Café Brasil 275 Bohemian Rhapsody, comemorando o lançamento do filme homônimo. Um tributo ao Queen e a Freddie Mercury.

| 02/11/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras

Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

| 08/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 111 – Opinião Média

A média da opinião nunca criou inovações.

| 01/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 109 – Zeitgeist Tropical

E hoje? Qual é o zeitgeist do Brasil?

| 24/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 105 – Quem categoriza?

Quem define e categoriza o que será medido pode manipular qualquer resultado estatístico.

| 10/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 100 – Cem cafezinhos

Liberdade. Essa é a palavra que uso para definir podcasts.

| 24/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 96 – A cozinha e a lixeira

O Brasil é uma grande cozinha. Nela existe uma lixeira. Mas o Brasil não é só a lixeira.

| 10/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 88 – A Teoria da Ilusão Fiscal

Não existem soluções novas. O que existe é ignorância velha.

| 13/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 85 – Podpesquisa 2018

Acesse a Podpesquisa.com.br e ajude a montar um completo perfil dos ouvintes e produtores de podcasts no Brasil

| 01/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 84 – A sociedade da informação

Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

| 29/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 76 – Na média

Nos habituamos com a mediocridade. Com a média. E se o ambiente que nos cerca não nos desafia a usar os talentos nos quais somos ótimos, seremos o quê? Ora, cidadãos médios. Cidadãs médias…

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 74 – O valor subjetivo

Os impostos estão lá sim, altíssimos, exorbitantes, mas só explicam um terço do preço.

| 25/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 73 – Estupidez Coletiva

Não interessa determinar o que é verdade e o que é mentira. Interessa determinar o que é legítimo de acordo com os interesses do grupo. O esperto indivíduo se transforma no estúpido coletivo.

| 21/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 72 – Fake News 1

Quem julga o juiz?

| 18/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 70 – O Efeito Genovese

O comportamento de quem vê algo errado e nada faz a respeito foi chamado de Efeito Genovese, ou Efeito Espectador.

| 11/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 69 – Quatro Formas de Gastar Dinheiro

Gastar nosso dinheiro conosco; nosso dinheiro com outros; o dinheiro dos outros conosco e o dinheiro dos outros com os outros. Onde é que você acha que um gestor público, um político se encontra?

| 07/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 68 – Janelas Quebradas

Quando desaparecem a lei, o respeito, a ordem, fica evidente que a propriedade abandonada não é de ninguém, não é? Então pode tudo.

| 04/05/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 63 – Sai fora

As pessoas com as quais você anda, as fontes das quais bebe, estão te prendendo no amargo Brasil dos Pocotós?

| 16/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 59 – O que é de todos

Um país nunca será melhor do que os cidadãos que o compõe.

| 02/04/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 58 – Os diferentes

Se você é um desses radicais que discursam a favor desse separatismo social, instigando o instinto da morte e cego pela histeria política, não faz ideia dos demônios que está invocando…

| 30/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 56 – Uma dica

Olha, você vai ter de procurar por contra própria se educar nesses temas. Felizmente existe onde.

| 23/03/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 47 – Os poblema

Como as mídias sociais revelaram o tamanho do desastre que assola nossa língua portuguesa!

| 19/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 39 – Como fazer críticas nutritivas

Num cafezinho anterior falei sobre a importância de fazer críticas. E neste dou algumas dicas.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 37 – Sobre críticas

Saber avaliar as críticas é fundamental, mas saber fazê-las, é essencial.

| 15/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 36 – Velhos problemas

O Brasil não tem problemas novos.

| 12/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 35 – Pocahontas

Geração não é horóscopo. É contexto.

| 08/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 34 – Os filtros

Filtre 2018. E faça dele um ano feliz.

| 05/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 33 – O capital social

Estamos perdendo aquilo que o cientista político e professor norte americano Robert Putnan definiu como “capital social”

| 31/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 32 – É Natal

“Nada mais triste que acordar numa manhã de Natal e não ser criança.”

| 29/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 25 – Podres de mimados 2

O culto do sentimento destrói a capacidade de pensar e até a consciência de que é necessário pensar.

| 04/12/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 23 – Podres de mimados

“Para o sentimentalista, não existe criminoso, mas apenas um ambiente que não lhe deu o que devia.”

| 26/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 20 – A professora

imagine se milhares, milhões de brasileiros pensassem como a Georgia…

| 17/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 19 – Mia Couto

Mia Couto fala de umas coisas que têm sido esquecidas: honestidade, tolerância e caráter.

| 13/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 18 – Indicativa x Impositiva

Indicativa x impositiva. Uma palavrinha muda tudo…

| 09/11/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 13 – A sociedade da confiança

Quem confia nas leis não precisa quebrá-las.

| 16/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 11 – Vergulho e Orgonha

Se tenho orgulho de meu país? Sim. Mas também tenho vergonha.

| 09/10/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 5 – Pimenta Azteca

O nome disso é livre mercado, goste você de Pimenta Azteca ou não.

| 18/09/2017 - Luciano Pires
Cafezinho 4 – A intolerância

Uma organização conhecida por investir em cultura decide promover um evento que trará obras polêmicas de diversos artistas para conhecimento do público. E o bicho pega.

| 15/09/2017 - Luciano Pires