s

Todo conteúdo do Café Brasil

Iscas Intelectuais
Café Brasil 829 – Treine a mente!

O cérebro é como um músculo, se não se exercita, atrofia. E os músculos mentais não se desenvolvem sozinhos. Em vez disso, você deve treiná-los ativamente em um programa de treinamento mental estruturado e consistente. Somente fortalecendo esses músculos mentais você terá a chance de dar o seu melhor, obter os resultados desejados e alcançar seus objetivos atléticos. Vamos nessa hoje?

| 06/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 504 – (Des)honestidade intelectual

Mesmo num debate entre pontos de vista diferentes, tem de haver uma ética. Que parta do princípio de que os dois lados estão sendo honestos aos fatos. Tudo bem interpretar os fatos de forma diferente, é assim mesmo que funciona, mas eu disse in-ter-pre-tar.

| 04/07/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 503 – Quantos anos tenho?

Tenho os anos necessários para perder o medo e fazer o que quero e o que sinto.

| 01/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 828 – O catalisador

Todo mundo tem alguma coisa que quer mudar. Os marqueteiros querem mudar as opiniões de seus clientes, e os líderes querem mudar as organizações. As startups querem mudar de setor e as organizações sem fins lucrativos querem mudar o mundo, cara. Mas mudar é difícil.

No episódio de hoje, reproduziremos um Podsumário que foi distribuído exclusivamente pra assinantes do Café Brasil. Tenha bom proveito!

| 29/06/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual sobre talento

O que tinham feito suas mãos?

| 28/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 501 – Libere o elefante!

Na sociedade, o ginete são as minorias militantes que sabem que precisam visar a maioria passiva. Os elefantes.

| 24/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 827 – A complicada arte de ver – Revisitado

A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” É a partir dessa frase do poeta e pintor inglês William Blake que vamos tratar de um assunto especialmente importante: a dificuldade que a gente tem de enxergar o que vê. É isso mesmo cara, enxergar o que vê. Pensa que é fácil? Um texto de Rubem Alves vai nos ajudar a decidir onde guardar o olhar. E depois, uma história arrepiante acontecida ao final da II Guerra Mundial. Este episódio é a revisita a um episódio publicado em 2011, mas que continua, mais do que nunca, indispensável.

| 22/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 500 – Os mortos-vivos

Esse é o preço da liberdade: conviver com gente com quem não concordamos. Ouvir os maiores absurdos. Assistir gente ignorante, maldosa e até mesmo canalha, pintando e bordando na internet.

| 20/06/2022 - Luciano Pires
Arremessando Alto (Hustle) na NetFlix.

Um filme para cima, focado na busca pelo sucesso mesmo diante de repetidos fracassos, é receita certa para estes dias intensos em que todos estamos de saco cheio com as pressões, a raiva reinante, a politização de nossas vidas e esse clima de torcida para que o outro dê errado.

| 19/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 499 – Por favor, diga-me não!

Quando o “não” não vem, é substituído por um silêncio sepulcral, pela não-resposta, indica que estou recebendo o pior dos sentimentos: a indiferença. Para a pessoa, eu não existo. Fico num vácuo.

| 17/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 826 – Os fatos? Ora, os fatos…

O mundo anda mesmo louco. Vira e mexe eu encontro pessoas que eu até admirava, inteligentes e articuladas, defendendo coisas indefensáveis. Elas vão contra os fatos, acreditam em narrativas, não levam em consideração argumentos lógicos. Tudo para defender um lado.

Qual é o problema dessa gente? Bem, eu acho que tenho uma dica…

| 15/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 498 – Cuidado comigo. Sou de direita.

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.

| 13/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 497 – O caso dos comprimidos envenenados.

No próximo dia 29 de setembro, completaremos 40 anos de um crime que chocou o mundo. Naquele dia, em 1982, três mortes foram registradas por envenenamento com cianeto de potássio em um subúrbio de Chicago. Descobriu-se que os três mortos haviam tomado um comprimido de Tylenol.

| 09/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 825 – Precisamos falar sobre o medo

Coragem não é atributo apenas dos heróis. O medo é uma emoção com a qual todos lidamos, e é a forma como lidamos com ele que determina que tipo de vida levaremos. Uns algemados pela ansiedade e pavor, outros capacitados a vencer novos desafios. No entanto, passamos a maior parte do tempo tentando evitar o medo e raramente desenvolvendo a arte de dominá-lo. Isso é uma pena, viu? Porque com um pouco de esforço podemos encontrar coragem para ir além da nossa zona de conforto e enfrentar novos mundos. Vamos nessa?

| 08/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 496 – Bum! Nocaute!

Um dos grandes desafios nos nossos processos de tomada de decisão é quando os cenários mudam. Por qualquer razão. Pode ser por uma crise econômica, por uma mudança nos consumidores, pelo surgimento de uma tecnologia nova, pela aparição de um concorrente. É como quando estamos relaxados boiando na piscina e alguém faz onda. Atrapalha tudo, não é? Tem gente que se perde, e tem gente que não se aperta.

| 06/06/2022 - Luciano Pires
Planejamento Antifrágil – Aula gratuita!

Planejamento Antifrágil é a capacidade de incorporar o imponderável a nossos planos, tornando-os flexíveis para aproveitar as oportunidades que sempre surgem nos momentos de crise. É a capacidade de reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão.

| 05/06/2022 - Luciano Pires