s

Todo conteúdo do Café Brasil

Iscas Intelectuais
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo Simples (parte 1)
Alexandre Gomes

Como mencionado na lição anterior, vamos agora tratar de silogismo – que é o raciocínio mais associado à lógica.   Definição: O silogismo é um ATO DE RACIOCÍNIO pelo qual a mente percebe que, de uma relação entre duas proposições (chamadas PREMISSAS) que têm um termo em comum, necessariamente emergirá uma nova e terceira proposição […]

| 12/05/2022 - Alexandre Gomes
Café Brasil 821 – O amor que nunca morre

A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.

| 11/05/2022 - Luciano Pires
5o. Sarau Café Brasil

Depois da Pandemia, está de volta o #Sarau Café Brasil, um encontro para assinantes dos vários canais do Café Brasil, onde teremos convidados para falar de sociedade e cultura, música e uma troca de ideias nutritivas com gente interessada em crescimento pessoal e profissional. Não perca!

| 10/05/2022 - Luciano Pires
Diferentes gerações, diferentes traumas
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Inflação e crescimento: diferentes gerações, diferentes traumas “Vejo o Brasil como um país que viveria os ideais do crescimento sustentável. É o lugar mais bonito do mundo e integrar o mundo natural e a economia seria uma agenda perfeita para o Brasil. Portanto, espero que um próximo governo use o desenvolvimento sustentável como um princípio […]

| 06/05/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 487 – A ditadura de precisão

Foi-se o tempo da truculência, do tiro, porrada e bomba. Foi-se o tempo do bandido vestido de preto, com o mocinho vestido de branco. Agora o mal está dissimulado, você vive ao lado dele, acorda com ele, dorme com ele, tem aulas com ele, responde pra ele, sem perceber que é ele.

| 06/05/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 6 – Meu País, Minha Nação

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas eu acho que você já deve ter percebido que tem muita gente brigando, especialmente nas redes sociais, não é? Parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em grupos e fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.

| 03/05/2022 - Luciano Pires
Segura o Tchan
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

O Carnaval de 1996 coroou o sucesso da banda de axé É o Tchan/Gera Samba, liderada por Compadre Washington, com a música-chiclete Segura o Tchan. Além da letra – digamos – exótica, a dançarina Carla Perez chamava a atenção pelos seus – também digamos – atributos coreográficos. O grupo começou despretensiosamente e caiu na graça […]

| 02/05/2022 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 486 – Ostracismo Social neles!

“Ostracismo social”, sem precisar botar fogo em ônibus, sair na porrada com a polícia, invadir prédios públicos…. apenas a reação legítima da sociedade contra quem não demonstra dignidade no exercício de seu mandato, chamando-os pelos nomes que eles têm.

| 02/05/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 485 – Quem vai vender o Brasil?

Técnicos respeitados, quando não servem a objetivosd de uma certa elite, são tratados com falsa reverência, homenageados, aparentemente respeitados e isolados.

| 29/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: o poder da autenticidade

Coisas que só acontecem quando somos autênticos, quando temos respeito e reconhecimento pelo nosso interlocutor.

| 28/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 5 – Os ratos e o queijo

Era uma vez um bando de ratos que vivia no buraco do assoalho de uma casa velha. Havia ratos de todos os tipos: grandes e pequenos, pretos e brancos, velhos e jovens, fortes e fracos, da roça e da cidade.
Mas ninguém ligava para as diferenças, porque todos estavam juntos em torno de um sonho comum: um queijo enorme, amarelo, cheiroso, bem pertinho dos seus narizes. Comer o queijo seria a suprema felicidade… Mas um dia, qusndo o poder subiu à cabeça de alguns ratos, as coisas começaram a mudar.

| 26/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 484 – Daniel Silveira condenado

Um advogado inteligente faz o que quiser com as leis, que foram feitas por humanos e podem portanto, ser manipuladas para dizer o que o humano quiser.

| 25/04/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – EDUÇÃO (parte 4)
Alexandre Gomes

EDUÇÃO é o processo formal de tornar explícito tudo o que está implícito em dada proposição; e por conta disto, a EDUÇÃO não é um avanço no conhecimento. Nisto difere radicalmente da DEDUÇÃO, da qual o SILOGISMO é a forma. comentário importante: quando é dito que a edução não é um avanço no conhecimento, o […]

| 23/04/2022 - Alexandre Gomes
Cafezinho 483 – Tenho amigos. Tenho?

Você se importa? Então entre no jogo com algo além de um “muito bem!”.

| 22/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 818 – A cultura do cancelamento

Você sabe o que é cultura do cancelamento? Na explicação bonitinha é a remoção de apoio a indivíduos por conta de alguma opinião ou ação censurável que eles tenham omitido. Entendeu? Remoção de apoio. Essa é a explicação bonitinha. Na explicação real cara, é o linchamento público de reputações com base numa onda que pode nascer de uma indignação legítima com alguma opinião ou ato, mas que ganha vida própria e é impossível de ser interrompida, atingindo o indivíduo acusado, seus familiares, a empresa onde trabalha, os amigos e todos que tentarem de alguma forma retornar à racionalidade. Cara: isso é perigoso…

| 20/04/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 4 – Voto e Democracia

No episódio anterior, terminamos com uma pergunta: Como criar um sistema político em que seja o povo que exercita o poder? Hoje vamos falar sobre isso.

| 19/04/2022 - Luciano Pires