s

Todo conteúdo do Café Brasil

Portal Café Brasil
Trivium: Capítulo 5 – Predicáveis: Classificação e Números (parte 4)
Alexandre Gomes

Os PREDICÁVEIS representam a mais completa classificação das relações que podem ser afirmadas DE UM PREDICADO. em relação a um sujeito, TANTO QUANTO as categorias (do ser) são a mais completa classificação do ser tal como é (estou falando das categorias metafísicas de Aristóteles, já tão faladas antes nestas lições) e do ser tal como […]

| 21/01/2022 - Alexandre Gomes
Cafezinho 457 – Eu não sabia

O jornalista, crítico da mídia e filósofo amador norte-americano Walter Lippmann uma vez escreveu assim: “Não pode haver liberdade para uma sociedade que não dispõe de meios para detectar mentiras.” E parece que essa função – detectar mentiras, tornou-se fundamental para quem quer sobreviver neste mundo cada vez mais alucinado.

| 21/01/2022 - Luciano Pires
LíderCast 227 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 455 – Para pensar direito

George Orwell escreveu: “Se as idéias corrompem a língua, a língua também corrompe as idéias.”

| 14/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
A normose vai infectar seus filhos!

Para fugr da normose, a primeira coisa é expor nossas mentes a ideias distintas daquelas às quais somos expostos diariamente pelas mídias. Especialmente nossos filhos.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Formas Proposicionais A E I O (parte 3)
Alexandre Gomes

As distinções apresentadas na lição anterior são as bases da CONCEITUAÇÃO e do MANEJO das proposições. Usando a qualidade, ou tanto a quantidade quanto a modalidade, como base, TODA PROPOSIÇÃO pode ser classificada como A, E, I ou O. Logo, temos as FORMAS (estruturas, modelos) A, E, I e O quantitativas – também chamadas categóricas […]

| 07/01/2022 - Alexandre Gomes
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 802 – A Lei de Lindy

Olhe pela janela… o que restará daqui a 100 anos, de tudo que você está vendo? Quais prédios, casas, árvores, marcos estarão em pé? E no rádio, que músicas estarão sendo ouvidas? E quais filmes assistidos? O que será normal, aceitável e desejado? Nassim Nicholas Taleb, autor dos livros A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil, dá uma dica simples:  para saber quanto uma coisa não perecível vai durar, pergunte há quanto tempo ela existe. Quanto mais velha for, mais provável será que continue sobrevivendo,

Vamos nessa trilha hoje.

| 29/12/2021 - Luciano Pires
Playlist Café Brasil No Spotify

Fizemos uma playlist com muitas das músicas utilizadas no Podcast Café Brasil. Já são mais de 4 mil músicas!

| 27/12/2021 - Luciano Pires
Não olhe para cima

Não olhe para cima é uma comédia para ser levada a sério. Será que somos capazes de fazer alguma coisa para salvar a humanidade diante de uma catástrofe que coloque nossa espécie em ameaça?

| 26/12/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Características das Proposições (parte 2)
Alexandre Gomes

As PROPOSIÇÕES podem ser agrupadas por cinco características; e cada uma dessas se divide em duas classes. As cinco características são: a) referência à realidade, b) quantidade, c) qualidade, d) modalidade e, e) valor. Abaixo, uma exposição de cada uma delas. a) Referência à realidade: é a distinção FUNDAMENTAL, entre as proposições, é determinada pela […]

| 21/12/2021 - Alexandre Gomes
Cafezinho 447 – Oitocentos

Esta semana colocamos no ar o episódio número 800 do Podcast Café Brasil. Oi-to-cen-tos! Sabe o que significa oitocentos semanas? Mais de 15 anos ininterruptos, algo como 400 horas de conteúdo! Você precisaria de quase 17 dias seguidos para ouvir todos os 800 episódios lançados desde 2006. Não é mole..

| 19/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 800 – The devil in my fingers

Olha: há um bom tempo, mas um bom tempo mesmo,  eu queria fazer um Café Brasil sobre rock. Puro rock. Eu já tinha feito aquele O diabo é o pai do rock, mas eu queria mais. Eu queria ir um pouco mais longe. Eu confesso que tenho alguma dificuldade quando me perguntam qual a banda de rock que eu prefiro. Rolling Stones? Beatles? Led Zepellin? Quem sabe o Grand Funk ou The Who? Já ouvi tudo desses caras e eu tenho ele nas minhas playlists. São bandas que, ao ouvir o primeiro acorde, eu paro o que estou fazendo para curtir. Mas aí me chegou um pedido muito especial e eu resolvi atender em alto estilo. Olha, este não será um programa para ser ouvido de qualquer jeito em qualquer lugar. Tem de estar na vibe.

Hoje é rock´n roll, brother!

Segure-se.

| 15/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 799 – Essa tal meritocracia

Meritocracia, meritocracia… meritocracia… como tem gente que fala mal da meritocracia, cara. A maioria porque não sabe até hoje o que é. Eu já tratei a respeito do assunto em outros programas, na verdade foram três em sequência, os Café Brasil 460, 461 e 462. Mas o tema continua quente. Eu vou aproveitar hoje um artigo de um autor norte americano para voltar ao assunto. É indispensável.

| 08/12/2021 - Luciano Pires