s

Todo conteúdo do Café Brasil

Iscas Intelectuais
Café Brasil 928 – Preguiça Intelectual

Láááááááá em 2004 eu lancei meu livro Brasileiros Pocotó, no qual eu dizia que a pobreza cultural à qual estávamos expostos, na mídia, na escola, nas artes, levaria as próximas gerações a problemas sérios. Todos relacionados com a dificuldade de compreender a realidade, julgar e tomar decisões.
O que se viu na sequência foi a comprovação de que eu estava certo. A compreensão da leitura despencou, geração após geração. As pessoas leem menos, lembram menos do que leram e mal conseguem analisar criticamente. Se isso continuar, e não tenho visto sinais de que a tendência vai mudar, as fundações da nossa sociedade sofrerão.
Vivemos a era da preguiça intelectual.

| 29/05/2024 - Luciano Pires
Live Café Com Leite com João Kepler

João Kepler é um dos principais nomes do empreendedorismo no Brasil, e conversa sobre educação de nossos filhos. Um papo ótimo.

| 13/05/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 620 – Educação? Quem se importa?

Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.

| 19/04/2024 - Luciano Pires
Live Café Com Leite com Roberto Motta

Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, conversando com Roberto Motta sobre a educação de nossas crianças. A live foi ao ar pelo Instagram.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – Tutu Marambá

Neste episódio, Bárbara e Babica aproveitam a lenda do Tutu Marambá para falar sobre as histórias infantis, que sempre têm elementos mágicos, fabulosos e de horror. Parece que são feitas para assustar as crianças! Por que será?

| 02/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas

Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ouvintes ao programa anterior, o 917 – Os Argonautas. Teve quem gostou, teve quem não gostou. E também contaremos o que acnteceu na cidade de Cerquilho, mostrando que o projeto Café Com Leite Na Escola está caminhando e tem grande potencial.

| 20/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 314 – William Borghetti

O convidado de hoje é William Borghetti, um empreendedor com uma curiosa história de vida: depois de quebrar três negócios, acerta na mosca e, quanto tudo está muito bem, larga a empresa para se dedicar à uma paixão: dar aulas. E se transforma num estudioso da neurociência da comunicação, palestrante e professor adorado pelos alunos. Uma história sobre propósito, que tem muitos pontos em comum com minha própria vida.

| 14/03/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 74 – Trabalho em equipe

Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a importância de trabalhar em equipe e mostram os recados de diversos estudantes que trabalharam o Café Com Leite em sala de aula. Se queremos construir um país melhor, cidadãos melhores e um futuro melhor, precisamos da ação de todos.

| 12/03/2024 - Luciano Pires
Corrente pra trás

O que vai a seguir é um capítulo de meu livro Brasileiros Pocotó, lançado em 2004. Fica sendo a minha homenagem ao grande Wilson Fittipaldi, que nos deixou hoje. Foi um privilégio conviver com ele, ouvir as histórias e perceber a capacidade de perseguir um sonho de forma obstinada que ele tinha. Eu ia dizer […]

| 23/02/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 612 – Se o Facebook não protege as crianças…

Em 2021, Frances Haugen, ex-diretora do Facebook, vazou centenas de documentos internos, indicando que o Facebook sabia que o Instagram poderia afetar negativamente a saúde mental e a imagem corporal de pessoas, especialmente adolescentes. Quando Haugen falou ao Congresso dos Estados Unidos, citou uma pesquisa do Facebook que revelou que crianças e adolescentes pensam que estão lutando com problemas como bullying e imagem corporal sozinhos porque seus pais não podem ajudá-los.

Haugen declarou: “Precisamos apoiar os pais. Se o Facebook não protege as crianças e jovens, pelo menos precisamos ajudar os pais a apoiá-los”.
Precisamos ajudar os pais a apoiar seus filhos.

| 23/02/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 70 – Saci-Pererê

Neste episódio, Bárbara e Babica contam a lenda do Saci-Pererê, que é cheia de lições e faz parte da cultura do brasileiro. No conteúdo exclusivo para assinantes, falam como Monteiro Lobato abordou essa lenda, tornando-a popular em todo o Brasil. 

| 09/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 605 – Educassão Nasional

O PNE – Plano Nacional de Educação, vai definir o caminho para a educação nos próximos dez anos. E a seguir como está, teremos o aprofundamento do fosso educacional.
Temas para debate como a universalização do acesso à educação, evasão escolar, ensino técnico, utilização de recursos públicos e qualidade dos conteúdos educacionais, com medição dos índices a partir de padrões internacionais podem ser deixados em segundo plano em favor de pautas ideológicas.
É preciso ficar de olho.

| 05/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 304 – Joel Gracioso

O convidado de hoje é Joel Gracioso, que possui graduação, Mestrado e doutorado em Filosofia pela mesma Universidade de São Paulo. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo. Uma fascinante conversa sobre a importância da filosofia e como a sociedade brasileira lida com as questões morais.

| 04/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 68 – O Quociente de Inteligência

Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre o QI – Quociente de Inteligência, que foi inventado por um psicólogo chamado William Stern, lá em 1912. Falam sobre cognição, sobre “ficar inteligente” e sobre como existem diversos tipos de inteligência, que é o que faz as pessoas serem únicas.

| 12/12/2023 - Julio Bessa
Café Com Leite 67 – Matemágica2

Neste episódio, Bárbara e Babica continuam a falar sobre a importância da matemática, a diferença para a aritmética, de onde vieram os números que usamos e como quando os alunos entendem algoritmos e problemas mais profundamente, conseguem entender os fatos e resolver o problema mais facilmente. Soluções da vida real são encontradas com matemática e lógica.

| 05/12/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 66 – Matemágica

Neste episódio, Bárbara e Babica começam a falar da importância da matemática em nosso dia a dia, monstrando que a matemática é muito mais legal do que parece. Ela é como uma ferramenta mágica que nos ajuda a entender e resolver coisas no mundo.

| 28/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 296 – Renato Arakaki

No episódio de hoje temos Renato Arakaki, que é fundador e CEO da BTC – Business Training Company. Renato é um engenheiro que, muito cedo, se apaixonou pelos processos de ensino. E das aulas informais que ministrava para alunos da USP, tirou a inspiração para criar uma empresa capaz de ministrar conteúdo de alto nível nas áreas de gestão com foco no Mercado Financeiro, Consultorias Estratégicas e Trainees.

| 09/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 895 – O plantador de tâmaras

Parece que estamos enfrentando um declínio na inteligência entre gerações nos últimos anos. As causas são várias, como mudanças no ambiente social e influência de meios de comunicação passivos, além de outros fatores. O desafio é compreender essas dinâmicas para garantir que as gerações futuras não enfrentem uma queda contínua na inteligência.

| 11/10/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 61 – Ler é diversão

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam com os pais e tutores sobre como fazer da leitura um momento de diversão, criando nas crianças o saudável hábito da ler. E nos extras para assinantes, ensinam a montar um cantinho de leitura.

| 10/10/2023 - Luciano Pires
O extraordinário legado de Walt Disney
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O extraordinário legado de Walt Disney  “Nada define com tanta visibilidade os parques da Disney como a cordialidade e o comprometimento dos nossos membros do elenco ao longo dos anos e a apreciação que os convidados sentem pelo modo como são tratados.” Michael Eisner   “Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”  “A vida […]

| 04/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite 60 – Viva a leitura

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre a importância dos livros e anunciam uma novidade: uma área só com livros infantis na livrariacafebrasil.com.br/cafecomleite.

| 03/10/2023 - Luciano Pires
LíderCast 290 – José Teiga Jr

No episódio de hoje temos José Teiga Júnior, um advogado que nunca advogou, mas com espírito empreendedor criou diversas empresas, atuando no segmento de vidros automotivos e no mercado de capitais. Até que se aventurou a construir uma escola e… pronto! Teiga começou com a idealização e construção do Colégio Dom Henrique, em Osasco e um dia o bichinho da educação o mordeu.

| 28/09/2023 - Luciano Pires
Ilhas de excelência
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Ilhas de excelência   “Do Dante Alighieri sairão Os mais valorosos pioneiros, Que pela taba espalharão Como galhardos vanguardeiros Todo o saber de Sul a Norte, E a Pátria neles sentirá Todo o valor da gente forte, Que pela gleba marchará.”   Do hino do Dante Alighieri (Versos: Aplecina do Carmo Música: Maestro Salvador Callia) […]

| 25/09/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Utilidade ou Valor do Silogismo (parte 8)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Há quem diga que todas as variações e formas do silogismo apresentadas não representam AVANÇO NO CONHECIMENTO, pois a conclusão já está contida na premissa MAIOR, e (a conclusão) tem de ser conhecida ANTES que a premissa MAIOR possa ser declarada. Entre os que dizem o que escrevi acima está John S. Mills e outros […]

| 24/08/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Leitura e repertório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Leitura e repertório “Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Pedro Bom Jesus   Entre outras coisas, aproveitei o fim de semana para ler o relatório de atividades de 2022 do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, um think tank que completou 35 anos no ano […]

| 23/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite 54 – Monteiro Lobato

Neste episódio, Bárbara e Babica apresentam José Bento Renato Monteiro Lobato, que foi um famoso escritor e editor brasileiro, reconhecido como um dos pioneiros da literatura infantil no país. E proveitam para dar uma passadinha pelo Sítio do Pica Pau Amarelo.

| 08/08/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Inferência Analógica e Oposição mediata (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

INFERÊNCIA ANALÓGICA ou RACIOCÍNIO POR ANALOGIA: Esta é uma forma de inferência baseada na similitude. a conclusão de uma INFERÊNCIA ANALÓGICA pode ser apenas provável,   Se o argumento (inferência) for provado, então deixa de ser analógico. Pois a analogia é um modo de inferência que já levou a muitas descobertas científicas. Por exemplo, Benjamin […]

| 07/08/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 283 – Adriana Martinelli

No episódio de hoje trazemos Adriana Martinelli, que tem mais de 25 anos de experiência em gestão de programas educacionais, desde concepção, implantação, avaliação e sistematização. Adriana se dedica ao desenvolvimento de estratégias inovadoras para metodologias de ensino com utilização de tecnologias de comunicação e informação.

| 27/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 100 – Neide dos Santos – Revisitado

Alguns episódios do LíderCast foram marcantes, e com o tempo ficam esquecidos no feed. Achamos que eles precisam ser ouvidos por quem não os ouviu, e até mesmo ouvidos novamente por quem foi por eles impactado tempos atrás. São histórias inspiradoras demais para ficarem esquecidas. 
Então, de quando em quando, relançaremos um episódio, começando hoje com o clássico LíderCast 100, publicado originalmente em 2018, que conta a impressionante história da Neide Santos, uma guerreira admirável. 
Prepare-se. Ninguém sai inteiro dele.

| 29/06/2023 - Luciano Pires
Assine o Boletim da Liberdade

O Café Brasil e o Boletim da Liberdade, um site jornalístico profissional que tem como diferencial a missão de cobrir a liberdade, firmaram uma parceria de conteúdo. 
O Boletim da Liberdade dedica-se a tudo aquilo que atinge, direta ou indiretamente, a LIberdade, pelo lado positivo ou negativo. Nesse contexto, o Boletim explora, principalmente, as áreas da política, da economia e da cultura.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo MODO (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As formas A, E, I ou O (lembra delas?) das três proposições componentes CONSTITUEM (forma) o modo de um SILOGISMO. O modo é designado por essas letras dispostas em ordem DEFINIDA e CONVENCIONAL (ou seja, uma ordem escolhida antes e combinada como padrão por professor e aluno) Eis a ordem:  a premissa menor  a premissa […]

| 19/05/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium Capítulo 7 – Regras do Silogismo (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

(vamos levar a sério esse retorno às postagens, não é? Segue o esquema quinzenal, a cada 15 dias, um texto novo!)   Bem, não há outra maneira de expor essas regras além de enumerá-las. Algumas regras são auto-evidentes, dispensando exemplos detalhados, outras serão consequência (corolário) de outras, daí a referência será feita. E, por favor, […]

| 05/05/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 269 – Rossandro Klinjey

No episódio de hoje trago Rossandro Klinjey, que é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Rossandro é autor de vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Nossa conversa trata de comportamento, de educação, da vida em sociedade em tempos caóticos. Um baita papo.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 865 – Uma pitada de estoicismo

Neste mundo enlouquecido, como é possível viver uma “boa vida”? Como fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, ao mesmo tempo aceitando que muito está fora do nosso controle? Essas são questões centrais de uma linha filosófica chamada estoicismo, criada há mais de 2 mil anos e que ainda ajuda a gente a encarar as dificuldades da vida contemporânea.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
A ética e a inteligência artificial
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A ética e a inteligência artificial   “O professor Christian Terwiesch, da Universidade de Wharton, aplicou o exame final do Master in Business Administration (MBA) de sua universidade, além do Exame de Ordem (uma espécie de “prova da OAB” nos EUA) e também do Exame de Licenciamento Médico dos Estados Unidos (USMLE). Em todos os […]

| 10/03/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 253 – Zetti

No episódio de hoje, recebemos Armelino Donizetti Quagliato, o goleiro Zetti, campeão Mundial de Clubes, da Libertadores, que marcou época jogando principalmente no Palmeiras e São Paulo. Zetti foi Campeão Mundial pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994, e neste episódio conta muitas histórias de uma carreira marcada por uma palavra: resiliência.

| 22/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 19/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 549 – Neymar Venceu

“O tornozelo dói, é difícil carregar o próprio corpo numa prorrogação. A 10 de Pelé pesa uma tonelada. O time adversário está inteiro no seu campo de defesa. Ele pára a bola no meio de campo de frente para 11 adversários, o local mais arriscado de se estar, rapidamente arranca pelo meio, a jogada mais improvável, o caminho mais difícil. Tabela uma, duas vezes, foge do marcador faltoso, dribla o goleiro e finaliza. Inacreditável!”

| 13/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 12/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 25 – O valor do dinheiro

O primeiro passo para aprender sobre dinheiro e finanças, é entender o que é dinheiro. E o valor do dinheiro. Falamos um pouco nos episódios anteriores, mas hoje vamos mergulhar mais fundo nos conceitos, tá bem?

| 29/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!

| 14/11/2022 - Luciano Pires
Globalização, futebol e competitividade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Globalização, futebol e competitividade  Copa do Mundo do Catar   “Quando o Mundial começou, pendurei na porta da minha casa um cartaz que dizia: Fechado por motivo de futebol. Quando o retirei, um mês depois, eu já havia jogado 64 jogos, de cerveja na mão, sem me mover da minha poltrona preferida.” Eduardo Galeano   […]

| 12/11/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 250 – Emanuel Pessoa

O convidado de hoje Emanuel Pessoa, advogado cearence com formação em Harvard, que tem uma visão crítica do segmento político, econômico e, especialmente, judiciário brasileiro. Falamos da judicialização da política e politização do judiciário, de ESG e de medidas – especialmente reformas – que precisamos fazer se quisermos que o Brasil dê certo.

| 10/11/2022 - Luciano Pires
LíderCast 245 – José Salibi Neto

O convidado de hoje é José Salibi Neto, que sai das quadras de tênis para se tornar um dos maiores empreendedores da área da educação corporativa no Brasil… Ou melhor, no mundo, com a constituição da HSM. Uma conversa fascinante sobre liderança, com alguém que mantém contato com as maiores mentes que estudam liderança e administração no planeta.

| 06/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 836 – Escola Sem Partido

No começo dos anos 2000 um pai preocupado resolveu fazer alguma coisa para combater a doutrinação ideológica que seus filhos vinham sofrendo nas escolas em Brasília. E ali nasceu um movimento que terminou até como pauta das eleições presidenciais de 2018. E um dia, o movimento puf! Acabou. Acabou? É essa história que contamos aqui hoje.

| 24/08/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 14 – Ainda nossos super-heróis

A gente vem falando de valores, princípios e moralidade nos episódios anteriores, e acabamos tratando dos Super-Heróis! Essas histórias de heróis e vilões com poderes fantásticos parecem muito distantes de nossas vidas, não é?  Mas se olharmos com cuidado, por trás das capas e das tramas diabólicas para conquistar o mundo, podemos ver a nós mesmos refletidos nesses personagens. As questões morais e éticas que os heróis são forçados a enfrentar podem ajudar a esclarecer preocupações da vida real. 

| 23/08/2022 - Luciano Pires
LíderCast 238 – Miguel Nagib

Hoje o convidado é Miguel Nagib, o homem que criou em 2004 o Movimento Escola Sem Partido que causou um enorme reboliço entre os diversos tons do espectro político. Uma história fascinante mostrando que se uma andorinha só não faz verão, pode provocar ventanias.

| 18/08/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 13 – Super-heróis que amamos

Nós começamos a falar sobre os Super-Heróis da Marvel e da DC, e ficamos curiosos para conversar sobre a importância deles para nossas vidas.

| 16/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 513 – A lei de Gresham cultural

Existe um princípio econômico chamado Lei de Gresham, atribuída a Sir Thomas Gresham, conselheiro da Rainha Isabel I de Inglaterra, que afirmou em 1558 que “a moeda má expulsa a moeda boa”.

| 05/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 511 – Estupidez induzida

Ter acesso à informação não vale de nada se não temos instrumentos intelectuais para transformar essa informação em conhecimento.

| 29/07/2022 - Luciano Pires
Nós do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Nós do Brasil  Nossas heranças e nossas escolhas “No Brasil, o futuro de uma criança está em grande parte determinado pelas condições socioeconômicas de sua família no momento do nascimento. […] Como nascer em uma família rica ou pobre não é resultado de mérito, e sim da sorte, a loteria da vida é o principal […]

| 13/07/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 829 – Treine a mente!

O cérebro é como um músculo, se não se exercita, atrofia. E os músculos mentais não se desenvolvem sozinhos. Em vez disso, você deve treiná-los ativamente em um programa de treinamento mental estruturado e consistente. Somente fortalecendo esses músculos mentais você terá a chance de dar o seu melhor, obter os resultados desejados e alcançar seus objetivos atléticos. Vamos nessa hoje?

| 06/07/2022 - Luciano Pires
Arremessando Alto (Hustle) na NetFlix.

Um filme para cima, focado na busca pelo sucesso mesmo diante de repetidos fracassos, é receita certa para estes dias intensos em que todos estamos de saco cheio com as pressões, a raiva reinante, a politização de nossas vidas e esse clima de torcida para que o outro dê errado.

| 19/06/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite – 08 – Hoje é dia de festa

Neste episódio que celebra o encerramento da primeira temporada, vamos usar várias mensagens que recebemos das crianças.

| 17/05/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo Simples (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Como mencionado na lição anterior, vamos agora tratar de silogismo – que é o raciocínio mais associado à lógica.   Definição: O silogismo é um ATO DE RACIOCÍNIO pelo qual a mente percebe que, de uma relação entre duas proposições (chamadas PREMISSAS) que têm um termo em comum, necessariamente emergirá uma nova e terceira proposição […]

| 12/05/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 488 – Quanta porcaria.

Parece que estamos sob um surto psicótico planetário, que destruiu completamente nossa capacidade de dar valor àquilo que tem valor. Valor passou a ser atributo dado pelo mercado, e só pelo mercado, às porcarias que ele quer vender pra você.

| 09/05/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – EDUÇÃO (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

EDUÇÃO é o processo formal de tornar explícito tudo o que está implícito em dada proposição; e por conta disto, a EDUÇÃO não é um avanço no conhecimento. Nisto difere radicalmente da DEDUÇÃO, da qual o SILOGISMO é a forma. comentário importante: quando é dito que a edução não é um avanço no conhecimento, o […]

| 23/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 483 – Tenho amigos. Tenho?

Você se importa? Então entre no jogo com algo além de um “muito bem!”.

| 22/04/2022 - Luciano Pires
Contribua com o Podcast Café Com Leite

Lançamos um Crowdfunding para financiar a produção da Temporada 2022 do Podcast Café Com Leite.

| 17/04/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: quanto vale um mentor?

Um mentor não se mede pela quantidade de ensinamentos, pelo talento ou pela capacidade de ensinar. Se mede pela forma como ele explicita como você é importante para ele.

| 11/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 479 – Professor que humilha aluno é o quê?

Tem de ter empatia ou a receita não funciona.

| 08/04/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – OPOSIÇÃO (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES estão em oposição quando têm a mesma matéria, isto é, QUANDO TÊM O MESMO SUJEITO e o MESMO PREDICADO, mas diferem na forma, ou seja, em qualidade, quantidade ou modalidade ou em duas destas. Lembre que QUALIDADE se refere a proposições AFIRMATIVAS e NEGATIVAS; QUANTIDADE se refere a proposições TOTAIS ou PARCIAIS; e […]

| 07/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 816 – Leve a sério e educação dos filhos

Quando avisei que lançaria o podcast Café Com Leite, a Bruna Torlay imediatamente me convidou para uma live. E a conversa discorreu sobre conteúdos para crianças e jovens, sobre a vida em sociedade, sobre questões básicas de quem quer crescer com qualidade e observando os valores morais que constroem uma sociedade sadia. Vamos nessa hoje.

| 06/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 815 – Redes sociais: bem ou mal?

Passar tempo nas redes sociais tornou-se quase um modo de vida para a maioria dos adultos – passando por vídeos de gatos fofinhos e danças malucas que prendem a atenção por horas… Mas será que é saudável que seus filhos tenham os mesmos hábitos, hein? E como você sabe se eles estão seguros nas mídias sociais? Existem alternativas? A reflexão de hoje é sobre esse tema e também para anunciar o nascimento do caçula da família Café Brasil: o Café com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 1 – Chicken Little

Uma fábula que nos ensina muito sobre como nos protegermos das fake news.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Assista aqui ao lançamento do Podcast Café Com Leite

Assista o evento de lançamento do Podcast Café Com Leite – o podcast para jovens que querem pensar.

| 29/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 476 – Deixe de ser um obeso intelectual

Mostrando uma forma interessante de tratar do consumo de conteúdos que recebemos diariamente. É como se fosse um nutricionismo intelectual.

| 28/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 475 – O mal que espreita seus filhos

Tem gente demais interessada em manter o mal nas sombras.

| 25/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – CONJUNÇÃO (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As RELAÇÕES das PROPOSIÇÕES são quatro: Conjunção; Oposição; Inferência (edução)* Silogismo * um aviso aos leitores que por acaso têm uma edição do Trivium da Ir. Miriam Joseph, há um erro de impressão que talvez confunda um pouco. No livro está escrito “dedução”. Ambas palavras têm o mesmo sentido, mas é bom avisar. Cada uma […]

| 21/03/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 471 – Café Com Leite

Estamos lançando um novo podcast, o Café Com Leite, focado no público infanto juvenil. Trataremos crianças como cidadãs, não como incapazes.

| 11/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – Introd. às Relações de Proposições Simples (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Desde os tempos de Aristóteles, reconhece-se que a LÓGICA e a RETÓRICA, como artes da composição, têm em comum a invenção e a disposição.   A invenção é a arte de DESCOBRIR MATERIAL PARA O RACIOCÍNIO ou DISCURSO.   A disposição é a arte de RELACIONAR ou ORDENAR com PROPRIEDADE O MATERIAL.   Na LÓGICA, […]

| 07/03/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Conteúdo Proposicional e Símbolos Gramaticais (parte final)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O conteúdo proposicional pode ser simbolizado através de (1) uma frase declarativa simples, (2) de uma frase declarativa complexa, (3) de uma frase declarativa  COMPOSTA, ou ainda, em raras circunstâncias, por meio de (4) uma “não frase” . Agora que elenquei uma boa quantidade de possibilidades em que frases são construídas, vou buscar apresentar com […]

| 21/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Frases e Proposições (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Símbolos Gramaticais e Proposições Se uma proposição é simbolizada por uma frase, esta precisa ser uma FRASE DECLARATIVA. Uma frase não declarativa (ex. ordem, prece, desejo, pergunta ou exclamação) não pode simbolizar uma proposição, POIS NÃO É VERDADEIRA NEM FALSA; uma frase não declarativa expressa volição, não cognição, e, portanto, não tem STATUS na lógica, […]

| 07/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 228 – Bruna Torlay

Hoje a convidada é Bruna Torlay, professora de filosofia, diretora de conteúdo da Revista Esmeril e comentarista da rádio Jovem Pan. Uma conversa sobre cultura, política e sociedade que deve deixar uns aí nervosos.

| 03/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 807 – O demolidor

“O que você realmente faz para não ser um idiota, nem ser feito de idiota, hein? Bom, talvez esta seja um pouquinho mais difícil. Talvez você precise de um momento de reflexão e autoanálise.”
Bem, o programa de hoje é dedicado aos que se consideraram idiotas e buscaram um jeito de sair dessa condição. Este Café Brasil é uma homenagem a um demolidor de idiotas.

| 02/02/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Predicáveis: Classificação e Números (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Os PREDICÁVEIS representam a mais completa classificação das relações que podem ser afirmadas DE UM PREDICADO. em relação a um sujeito, TANTO QUANTO as categorias (do ser) são a mais completa classificação do ser tal como é (estou falando das categorias metafísicas de Aristóteles, já tão faladas antes nestas lições) e do ser tal como […]

| 21/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 226 – Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer

No programa de hoje temos Leticia Zamperlini e Cristian Lohbauer. Letícia é vice-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, membro do Conselho Superior do Agronegócio e fundadora do movimento @deolhonomaterialescolar que tem como objetivo revisar os conteúdos escolares e, dessa forma, oferecer aos alunos dados mais concretos sobre a realidade desses setores.

| 20/01/2022 - Luciano Pires
Café com Leite – Episódio piloto

Este é o episódio piloto de um velho sonho, o Café Brasil com Leite, uma versão do Podcast Café Brasil voltada para crianças e jovens.

| 11/01/2022 - Luciano Pires
Vem aí o Café Com Leite!

Começamos 2022 expandindo o alcance das mensagens do Café Brasil para quem vai construir este país no futuro: nossos filhos.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
O que é que seus filhos andam ouvindo?

Fomos buscar no acervo do Café Brasil conteúdo que ajude a garotada a se preparar para entrar no universo adulto. O da responsabilidade.

| 10/01/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Formas Proposicionais A E I O (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As distinções apresentadas na lição anterior são as bases da CONCEITUAÇÃO e do MANEJO das proposições. Usando a qualidade, ou tanto a quantidade quanto a modalidade, como base, TODA PROPOSIÇÃO pode ser classificada como A, E, I ou O. Logo, temos as FORMAS (estruturas, modelos) A, E, I e O quantitativas – também chamadas categóricas […]

| 07/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Características das Proposições (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES podem ser agrupadas por cinco características; e cada uma dessas se divide em duas classes. As cinco características são: a) referência à realidade, b) quantidade, c) qualidade, d) modalidade e, e) valor. Abaixo, uma exposição de cada uma delas. a) Referência à realidade: é a distinção FUNDAMENTAL, entre as proposições, é determinada pela […]

| 21/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Proposições e sua Expressão Gramatical (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

DEFINIÇÕES E DISTINÇÕES Proposição e relação de termos. A proposição AFIRMA uma relação de termos. Em uma estrutura de palavras compostas de: um sujeito, uma cópula e um predicado. Os termos (sujeito e predicado) são a matéria da PROPOSIÇÃO; a cópula (termo restante) que relacionou os dois primeiros termos constitui a forma da PROPOSIÇÃO. Proposição […]

| 07/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 442 – Por que cultura é boa?

A cultura é boa porque influencia diretamente a forma como nosso cérebro processa a informação.

| 29/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Tipos e Regras de Divisão Lógica (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Antes de tratar das regras da divisão lógica – pois pode parecer mais importante saber as regras de divisão que os tipos de divisão – será útil revisar alguns tópicos já tratados para melhor entender as regras. Lembra dos ELEMENTOS da DIVISÃO LÓGICA? o todo lógico; a base  – ou princípio – fundamental; e os […]

| 21/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 4 – Divisão (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A DIVISÃO é uma  ferramenta do pensamento extremamente VALIOSA. Platão colocou o seguinte comentário vindo de Sócrates: “… Eu também sou amigo desta maneira de compor e DECOMPOR as idéias É A MELHOR maneira de APRENDER A FALAR e a PENSAR” No trecho acima note que Sócrates aponta o valor da habilidade em DIVIDIR os […]

| 07/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 4 – Regras de Definição (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Para cumprir a função de DEFINIÇÃO, esta deve atender alguns requisitos. Do contrário, será apenas enrolação ou retórica vazia. Os requisitos são: 1. CONVERSÍVEL em relação ao sujeito, à espécie e ao termo por definir. A CONVERSIBILIDADE é o teste de uma definição. Uma declaração é conversível se for igualmente verdadeira com o sujeito […]

| 21/10/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O Brasil e o Dia do Professor
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O Brasil e o Dia do Professor Aulinha de dois mil réis Apesar das frequentes notícias que vêm a público, dando conta do elevado grau de corrupção existente em nosso país, e da terrível consequência disso em termos de desvio de recursos que poderiam ser aplicados em educação, saúde, segurança, infraestrutura etc., gostaria de homenagear […]

| 15/10/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 428 – A cultura da reclamação

O ser humano, naturalmente, só confia em membros de sua tribo. E quem abraça causas de outra tribo, se transforma nos tais “eles”, aqueles agentes “do mal” que precisam ser exterminados, pois ameaçam nossa tribo, a tribo de gente “do bem”.

| 11/10/2021 - Luciano Pires
Olímpica expectativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Olímpica expectativa “O esporte tem o poder de unificar, passar uma imagem de paz e resiliência, e nos dá esperança de seguir nossa jornada juntos.” Thomas Bach (Presidente do Comitê Olímpico Internacional)   Com um ano de atraso em relação à data prevista e depois de muita celeuma envolvendo a conveniência de sua realização em […]

| 23/07/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 405 – O babaca

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?

| 23/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 397 – O último da fila.

O sistema trata os inovadores como um corpo estranho e faz tudo para expulsá-los.

| 25/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo

Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.

Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?

| 16/06/2021 - Luciano Pires
Qual é o problema mais grave do Brasil?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Qual é o problema mais grave do nosso país?   Vão dizer que é a corrupção. Vão dizer que é a criminalidade. Que é a desigualdade social, a qualidade dos nossos políticos, a ignorância da nossa elite.   Todas essas respostas estão corretas, mas não vão à raiz da questão. É preciso ver para onde […]

| 02/05/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy

E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não é? E não é de hoje. Para todo lado aparecem especialistas com a solução que jamais é implementada. O discurso é ótimo cara, mas o resultado é pífio. Pois eu fui buscar alguém que vem do universo corporativo, de um mundo focado na gestão e na eficiência, para contribuir com a solução para esse nosso carma. Neste episódio, mais um da série LíderCast, trago Ilona Becskeházy, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, para discutir o assunto.

| 21/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Richard Feynman desancando a universidade brasileira… de 1951
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Como acabar com o mito de que a educação brasileira dos anos 50 tinha boa qualidade…   Em 1951, o físico norte-americano Richard Feynman (que posteriormente ganharia o Nobel de Física) veio lecionar no Rio de Janeiro (ele tinha uma simpatia genuína pelo Brasil: aprendeu a falar português para melhor se comunicar com os seus […]

| 24/03/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Não existe ‘o melhor caminho’
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, há quem nos exija uma declaração explícita de posicionamento diante das lutas políticas do nosso tempo, como se fosse necessário sustentar um discurso únivoco sobre tudo isso.   O problema é que vejo a realidade política como inevitavelmente dialética.   Por isso, não consigo me alinhar por completo às fileiras de um grupo nem […]

| 08/03/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Pelé e os parasitas.

Meu herói está lá, a Copa de 1970 está lá, o futebol maravilhoso está lá, vários depoimentos de jogadores espetaculares, tá tudo lá, mas…

| 28/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 360 – Sobre políticos e educadores

Em política, quem pensa em eternidades é atropelado pelos que pensam em minutos.

| 15/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
LíderCast 217 – Amyr Klink

Meu nome é Amyr Klink, tenho 65 anos e eu construo viagens.

| 28/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 753 – A sala dos professores

Professor…professor…professor… houve um tempo em que o sonho de uma criança era ser professor. Mas a profissão foi perdendo o brilho com o passar dos anos, ultrapassada por atividades mais, digamos, glamorosas. Pois é. É uma pena, viu? Poucas atividades são tão nobres como a de um educador. Vamos dar um mergulho então dentro da sala dos professores, pelas mãos de um professor, pra ver o que acontece?

| 20/01/2021 - Luciano Pires
Os economistas mais influentes da atualidade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Os economistas mais influentes da atualidade  “O que são as pessoas de carne e osso? Para os mais notórios economistas, números. Para os mais poderosos banqueiros, devedores. Para os mais influentes tecnocratas, incômodos. E para os mais exitosos políticos, votos.” Eduardo Galeano  Considerações preliminares Acaba de ser divulgada pela Academic Influence[1] a relação dos 25 […]

| 08/01/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 751 – A hipocrisia nossa de cada dia

Os norte-americanos têm um termo interessante: talk is cheap, que numa tradução livre quer dizer “falar é barato”. Sim, falar é a parte fácil, cara. Como é simples abrir a bocarra e soltar um absurdo qualquer, não é? O duro mesmo é falar e fazer o que se diz. Quando isso não acontece, lidamos com um conceito interessante. O da hipocrisia. Vamos nessa?

| 06/01/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 348 – Quem conta as histórias

Imagino a criança perguntando aos pais por que é que isso acontece.

| 04/01/2021 - Luciano Pires
A sala de professores e a deseducação
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Comecei a dar aulas no Ensino Médio em 1999, quando estava no segundo ano da graduação em Filosofia. Ou seja: há mais de vinte anos comecei a freqüentar a sala de professores. Nesse ambiente praticamente não presenciei discussões sobre o processo pedagógico, sobre currículo, sobre métodos de ensino. Por outro lado, ouvi com enorme freqüência […]

| 30/12/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Leituras, conexões e reminiscências
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Leituras, conexões e reminiscências “Se você tiver uma maçã e eu tiver uma maçã e trocarmos nossas frutas, continuaremos com uma maçã cada. Mas, se você tiver uma ideia e eu tiver uma ideia e decidirmos trocá-las, cada um de nós terá duas ideias.” George Bernard Shaw Não foram poucas as vezes em que me […]

| 28/12/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Aprender a ler
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Desde 2013 ensino a disciplina “Metodologia da Pesquisa” numa universidade. A primeira lição da minha matéria sempre é: aprender a ler. Isso pode parecer infantil, mas conheço pessoas com mestrado e doutorado, conheço professores e jornalistas, que lêem muito mal. Há diferentes técnicas de leitura de um texto dissertativo: a leitura “skimming”, perpendicular, rápida, em […]

| 21/12/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 340 – Sobre valores e convicções

Um reflexão sobre o processo de julgamento e tomada de decisão. 

| 07/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 334 – Eu vi Rivellino jogar

Eu vi Rivellino jogar. E isso me afastou do futebol.

| 16/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 333 – O mentor

De onde veio o termo “mentor”, que designa uma espécie de educador. Você tem o seu?

| 13/11/2020 - Luciano Pires
LíderCast 207 – Danilo Balu

escritor, formado em educação física, corredor, que decide contestar certos dogmas sobre alimentação e emagrecimento e traz uma nova perspectiva sobre os processos para perda de peso.

| 05/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 325 – Os 35 MLA

Demos a largada num projeto ambicioso que chamamos de MLA – Master Life Administration.

| 16/10/2020 - Luciano Pires
Quando abandonamos a literatura, a língua nos abandona
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

O domínio da língua não se esgota na leitura e na escrita proficiente. A língua é composta por muitas linguagens que se inscrevem em diferentes regiões hermenêuticas. Ao transitar por um texto escrito numa região hermenêutica desconhecida, um leitor se encontra numa situação de analfabetismo simbólico – ele não interpreta corretamente o texto porque desconhece […]

| 29/09/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Forjado na derrota
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Forjado na derrota “A um escritor, assim como a um armador, não era permitido sentir medo.” Pat Conroy Conversando por telefone com minha irmã, depois de meses sem nos vermos por conta da quarentena, ela me falou que estava lendo um livro do qual eu provavelmente iria gostar por ser relacionado com o basquete. Na […]

| 05/09/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
A educação nos novos tempos
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, esta epidemia não é a primeira pela qual a humanidade passa – e, a bem da verdade, nem particularmente mortal ela é. Houve muitas outras epidemias mais agressivas – como a Praga de Justiniano, em 541-542, que matou 40% da população de Constantinopla; a Peste Negra entre 1346 e 1353, que devastou a Europa, […]

| 26/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Abrir as escolas?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, neste momento os Estados e municípios estão discutindo sobre a abertura das escolas públicas e particulares. Defensores da permanência do fechamento das escolas argumentam que “mais importante é a vida”. Eu concordo: mais importante é a vida. Justamente por isso defendo que as escolas – especialmente as públicas – voltem a funcionar. * * […]

| 21/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cloroquina. Ou: Da necessidade da Filosofia
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

“Eu tomei cloroquina e fiquei curado”. Quantas vezes não ouvimos ou lemos alguém dizendo isso? Não duvido: muitos devem ter superado o Covid após o uso da cloroquina. Isso significa que o uso da cloroquina pode ajudar quem pegou o vírus? Não, não significa. * * * Amigos, é um fato: muitos brasileiros têm grande […]

| 13/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Um sentido para a vida
Jota Fagner - Origens do Brasil

Esta semana eu completo 41 voltas em torno do Sol. Confesso que nunca entendi o motivo de se parabenizar alguém que faz aniversário. Parabéns pelo quê? Por continuar vivo? Como se pudéssemos controlar esse tipo de coisa. A data, no entanto, é importante para marcar o tempo que você está em cima da terra e […]

| 13/08/2020 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Tributo a Celso Furtado
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Celso Furtado: 100 anos “O desejo obstinado de entender o Brasil pressupôs entender por que o país era subdesenvolvido, e, corolário, a mecânica do subdesenvolvimento. ´[…] Autor de cerca de 30 títulos, alguns definitivos para a história do pensamento econômico moderno, do Brasil e América Latina, o intelectual não se satisfez em apontar caminhos, foi […]

| 31/07/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Leitura do Cafezinho 302 – Tenho pressa

Hoje as narrativas familiares perderam espaço para uma cultura voltada ao consumo, que tem muita pressa.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 302 – Tenho pressa

Houve um tempo em que as narrativas eram feitas dentro de nossos círculos familiares e de amizades.

| 27/07/2020 - Luciano Pires
O fenômeno da fraude acadêmica no Brasil
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Existe um fenômeno curioso na cultura brasileira: a falsificação de credenciais acadêmicas. A mentira do novo ex-ministro da Educação, Carlos Decotelli, que afirma ter concluído um doutorado que não concluiu, ostentando há anos um título que não possui, não é a primeira e – tenho certeza – não será a última fraude que veremos. * […]

| 06/07/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes

Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o crescimento do QI – Quociente de Inteligência – médio foi de mais de 30 pontos. No Quênia e na Argentina, cresceu 25 pontos. Na Estônia e no Sudão, cresceu 12 pontos. E no Brasil? Ah, no Brasil aconteceu justamente o contrário. A queda do QI foi de quase 10 pontos nos últimos 100 anos. Talvez esse emburrecimento generalizado seja único na história da humanidade. O nosso QI médio é de 87, o que nos coloca, na média, no limite da deficiência intelectual.

Vamos nessa?

| 01/07/2020 - Luciano Pires
QI, educação e literatura
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

O QI médio em praticamente todos os países do mundo cresceu muito nos últimos 100 anos. Na Alemanha e nos EUA, o crescimento do QI médio foi de mais de 30 pontos. No Quênia e na Argentina, foi de cerca de 25 pontos. Na Estônia e no Sudão, foi cerca de 12 pontos. Fonte: https://ourworldindata.org/grapher/change-in-average-fullscale-iq-by-country-1909-2013?country=ARG+AUS+AUT+BEL+BRA+BGR+CHN+DNK+DMA+EST+FIN+FRA+DEU+IRL+ISR+JPN+KEN+NLD+NZL+NOR+SAU+ZAF+KOR+ESP+SDN+SWE+CHE+TUR+GBR+USA+CAN […]

| 15/05/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Palestras Online

Há muito tempo, Luciano Pires publica seus videocasts no Youtube e mídias sociais, além de realizar palestras online, atividade que se transformou em necessidade nos dias de hoje.

Neste vídeo, ele explica como funciona o processo. Interessado? Acesse lucianopires.com.br . 

| 04/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 191 – Giovani Colacicco

Professor do Departamento de Ciências Contábeis da PUC-SP, em diversas disciplinas ligadas a Contabilidade de Custos. Criador de metodologia própria do ensino da contabilidade para não contadores. Uma conversa sobre a evolução da função de contador e sua importância no empreendedorismo.

| 12/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 708 – Manifesto do Educador Honesto

Afinal de contas, o que é um educador? É uma professora que ensina matemática? É um padre que ensina religião? Um enfermeiro que ensina primeiros socorros? Um pai e uma mãe que ensinam como fazer o que é certo? É mais que isso, não é? Mas uma coisa independe do que o educador é: ele precisa ser honesto.

Vamos nessa hoje?

| 11/03/2020 - Luciano Pires
Desencontros da educação com o mundo real
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Desencontros da educação com o mundo real “Infelizmente, poucas pessoas entendem a conexão entre criatividade e inovação. Fala-se muito sobre a ‘lei da inovação’, mas ninguém fala sobre a ‘lei da criatividade’. Seria ideal que isso ocorresse”. Solange Wechsler Por ocasião do Congresso Brasileiro de Economia de 2019, realizado em Florianópolis, fui procurado por uma […]

| 20/02/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 240 – O Mentor

O mentor é uma espécie de educador

| 23/12/2019 - Luciano Pires
Números reveladores
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Números reveladores “Para aumentar a performance de um país, é preciso investir na base, pensar em políticas e estratégias para que os mais vulneráveis aprendam. Não adianta fazer com que os poucos que estão no topo melhorem.” Ricardo Henriques (Superintendente do Instituto Unibanco) No dia 3 de dezembro, vieram a público revelações relevantes sobre dois […]

| 04/12/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 694 – Maus Professores – Revisitado

Você é dos que acham que o mundo vai de mal a pior nas mãos de uma nova geração despreparada para os desafios morais da sociedade? Acha que no seu tempo é que era bom? Acha que vamos acabar com a humanidade? Bem, é sobre isso que vamos refletir neste programa, que a revisita ao Café Brasil 311, publicado em 2012.

| 04/12/2019 - Luciano Pires
LíderCast 179 – Varlei Xavier

Professor, que levou a figura do palhaço para a sala de aula para, ao lado dos alunos, aprender com mais eficiência.

| 21/11/2019 - Luciano Pires
LíderCast 172 – Paulo Vieira

Paulo Vieira está à frente da Next Academy, maior empresa de desenvolvimento de atletas da América Latina, que leva jovens brasileiros para times em todo o mundo.

| 03/10/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 212 – Cérebros roídos

Na República das Banalidades, o que não é visto e nem dói, não interessa.

| 16/09/2019 - Luciano Pires
O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O hábito da leitura e seu impacto no desenvolvimento  “A leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Eduarda Taynara Gonçalves Pereira  (ex-aluna da EEEP Manoel Mano, em Crateús, CE) 1. O fato O recém-divulgado Anuário Brasileiro da Educação Básica, organizado pelo movimento Todos pela Educação, traz […]

| 06/09/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Destaques da Aula 4 do Curso On-line de Filosofia (COF)
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

Antes de mais nada cabe reforçar que o objetivo desta sequência de textos é chamar atenção para o conteúdo do curso do Professor Olavo de Carvalho, que pode ser acessado na página do Seminário de Filosofia. Os principais pontos da aula de 3h21min serão apresentados em menos de 5 minutos de leitura e não substituem […]

| 04/09/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
Simples assim
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Simples assim Excelência em Educação Dia 10 de agosto, compareci a um evento muitíssimo interessante. Estimulado pela chamada do convite eletrônico – Avanços na educação pública: o que podemos aprender com o Ceará? – fui assistir à palestra da professora Ana Emília Dias Pinheiro, diretora da EEEP Lysia Pimentel Gomes, localizada em Sobral, no Ceará. […]

| 15/08/2019 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 164 – Artur Motta

Professor que fez transição de carreira e usa podcasts em sala de aula

| 08/08/2019 - Luciano Pires
Resumo do podcast Guten Morgen 73 — Como Sobreviver à Faculdade
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

O episódio 73 do podcast Guten Morgen (GM 73) sobre o tema Como Sobreviver à Faculdade, foi publicado em 11 de março de 2019, e está disponível na íntegra aqui. O objetivo deste resumo é extrair a essência do conteúdo no menor tempo de leitura possível, sem a pretensão de esgotar o assunto, mas tentando fisgar […]

| 06/08/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
TRIVIUM: CAPITULO 2 – CONCLUSÃO – LINGUAGEM (parte 12)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Chegamos ao final deste segundo capítulo do TRIVIUM! O que tentei apresentar para você foram as minhas impressões do material original. Tem muito mais no livro, que não consegui trazer para estas curtas lições. A Ir. Miriam joseph conclui de maneira brilhante o capítulo, e vou resumir e parafrasear (aí está algo que merece seu […]

| 22/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Resumos das aulas do COF e temas diversos
Eduardo Ferrari - Resumos e Artigos

Bom dia, Boa Tarde, Boa noite! Vida longa ao Café Brasil e à Confraria! Em primeiro lugar, gostaria de agradecer ao Luciano Pires pelo espaço e a oportunidade de publicar alguns dos meus resumos. Meu nome é Eduardo Ferrari, trabalho no Banco Central do Brasil há 21 anos, formado em administração de empresas, com pós-graduação […]

| 17/07/2019 - Eduardo Ferrari em Resumos e Artigos
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA NATUREZA DO FANTASMA (parte 11)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Enfim chegamos no final (do capítulo) gentil leitora (querido leitor)! Este é o penúltimo texto sobre o Capítulo 2 do Trivium. No texto seguinte ( final deste mês), terá uma conclusão do que foi apresentado até aqui. Agora… vamos ao texto de hoje!   O tema AMBIGUIDADE é mesmo extenso. Afinal, muita coisa, quando comunicada […]

| 08/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA LINGUAGEM (parte 10)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Já que uma PALAVRA é um SÍMBOLO, um SIGNO ARBITRÁRIO ao qual é imposto um significado por convenção, é natural que esteja sujeita (a palavra) à AMBIGUIDADE. E isso pode surgir de alguns pontos: DO TEMPO: no curso do tempo, vários significados foram impostos à palavra. E essa ambiguidade pode ser tanto pelo som, como […]

| 21/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O salário do professor brasileiro é um dos mais baixos do mundo
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Matéria de ontem no jornal O Globo nos lembra um fato que é amplamente reconhecido: os professores brasileiros estão entre os que recebem os menores salários no mundo inteiro. Em relação aos membros da OCDE, ficamos em último lugar. Os salários dos professores brasileiros no topo da carreira correspondem à metade dos salários dos professores […]

| 21/06/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
LíderCast 156 – Karina Oliani e Carlos Morey

Aproveitando que o Everest está sendo discutido na sociedade, por conta de um congestionamento próximo do topo, recupero um papo sensacional que bati com dois montanhistas queridos em 2014. Talvez ajude você a compreender o que faz um louco ir até lá.

| 13/06/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – ESTILOS DE LINGUAGEM (parte 9)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O tema da lição anterior estava começando a ficar longo demais, então, dividi o assunto e sigo tratando mais dos estilos de linguagem. No artigo anterior falei sobre as DIMENSÕES LÓGICA e PSICOLÓGICA da linguagem. Lembra da diferença dos sinônimos casa e lar? Como este faz você lembrar da infância ou algum bom momento na […]

| 07/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 183 – Ostracismo social

Olhando os jornais e tevês, parece que estamos inertes, esquecemos tudo!

| 07/06/2019 - Luciano Pires
LíderCast 155 – Emilio Dantas Costa

Servidor público de carreira, que a partir das dificuldades de mandar um filho para estudar nos EUA escreve um livro com o caminho das pedras. Um papo sobre carreira no serviço público e sobre o orgulho de ver um filho fazendo acontecer lá no estrangeiro.

| 30/05/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – DIMENSÕES LÓGICA E PSICOLÓGICA DA LINGUAGEM (parte 8)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Eu prometo que esse segundo capítulo vai acabar! Acho que terá umas 12 partes… Mas vamos lá! De volta à diversão. É claro que a linguagem tem aspectos LÓGICOS e PSICOLÓGICOS, veja só: A DIMENSÃO LÓGICA: a palavra é vista sob seu conteúdo de PENSAMENTO. Em RETÓRICA, chamamos essa visão de DENOTAÇÃO da PALAVRA; […]

| 21/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Em defesa do Olavo de Carvalho
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, as revistas Veja e Isto É decidiram atacar o escritor Olavo de Carvalho nas matérias centrais das suas edições da semana. A que se deve esse ataque, orquestrado pelas duas maiores revistas semanais do Brasil, a um homem que simplesmente escreve, sozinho, fora do país? Evidentemente, esse ataque foi planejado por grupos políticos com […]

| 13/05/2019 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
TRIVIUM: CAPITULO 2 – LINGUAGEM E REALIDADE (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

De toda aquela confusão sobre as DEZ CATEGORIAS DO SER (que espero ter esclarecido). Caso não tenha ficado claro, confio que tenham deixado comentários lá no texto para eu tentar esclarecer as dúvidas e corrigir meus possíveis erros. Agora vamos unir tópicos já apresentados antes. Já falei sobre a ESSÊNCIA (ou FORMA) e a MATÉRIA […]

| 07/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 150 – Ana Letícia Maciel

Executiva que larga tudo para empreender com um carrinho de pipoca…. e que hoje está à frende do Projeto Âncora, que vê na educação a maneira mais potente de promover o Desenvolvimento Social e por meio dela formar comunidades de aprendizagem

| 25/04/2019 - Luciano Pires
#Retrospectiva PodSumários

Comece 2019 praticando o Fitness Intelectual. A barriga pode ser grande, mas o cérebro tem de ser tanquinho.

| 01/01/2019 - Luciano Pires
O Trivium – uma introdução
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As Sete Artes Liberais era a forma que os jovens eram preparados desde a Antiguidade até a alta Idade Média para educação superior. E a introdução nas Sete Artes era pelo Trivium, um método que educa a mente do estudante tanto a pensar de maneira clara, como também a expressar com clareza o que pensa e de forma elegante.

| 07/12/2018 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Ao invés de Escola sem Partido, Educação sem escola!
Carlos Nepomuceno

Ao invés de Escola sem Partido, Educação sem escola! Neste artigo, faço um debate sobre o futuro da educação no país. http://bit.ly/2Tx1Pp8

| 22/11/2018 - Carlos Nepomuceno
O ENEM e a (anti-)educação
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Nos dois últimos fins-de-semana, milhões de candidatos ao ensino superior realizaram as provas do ENEM. O vestibular é o telos do ensino fundamental e médio no Brasil. As escolas privadas assumem explicitamente que todo o seu ensino visa primordialmente à preparação para as provas de acesso ao ensino superior. As escolas públicas fazem o mesmo, […]

| 13/11/2018 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Os especialistas e suas previsões
Jota Fagner - Origens do Brasil

De tempos em tempos as sociedades alardeiam previsões catastróficas para um futuro não tão distante. Sempre existe o perigo do momento. Se ouvirmos os especialistas, atualmente temos que nos preocupar com o futuro da democracia no Brasil. Essas previsões apocalípticas muito raramente se confirmam, servem apenas para alimentar a sanha sensacionalista. Acadêmicos e especialistas são […]

| 08/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Posso gravar a sua aula, professor?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos do Café Brasil, tenho visto recentemente uma grande reação à sugestão de uma professora chamada Ana Caroline Campagnolo, eleita deputada estadual em SC, a que os alunos gravem as aulas de seus mestres. O contexto dessa sugestão é a acusação de estudantes a professores que sustentam posições político-partidárias em classe – e que, em […]

| 05/11/2018 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Somos quem podemos ser
Jota Fagner - Origens do Brasil

Já faz um tempo que venho desiludido quanto aos resultados da educação. Ainda acredito que ela seja essencial, mas já consigo enxergar que não basta. Uma pessoa bem instruída não é garantia de caráter, na verdade ela nem terá a justificativa da ignorância para amenizar seus atos. É claro que estou falando da educação como […]

| 11/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 111 – Opinião Média

A média da opinião nunca criou inovações.

| 01/10/2018 - Luciano Pires
Resumindo meu artigo anterior
Jota Fagner - Origens do Brasil

A proposta de Antonio Gramsci era ambiciosa, ocupar os espaços de produção e disseminação de conteúdo. Universidades, jornais, púlpitos, emissoras de rádio, etc. Sua ideia, no entanto, não era de tudo original. Vários pensadores já haviam percebido a importância desses espaços para o controle da opinião pública. No Brasil, muito antes de Gramsci ser amplamente […]

| 27/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Uma discussão sobre inteligência artificial na educação
Mauro Segura - Transformação

Uma discussão sobre os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para a educação brasileira. Mas será que estamos preparados para isso?

| 16/09/2018 - Mauro Segura em Transformação
Precisamos de mais dinheiro para a educação?
Alessandro Loiola

O problema da educação no Brasil não é falta de dinheiro.

| 08/09/2018 - Alessandro Loiola
Café Brasil 628 – O olhar de pânico

Aí você para, cansado, desmotivado, olha em volta e se pergunta, meu: o que é que eu tô fazendo aqui? Pois é… sem um sentido, pra que tanta luta, tanto esforço, hein? Esse é um programa montado a partir dos depoimentos de dois ouvintes. E o tema é o sentido da vida. Posso entrar?

| 29/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 80 – A Copa que era nossa

Ao contrário do que acreditam coxinhas e petralhas, o mundo não gira em torno de suas fixações. Nem tudo é política.

| 15/06/2018 - Luciano Pires
O livro dos Porquês.
Bárbara Stock

A rotina empreendedora está longe de ser rotina. Na verdade, ser empreendedor, empreendedor mesmo, daqueles raiz, sabe? é não ter rotina, é saber conviver com as solidões, as viagens loucas, a estrada, o ar, os livros e aprender a ter como melhor amigo o celular e o notebook que você carrega pra cima e pra […]

| 27/04/2018 - Bárbara Stock
Café Brasil 607 – Uma Guerreira

Este programa reproduz na íntegra o LíderCast 100, pois representa tudo aquilo que o LíderCast quer trazer para você: histórias de vida de gente como a gente, que emocionam, provocam e. acima de tudo, inspiram. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 04/04/2018 - Luciano Pires
Lições Empreendedoras
Bárbara Stock

Tenha como meta, todos os dias, ensinar algo novo a seus filhos.

| 03/04/2018 - Bárbara Stock
Cafezinho 56 – Uma dica

Olha, você vai ter de procurar por contra própria se educar nesses temas. Felizmente existe onde.

| 23/03/2018 - Luciano Pires
LíderCast 101 – Rafael Rodrigues

LíderCast 101 – Hoje conversamos com Rafael Rodrigues, que a partir de uma experiência frustrante numa ONG internacional, decide partir para fazer a diferença por conta própria. E começa a transformar vidas na África.

| 23/03/2018 - Ciça Camargo
Cafezinho 36 – Velhos problemas

O Brasil não tem problemas novos.

| 12/01/2018 - Luciano Pires
LíderCast 94 – Marcelo e Evelyn Barbisan

Marcelo e Evelyn Barbisan. O Marcelo é médico, a Evelyn é dentista, são casados e vivem em Ji-Paraná, Rondônia. Marcelo faz parte da Confraria Café Brasil, onde conheceu o Ronny Clayton d´Ajuda e seu projeto de ação social na África. Inspirados, Marcelo e Evelyn embarcaram no projeto e eu converso com os dois no dia seguinte de sua chegada de volta ao Brasil. Relatam uma experiência transformadora de ajuda a comunidades africanas onde falta tudo. Menos amor.

| 05/01/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 589 – A cultura da reclamação

Crianças mimadas, multiculturalismo, politicamente correto, politização das artes, jovens reclamões, histeria generalizada… Em programas recentes abordei esses temas e também o Escola Sem Partido. Vamos ver de que forma isso tudo converge?

| 28/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 588 – Escola Sem Partido

Poucos temas têm despertado tantas paixões como a proposta do Escola Sem Partido. A impressão é que a maioria dos que gritam não tem ideia do que estão defendendo ou atacando… Afinal, de que Escola Sem Partido estamos falando?

| 21/11/2017 - Luciano Pires
LíderCast 087 – Ricardo Camps

Ricardo Camps, empreendedor e fundador do Tocalivros, ambiente de assinatura recorrente onde você tem acesso a audiolivros. Uma história de um empreendedor brasileiro que, quando não acha o que precisa, inventa.

| 17/11/2017 - Ciça Camargo
Cafezinho 20 – A professora

imagine se milhares, milhões de brasileiros pensassem como a Georgia…

| 17/11/2017 - Luciano Pires
Gênese da corrupção
Tom Coelho - Sete Vidas

“(…) que os criminosos fiquem em terra de meus senhorios e vivam e morram nela, especialmente na capitania do Brasil que ora fiz mercê a Vasco Fernandes Coutinho (…) e indo-se para morar e povoar a capitania do dito donatário, não possam lá ser presos, acusados, nem demandados por nenhuma via nem modo que seja […]

| 08/10/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Analfabetismo funcional
Tom Coelho - Sete Vidas

“Só a educação liberta.” (Epicteto)   O índice de reprovação no exame anual da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Paulo, tem atingido a impressionante marca de 90%. Realizado em duas etapas, sendo a primeira composta por cem testes de múltipla escolha, na qual apenas um em cada dez candidatos supera a medíocre nota […]

| 02/10/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Síndrome de Deus
Tom Coelho - Sete Vidas

“Existe uma força vital curativa com a qual o médico tem de contar. Afinal, não é o médico quem cura doenças: ele deve ser o seu intérprete.” (Hipócrates)   Dediquei-me nas últimas semanas ao meu check-up anual. Mens sana in corpore sano. Decerto que não se trata de uma atividade lúdica nem tampouco prazerosa. Mas […]

| 06/09/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
LíderCast 077 Waldey Sanchez

LíderCast 077 – Waldey Sanches – Waldey Sanches é um experiente ex-presidente de empresas multinacionais, que agora se prepara para seguir carreira solo. E começa com o Caminho de Santiago.

| 18/08/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 570 – LíderCast 6

Hoje apresentamos nosso elenco de convidados da Temporada 6 do LíderCast. Entrevistas fascinantes, provocativas, até mesmo incômodas. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 19/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 568 – Ao mestre com carinho

Podcast Café Brasil 568 – Ao mestre com carinho. Lembra dos professores que você teve ao longo de sua vida? Quantos deles foram especiais? Aqueles que verdadeiramente ajudaram a fazer de você quem você é? Este programa é pra eles…

| 05/07/2017 - Luciano Pires
Como eu consegui ler 208 livros em 2016?
Raiam Santos

Te peguei na velha armadilha do clique! Mas fica por aí porque o conteúdo desse artigo tá bem top. Ontem à noite, um leitor aqui do blog me marcou numa matéria do Globo.com que eu me identifiquei pra caramba. Segue o link da matéria aqui: Menino de 7 anos lê 88 livros em 2016. Até […]

| 05/06/2017 - Raiam Santos
Soccernomics: êxodo rural, fascismo e… Champions League
Raiam Santos

Até bem pouco tempo atrás, eu escrevia um post de “ostentação literária” na última semana de cada mês. Fazia questão de usar títulos bem pegajosos e agressivos tipo “Eu Li 145 livros esse ano. E você?” por duas razões. A primeira era bem óbvia: atrair cliques para esse humilde site. A segunda, um pouco mais […]

| 18/05/2017 - Raiam Santos
A próxima grande crise mundial
Raiam Santos

Esses dias, eu tava navegando o Business Insider e dei de cara com uma notícia que me fez sentir que nem os torcedores do Bahia nessa foto aí embaixo: O título da notícia? Here’s what’s in store for the 40,000 students left without a school now that ITT Tech has closed. Sim, uma empresa chamada ITT […]

| 15/05/2017 - Raiam Santos
Gestão com empatia
Tom Coelho - Sete Vidas

“Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única.” (Albert Schweitzer)   Há mais de 15 anos eu estava à frente de uma indústria metalúrgica, que contava com quase uma centena de funcionários, quando instituí o prêmio “Destaque do Mês”. Todos poderiam participar exceção feita aos profissionais em cargo […]

| 14/05/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
A colheita

isca intelectual de Luciano Pires, sobre um Brasil que precisa de mais que instrução. Precisa de formação.

| 13/05/2017 - Luciano Pires
Intercâmbio na Arábia Saudita? Petrodólares, burkhas e um diploma de presente
Raiam Santos

De vez em quando eu convido uns camaradas com histórias meio diferentes para escrever aqui no blog. Eu tenho máximo respeito por pessoas que saem da zona de conforto cedo e metem o pé no mundo na cara e na coragem. Fui um desses e pode ter certeza que meus filhos e meus netos também […]

| 01/05/2017 - Raiam Santos
Como eu deixei de ser vagabundo
Raiam Santos

Depois daquela treta que eu descrevi na segunda metade do meu novo livro Wall Street, eu resolvi voltar para o Brasil e tirar um ano “sabático”. O sabático veio entre aspas porque eu estava trabalhando de comentarista no canal Esporte Interativo. Não ganhava porra nenhuma de salário mas fazia aquilo amarradão.   Sempre gostei muito de […]

| 13/04/2017 - Raiam Santos
Água na cabeça
Tom Coelho - Sete Vidas

“Nem sempre podemos construir o futuro para nossa juventude, mas podemos construir nossa juventude para o futuro.” (Franklin Roosevelt)   Ministrar aulas era um desejo recorrente. Não que realizar palestras fosse insuficiente para amainar meu espírito. Mas o coração sentia a necessidade de um contato mais próximo, estreito e contínuo com a plateia. Até que […]

| 09/04/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Não contrate um comunista
Raiam Santos

Só com esse título, já deve ter gente se coçando para buscar meu CPF e tentar me processar por incitação ao ódio e preconceito. Calma, meus amigos! Sou o tipo do cara que odeia discutir política, a palavra “Bolsomito” não faz parte do meu vocabulário e eu estou longe de ser um daqueles extremistas estilo Rodrigo […]

| 23/03/2017 - Raiam Santos