s

Todo conteúdo do Café Brasil

Lidercast
Cafezinho 503 – Quantos anos tenho?

Tenho os anos necessários para perder o medo e fazer o que quero e o que sinto.

| 01/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 828 – O catalisador

Todo mundo tem alguma coisa que quer mudar. Os marqueteiros querem mudar as opiniões de seus clientes, e os líderes querem mudar as organizações. As startups querem mudar de setor e as organizações sem fins lucrativos querem mudar o mundo, cara. Mas mudar é difícil.

No episódio de hoje, reproduziremos um Podsumário que foi distribuído exclusivamente pra assinantes do Café Brasil. Tenha bom proveito!

| 29/06/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual sobre talento

O que tinham feito suas mãos?

| 28/06/2022 - Luciano Pires
Tentação perigosa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Tentação perigosa   “O tabelamento de preços é como o segundo casamento: é a vitória da esperança sobre a experiência.” John Kenneth Galbraith   Depois de quase trinta anos de relativa estabilidade monetária, os brasileiros voltam a conviver com preocupações decorrentes do aumento generalizado dos preços, que é o que caracteriza a inflação. Diferentemente de […]

| 25/06/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 501 – Libere o elefante!

Na sociedade, o ginete são as minorias militantes que sabem que precisam visar a maioria passiva. Os elefantes.

| 24/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 827 – A complicada arte de ver – Revisitado

A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” É a partir dessa frase do poeta e pintor inglês William Blake que vamos tratar de um assunto especialmente importante: a dificuldade que a gente tem de enxergar o que vê. É isso mesmo cara, enxergar o que vê. Pensa que é fácil? Um texto de Rubem Alves vai nos ajudar a decidir onde guardar o olhar. E depois, uma história arrepiante acontecida ao final da II Guerra Mundial. Este episódio é a revisita a um episódio publicado em 2011, mas que continua, mais do que nunca, indispensável.

| 22/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 500 – Os mortos-vivos

Esse é o preço da liberdade: conviver com gente com quem não concordamos. Ouvir os maiores absurdos. Assistir gente ignorante, maldosa e até mesmo canalha, pintando e bordando na internet.

| 20/06/2022 - Luciano Pires
Arremessando Alto (Hustle) na NetFlix.

Um filme para cima, focado na busca pelo sucesso mesmo diante de repetidos fracassos, é receita certa para estes dias intensos em que todos estamos de saco cheio com as pressões, a raiva reinante, a politização de nossas vidas e esse clima de torcida para que o outro dê errado.

| 19/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 499 – Por favor, diga-me não!

Quando o “não” não vem, é substituído por um silêncio sepulcral, pela não-resposta, indica que estou recebendo o pior dos sentimentos: a indiferença. Para a pessoa, eu não existo. Fico num vácuo.

| 17/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 826 – Os fatos? Ora, os fatos…

O mundo anda mesmo louco. Vira e mexe eu encontro pessoas que eu até admirava, inteligentes e articuladas, defendendo coisas indefensáveis. Elas vão contra os fatos, acreditam em narrativas, não levam em consideração argumentos lógicos. Tudo para defender um lado.

Qual é o problema dessa gente? Bem, eu acho que tenho uma dica…

| 15/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 498 – Cuidado comigo. Sou de direita.

A intolerância é muito maior na geração que mais teve liberdade na história da humanidade, a que se diz a mais tolerante, mas não perde uma oportunidade de cassar a voz de quem pensa diferente.

| 13/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 497 – O caso dos comprimidos envenenados.

No próximo dia 29 de setembro, completaremos 40 anos de um crime que chocou o mundo. Naquele dia, em 1982, três mortes foram registradas por envenenamento com cianeto de potássio em um subúrbio de Chicago. Descobriu-se que os três mortos haviam tomado um comprimido de Tylenol.

| 09/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 825 – Precisamos falar sobre o medo

Coragem não é atributo apenas dos heróis. O medo é uma emoção com a qual todos lidamos, e é a forma como lidamos com ele que determina que tipo de vida levaremos. Uns algemados pela ansiedade e pavor, outros capacitados a vencer novos desafios. No entanto, passamos a maior parte do tempo tentando evitar o medo e raramente desenvolvendo a arte de dominá-lo. Isso é uma pena, viu? Porque com um pouco de esforço podemos encontrar coragem para ir além da nossa zona de conforto e enfrentar novos mundos. Vamos nessa?

| 08/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 496 – Bum! Nocaute!

Um dos grandes desafios nos nossos processos de tomada de decisão é quando os cenários mudam. Por qualquer razão. Pode ser por uma crise econômica, por uma mudança nos consumidores, pelo surgimento de uma tecnologia nova, pela aparição de um concorrente. É como quando estamos relaxados boiando na piscina e alguém faz onda. Atrapalha tudo, não é? Tem gente que se perde, e tem gente que não se aperta.

| 06/06/2022 - Luciano Pires
Planejamento Antifrágil – Aula gratuita!

Planejamento Antifrágil é a capacidade de incorporar o imponderável a nossos planos, tornando-os flexíveis para aproveitar as oportunidades que sempre surgem nos momentos de crise. É a capacidade de reduzir a margem de erro e ter opções para aproveitar as oportunidades que certamente surgirão.

| 05/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 495 – Elon Musk tá em todas

Um documentário na Netflix dá bem uma ideia de como funciona a cabeça de Elon Musk. Ele é um visionário que consegue, a partir de sua fortuna, colocar em prática as ideias mais absurdas, e com isso causa revoluções. Musk usa o risco a seu favor.

| 04/06/2022 - Luciano Pires