s

Todo conteúdo do Café Brasil

Lidercast
Cafezinho 625 – Fake news que matam

Há tempos eu digo que saímos da Sociedade da Informação para entrar na Sociedade das Narrativas. Nela, não ganha quem conta a melhor história. Ganha quem conta melhor qualquer história. Percebeu a sutileza? Contar a melhor história contra contar melhor qualquer história?

| 24/05/2024 - Luciano Pires
LíderCast 321 – Rafael Cortez

Tá no ar o #LC321
O convidado de hoje é Rafael Cortez, que ficou nacionalmente conhecido como um dos irreverentes repórteres do programa CQC, que foi ao ar entre 2008 e 2015. Depois Rafael foi para a Globo por um curto período e entrou de cabeça no mundo do stand up, onde permanece até hoje. Com um livro para ser lançado em breve, Rafael desenvolveu produtos, inclusive palestras, para o mercado corporativo. Uma conversa sobre artes, timing, planejamento de carreira e a magia do palco.

| 23/05/2024 - Luciano Pires
LíderCast 320 – Alessandra Bottini

A convidada de hoje é Alessandra Bottini, da 270B, uma agência de marketing digital de brasileiros, fundada em 2006 nos EUA, e que entra para o terceiro ano de operação no Brasil com expectativa de crescer 80% na região. Alessandra é uma profissional consolidada com mais de 11 anos de experiência nos setores de publicidade e desenvolvimento de negócios, reconhecida por sua visão inovadora e internacional. Com mais de 23 anos de residência nos Estados Unidos, Alessandra ocupou diversos cargos de liderança, em diferentes áreas. Há dois, quando a agência aterrissou em solo brasileiro, foi promovida a CEO da filial.

| 16/05/2024 - Luciano Pires
LíderCast 317 – Felipe Folgosi

Hoje recebemos Felipe Folgosi, ator, roteirista e autor de histórias em quadrinhos. Com uma longa carreira no teatro, televisão e cinema, Felipe é um contador de histórias que expressa sua arte de várias formas, mas tem um carinho especial pela HQ. Nossa conversa trata do desempenho nos palcos e diante das câmeras, das dificuldades para a produção de arte no Brasil e termina com uma visão um tanto preocupante do impacto da Inteligência Artificial no mundo das artes.

| 18/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas

Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ouvintes ao programa anterior, o 917 – Os Argonautas. Teve quem gostou, teve quem não gostou. E também contaremos o que acnteceu na cidade de Cerquilho, mostrando que o projeto Café Com Leite Na Escola está caminhando e tem grande potencial.

| 20/03/2024 - Luciano Pires
LíderCast 313 – Silas Colombo

Hoje temos Silas Colombo, que é o CEO da Motim, a primeira aceleradora de reputações do mundo. Silas tem uma visão bastante interessante sobre uma atividade da velha economia, o serviço de Relações Públicas, que precisa ser adaptado à sociedade das narrativas. Focado no universo das empresas inovadoras e start ups, Silas desenvolve um trabalho de comunicação que vai muito além de contar boas histórias. Uma conversa fascinante entre dois profissionais de comunicação de gerações diferentes, conectados pela paixão por contar histórias.  

| 07/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 914 – Os canteiros de Cecília

Cecília Meireles deixou uma obra que transcende o tempo, caracterizada por uma busca incessante pela beleza e pela verdade, através de uma expressão poética única e universal. Seu legado continua vivo, influenciando gerações de leitores e escritores. Este episódio é uma tímida amostra da obra imensa dessa mulher que, com sua poesia, nos acompanha, nos aquece, nos faz companhia nos momentos de solidão e silêncio. Do jeitinho que ela sempre quis.

| 21/02/2024 - Luciano Pires
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?

A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus podcasts, começou  a publicar dados de benchmarking em 2021, com o objetivo de abordar a pergunta sempre presente na mente de todos os editores de podcast – “O que constitui um ‘bom’ número de downloads?” Em 2022, expandiram os dados para incluir diferentes países. Separei alguns dados de 2023.

| 12/02/2024 - Luciano Pires
Festas populares e economia criativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Festas populares e economia criativa   “Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo.” Leonardo Cruz   As festas populares ocupam lugar de destaque entre os inúmeros segmentos da […]

| 05/02/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – A Lenda dos Tambores Africanos

Bárbara e Babica contam uma lenda originária da Guiné-Bissau, que explica de onde teriam vindo os tambores africanos: da Lua!
Uma lição sobre respeto aos compromissos que assumimos e de como mesmo nas situações mais difíceis podemos encontrar maneiras de criar coisas especiais.

| 23/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 607 – Fábrica de Otários

No início de suas carreiras, Daniel Khanenman e Amos Tversky trabalharam em diferentes ramos da psicologia: Kahneman estudou a visão, enquanto Tversky estudou a tomada de decisão. Em seus estudos, eles mostraram que, em ambos os domínios, os seres humanos dificilmente se comportam como se fossem estatísticos treinados ou intuitivos. Em vez disso, seus julgamentos e decisões se desviam dos modelos econômicos idealizados. As coisas não são como são, mas como as pessoas acham que são.

| 19/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 306 – Renato Scarpin

Hoje trazemos Renato Scarpin, formado em engenharia, mudou para o mundo das artes cênicas ao se apaixonar pelas coisas do teatro. Fez minisséries e novelas na Record, SBT, Globo e Band e no teatro, realizou inúmeros trabalhos como ator, autor e diretor. Ficou 10 anos em cartaz com o monólogo cômico de sua autoria “Engolindo Sapo Pra Um Dia Comer Perereca”, com o qual fez mais de 1.100 apresentações pelo Brasil. Uma conversa sobre artes, cultura, os bailes da vida e o público que queremos ter.

| 18/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 909 – O efeito do esquecimento

Em um discurso de 2002, o escritor Michael Crichton criou o termo “Efeito de Amnésia de Gell-Mann” para descrever o fenômeno em que especialistas leem artigos dentro de suas áreas de expertise e percebem que estão cheios de erros e mal-entendidos, mas aparentemente esquecem essas experiências ao ler artigos nas mesmas publicações sobre tópicos fora de suas áreas de expertise, os quais consideram confiáveis.

| 17/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 606 – Broken Windows

Quem me acompanha conhece o conceito do Broken Windows (Janelas Quebradas), que apresentei no Cafezinho 68. Pequenos desleixos levam a desleixos maiores. Pequenos crimes levam a crimes maiores. Pequenas sacanagens levam a sacanagens maiores. Faz parte do espírito humano.
Deixei o título em inglês por causa do “Windows”, que logo nos remete à internet. Quero falar das janelas quebradas da internet

| 12/01/2024 - Luciano Pires
LíderCast 305 – João Paulo Picolo

O convidado de hoje é João Paulo Picolo, que tem mais de 20 anos de experiência no setor de feiras e exibições. Trabalhou no Transamerica Expo Center, Informa Exhibitions e Reed Exhibitions, quando ampliou sua visão de mercado e adquiriu experiência em diferentes setores. Após a primeira passagem pela NürnbergMesse Brasil, de 2005 a 2009, João Paulo Picolo retornou à empresa em 2016, agora como CEO. João Paulo reposicionou a subsidiária brasileira da NürnbergMesse entre as principais organizadoras de feiras do mercado. Uma conversa sobre marketing, gestão e o jeito do brasileiro trabalhar.

| 11/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 604 – Não desista!

“O que cria um influencer é a quantidade de idioters” é a frase de uma das mais novas camisetas da loja Café Brasil. O quer dizer isso? Que um youtuber falando merda para 2 milhões de seguidores, só sobrevive porque tem 2 milhões dando-lhe ouvidos. A culpa não é do Youtuber, que está entregando aquilo que seu público quer. E o mesmo vale para a música, literatura, cinema, jornalismo…

| 29/12/2023 - Luciano Pires
LíderCast 302 – Pedro Almeida

Hoje o convidado é Pedro Almeida, que é jornalista e professor de literatura, com curso de extensão em marketing pela universidade de Berkley. Pedro atua há 30 anos na gestão de editoras de pequeno e médio porte, e de Publisher em editoras de grande porte, nas áreas de ficção, não-ficção e autoajuda, tendo realizado diversos projetos nacionais e internacionais. Foi membro do conselho curador do Prêmio Jabuti e recentemente abriu uma unidade da livraria Drummond em São Paulo. Pedro ama livros, e fez disso a sua profissão. Uma conversa animada sobre o mercado editorial e seus desafios no Brasil.

| 21/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 905  – Music and Me

Então, o que é que a música é para você, hein? Aliás, que tipo de música você consome? E consome para que? Vamos nessa praia hoje…

| 20/12/2023 - Julio Bessa
LíderCast 301 – Marcio Brant

Márcio Brant é CEO e fundador da WEPOD, produtora de conteúdos focada na inteligência em podcast para grandes marcas. Márcio é produtor musical há 15 anos e membro da Latin Grammy Academy. Vem se dedicando também a impulsionar e acelerar várias carreiras independentes e já estabelecidas, através da aprendizagem e de uma metodologia própria de gerenciamento de carreira artística. Além disso, tem experiencia acadêmica de 20 anos nas áreas de Sound Design para Animação, Games, Marcas e Cinema.

| 14/12/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 600 – Falando merda

Obrigado a você que tem prestigiado meu cafezinho. Aqui é um esforço diário para não falar merda. Não porque eu seja melhor que os outros. É porque eu respeito profundamente a sua inteligência.

| 01/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 900 – How Deep Is Your Love

900 semanas atrás foi ao ar o primeiro episódio do Podcast Café Brasil. De lá para cá o resultado foram quase 600 horas de conteúdo, três outros podcasts como filhotes, três livros publicados a partir dos roteiros, milhares de músicas apresentadas, um mundo de haters e dez mundos de pessoas que amam o Café Brasil. Tem sido uma aventura e tanto compartilhar com você estes episódios. E para o 900, fomos buscar gente de talento, que impactou nossas vidas e, certamente, trará lembranças para quem os curtiu no auge e mostrará às gerações mais novas o que é talento de verdade.

| 15/11/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 62 – O rock da Babica

Neste episódio, apresentamos o rock da Babica! Na levada da Babica, cada historia ;e um rock`n roll!

| 24/10/2023 - Luciano Pires
Think tanks
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Think tanks   “O trabalho dos think tanks é de extrema importância para que os gestores recebam informações úteis, confiáveis e plausíveis sobre diversos recortes no conjunto da sociedade, entendendo quais políticas públicas funcionam e quais alternativas são possíveis na comparação com o que está sendo executado.” Margaret Tse   Participei, nos dias 13 e […]

| 18/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O extraordinário legado de Walt Disney
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O extraordinário legado de Walt Disney  “Nada define com tanta visibilidade os parques da Disney como a cordialidade e o comprometimento dos nossos membros do elenco ao longo dos anos e a apreciação que os convidados sentem pelo modo como são tratados.” Michael Eisner   “Gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”  “A vida […]

| 04/10/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Com Leite 60 – Viva a leitura

Neste episódio, Bárbara e Babica conversam sobre a importância dos livros e anunciam uma novidade: uma área só com livros infantis na livrariacafebrasil.com.br/cafecomleite.

| 03/10/2023 - Luciano Pires
Café² – Live com Christian Gurtner

O Café², live eventual que faço com o Christian Gurtner, está no Youtube também

| 01/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 891 – Indícios Probatórios

No episódio anterior falamos da necessidade da comunicação clara. E hoje continuamos nessa pegada. O mundo moderno nos desafia com complexidades e informações incessantes, tornando a clareza na comunicação mais valiosa do que nunca. Mas há uma linha tênue a ser observada: é fundamental ser simples, mas não ser simplório.

| 13/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 588 – A IA vai lhe atropelar

Ser ou não ser… O termo “ser” é um verbo que desempenha um papel fundamental na linguagem e na filosofia. Ele é usado para indicar a existência, identidade e características de entidades, sejam elas objetos físicos, seres vivos, conceitos abstratos ou estados. “Ser” também pode ser usado para expressar a natureza, estado ou condição de algo.
Mas nos dias de hoje, parece que deixamos para trás o “ser humano”, em benefício do “ser artificial”, em todos os âmbitos do termo “artificial”.

| 08/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 890 – Communicare

A comunicação é uma parte essencial de nossas vidas e desempenha um papel crucial em nossos relacionamentos e interações. Mas muitas vezes, assumimos que o que dizemos é entendido exatamente como dissemos por quem nos ouve. No episódio de hoje destacaremos as nuances da comunicação e ofereceremos dicas importantes sobre como a mensagem enviada nem sempre é a mesma que a mensagem recebida.

| 06/09/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 587 – Os livros e eu

Você também tem um cantinho de leitura onde seus livros reinam? E está cansado das prateleiras de livrarias cheias de bestsellers que não trazem nada de substancial? Biografias de adolescentes de 40 anos, reflexões de influencers saídos das fraldas, motivação barata, fórmulas mágicas de gurus de araque, temas requentados com rótulos marqueteiros e mais uma porção de bobagens.
Procura um lugar onde os livros são escolhidos com cuidado e dedicação?
Então aceite as boas-vindas à Livraria Café Brasil, um santuário literário que vai além do convencional!

| 01/09/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Enriqueça o seu canto

Gostamos tanto de livros que decidimos entrar de cabeça. E a partir de hoje está funcionando a todo vapor a https://livrariacafebrasil.com.br , um templo onde você NÃO encontrará best sellers para idiotas, livros vazios de adolescentes de 40 anos ou aquelas fórmulas mágicas para se dar bem na vida.

| 30/08/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Utilidade ou Valor do Silogismo (parte 8)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Há quem diga que todas as variações e formas do silogismo apresentadas não representam AVANÇO NO CONHECIMENTO, pois a conclusão já está contida na premissa MAIOR, e (a conclusão) tem de ser conhecida ANTES que a premissa MAIOR possa ser declarada. Entre os que dizem o que escrevi acima está John S. Mills e outros […]

| 24/08/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Leitura e repertório
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Leitura e repertório “Leitura é a chave para se ter um universo de ideias e uma tempestade de palavras.” Pedro Bom Jesus   Entre outras coisas, aproveitei o fim de semana para ler o relatório de atividades de 2022 do Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, um think tank que completou 35 anos no ano […]

| 23/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 888 – Inteligência Artificial Natural

As máquinas têm superado os seres humanos em tarefas que antes eram consideradas necessárias para a inteligência, como multiplicar números de vários dígitos. E aos poucos estão sofisticando suas capacidades. A questão é quando e de que maneira a inteligência artificial substituirá mais aspectos da inteligência humana. Ou não substituirá? Teremos um dia uma Inteligência Artificial Natural?

| 23/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 55 – O poder dos livros

Neste episódio, Bárbara e Babica contam a história dos livros, partindo das tábuas de argila, dos papiros e dos pergaminhos da antiguidade, passando pela revolução da prensa tipográfica de Gutenberg e chegando até os dias de hoje. Os assinantes recebem uma recomendação de alguns livros clássicos.

| 15/08/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 54 – Monteiro Lobato

Neste episódio, Bárbara e Babica apresentam José Bento Renato Monteiro Lobato, que foi um famoso escritor e editor brasileiro, reconhecido como um dos pioneiros da literatura infantil no país. E proveitam para dar uma passadinha pelo Sítio do Pica Pau Amarelo.

| 08/08/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Inferência Analógica e Oposição mediata (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

INFERÊNCIA ANALÓGICA ou RACIOCÍNIO POR ANALOGIA: Esta é uma forma de inferência baseada na similitude. a conclusão de uma INFERÊNCIA ANALÓGICA pode ser apenas provável,   Se o argumento (inferência) for provado, então deixa de ser analógico. Pois a analogia é um modo de inferência que já levou a muitas descobertas científicas. Por exemplo, Benjamin […]

| 07/08/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Isca Intelectual: Humor de gênio dispensa palavras

Jerry Lewis foi um famoso ator, comediante, diretor e produtor de cinema norte-americano. Ele nasceu em 16 de março de 1926, em Newark, Nova Jersey, e faleceu em 20 de agosto de 2017, em Las Vegas, Nevada. Jerry era conhecido por sua habilidade excepcional na comédia física. Ele usava expressões faciais exageradas, gestos engraçados e movimentos corporais cômicos para arrancar risadas do público. Seu estilo muitas vezes envolvia situações engraçadas e trapalhadas físicas, que se tornaram sua marca registrada.

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Mundo complexo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Mundo complexo “Vivemos a era pós-industrial. Neste mundo o trabalho físico é feito pelas máquinas e o mental, pelos computadores. Ao homem cabe uma tarefa na qual é insubstituível: ser criativo, ter idéias.” Domenico de Masi   Grandes intérpretes, de tempos em tempos, criam expressões para definir a época em que estão inseridos e as […]

| 01/08/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 582 – Avra Kedavra

Como palestrante, aprendi que não são apenas as palavras que usamos quando falamos, é a maneira como as usamos que cria a magia do grande palestrante. As palavras têm poder, que cresce ainda mais dependendo de quem as pronuncia.

| 28/07/2023 - Luciano Pires
LíderCast 281 – Dennis Penna

Hoje o convidado é Dennis Penna, fundador da Polo Palestrantes, uma das principais agências de palestrantes do Brasil. Dennis também fundou o Talks Aprendizado Continuo, um inovador modelo de Clube de Treinamentos, que proporciona para as pequenas empresas treinamento de qualidade e continuado com os melhores palestrantes do Brasil. É também fundador da MinhaPalestra.Online, plataforma para transmissão online de palestras ao vivo, de forma segura, controlada e profissional, e Sócio fundador do SpeakerCast, startup que conecta palestrantes e contratantes se forma simples, eficiente e sem intermediários.

| 13/07/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – O Epiquerema (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Um EPIQUEREMA é um polissilogismo abreviado que combina figuras quaisquer, e de cujas premissas AO MENOS UMA é um Etinema. Se ambas as premissas forem entimemas, o EPIQUEREMA será duplo. Se apenas UMA premissa for um entinema, o EPIQUEREMA será simples.   Ao lidar com negações. É MUITO IMPORTANTE lembrar que a negação pode ser […]

| 07/07/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 579 – Não creia em seus olhos

O comercial da VW que mostra Elis Regina fazendo um dueto com sua filha Maria Rita está viralizando e emocionando muita gente. É a IA, que ainda está em seus primeiros passos, mostrando a que vem. Logo mais você poderá entrar numa espécie de Netflix e assistir a TopGun com você no lugar o Tom Cruise ou da da Kelly McGilles. E vai ficar perfeito. É uma maravilha. Pois é. Mas…

| 07/07/2023 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – A Importância do Entimema (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Há uma grande importância prática no ENTIMEMA, pois nele, uma proposição — mais frequentemente a premissa MAIOR (P) — está apenas implícita, e por isso é mais provável que seja DESCUIDADAMENTE TOMADA COMO VERDADEIRA, sem um exame, tornando-se fonte de erro e de raciocínio falacioso. Ou aquela mentira que nem notamos porque parece verdade – […]

| 21/06/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Isca Intelectual – Davi dentro do silo

Durante a II Guerra Mundial, muitas obras de arte se perderam durante bombardeios. As fotos incríveis de arquivos italianos mostram as esculturas de Michelângelo na Academia em Florença: David e os escravos inacabados  – envoltos numa espécie de silos de tijolos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi um esforço para protegê-los de possíveis danos durante os ataques aliados. 

| 18/06/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento ou gênio?

O violinista vencedor do Grammy, Augustin Hadelich, tocou com todas as grandes orquestras dos Estados Unidos, muitas em várias ocasiões, bem como com um número cada vez maior de grandes orquestras no Reino Unido, Europa e Extremo Oriente. E desenvolveu uma técnica inacreditável.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 574 – Vai dar merd@

Temos um viés negativo, que faz a gente dar mais peso às experiências e notícias ruins do que às boas. E além do viés negativo, temos um viés de atenção. Damos mais atenção às coisas negativas do que às positivas. Se você passou por uma avaliação de performance, por exemplo, e teve 95% de feedbacks positivos, perderá o sono por causa dos 5% negativos.

| 02/06/2023 - Luciano Pires
LíderCast 276 – Augusto Diegues

O convidado do episódio de hoje é Augusto Diegues, que tem mais de 30 anos de experiência no mercado publicitário. Augusto é diretor executivo na Flag Comunicação, agência que faz parte do Grupo ECI. Ele atendeu clientes de grande porte e de diversos segmentos, como Liberty Seguros, Pirelli, Tokio Marine Seguros, Nakata, Brink’s, Banco24Horas, Holcim Cimentos, Klabin, entre muitos outros. E, claro, a Dana, durante o período em que fui Diretor de Marketing. Uma conversa entre duas pessoas muito experientes em marketing, branding e comunicação, que não poderia terminar sem uma reflexão sobre o que nos aguarda no futuro da comunicação com a Inteligência Artificial.

| 01/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 573 – Celebração à resistência

Acabo de lançar meu décimo livro. É o quinto como autor independente, sem contar mais três lançados por editoras, mas cujo controle eu assumi.  Ser um autor independente é emocionante, mas também é cheio de desafios.

| 26/05/2023 - Luciano Pires
LíderCast 274 – Ana Lucia Pita

A convidada do episódio de hoje é Ana Lucia Pita, que é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, pós-graduada em Semiótica da Marca pela ECA, pós-graduada em Língua Portuguesa pela PUCSP, pós-graduada em Estudos Portugueses pela Universidade de Lisboa e graduada em Letras e Filosofia pela PUCSP. A Ana Pita se especializou em Comunicação e Semiótica, Gestão da Marca, Gestão da Mudança e Inovação, Design Thinking, Formação de Multiplicadores, dentre outros temas. Nossa conversa navega pelo mundo das marcas, corporativas ou individuais e do impacto que a internet causou nas velhas fórmulas. E se já está complicado, imagina com a inteligência artificial chegando aí…

| 18/05/2023 - Luciano Pires
George Orwell e o Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Presença de George Orwell “A luta em defesa da verdade objetiva ainda é fundamental e, embora Eric Blair tenha morrido em 1950, George Orwell continua bem vivo”. Alan Johnson Marcel Solimeo. economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo, escreveu um artigo publicado pelo Diário do Comércio intitulado Instituições e anomia, destacando a importância do respeito […]

| 09/05/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Trivium Capítulo 7 – Regras do Silogismo (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

(vamos levar a sério esse retorno às postagens, não é? Segue o esquema quinzenal, a cada 15 dias, um texto novo!)   Bem, não há outra maneira de expor essas regras além de enumerá-las. Algumas regras são auto-evidentes, dispensando exemplos detalhados, outras serão consequência (corolário) de outras, daí a referência será feita. E, por favor, […]

| 05/05/2023 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Com Leite 42 – Plantando mentiras

Neste episódio, Bárbara e Babica falam de como as informações sobre o Agro precisam ser cuidadosamente recebidas. Há muita mentira publicada, e é preciso compreender como funciona o processo de investigação científica.

| 25/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 567 – O caso Escola Base

O caso Escola Base, ocorrido em 1994, é um marco da irresponsabilidade da imprensa na divulgação do que hoje é chamado de “fake news”. O Brasil foi tomado durante semanas por uma sucessão de notícias que apontavam abusos de crianças em idade pré-escolar, numa pequena escola de São Paulo. O caso virou escândalo nacional e com o tempo, provou-se que os denunciados eram inocentes. Mas o estrago estava feito.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 269 – Rossandro Klinjey

No episódio de hoje trago Rossandro Klinjey, que é palestrante, escritor e Psicólogo Clínico. Rossandro é autor de vários de livros, sendo os mais recentes, As cinco faces do Perdão, Help: me eduque! e Eu escolho ser feliz. É consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante, no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. Nossa conversa trata de comportamento, de educação, da vida em sociedade em tempos caóticos. Um baita papo.

| 13/04/2023 - Luciano Pires
LíderCast 266 – Bruno Scartozzoni

Hoje temos Bruno Scartozzoni, que há mais de 15 anos trabalha com sorytelling, um conjunto de técnicas normalmente utilizado pela indústria do entretenimento, para treinar pessoas na nobre arte de contar histórias. A humanidade evoluiu assim: contando histórias, e dominar essa técnica nunca foi tão importante como nos dias de hoje, pois num mundo cada vez mais poluído de informação, uma boa história é capaz de capturar a atenção, transmitir a mensagem certa, gerar engajamento e agregar valor. Uma conversa animada entre dois fãs do cinema, que trabalham com a mesma matéria prima: encantar as pessoas.

| 24/03/2023 - Luciano Pires
LíderCast 261 – Paula Schmitt

No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.

| 16/02/2023 - Luciano Pires
Livraria Cultura
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Livraria Cultura  Ficam as boas lembranças   “Livraria Cultura foi a meca de uma geração que preferia livros a celulares.” Matheus Lopes Quirino   Com enorme tristeza recebi a notícia de que algumas editoras começaram a recolher seus livros nos espaços a elas destinado na loja da Avenida Paulista da Livraria Cultura, em decorrência da […]

| 15/02/2023 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 558 – Quem é o seu dono?

Mais de 20 anos atrás, tomei a decisão de ser orgulhosamente um independente. Com minhas plataformas próprias, usando redes sociais para fazer marketing exclusivamente. Sem depender delas, sem ficar na sombra de uma grande marca, sem depender da estrutura de um terceiro para sobreviver.

| 10/02/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Quando a solidão é povoada.

Aos 94 anos, depois de sofrer um derrame que o deixou quatro anos sem tocar, Julian recebe a visita de seu velho amigo James Lloyd Morrison, músico de jazz da Austrália que toca trompete e uma série de outros instrumentos, incluindo trombone, tuba flugelhorn, saxofone, contrabaixo, clarinete, guitarra e até piano.
E então, o Jazz faz a mágica.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 859 – OesteCast

Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.

| 01/02/2023 - Luciano Pires
O seu café coado semanal

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O grito

Chuck Berry e John Lennon já eram artistas lendários quando uniram forças em 1972, para fazer história na televisão. Ao vivo no The Mike Douglas Show, a icônica dupla tocou Memphis Tennessee e Johnny B Goode juntos pela primeira e única vez. Lennon citava Berry como um de seus heróis de todos os tempos e principais influências musicais. Aí Yoko resolveu contribuir…

| 26/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 858 – Um velho safado

Charles Bukowski era um cara miserável que tinha uma vida miserável. Um poeta e romancista, notório por seu amor por bebidas. E um incorrigível mulherengo, que chegou a ser chamado de misógino. Por isso ganhou o apelido de Velho Safado, e se transformou num dos maiores poetas e escritores da língua inglesa, influenciando algumas gerações com sua prosa irreverente, que revela verdades sobre a condição humana. Hoje vamos de Charles Bukowski.

| 25/01/2023 - Luciano Pires
Luciano Pires no OesteCast

Fui convidado para um bate-papo no OesteCast, que é apresentado pelo Dagomir Marquezi e por Cristyan Costa. O papo e sobre meu livro Merdades e Ventiras, mas abordou muito mais. 

| 22/01/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 555 – Pirataria ou democratização

Qual a responsabilidade da audiência na revolução das mídias? Só recevber conteúdo ou fazer parte do processo de produção e distribuição?

| 20/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 257 – José Luiz Tejon

No programa de hoje tenho a satisfação de trazer meu amigo José Luiz Tejon, que é escritor, palestrante, professor, especialista sobre o agronegócio, colunista de várias revistas e emissoras. Tejon, aos 70 anos, continua inspirando muita gente com sua capacidade de superação e perspicácia para entender os rumos da sociedade. Tejon joga luz em diversas questões e, em alguns momentos, vira o perguntador do programa. Fascinante.

| 19/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 857 – Independência ou morte

Vivemos uma revolução das mídias, que tem mudado não só a forma como se produz e distribui informação, mas principalmente como a consumimos. E isso significa o aumento da responsabilidade sobre a análise e escolha da informação que vamos consumir. Mas muita gente ainda não percebeu isso.

| 18/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 856 – Tá na hora do Café Com leite

Quando criamos o Podcast Café Com Leite em 2022, tínhamos muitos sonhos. Um deles era ter músicas autorais para o programa, o que só foi possível no final do ano. E o episódio que apresentou a música ficou tão legal, tão curioso, que eu decidi trazer aqui para o Café Brasil. Prepare-se, é meio que uma aula de música, bicho, e vai grudar na sua mente.

| 11/01/2023 - Luciano Pires
LíderCast 255 – Maurício Nunes (A Toca do Lobo)

No episódio de hoje, temos Mauricio Nunes, músico, escritor, ator, jornalista, viajante e mais um milhão de coisas, entre elas, a página Toca do Lobo no Facebook.

| 04/01/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 29 – Tá na hora do Café Com Leite

Este episódio é a realização de um sonho. Bárbara e Babica apresentam a Melô do Café Com Leite, junto com seu criador, Daniel Galli, da Panela Produtora. Prepare-se que gruda que nem chiclete! 

| 03/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 855 – Alguém me avisou

No bairro da Vila Madalena vivi uma experiência que me marcou, que tem a ver com brasilidade, com as raízes culturais de meu país. Logo eu, que su do rock, me vi repentinamente emocionado numa roda de samba. Ficquei impactado a ponto de decidir fazer um episódio do Café Brasil a respeito. Venha comigo, hoje somos samba.

| 01/01/2023 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O dia em que James Brown salvou Boston

No dia 4 de abril de 1968, o reverendo Dr. Martin Luther King foi assassinado nos Estados Unidos, desencadeando uma onde de protestos em todo país, com manifestações violentas nas principais cidades. E James Brown salvou uma cidade.

| 29/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O Toque da Nokia

Francisco Tárrega foi um compositor e violonista clássico espanhol, conhecido por peças como Capricho Árabe e Recuerdos de la Alhambra. Ele é muitas vezes chamado de “o pai do violão clássico” e é considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos. Mas sua obra mais conhecida, não leva seu nome…

| 22/12/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 550 – Dispensar, distorcer, distrair…

Quatro táticas se destacam nas guerras após o advento das redes sociais. São a “Abordagem 4D”: descartar, distorcer, distrair e desanimar.

| 16/12/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 12/12/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Ame o que você faz

O canto lírico é uma arte difícil, complexa e para poucos. E Cecilia Bartoli faz como poucos.
Neste vídeo, você vai apreciá-la cantando a dificílima, impossível para as pessoas normais, ária ‘Agitata da due venti’ de Vivaldi. Eu não sei se você curte ópera, mas não importa. O que ela faz aqui vai além da música.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

O resumo da semana das publicações no ecossistema Café Brasil.

| 30/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 849 – A cegueira da escolha

Nossas opiniões e atitudes políticas são parte fundamental de quem nós somos. E de como construímos nossas identidades. Se eu pedir sua opinião sobre escolhas ou fatos políticos, você provavelmente a compartilhará comigo, mas também provavelmente resistirá a qualquer tentativa que eu fizer de tentar persuadi-lo a adotar um outro ponto de vista, não é? Afinal, se há algo que nos parece certo, são nossas próprias atitudes. Ou não? Mas… e se esse não fosse o caso?

| 23/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 543 – Como a mídia faz sua cabeça

Nas sociedades democráticas, os meios de comunicação de massa são a força motriz da opinião pública. Fontes de mídia como Internet, jornais, noticiários, etc., desempenham papéis significativos na formação de nossa compreensão e percepção sobre os eventos ocorridos em nossas vidas diárias. E os profissionais da mídia sabem disso, usando algumas ferramentas que fazem a nossa cabeça. Neste vídeo, quero falar de três delas.

| 21/11/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 542 – Como limitar os poderosos

Na dinâmica mais antiga, os movimentos sociais exigiam formadores de opinião, o que tornava difícil ouvir as vozes mais baixas da multidão. Hoje tudo mudou.

| 18/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 848 – Meu nome é Gal.

Existem pessoas que acompanham a gente pela vida toda. Normalmente artistas que nos fazem sorrir e chorar, que nos confortam em momentos ruins ou celebram conosco os momentos bons. Neste ano pesado de 2022, acabamos de perder Gal Costa, que levou consigo um sorriso contagiante. E um pedacinho do coração de todos nós.
Este programa é uma singela homenagem.

| 16/11/2022 - Luciano Pires
O seu café coado da semana!

VemAí A terceira edição da Black Friday Café Brasil, desta vez com uma oferta nunca antes vista por aqui!
Fique atento aos nossos próximos e-mails e saiba mais!

| 14/11/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Herói cobrado e solesmãe!

Você consegue perceber a capacidade que um país tem de construir seu futuro, pelo nível intelectual de seu povo. São as ideias, inteligentemente trocadas, somadas, misturadas, que geram as ações necessárias para o progresso. E essas ações serão tão mais eficientes, quanto mais ricas forem as ideias.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 022 – Os três filtros

“Os três filtros de Sócrates” é um diálogo atribuído a Sócrates, mesmo que não existam referências a esses três filtros nas obras de Platão. Mas isso não invalida a mensagem muito positiva que transmite, e pela semelhança que apresenta com a forma de dialogar do filósofo grego.
Os três filtros de Sócrates são um exemplo de bom uso da razão, e nos ensinam como tratar as fofocas. É sobre eles que Bárbara Stock e Babica reinam neste episódio.

| 01/11/2022 - Luciano Pires
LíderCast 248 – Mara Behlau e Marisa Barbara

As convidadas de hoje são Mara Behlau e Marisa Barbara, duas profissionais de áreas distintas, mas que têm em comum o interesse pela neurociência da comunicação. Um dia elas se encontram, começam a trabalhar juntas, até concluir que estava na hora de lançar um livro, o Comunicação Consciente – O que comunico quando me comunico. Um papo muito interessante sobre comunicação e liderança.

| 27/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 845 – Merdades e Ventiras live

Realizamos na semana passada a primeira Merdades e Ventiras Live, um encontro com personalidades para discutir como a mídia faz a nossa cabeça. No primeiro encontro, com o deputado Paulo Ganime e Roberto Motta, que hoje é comentarista na Jovem Pan, a discussão passou por política e, é claro, censura. É o áudio desse encontro que você ouvirá hoje.

| 26/10/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 536 – Baita gritaria

Quem me acompanha há algum tempo sabe que os assinantes dos diversos planos do Café Brasil, trocam ideias em grupos fechados no Telegram. Entre eles, o grupo da Confraria, que é febril. É normal ter 200, 300 mensagens num dia, tratando dos temas mais diversos. E como ali é um microcosmo “controlado”, não acontecem as baixarias das áreas de comentários das redes sociais, que parecem mais fábricas de malucos.

| 24/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 844 – Narrativas moldam o mundo

Existe um estudo neurológico chamado “teoria do pensamento narrativo”, que mostra que para que nossas experiências conscientes façam sentido, nosso cérebro atribui a elas uma estrutura semelhante a uma história. Constrói uma narrativa com uma sequência de fatos e algum tipo de correlação entre eles. E são essas narrativas que dão forma ao nosso mundo.

| 19/10/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Puro deleite

Os bailarinos Jordan Frisbee, norte-americano, e Emeline Rochefeuille, francesa, compareceram ao concurso de dança Invitational/Champions Jack&Jill no festival Budafest, na Hungria. E então…

| 13/10/2022 - Luciano Pires
Café Com Leite 19 – O nosso hino

O Hino Nacional Brasileiro é um dos mais belos hinos do mundo. Mas você sabe o que é e para que serve um hino?
O programa de hoje é mais do que especial, onde Bárbara e Babica explicam a letra de nosso hino e contam algumas curiosidades.Emocione-se conosco! 

| 11/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 841 – Os arquitetos do mau

Tomamos decisões diariamente em nossas vidas, tanto no lado pessoal quanto no profissional. E o que usamos para tomar decisões? As informações que recebemos de diversas fontes, que nos chegam pela mídia. Por isso é fundamental tomar cuidado com o tipo de alimento intelectual que você joga para dentro da mente. Vamos nesta linha hoje.

| 28/09/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: O papel é seu!

Henry Thomas tinha apenas 10 anos quando fez a audição para o papel de Elliot, no filme ET – O Extraterrestre, que marcou várias gerações. No vídeo a seguir, você assistirá o momento em que o diretor explica a ele o contexto da cena, e ele interage com um ator que, provavelmente, está lendo o diálogo. Trata-se do momento em que agentes do governo dizem a Elliot que vão levar seu amigo ET embora.
Henry entra no papel e… bem, assista no play.

| 27/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 840 – O poder de contar histórias

A humanidade se desenvolveu contando histórias. Quem é que não se fascina com uma boa história, hein? Aprendemos sobre viver a vida, sobre como as coisas funcionam, sobre como devemos nos comportar, sobre como vencer as dificuldades… aprendemos sobre moral e bons costumes. Mas também podemos aprender para o mal, não é? Por isso é necessário alguma forma de proteção contra quem conta histórias.

| 21/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 526 – Os loucos nos extremos.

O mundo está polarizado, parece dividido em dois, não é? É, parece. Mas não é assim. Existem alguns extremos gritando feito loucos e, no meio, milhões de pessoas tentando descobrir qual é a melhor escolha. Mas a gritaria nos extremos é tamanha que achamos que elas são maioria. Não são. São minorias, mas têm acesso à mídia, à cultura, aos canais de comunicação que batem em você o dia inteiro, influenciando suas decisões.

| 19/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 838 – Merdades e Ventiras

O mundo vem passando por uma revolução sem precedentes na mídia. Nos comunicamos de um jeito muito diferente de como fazíamos dez anos atrás. Hoje, cada um de nós é uma mídia individual, compartilhando com outras pessoas aquilo em que acreditamos – ou não. A comunicação é a cola que nos une ou é a força que nos separa. Por isso, compreender como funciona a mídia é fundamental para não ser transformado em massa de manobra. Eu me preocupei tanto com isso cara, que eu lancei um livro. E essa é a praia hoje.

| 07/09/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 522 – Merdades e Ventiras

A produção de Merdades, hoje fake news, que se torna cada vez mais sofisticada, trazendo para nós uma responsabilidade gigantesca de filtrar, selecionar e consumir informação que seja pertinente, transparente e verdadeira. Não é fácil.

| 05/09/2022 - Luciano Pires
LìderCast 240 – Felipe Romano

O convidado de hoje é Felipe Romano, artista visual e um dos apresentadores do podcast Barman das Horas Vagas. Com sete filhos (o oitavo a caminho), Felipe foi enviado em 2011, com esposa e filhos, para viver na Dinamarca como família Missionaria da Igreja Católica. É artista visual de formação acadêmica, iniciou seus estudos de saxofone aos 11 anos, o que lhe confere um vasto repertório musical. Um papo muito interessante sobre viver numa cultura completamente diferente da nossa.

| 01/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 837 – Calaboca, Chico

Tá difícil, né? Tem comunista debaixo da cama, tem bolsonarista na esquina, tem doutrinador pra todo lado. Pessoas mudam de opinião na cara dura, defendendo o que atacavam antes. Não dá mais pra confiar em ninguém. Não dá mais pra curtir ninguém. Não dá mais para liberar e emoção de curtir o que é belo, pois o belo foi produzido por alguém do outro lado. Que porre, cara!

| 31/08/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Talento mais paixão

O ano é 1987, no Teatro Fênix no Rio de Janeiro, durante a gravação de um programa da Rede Globo chamado Chico e Caetano, o convidado é Milton Nascimento. E um momento é especial…

| 24/08/2022 - Luciano Pires
Pacto brutal

Terminei de assistir a Pacto Brutal, a mini série da HBO Max que trata do assassinato da atriz Daniella Perez em 1992. Eu tinha 36 anos na época, e foi um choque receber a sucessão de notícias que criavam uma história muito mais impactante que as novelas das quais Daniella era protagonista.

| 13/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 834 – A Lei de Gresham

Quando lancei meu livro Brasileiros Pocotó em 2004, e junto com ele o Movimento pela Despocotização do Brasil, eu ansiava por um país que valorizasse a cultura, que apreciasse o talento intelectual, que construísse seu futuro sobre valores fundamentais. Para isso, teríamos de ser capazes de perceber o que é o belo, o fundamental, o pertinente, aquilo que nos traz crescimento intelectual. Duas décadas depois, qual é a sua avaliação, hein?

| 10/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 513 – A lei de Gresham cultural

Existe um princípio econômico chamado Lei de Gresham, atribuída a Sir Thomas Gresham, conselheiro da Rainha Isabel I de Inglaterra, que afirmou em 1558 que “a moeda má expulsa a moeda boa”.

| 05/08/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 508 – O mais do mesmo

TikTok está aos poucos estragando todas as plataformas digitais. O Twitter criou recentemente uma timeline baseada em vídeos curtos. O Instagram mudou completamente a proposta inicial para vídeos curtos e stories em vídeos.

| 18/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – Música na cabeça e no corpo

Na isca de hoje, você verá Anna-Maria Helefe fazendo uma demonstração de canto em Matiz Polifônico.

| 16/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual – O mago Steve Ray Vaughn

Quando você domina sua técnica, tem repertório e recursos, o imprevisto é bem-vindo.

| 07/07/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual sobre talento

O que tinham feito suas mãos?

| 28/06/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 500 – Os mortos-vivos

Esse é o preço da liberdade: conviver com gente com quem não concordamos. Ouvir os maiores absurdos. Assistir gente ignorante, maldosa e até mesmo canalha, pintando e bordando na internet.

| 20/06/2022 - Luciano Pires
Arremessando Alto (Hustle) na NetFlix.

Um filme para cima, focado na busca pelo sucesso mesmo diante de repetidos fracassos, é receita certa para estes dias intensos em que todos estamos de saco cheio com as pressões, a raiva reinante, a politização de nossas vidas e esse clima de torcida para que o outro dê errado.

| 19/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 822 – Café ao Quadrado

Convidei o Christian Gurtner, criador e apresentador do podcast Escriba Café, para uma live. A ideia era conversar sobre podcasts, cultura de cancelamento e liberdade de expressão. Eu e o Christian produzimos podcasts há mais de 16 anos, experiência é o que não falta. E o papo foi pra lá de agradável. Quem não assistiu, vai poder ouvir agora.

| 18/05/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 7 – Silogismo Simples (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Como mencionado na lição anterior, vamos agora tratar de silogismo – que é o raciocínio mais associado à lógica.   Definição: O silogismo é um ATO DE RACIOCÍNIO pelo qual a mente percebe que, de uma relação entre duas proposições (chamadas PREMISSAS) que têm um termo em comum, necessariamente emergirá uma nova e terceira proposição […]

| 12/05/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Isca Intelectual: o poder da autenticidade

Coisas que só acontecem quando somos autênticos, quando temos respeito e reconhecimento pelo nosso interlocutor.

| 28/04/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – EDUÇÃO (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

EDUÇÃO é o processo formal de tornar explícito tudo o que está implícito em dada proposição; e por conta disto, a EDUÇÃO não é um avanço no conhecimento. Nisto difere radicalmente da DEDUÇÃO, da qual o SILOGISMO é a forma. comentário importante: quando é dito que a edução não é um avanço no conhecimento, o […]

| 23/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 483 – Tenho amigos. Tenho?

Você se importa? Então entre no jogo com algo além de um “muito bem!”.

| 22/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 818 – A cultura do cancelamento

Você sabe o que é cultura do cancelamento? Na explicação bonitinha é a remoção de apoio a indivíduos por conta de alguma opinião ou ação censurável que eles tenham omitido. Entendeu? Remoção de apoio. Essa é a explicação bonitinha. Na explicação real cara, é o linchamento público de reputações com base numa onda que pode nascer de uma indignação legítima com alguma opinião ou ato, mas que ganha vida própria e é impossível de ser interrompida, atingindo o indivíduo acusado, seus familiares, a empresa onde trabalha, os amigos e todos que tentarem de alguma forma retornar à racionalidade. Cara: isso é perigoso…

| 20/04/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 481 – Caçando Mamãe Falei

Jovens impetuosos. Alguns com esqueletos no armário, sem casca grossa, sem manha, sem experiência política, achando que, no grito, levam o que querem. Pois é.

| 15/04/2022 - Luciano Pires
Conteúdo X Forma
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Conteúdo X forma: difícil equilíbrio   “Num evento científico, o fulgurante  jogo de luzes atropelou o que deveria ser uma serena discussão de ideias.” Claudio de Moura Castro   Na seção Espaço Aberto da edição do dia 3 de abril do jornal O Estado de S. Paulo, o economista Claudio de Moura Castro, que se […]

| 12/04/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – OPOSIÇÃO (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES estão em oposição quando têm a mesma matéria, isto é, QUANDO TÊM O MESMO SUJEITO e o MESMO PREDICADO, mas diferem na forma, ou seja, em qualidade, quantidade ou modalidade ou em duas destas. Lembre que QUALIDADE se refere a proposições AFIRMATIVAS e NEGATIVAS; QUANTIDADE se refere a proposições TOTAIS ou PARCIAIS; e […]

| 07/04/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Isca Intelectual: Choque de Titãs

Dois talentos espetaculares numa situação tensa de bastidores, que normalmente nunca vemos.

| 05/04/2022 - Luciano Pires
Assista a live do Café Com Leite no canal da Bruna Torlay

Um bate-papo sempre nutritivo com a Bruna Torlay sobre o projeto do Podcast Café Com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 815 – Redes sociais: bem ou mal?

Passar tempo nas redes sociais tornou-se quase um modo de vida para a maioria dos adultos – passando por vídeos de gatos fofinhos e danças malucas que prendem a atenção por horas… Mas será que é saudável que seus filhos tenham os mesmos hábitos, hein? E como você sabe se eles estão seguros nas mídias sociais? Existem alternativas? A reflexão de hoje é sobre esse tema e também para anunciar o nascimento do caçula da família Café Brasil: o Café com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Isca Intelectual: Um Brasil que não existe mais

Prepare-se. São 12 minutos de um conteúdo que foi ao ar na MTV de um Brasil que não existe mais.

| 22/03/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 6 – As Relações das Proposições – CONJUNÇÃO (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As RELAÇÕES das PROPOSIÇÕES são quatro: Conjunção; Oposição; Inferência (edução)* Silogismo * um aviso aos leitores que por acaso têm uma edição do Trivium da Ir. Miriam Joseph, há um erro de impressão que talvez confunda um pouco. No livro está escrito “dedução”. Ambas palavras têm o mesmo sentido, mas é bom avisar. Cada uma […]

| 21/03/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Isca Intelectual: Isso é Produtividade Antifrágil

Eu decidi que de agora em diante, toda vez que me deparar com uma pergunta sobre o que significa ser uma pessoa Produtiva e Antifrágil, enviarei este vídeo. 

| 09/03/2022 - Luciano Pires
LíderCast 232 – Giovanna Mel

Hoje a convidada é Giovanna Mel, comunicadora e jornalista que tem se dedicado ao ensino da oratória. A conversa vai de comunicação à política, passando pela visão conservadora e muito mais.

| 03/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Cafezinho 467 – Chega de palminhas

O ato de compartilhar é um ato de generosidade. Não é um favor que você faz para quem originou o post, mas para as outras pessoas que vão acessá-lo. E isso implica numa tremenda responsabilidade.

| 25/02/2022 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Conteúdo Proposicional e Símbolos Gramaticais (parte final)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O conteúdo proposicional pode ser simbolizado através de (1) uma frase declarativa simples, (2) de uma frase declarativa complexa, (3) de uma frase declarativa  COMPOSTA, ou ainda, em raras circunstâncias, por meio de (4) uma “não frase” . Agora que elenquei uma boa quantidade de possibilidades em que frases são construídas, vou buscar apresentar com […]

| 21/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Frases e Proposições (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Símbolos Gramaticais e Proposições Se uma proposição é simbolizada por uma frase, esta precisa ser uma FRASE DECLARATIVA. Uma frase não declarativa (ex. ordem, prece, desejo, pergunta ou exclamação) não pode simbolizar uma proposição, POIS NÃO É VERDADEIRA NEM FALSA; uma frase não declarativa expressa volição, não cognição, e, portanto, não tem STATUS na lógica, […]

| 07/02/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Predicáveis: Classificação e Números (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Os PREDICÁVEIS representam a mais completa classificação das relações que podem ser afirmadas DE UM PREDICADO. em relação a um sujeito, TANTO QUANTO as categorias (do ser) são a mais completa classificação do ser tal como é (estou falando das categorias metafísicas de Aristóteles, já tão faladas antes nestas lições) e do ser tal como […]

| 21/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 5 – Formas Proposicionais A E I O (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As distinções apresentadas na lição anterior são as bases da CONCEITUAÇÃO e do MANEJO das proposições. Usando a qualidade, ou tanto a quantidade quanto a modalidade, como base, TODA PROPOSIÇÃO pode ser classificada como A, E, I ou O. Logo, temos as FORMAS (estruturas, modelos) A, E, I e O quantitativas – também chamadas categóricas […]

| 07/01/2022 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Um pouquinho de história

Um pouquinho de história só para manter as coisas em perspectiva.

| 06/01/2022 - Luciano Pires
Playlist Café Brasil No Spotify

Fizemos uma playlist com muitas das músicas utilizadas no Podcast Café Brasil. Já são mais de 4 mil músicas!

| 27/12/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Características das Proposições (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As PROPOSIÇÕES podem ser agrupadas por cinco características; e cada uma dessas se divide em duas classes. As cinco características são: a) referência à realidade, b) quantidade, c) qualidade, d) modalidade e, e) valor. Abaixo, uma exposição de cada uma delas. a) Referência à realidade: é a distinção FUNDAMENTAL, entre as proposições, é determinada pela […]

| 21/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 800 – The devil in my fingers

Olha: há um bom tempo, mas um bom tempo mesmo,  eu queria fazer um Café Brasil sobre rock. Puro rock. Eu já tinha feito aquele O diabo é o pai do rock, mas eu queria mais. Eu queria ir um pouco mais longe. Eu confesso que tenho alguma dificuldade quando me perguntam qual a banda de rock que eu prefiro. Rolling Stones? Beatles? Led Zepellin? Quem sabe o Grand Funk ou The Who? Já ouvi tudo desses caras e eu tenho ele nas minhas playlists. São bandas que, ao ouvir o primeiro acorde, eu paro o que estou fazendo para curtir. Mas aí me chegou um pedido muito especial e eu resolvi atender em alto estilo. Olha, este não será um programa para ser ouvido de qualquer jeito em qualquer lugar. Tem de estar na vibe.

Hoje é rock´n roll, brother!

Segure-se.

| 15/12/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 5 – Proposições e sua Expressão Gramatical (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

DEFINIÇÕES E DISTINÇÕES Proposição e relação de termos. A proposição AFIRMA uma relação de termos. Em uma estrutura de palavras compostas de: um sujeito, uma cópula e um predicado. Os termos (sujeito e predicado) são a matéria da PROPOSIÇÃO; a cópula (termo restante) que relacionou os dois primeiros termos constitui a forma da PROPOSIÇÃO. Proposição […]

| 07/12/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 798 – Raciocínios Perigosos – Revisitado

O Café Brasil de hoje é a releitura de um programa de 2012, mas que se torna absolutamente necessária. Vamos tratar de algo que falo há tempos: a necessidade da gente conhecer não só o que acontece, mas por que acontece. A maioria das pessoas acha que estar bem informada basta, mas é preciso mais que isso para quem não quer ser apenas um refém de quem sabe como manipular a informação.

| 01/12/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 442 – Por que cultura é boa?

A cultura é boa porque influencia diretamente a forma como nosso cérebro processa a informação.

| 29/11/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 441 – Qual cultura é melhor?

A baixa cultura faz crescer a bunda, melhorar o gingado, ficar com alguém e se divertir um bocado, o que é muuuuuito bom. Mas é pouco.

| 26/11/2021 - Luciano Pires
Quadrinhos em alta
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Quadrinhos em alta Apesar do início com publicações periódicas impressas para públicos específicos, as HQs não se limitam a atender às crianças. Há quadrinhos para adultos, de muita qualidade, em exposição nas prateleiras das melhores livrarias do mundo.  Anna Rachel Ferreira Começo chamando a atenção para dois fatos – ou mitos? O brasileiro lê pouco. […]

| 25/11/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 440 – Alta e baixa cultura

Baixa cultura é aquela que me faz bater o pé, mexer a bunda, gargalhar, sentir asco ou atração física, usar meus sentidos animais sem grandes preocupações intelectuais. E intelectualmente que me deixa exatamente onde estou.

| 22/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Tipos e Regras de Divisão Lógica (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Antes de tratar das regras da divisão lógica – pois pode parecer mais importante saber as regras de divisão que os tipos de divisão – será útil revisar alguns tópicos já tratados para melhor entender as regras. Lembra dos ELEMENTOS da DIVISÃO LÓGICA? o todo lógico; a base  – ou princípio – fundamental; e os […]

| 21/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 437 – O MDC – Mínimo Divisor Comum

O Mínimo Divisor Comum é instrumento de mediocrização.

| 12/11/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Divisão (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A DIVISÃO é uma  ferramenta do pensamento extremamente VALIOSA. Platão colocou o seguinte comentário vindo de Sócrates: “… Eu também sou amigo desta maneira de compor e DECOMPOR as idéias É A MELHOR maneira de APRENDER A FALAR e a PENSAR” No trecho acima note que Sócrates aponta o valor da habilidade em DIVIDIR os […]

| 07/11/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 4 – Regras de Definição (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Para cumprir a função de DEFINIÇÃO, esta deve atender alguns requisitos. Do contrário, será apenas enrolação ou retórica vazia. Os requisitos são: 1. CONVERSÍVEL em relação ao sujeito, à espécie e ao termo por definir. A CONVERSIBILIDADE é o teste de uma definição. Uma declaração é conversível se for igualmente verdadeira com o sujeito […]

| 21/10/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 792 – Solte o belo!

A beleza existe? Ou é só coisa da nossa cabeça? E se existe, qual a importância dela para nossa vida?

| 20/10/2021 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Definição dos Termos (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Uma definição torna explícita a INTENSÃO* ou significado de um termo, a essência que este termo representa.   *  você deve ter estranhado a palavra INTENSÃO, imaginando que seria INTENÇÃO. É INTENSÃO mesmo, que se refere ao ato de aumentar a tensão, de se tornar intenso. Vem do latim intensio e pode ser utilizado […]

| 07/10/2021 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 788 – Love, Janis

Janis Joplin era uma garota incompreendida, saiu da pequena cidade de Port Arthur, no Texas, para encontrar a liberdade no meio hippie de San Francisco. Janis se transformou num ícone dos anos 60, sempre indo ao limite em tudo que fazia. Janis representou a rebeldia, a intensidade e a entrega daquele tipo de gente que não cabe numa vida só. Morreu por overdose aos 27 anos, mas deixou uma marca que nunca será apagada.

O programa de hoje não é uma biografia, é só uma homenagem.

| 22/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 787 – Reações ao Cuzão

O Café Brasil anterior, o 786 – O Cuzão, rendeu, viu? Foi muito legal receber o retorno dos ouvintes, em quantidade e em qualidade, e aproveitei alguns deles para fazer o programa de hoje. Vamos ouvir o que vocês têm a dizer e fazer mais algumas reflexões.

| 15/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 786 – O cuzão.

Cara, como é complicada a vida de podcaster, bicho! A gente se mata produzindo conteúdo, não tem paz, não tem vida fácil, faz tudo com carinho, pesquisa coisas novas, não abre mão da qualidade do conteúdo, perde noites de sono imaginando como fazer para que podcasts sejam um modelo de negócios mantendo a dignidade e seguindo ao pé da letra nossos princípios. E constrói uma obra da qual dá pra se orgulhar, viu? Mas não dá pra agradar todo mundo.

| 08/09/2021 - Luciano Pires
Café na Panela – Luciana Pires

Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana Pires cantando músicas autorais e clássicos do jazz. Duração: 25 minutos.

| 08/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 781 – Stalinismo tecnológico

Se você não é do ramo do marketing, da comunicação, da propaganda, há grande chance de não entender – ou até mesmo menosprezar – este programa. Não faz mal. Para mim, este episódio do Café Brasil tem a ver com algo que venho sentindo desde o final do milênio passado, e que se resume à presença já sufocante de uma frase:

– Qual é o payback, hein?

Em quanto tempo volta o dinheiro que investi?

E aí? Topa tudo por dinheiro?

| 04/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 776 – No mundo dos podcasts

Quem cria conteúdo sempre tem o desafio de monetizar o seu trabalho, e o mundo passa por uma transição de mídias. Não aprendemos ainda a usar as novas ferramentas, a monetizar corretamente, a explorar as oportunidades. Eu vou falar de podcasts e de propostas irresistíveis para influenciadores digitais. Vamos nessa?

| 30/06/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 391 – A suspensão da descrença

‘Suspender a descrença’ é aceitar temporariamente como verossímeis eventos ou personagens que normalmente seriam vistos como incríveis.

| 04/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 769 – Paulo Gustavo e as 48 horas

Olha: eu tinha já começado a montar um programa sobre a regra das 48 horas quando, de repente, morreu o Paulo Gustavo. A princípio eu ia deixar passar batido, mas a reação foi tão grande que eu decidi misturar as duas coisas. Peguei um programa meio andado e trouxe alguns textos a respeito do Paulo Gustavo pra usar hoje aqui com você, tá bom? Então vamos lá?

| 12/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 379 – Mentiras

A mentira está institucionalizada, em horário nobre e na cara dura.

| 23/04/2021 - Luciano Pires
Como se proteger da manipulação das mídias

Descubra o passo a passo para se proteger das mentiras, refinando sua capacidade de julgamento e tomada de boas decisões.

| 17/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 765 – Foxes and Fossils

Mais um Café Brasil musical, daqueles que eu adoro fazer. Descubro uma banda e apresento para você. Hoje é a turma do Foxes and Fossils, uma banda que nunca gravou um disco, que não fez turnês, que toca covers e… bom, escute os caras.

| 14/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 375 – As Mídias E Eu

Dias 26, 27 e 28 de abril vai acontecer o DESAFIO AS MÍDIAS E EU. Venha!

| 09/04/2021 - Luciano Pires
O Lado Cheio

Aqui é o lugar onde você encontrará análises sobre o comportamento do ser humano em sociedade, abrangendo aspectos políticos, culturais, sociais e voltados para seu crescimento pessoal e profissional. O que é que eu prometo? EQUILÍBRIO. Aqui não é lugar para histeria, para ataques, para conflitos e os tribalismos sem sentido que dividiram nossa sociedade. O que prometo é o confronto de ideias. E o mote é:

Olha que coisa legal eu achei! Vamos curtir juntos?

| 01/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 371 – Infantilize o debate

Cada um entende como pode, e infantilizar o debate só piora a situação.

| 26/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 762 – LíderCast Alessandro Santana

Da mesma forma como o Youtube joga no colo da gente um monte de lixo, também joga pérolas. Tudo depende de como filtramos os conteúdos. E uma descoberta importante foi o Alessandro Santana, do Canal do Negão, um empreendedor que sai do mundo da sucata para se tornar uma referência entre os Youtubers. E para isso, ele usa duas ferramentas irresistíveis: a transparência e o bom senso. O papo de hoje é com ele.

| 24/03/2021 - Luciano Pires
A americanização do Brasil
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

O imperialismo sedutor     “Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor Eu fui à  Penha, fui pedir à Padroeira para me ajudar Salve o Morro do Vintém, pendura a saia que eu quero ver Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar   O Tio Sam está querendo conhecer a […]

| 05/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 363 – Chapeuzinho Vermelho 4.0

No Chapeuzinho Vermelho 4.0, tá cheio de lobo se fingindo de menininha pra comer a vovó.

| 26/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti

Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o LíderCast uma dupla sertaneja que estivesse no auge da fama. E depois de um bom tempo tentando casar agendas, eis que surge a oportunidade de um bate-papo com o Ceésar Menotti, que em parceria com seu irmão Fabiano, compõe uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Como dois bons caipiras, Luciano E César mandaram ver num proseado bão, com direito a viola, coxinhas e muitos causos.

| 24/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 361 – Big Brother Brasil-sil-sil

Tudo o que é possível de ser tornado coletivo em grande escala, traz o sagrado dentro de si.

| 19/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 354 – Abaixo de zero

Sem um propósito, a saída é aguardar a morte suave chegar.

| 25/01/2021 - Luciano Pires
LíderCast 215 – Marco Antonio Villa

Historiador, professor, comentarista polêmico em rádio e televisão. Um papo delicioso sobre as raízes históricas e o cenário atual do Brasil… e sobre futebol!

| 31/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 750 – The Rocket Man

Algumas obras de arte são tão perfeitas, mas tão perfeitas, que conseguem condensar em alguns minutos todo o espírito de um tempo. E tornam-se assim, eternas. É assim com a canção Rocket Man, da excepcional dupla Elton John e Bernie Taupin, inspirada por Ray Bradbury.
Vamos embarcar nessa nave?

| 30/12/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 346 – O homem foguete

Uma homenagem aos que não se entregaram ao medo que paralisa, e tiveram a coragem de assumir riscos mesmo com informações fragmentadas ou incompletas.

| 28/12/2020 - Luciano Pires
LíderCast 214 – Bianca Oliveira

Jornalista e apresentadora, hoje vivendo na Europa, onde produz o podcast Coisas Sobre Você. Um daqueles programas que já no início traz uma baita surpresa.

| 24/12/2020 - Luciano Pires
LíderCast 212 – Felipe Oliva

Empreendedor, fundador da Squid, empresa que organiza a comunicação utilizando micro influenciadores digitais, usando para isso a big data.

| 10/12/2020 - Luciano Pires
Mainstream
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Mainstream Tema atual e oportuno  “As indústrias criativas não são mais hoje em dia um tema exclusivamente americano: são um tema global.” Frédéric Martel Acabo de ler Mainstream. Concluído em 2010 e lançado no Brasil em 2012, o livro me havia sido recomendado por dois grandes professores, Jair Marcatti e Martin Cezar Feijó. Trata-se de uma […]

| 03/12/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 211- Luis Grottera

Um nome importante do mundo da propaganda brasileira, especializado em “branding” e com muita história para contar.

| 03/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil – A chamada

Meu conteúdo vale muito desde que seja de graça.

| 26/11/2020 - Luciano Pires
LíderCast 209 – Gabriel Lima

CEO da Enext e uma das mais jovens referências nos negócios digitais no Brasil. Autor do livro Líderes Digitais, um ensaio sobre como gerir negócios digitais na visão de 21 líderes brasileiros.

| 19/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 330 – O MLA CAMP

Acesse mlacafebrasil/camp e vamos levar esse cinturão pra casa.   

| 02/11/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 329 – Nós temos a força

Cada um de nós, consumidores dos produtos culturais, tem a força para revolucionar o mercado.

| 30/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 328 – Lídercast Temporada 16

Esta semana lançamos a 16ª temporada do Lídercast, um bate papo com gente que faz acontecer.

| 26/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 327 – A cascata da disponibilidade

Como funciona uma cadeia de eventos que pode provocar pânico .

| 23/10/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Em pauta, a verdade
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Em pauta, a verdade “O mundo do século XXI remete aos navegadores que conquistaram novas terras no século XVI: eles sabiam onde estavam e tinham apenas uma pálida indicação de onde chegariam. Paradoxalmente, o desenvolvimento acelerado da tecnologia trouxa consigo, por incrível que pareça, muita insegurança e incerteza. Não nos perdemos mais com o Waze, […]

| 02/10/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 320 – IV Sarau Café Brasil

Um convite para o IV Sarau Café Brasil

| 28/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 315 – Como nasce uma palestra

É exatamente como um pintor, um escultor, um músico escrevendo uma partitura.

| 11/09/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 312 – Cafezinho – O livro

O livro Cafezinho pode ser encontrado em minha loja virtual no lucianopires.com.br/loja

| 31/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 311 – As bactérias

Está chegando a hora das bactérias.

| 28/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 307 – O Otário

Quase não há mais espaço para o deleite.

| 14/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 730 – Um massacre cultural revisitado

Você acha que a música popular brasileira acabou, hein? É? Quando? Então venha conosco nesta viagem pelas catacumbas do mercado fonográfico brasileiro. A gente vai tentar entender o que é que anda acontecendo.

| 12/08/2020 - Luciano Pires
Perdemos Jorge Portugal e nossa capacidade de autodefinição
Jota Fagner - Origens do Brasil

“Esqueci de te falar, o Jorge Portugal deu entrada no Hospital do Estado de Salvador. Está em coma induzido, não está bem não. Acho que deu um problema no coração, que não estava conseguindo bombear. Deu parada cardíaca dentro da ambulância”, disse minha mãe, um tanto esbaforida, numa mensagem de voz pelo WhatsApp. Fiquei abalado, […]

| 06/08/2020 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 727 – A nova Inquisição

Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.

| 22/07/2020 - Luciano Pires
Comunicado Café Brasil e Omnystudio

Nos 14 anos em que produzimos podcasts, esta talvez seja a maior mudança dos podcasts da família Café Brasil. Obrigado a você que continua conosco.

| 20/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 726 – Gently Weeps

Olha, algumas canções são tão sagradas que eu me sinto intimidado só de pensar em fazer um programa sobre elas, cara! Aí fico cozinhando… cozinhando… esmerilhando, até que um dia acontece alguma coisa que gera a faísca… E pronto! Aí é uma catarse criativa. Aconteceu isto com este programa, que eu acho que você devia ouvir de joelhos, cara… É sobre While my guitar gently weeps, um clássico dos Beatles, obra prima de George Harrison… Segura esta.

| 15/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 725 – A revolução da mídia

Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com consequências imprevisíveis em nossas vidas. Mas depois de mais de meio século sendo pautados pelas mídias, ainda não nos demos conta do poder que está em nossas mãos. Ainda não nos demos conta da liberdade que está ao nosso alcance. E das nossas responsabilidades.

| 08/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 296 – Conhecimento ao seu alcance

Se você tem acesso a informações que outras pessoas não têm, compartilhe!

| 06/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho

Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus caros. Uma que não tem retorno.

| 03/07/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 294 – Vem pra Confraria

Se você vê algum valor em nosso trabalho, acesse Confraria.cafe e faça sua assinatura.

| 29/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 293 – Democracia da porta pra fora.

Não coloque a distribuição do seu trabalho nas mãos das grandes corporações. De nenhuma.

| 26/06/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 292 – A bunda da Daniele

Qual janela você escolheu para ver o mundo?

| 22/06/2020 - Luciano Pires
LíderCast 204 – Marco Bianchi

Humorista, um dos criadores dos Sobrinhos do Athaíde, que marcaram época na rádio e televisão brasileiras. Fala de escolhas que impactaram enormemente em sua carreira.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 18/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 721 – Lake Street Dive

Olha, os dias andam um saco! Todo mundo nervoso, conflitos, política dominando o dia a dia… se bobear a gente esquece que o ser humano é capaz de coisas maravilhosas. Pois eu vou aproveitar o programa de hoje pra apresentar pra você a Lake Street Dive, uma banda.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 10/06/2020 - Luciano Pires
LíderCast 202 – Richard Vasconcelos

Que está à frente da LEO Learning Brasil, uma empresa focada em revolucionar a aprendizagem através das novas linguagens que a tecnologia disponibiliza.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 04/06/2020 - Luciano Pires
LíderCast 201 – Marco Piquini

Ex-executivo da Fiat, um profissional de comunicação, hoje à frente de uma empresa que cuida da construção da imagem e da reputação das empresas.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 30/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 719 – Licença poética

Quem me acompanha há muitos anos sabe que tive um amigo chamado Chiquinho com quem dividi alguns dos melhores anos de minha vida. Eu decidi republicar no portalcafebrasil.com.br, os textos que eu havia separado para um dia transformar num livro dele. eram textos que ele mandava pra mim de quando em quando. E ao relê-los, eu não resisti. O programa de hoje usa alguns daqueles textos. Ah, e várias músicas aqui, são dele.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 27/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 12 – The Dark Side Of The Moon

Olha, este é outro daqueles programas de sonho, daqueles que a gente diz: um dia vou fazer. Simplesmente Pink Floyd. De um jeito como você nunca ouviu. Um podcast que vai direto para a lista dos clássicos! Prepare-se para uma viagem inesquecível para o lado escuro da lua…

| 26/05/2020 - Luciano Pires
LíderCast 200 – Marcio Ballas

Apresentador de televisão, ator e palhaço profissional. Uma história fascinante de empreendedorismo no mundo das artes, com um dos craques da improvisação e da graça.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 21/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 10 – Va Pensiero

Sempre tivemos um sonho trazer ópera para o Café Brasil… e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração. Se você odeia ópera, faça um esforço. É possível que passe a ouvir com outros ouvidos a partir deste programa

| 19/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 9 – Rua Ramalhete

O programa de hoje é uma homenagem a um artista especial, que contribuiu com a trilha sonora de nossas vidas: Tavito.

| 17/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 8 – Tapestry

Neste programa contamos um pouco da história de um disco que abriu caminho para o negócio bilionário da música dos anos 70. É Tapestry, de Carole King.

| 14/05/2020 - Luciano Pires
Perfeccionismo só é defeito quando mal utilizado
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Ao ser questionada sobre quais são seus defeitos, muita gente coloca, envergonhadamente, o perfeccionismo como um dos mais tóxicos, como está na moda dizer. Muitos, inclusive, culpam este presumido defeito por não conseguirem realizar trabalhos criativos. Lamento dizer, mas isso não passa de uma desculpa maltrapilha para não se desafiarem, para não seguirem um caminho […]

| 13/05/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 05 – Hallelujah

Leonard Cohen, autor canadense, um dia nos presenteou com uma daquelas obras primas que impactam a vida da gente, a canção Hallelujah. É sobre ela o programa de hoje. Olha, este é um daqueles programas que você deve ouvir quietinho, no seu canto…

| 07/05/2020 - Luciano Pires
Samba no céu
Chiquinho Rodrigues

Por volta dos anos 90 a Som Livre lançou um álbum com o infeliz nome de “Samba no Céu”. Eu me lembro de alguns nomes como Elis, Cartola, Pixinguinha, Gonzaguinha e outros artistas que já haviam morrido fazendo parte desse estranho elenco. Fico pensando então no puta som que deve rolar de vez em quando […]

| 07/05/2020 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 03 – Hotel Califórnia

Em fevereiro de 1977 a banda Eagles lançou uma música que faria a cabeça de milhões de jovens em todo o mundo. Foi um mega sucesso, daqueles que entram para a história. Hotel Califórnia. Esse é o clássico que vamos visitar no programa de hoje, que é uma versão especial do Café Brasil.

| 03/05/2020 - Luciano Pires
LíderCast 197 – Luciana Cardoso

A jovem executiva que coordena um dos grandes desafios da imprensa brasileira: a transição digital do Estadão. Falamos do desafio de mudar uma estrutura tradicional, de conflito de gerações e do futuro das comunicações.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 30/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 715 – Cafezinho Live com Dado Schneider

O Cafezinho Live é o espaço que eu criei, onde eu recebi Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, hoje Dado Schneider, na próxima semana Adalberto Piotto, meus caros amigos, para gente discutir o que é que vem pela frente. Todas as lives foram transformadas num episódio do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, elas estão na minha página, no meu canal do Youtube que é o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quinta live, meu amigo Dado Schneider trocou algumas ideias sobre a perplexidade nesses dias de mudança absoluta.

O Dado é um dos mais ativos palestrantes brasileiros. Tem uma história de trabalho na área da propaganda e comunicação e uma visão irreverente e cabeça muita aberta para o mundo.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 29/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 01 – God Save The Queen

A história da banda que fez a trilha sonora de nossas vidas: o Queen. Prepare-se para se emocionar de verdade.

| 28/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 275 – Nove anos atrás…

Lá se vão nove anos. De lá para cá, foram dezenas de milhões de downloads e um trabalho insano abrindo caminhos para o podcast no Brasil.

| 24/04/2020 - Luciano Pires
LíderCast 196 – Rapha Avellar

Jovem empreendedor CEO da Avellar Media, agência de comunicação que cresce rapidamente, fala sobre empreender, comunicar e liderar pessoas.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 23/04/2020 - Luciano Pires
Uma certa caixa preta
Chiquinho Rodrigues

O Renato era contato do Estúdio Bandeirantes. Gostava de João Gilberto e flertava um pouco com o violão. Umas das músicas preferidas dele era “Tim Tim Por Tim Tim” do álbum Amoroso do João. Um dia eu estava ensinando-o a tocar essa música, quando do nada ele me conta que naquela noite ia com a […]

| 23/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 195 – Patrick Santos

Patrick começa ainda jovem na rádio Jovem Pan, onde chega à posição de diretor de jornalismo. Até experimentar o chamado “burnout” e decidir parar tudo, no auge da carreira, para encontrar um caminho profissional e pessoal.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 16/04/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 272 – Carta aberta aos marqueteiros

Uma pandemia nos fez acordar para valores fundamentais soterrados pela baixaria.

| 13/04/2020 - Luciano Pires
Ilusão acústica
Chiquinho Rodrigues

Não sei se eu já contei, mas tenho um irmão que é do “Disco” (é assim que as pessoas do mercado fonográfico se definem, mesmo até hoje, fabricando CDs) Esse meio é muito maluco e nele cabe toda a espécie de membros; vendedores, lojistas, produtores, divulgadores, chefes de vendas, diretores, bicos, e todo o pessoal […]

| 09/04/2020 - Chiquinho Rodrigues
Liga e desliga
Chiquinho Rodrigues

Ela disse pra mim que gostar e desgostar eram coisas simples! Que existia dentro dela um botão de “liga e desliga”. Quando esse botão estava no “liga” era porque ela estava amando. Mas quando ela se enchia o saco do cara, era só girar o botão pro “desliga” e ela simplesmente deixava de gostar! Esse […]

| 26/03/2020 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 192 – Eduardo Villela

Homem dos livros, mas de fazer livros. Com extensa experiência no mundo editorial, Eduardo fala do mercado de livros no Brasil, da aventura de lançar um livro, como escritor ou editor e sobre o futuro. O livro em papel vai acabar? Ouça. 

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 19/03/2020 - Luciano Pires
É possível detectar o que é apropriação cultural?
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Neste carnaval, mais uma vez um tema bastante polêmico voltou à discussão com força e apesar de ninguém ter pedido, gostaria de oferecer minha contribuição para o samba-enredo “Apropriação Cultural: O Ataque dos Colonizadores Oportunistas Contra as Minorias Oprimidas da Mãe Terra”. Pretendo colocar prós e contras do conceito e, adianto, não chegarei à uma […]

| 18/03/2020 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
Uma lan house no céu
Chiquinho Rodrigues

Sabe… Todo músico tem um público imaginário. Quando pego meu violão e sozinho em casa toco algo que gosto, sempre imagino uma pequena e seleta platéia me assistindo. Nessa platéia (que varia muito) estão amigos que eu admiro o bom gosto, outras pessoas que eu pouco conheço, mas que gostaria que me ouvissem tocando e […]

| 12/03/2020 - Chiquinho Rodrigues
O Músico Substituto
Chiquinho Rodrigues

Repito sempre a seguinte frase do pianista, arranjador e compositor Cezar Camargo Mariano: “Não é a gente que escolhe o instrumento, é o instrumento que escolhe a gente”. E o saxofone escolheu o Cazé. O Cazé era de uma família de músicos (até onde eu sei) todos eles saxofonistas. Eu cheguei a tocar com dois […]

| 27/02/2020 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 188 – Emerson Muzeli

Homem da televisão, que dirigiu novelas, programas de auditório e agora está à frente da Centrípeta Filmes, produzindo cinema e séries como um empreendedor cultural. Uma história fascinante sobre liderança nos bastidores da televisão.

| 20/02/2020 - Luciano Pires
Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues

Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que é o apêndice terminal do osso esterno (com s) situado na frente do tórax onde se unem as costelas Ademar e Ademir eram Gêmeos siameses isquiópagos. […]

| 13/02/2020 - Chiquinho Rodrigues
Trivium: Capítulo 4 – Extensão e IntenSão* dos Termos (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

* Antes das piadas com o S no título, explico: a palavra “intensão” existe e é mais clara que “compreensão” (que poderia ter sido usada) por dois motivos: 1) a semelhança/oposição com a palavra “extensão” e 2) em Lógica, o significado de “intensão” nem sempre coincide com o de “compreensão”. Veja o original inglês: intension […]

| 11/02/2020 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 186 – Jorge Cury Neto

Radialista, um estudioso do impacto da voz humana na sociedade. Jorge pesquisa a palavra falada no Voice Design, e desenvolve neste episódio uma conversa apaixonada sobre rádio, podcasts e esse instrumento precioso de influência, a voz.

| 06/02/2020 - Luciano Pires
Lady Murphy
Chiquinho Rodrigues

Há alguns anos dei aula em um conservatório musical em São Paulo onde conheci uma senhora muito interessante chamada Charlote Mellors Buckingham. Era uma elegante senhora inglesa alta e magra que vivia quase o tempo todo vestida de preto e carregava pra onde quer que fosse um fino estojo de couro onde guardava seu amado […]

| 30/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Minha despedida
Chiquinho Rodrigues

Como você bem sabe, sou músico e tenho uma produtora de vídeo aqui em São Paulo que é o Estúdio Bandeirantes. Atendemos clientes de quase todo o Brasil. Seja fazendo arranjos, produção de Cds, jingles ou vídeos empresariais e comerciais. Pois bem. Você sabe também o quanto eu amo escrever aqui neste espaço. Porém isso […]

| 23/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Cafezinho 247 – Compartilhe!

Sobre o hábito de compartilhar aquilo que vale a pena.

| 17/01/2020 - Luciano Pires
A harpa elétrica
Chiquinho Rodrigues

Valdenir era um cara que acreditava piamente em reencarnação. Mas não era só isso… Acreditava também em vidas passadas, ufos e astrologia. Flertava com o candomblé, o budismo e era também um católico fervoroso (uma puta salada eu sei… mas era uma figura super doce). Era um negro baiano filho de uma família pobre nascido […]

| 16/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 700 – Girl Power

Bem, você sabe que sempre que chegamos num programa centenário, fazemos um especial, não é? Que toda vez acaba virando um clássico. Vamos tentar outro daqueles hoje? E o tema é… o poder da mulher… existem algumas áreas onde ele aparece muito claramente, como por exemplo…

Na música.

Vamos tratar de… girl power…

| 15/01/2020 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Classificação dos Termos (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando os resumos depois de um belo fim de ano, vou continuar detalhando mais sobre os o que são os termos e suas variedades. Perceba que isso é muito mais uma base de compreensão lógica das palavras do que uma lição gramatical. Ou seja, querida leitora ou gentil leitor, isso é muito mais uma ferramenta […]

| 13/01/2020 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 246 – Setecentos

São 74 minutos de puro deleite.

| 13/01/2020 - Luciano Pires
Tá chegando o Podcast Café Brasil 700!

Tá chegando a hora do Podcast Café Brasil 700!

| 11/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 245 – Como censurar o Porta dos Fundos

Democracia é a liberdade de dizer “não”, mesmo que você esteja em minoria.

| 09/01/2020 - Luciano Pires
Lendas urbanas volume um
Chiquinho Rodrigues

Ademar e Ademir eram gêmeos siameses isquiópagos. Gêmeos siameses xifópagos (E não XiPófagos como alguns entendem) são aqueles unidos por um segmento físico. A nomenclatura provém de xifóide que é o apêndice terminal do osso esterno (com s) situado na frente do tórax onde se unem as costelas Ademar e Ademir eram Gêmeos siameses isquiópagos. […]

| 09/01/2020 - Chiquinho Rodrigues
LíderCast 181 – Christian Gurtner

Christian Gurtner – O homem que leva a gente para viajar por lugares misteriosos, assustadores e repletos de histórias com o podcast Escriba Café. Christian é um dos pioneiros do podcast no Brasil e pela primeira vez conta muito de sua história.

A transcrição deste programa é exclusiva para assinantes do www.cafebrasilpremium.com.br 

| 02/01/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 239 – O número 1

Um podcast brasileiro reinando na terra dos gringos!

| 20/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil no Top 10 Podbean

O Café Brasil está entre os Top 10 numa das maiores plataformas de podcasts do mundo.

| 18/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 696 – Cachaça, Prosa e Viola

Tem muita gente fazendo podcasts agora, com novos programas surgindo diariamente. E vários programas morrendo também, diariamente. Alguns chamam a atenção, como o programa que eu vou apresentar hoje para você. O Cachaça, prosa e viola.

| 18/12/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 4 – Termos e Seus Equivalentes (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Começo reforçando o que já comentei antes: PALAVRAS são símbolos criados para representar a realidade. Um TERMO é um CONCEITO comunicado através de um SÍMBOLO. No momento em que as PALAVRAS são usadas para comunicar um CONCEITO de realidade, tais PALAVRAS tornam-se TERMOS. A COMUNICAÇÃO é dinâmica, e a TRANSMISSÃO de uma IDEIA de uma […]

| 11/12/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 695 – Fake news, mentira e crime

Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, no programa de hoje vou falar sobre como algumas pessoas estão manipulando o debate em torno das Fake News para obter o que desejam: a proibição de que quem pensa diferente tenha liberdade para manifestar-se nas mídias sociais.

| 11/12/2019 - Luciano Pires
O Irlandês

O Irlandês é um PUTA filme, para ser degustado. Se você conhece cinema, vai se lambuzar.

| 02/12/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Função da Gramática (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A função fundamental da Gramática é ESTABELECER LEIS para RELACIONAR SÍMBOLOS de modo a expressar um PENSAMENTO. Uma frase expressa um pensamento de várias formas: numa declaração, numa pergunta, numa ordem, num desejo, numa prece, ou… numa exclamação!   Para poder expressar tudo isso, usamos palavras que representam coisas (materiais e/ou imateriais), elas são SÍMBOLOS […]

| 21/11/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 179 – Varlei Xavier

Professor, que levou a figura do palhaço para a sala de aula para, ao lado dos alunos, aprender com mais eficiência.

| 21/11/2019 - Luciano Pires
LíderCast 178 – Tristan Aronovich

Ator, músico, escritor, diretor e produtor de cinema, acima de tudo um empreendedor, que atua no Brasil e nos Estados Unidos

| 14/11/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Morfologia Sincategoremática (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

A MORFOLOGIA SINCATEGOREMÁTICA se refere a PALAVRAS que só tem significado quando associadas a outras PALAVRAS.   Bom, se tais palavras se referente a outras palavras, então as funções delas (as sincategoremáticas) passa a ser a de apontar para as outras palavras ou juntar palavras.   Logo, posso dizer que há DOIS TIPOS de PALAVRAS […]

| 08/11/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Vilmoteca
Chiquinho Rodrigues

Ser músico e ter viajado por esse imenso Brasil são dádivas que agradeço todo dia ao Papai do Céu! Ter colecionado experiências e conhecido os mais variados tipos de malucos acabaram fazendo de mim um observador natural da alma humana. Eu tocava numa banda de baile chamada Reveillon. Era uma banda bem grande! Com seis […]

| 31/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Trivium: Capítulo 3 – Palavras Atributivas: verbos, advérbios e adjetivos (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando a tratar de VERBOS, irei expor agora sobre as classes de verbos:   TRANSITIVOS: aqueles que expressam uma ação que começa no sujeito (agente) e “vai até” (trans + ire) o objeto (receptor). Um VERBO TRANSITIVO sempre requer um complemento, isto é, uma palavra que complete o sentido do predicado. Ex.:  – Fernanda cortou […]

| 25/10/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Sem enredo
Chiquinho Rodrigues

Ainda bem que o U2 pegou um avião e foi pra puta-que-pariu! Eu já não aguentava mais, cara! Te juro que se eu visse o Bono Vox mais uma vez no Jornal Nacional ou na droga de um palanque qualquer desafinando de novo com a Ivete Sangalo, eu vomitava! País triste e cafona este aqui. […]

| 17/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Trivium: Capítulo 3 – Palavras atributivas: Verbos (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As palavras ATRIBUTIVAS expressam os ACIDENTES que existem na substância.  Os atributos PRIMÁRIOS incluem:   verbos; “eu preciso escrever um exemplo?” substantivos verbais; “ela cultiva o sorrir” adjetivos verbais; “conto o que me contaram” adjetivos. “o café está quente”   VERBO E SUAS FUNÇÕES:   Um verbo possui QUATRO FUNÇÕES:   expressa um atributo juntamente […]

| 08/10/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Voz de mulher
Chiquinho Rodrigues

Tem alguns jingles que são uma merda! Ou não! (Fiz vários assim). Basta você ouvir uma só vez e aquele troço fica azucrinando dentro da sua cabeça o dia todo. (bom para o cliente!) Em compensação existem outros que são muito bonitos, verdadeiras obras de arte. Quase uma trilha sonora de certas fases da nossa […]

| 03/10/2019 - Chiquinho Rodrigues
Cafezinho 211 – O crítico e o criativo

Basta uma olhada nos jornais televisivos diários para perceber o inferno no qual estamos vivendo.

| 13/09/2019 - Luciano Pires
Trivium: Capítulo 3 – Características Gramaticais dos Substantivos (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Até agora mostrei maneiras um pouco diferentes de se ver um SUBSTANTIVO. Usando um tanto de Lógica e  Filosofia para explicar SUBSTANTIVOS e ADJETIVOS. E só para te lembrar: toda a Realidade é composta por objetos, e tais objetos têm um conjunto específico de ACIDENTES, que  os diferenciam entre si. Para tudo isso, criamos palavras […]

| 09/09/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 210 – Gosto médio

Vida em sociedade implica no exercício diário da política, da negociação, da concessão. Mas tenho minhas dúvidas…

| 09/09/2019 - Luciano Pires
Viva Narciso
Jota Fagner - Origens do Brasil

A nossa vaidade nos impede de construir um ambiente mais tolerável A palavra “insentão”, popularizada nos últimos anos, serve para classificar a pessoa que não se deixa iludir pelo canto da sereia da direita ou da esquerda. O grande problema é achar que todas as visões de mundo se resumem a esses dois espectros. Pior […]

| 06/09/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 209 – Sobre fatos e desejos

Quem mostra a você o ato, conclui a intenção e sonega a circunstância, não está querendo informar.

| 06/09/2019 - Luciano Pires
Era uma guitarra chamada Judith
Chiquinho Rodrigues

Um modelo 68 Stratosonic da Giannini, cópia da Fender americana. Corpo em Marupá, braço em maple, três captadores  single-coil, chave seletora, controles de graves, agudos, volumes, alavanca de efeitos e tudo mais a que se tinha direito na época. Assim como B.B. King dera o nome de Lucille para sua famosa guitarra, João também tinha […]

| 05/09/2019 - Chiquinho Rodrigues
A quem interessa a divisão da sociedade?
Jota Fagner - Origens do Brasil

O atual estado de intolerância ao pensamento diferente, manifesto nas agressões que começam nas redes sociais e terminam em confrontos físicos no meio da rua, é o resultado de um processo de catequização para os credos seculares, nascido com a ascensão daquilo que o filósofo John Gray chamou de religiões políticas. Tal fenômeno transfere as energias que […]

| 22/08/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Trivium: Capítulo 3 – Morfologia Categoremática (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Depois de listar todas as CATEGORIAS DE PALAVRAS, de acordo com a Gramática Geral irei tratar com mais calma de cada categoria. Seguindo a lista da lição anterior, vamos começar pelo grupo das CATEGOREMÁTICAS, que são as…   PALAVRAS SUBSTANTIVAS (substantivos e pronomes) Um substantivo pode simbolizar tanto uma substância concreta quanto uma abstração.   […]

| 21/08/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Trivium: Capítulo 3 – Gramática Geral (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Novo capítulo, nova pegada! O que você viu até agora era voltado à comunicação e como a linguagem realmente funciona. Imagino que você tenha notado uma coisa importante: as línguas e as palavras podem, e vão, mudar com o passar do tempo. E isso irá acompanhar a agudeza de nossas mentes, nossa inteligência – não […]

| 07/08/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 200 – Food For Fish

“Food for fish”- Comida Pra peixe – é uma expressão que os norte-americanos usam quando se referem a ações usadas para distrair a atenção de outras pessoas que podem prejudicar um projeto ou evento.

| 05/08/2019 - Luciano Pires
LíderCast 162 – Aldo Pini

Ex-diretor de planejamento da agência África, que assumiu o posto de chief strategy officer (CSO) da Bullet, uma das mais tradicionais e criativas agências de propaganda do Brasil.

| 25/07/2019 - Luciano Pires
Brazilian Rhapsody

O pessoal da Chinchila fez uma paródia de Bohemian Rhapsody para o Brasil atual… Vale assistir.  

| 24/07/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – CONCLUSÃO – LINGUAGEM (parte 12)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Chegamos ao final deste segundo capítulo do TRIVIUM! O que tentei apresentar para você foram as minhas impressões do material original. Tem muito mais no livro, que não consegui trazer para estas curtas lições. A Ir. Miriam joseph conclui de maneira brilhante o capítulo, e vou resumir e parafrasear (aí está algo que merece seu […]

| 22/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O Guia do Anunciante em Podcasts

O Guia do Anunciante em Podcasts traz informações básicas sobre como um patrocinador pode obter o melhor dessa nova e crescente mídia.

| 17/07/2019 - Luciano Pires
Velhos amigos
Chiquinho Rodrigues

Como é que pôde um simples pedaço de pau, preso em seis cordas, mexer tanto  com a vida de uma pessoa?

| 11/07/2019 - Chiquinho Rodrigues
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA NATUREZA DO FANTASMA (parte 11)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Enfim chegamos no final (do capítulo) gentil leitora (querido leitor)! Este é o penúltimo texto sobre o Capítulo 2 do Trivium. No texto seguinte ( final deste mês), terá uma conclusão do que foi apresentado até aqui. Agora… vamos ao texto de hoje!   O tema AMBIGUIDADE é mesmo extenso. Afinal, muita coisa, quando comunicada […]

| 08/07/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
TRIVIUM: CAPITULO 2 – AMBIGUIDADE DA LINGUAGEM (parte 10)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Já que uma PALAVRA é um SÍMBOLO, um SIGNO ARBITRÁRIO ao qual é imposto um significado por convenção, é natural que esteja sujeita (a palavra) à AMBIGUIDADE. E isso pode surgir de alguns pontos: DO TEMPO: no curso do tempo, vários significados foram impostos à palavra. E essa ambiguidade pode ser tanto pelo som, como […]

| 21/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Bandidos Na TV

Assisti Bandidos Na Tv, nova série na NetFlix, que conta a história do apresentador e político de Manaus Wallace Souza, mas que vai muito além disso.

| 09/06/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – ESTILOS DE LINGUAGEM (parte 9)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O tema da lição anterior estava começando a ficar longo demais, então, dividi o assunto e sigo tratando mais dos estilos de linguagem. No artigo anterior falei sobre as DIMENSÕES LÓGICA e PSICOLÓGICA da linguagem. Lembra da diferença dos sinônimos casa e lar? Como este faz você lembrar da infância ou algum bom momento na […]

| 07/06/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
O Chiquinho
Chiquinho Rodrigues

Uma apresentação. Texto de Luciano Pires. Em 1979, próximo a meu estúdio havia uma escola de música e dança. Eu queria uma atividade física que desse prazer e a dança parecia uma bela ideia. Ao matricular-me conheci o dono da escola: Francisco Florentino Rodrigues, o Chiquinho. Não demorou para eu descobrir que o Chiquinho era […]

| 30/05/2019 - Chiquinho Rodrigues
Café Brasil 666 – O diabo é o pai do rock

Existem dezenas de explicações para o 666 ser chamado de o número da Besta, do Diabo, do Anticristo. Uma delas é que escrito em Hebreu, que usava letras para designar números, o 666 seria uma forma cifrada de dizer o nome do imperador Nero, o maluco que tocou fogo em Roma.  Bem, seja lá o que for, ao longo dos séculos o 666 passou a ser considerado um número maldito. O número da besta. Do diabo. E o que quer Lúcifer? Uma revolução! O Diabo comanda uma rebelião fracassada contra Deus, e é astuto, persuasivo, dissimulado e carismático. Ele corrompe nosso espírito. E que melhor forma de fazer um programa com o número do diabo do que falando de sua arma predileta?

A música…

| 22/05/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – DIMENSÕES LÓGICA E PSICOLÓGICA DA LINGUAGEM (parte 8)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

  Eu prometo que esse segundo capítulo vai acabar! Acho que terá umas 12 partes… Mas vamos lá! De volta à diversão. É claro que a linguagem tem aspectos LÓGICOS e PSICOLÓGICOS, veja só: A DIMENSÃO LÓGICA: a palavra é vista sob seu conteúdo de PENSAMENTO. Em RETÓRICA, chamamos essa visão de DENOTAÇÃO da PALAVRA; […]

| 21/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 176 – Gostou? Compartilhe.

Gostou? Compartilhe! Só assim, fazendo a nossa parte, criando e compartilhando conteúdo pertinente, podemos nos livrar da ditadura da baixaria, do irrelevante, do medíocre.

| 13/05/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAPITULO 2 – LINGUAGEM E REALIDADE (parte 7)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

De toda aquela confusão sobre as DEZ CATEGORIAS DO SER (que espero ter esclarecido). Caso não tenha ficado claro, confio que tenham deixado comentários lá no texto para eu tentar esclarecer as dúvidas e corrigir meus possíveis erros. Agora vamos unir tópicos já apresentados antes. Já falei sobre a ESSÊNCIA (ou FORMA) e a MATÉRIA […]

| 07/05/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 662 – A importância da cultura

Qual a importância da cultura? Que baita pergunta do ouvinte Wagner. Cultura são todas aquelas manifestações materiais, espirituais e ideológicas que representam uma ou várias pessoas e que as identificam como parte de um conjunto maior de indivíduos. Essa é a definição dos dicionários, Wagner. Mas entendo que sua pergunta está focada mais nas representações culturais como a arte, certo? Vou tratar delas, sim, mas preciso antes dar uma olhada no todo.
Posso entrar?

| 24/04/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAP.2 – AS DEZ CATEGORIAS DO SER (parte 6)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Eu tenho que ser sincero com você guria (ou velhinho…) esta parte do segundo capítulo será bem chata, pois iremos tratar de algo realmente formal e de certa forma, burocrático: as Dez Categorias do Ser, de acordo com Aristóteles. Em linhas gerais, as Dez Categorias tratam de qualquer ser (ente ou objeto), desde seu nome […]

| 21/04/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
TRIVIUM CAP.2 – CRIAÇÃO DE SÍMBOLOS (parte 5)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Bom, você percebeu que as PALAVRAS são o meio que utilizamos para comunicar OUTRA PESSOA sobre a ESSÊNCIA das coisas que vemos ou imaginamos. Ou ainda, sobre INDIVÍDUOS que conhecemos. Logo, é fácil para você, guria (ou velhinho…) compreender que PALAVRAS são SÍMBOLOS DE IDEIAS sobre a realidade. Afinal, são as palavras que usamos para […]

| 10/04/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
LíderCast 147 – Sherlock Gomes

Músico, um guitarrista e baixista excepcional cuja vocação é ensinar. É um papo delicioso sobre música e viver de música, daqueles que eu adoro.

| 04/04/2019 - Luciano Pires
Os Podcasts Café Brasil Musicais

Música é uma de nossas grandes paixões, por isso de quando em quando lançamos um episódio especialmente dedicado a um artista, uma banda, uma música. Veja a listagem com todos os Podcasts Café Brasil especiais musicais.

| 29/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 658 – Chá com a gente

Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.

| 27/03/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM CAP.2 – LINGUAGEM E SEUS SÍMBOLOS (parte 4)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

O caminho até agora está ficando longo, não é? Por mais que eu use exemplos próximos da realidade; ainda assim, eu e você estamos buscando entender conceitos abstratos. Afinal, estamos falando sobre os nomes das coisas (materiais e imateriais). Pois bem! No texto de hoje vamos tratar justamente como se organizam e dividem as palavras! […]

| 21/03/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 656 – Rua Ramalhete

Este programa é uma homenagem ao Tavito, que faleceu em fevereiro de 2019 e deixou algumas das músicas que fazem a trilha sonora de muita gente.
Com este programa prometemos a você duas coisas:
1. Sentir saudades da Rua Ramalhete, mesmo que você jamais tenha estado lá…
2. Ficar uma semana com a música na cabeça.
Acredite, vale a pena.

| 12/03/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM CAP.2 – FORMA DA LINGUAGEM (parte 3)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Pois bem, no texto anterior eu falei sobre a MATÉRIA da palavra – lembra? Que a matéria da linguagem é o seu corpo (SOM); ou seja, palavras. Também falei sobre a FORMA da linguagem, que é a sua ALMA. Ou melhor, seu significado. Portanto, as palavras podem significar tanto INDIVÍDUOS quanto ESSÊNCIAS. Qual a diferença, […]

| 07/03/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Café Brasil 655 – É carnaval

Tem gente boa, muito boa, fazendo a legítima música de carnaval, com humor, ironia, crônica e crítica social. E com uma qualidade musical rara.
Como o pessoal da Panela Produtora que lança o disco É Carnaval e com quem vou conversar no programa de hoje.

Posso entrar?

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 156 – O que é que aconteceu com o carnaval?

O que é que aconteceu com o carnaval? Meus amigos da Panela Produtora lançaram no disco É Carnaval uma música que explica.

| 04/03/2019 - Luciano Pires
TRIVIUM: CAP.2 – NATUREZA E FUNÇÃO DA LINGUAGEM (parte 2)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Muito bem! Espero que tenha ficado claro a função da LINGUAGEM para você: comunicar pensamentos, vontades e emoções. E que para isso usamos símbolos, que podem ser especiais ou comuns. E que tudo isso muda com o tempo, com o objetivo de facilitar justamente a CLAREZA das IDEIAS que são COMUNICADAS. Agora que tanto a […]

| 21/02/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 151 – Chato à Bessa

É impressionante ver como o mundo mudou.

| 15/02/2019 - Luciano Pires
A vida é muito melhor com boechatividade
Henrique Szklo - Iscas Criativas

Como a maioria dos brasileiros, fiquei consternado com a morte do jornalista Ricardo Eugênio Boechat. Não posso dizer que eu era exatamente um fã, mas como sob minha perspectiva, ele utilizou em sua carreira – explícita ou subliminarmente – toda a liturgia intrínseca ao pensamento criativo, tinha a minha admiração genuína e espontânea. E como […]

| 14/02/2019 - Henrique Szklo em Iscas Criativas
TRIVIUM: CAP.2 – NATUREZA E FUNÇÃO DA LINGUAGEM (parte 1)
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Continuando o trabalho em resumir (e aprender com) o Trivium, segue agora a primeira parte do resumo do capítulo 2 do livro. Sim, primeira parte porque esse é um capítulo extenso, com várias informações a serem entendidas e resumir tudo de uma vez ia gerar um texto muito longo e a apreensão das lições iria […]

| 07/02/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Da cor do Racismo Espanhol 2: a luta por justiça continua…
Jota Fagner - Origens do Brasil

E a minha amiga, a professora que foi discriminada na Espanha, continua seu relato. Por: Stella da Silva Lima   Uma professora espanhola viaja até o Brasil para visitar a irmã, também espanhola e casada com um brasileiro. Ocorre que, na chegada à Bahia, mesmo preenchendo todos os requisitos legalmente exigidos para a entrada no País, […]

| 17/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 648 – Ethos, Logos, Pathos e o Diálogo Aberto

Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.

Posso entrar?

| 15/01/2019 - Luciano Pires
#DicaNetFlix Trotsky

É uma série de terror. Tem assassinos em série, monstros psicopatas, tortura psicológica, tortura física, mortes explícitas, vítimas indefesas e a ruindade do ser humano, que nos leva a questionar se eram humanos.

| 12/01/2019 - Luciano Pires
O Trivium – Capítulo 1
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

Lembra do que foi dito no primeiro texto sobre as sete Artes Liberais? Pois bem, a Irmã Miriam Joseph expõe da maneira dela, e isso pode ajudar a entender o que foi dito antes. Bom, primeiro as damas, certo? Por isso vai primeiro a definição da Irmã: O Trivium contém as Artes da Linguagem, logo, […]

| 07/01/2019 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Visualizando as estruturas do discurso do Portal Café Brasil

Se você se aproximar do Café Brasil, prepare-se para ser provocado a QUERER dizer, fazer, ver, dar, saber…

| 05/01/2019 - Luciano Pires
Esperando o sorriso da Fortuna
Jota Fagner - Origens do Brasil

Se existe uma constante nas festas de fim de ano e na data do meu aniversário é esse sentimento de que a vida é transitória. Vou ficando mais velho, nem sempre mais sábio. A maior parte dos meus anseios ainda não se concretizou, mas, de acordo com a tradição popular, é preciso acreditar que nesse […]

| 03/01/2019 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil Premium – Retrospectiva 2018

Ao longo de 2018 o Café Brasil Premium decolou e fechamos o ano com 1483 assinantes ativos. O que vai neste post é um apanhado do que foi publicado:

| 03/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 646 – Harry Nilsson

Mais um daqueles especiais musicais que você gosta tanto. Você já ouviu falar em Harry Nilsson? Compositor, músico, cantor… Um sujeito que influenciou uns carinhas aí, uma bobagem… tipo Beatles e outros tantos sabe? Mas que é desconhecido para as novas gerações. Hoje você vai conhecê-lo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, […]

| 01/01/2019 - Luciano Pires
A eterna falta de tempo
Jota Fagner - Origens do Brasil

Enquanto voltava para casa carregando alguns livros que acabara de comprar, encontrei uma senhorinha muito simpática que costumava trabalhar numa banca de jornal aqui perto. Havia sido demitida por irresponsabilidade e agora passava os dias perambulando. Ela me cumprimentou, perguntou de minha família, viu os livros em minhas mãos e perguntou se eu “estava na […]

| 20/12/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 644 – Apresentação da PodPesquisa 2018

No dia 7 de dezembro de 2018 a ABPOD – Associação Brasileira de Podcasters, em conjunto com a rádio CBN, realizou um evento para apresentar ao mercado a PodPesquisa 2018. No programa de hoje reproduziremos o áudio desse evento.
Posso entrar?

| 19/12/2018 - Luciano Pires
O Trivium – uma introdução
Alexandre Gomes - Iscas Conhecimento

As Sete Artes Liberais era a forma que os jovens eram preparados desde a Antiguidade até a alta Idade Média para educação superior. E a introdução nas Sete Artes era pelo Trivium, um método que educa a mente do estudante tanto a pensar de maneira clara, como também a expressar com clareza o que pensa e de forma elegante.

| 07/12/2018 - Alexandre Gomes em Iscas Conhecimento
Cafezinho 131 – Compartilhe!

Seja a mídia que você quer ver no mundo

| 07/12/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 127 – Eros e Thanatos

Ninguém precisa pensar, é só desligar o cérebro e deixar que os instintos comandem.

| 23/11/2018 - Luciano Pires
Os especialistas e suas previsões
Jota Fagner - Origens do Brasil

De tempos em tempos as sociedades alardeiam previsões catastróficas para um futuro não tão distante. Sempre existe o perigo do momento. Se ouvirmos os especialistas, atualmente temos que nos preocupar com o futuro da democracia no Brasil. Essas previsões apocalípticas muito raramente se confirmam, servem apenas para alimentar a sanha sensacionalista. Acadêmicos e especialistas são […]

| 08/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 120 – Bohemian Rhapsody

Edição especial do Cafezinho, retirada do Podcast Café Brasil 275 Bohemian Rhapsody, comemorando o lançamento do filme homônimo. Um tributo ao Queen e a Freddie Mercury.

| 02/11/2018 - Luciano Pires
O efeito Dunning-Kruger
Jota Fagner - Origens do Brasil

Conhece alguém que fala de assuntos que não domina com excesso de confiança? É o efeito Dunning-Kruger, aquele mesmo que está dando o tom dos debates políticos no Brasil e no mundo.   McArthur Wheeler tinha 44 anos quando resolveu assaltar um banco. Ele morava na cidade de Pittsburgh, no Estado da Pensilvânia. O ano […]

| 01/11/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 119 – A imprensa que pode tudo

A imprensa pode muito. Mas não pode tudo.

| 29/10/2018 - Luciano Pires
LíderCast 129 – Guga Weigert

DJ e empreendedor, que a partir da experiência com a música, decide construir uma casa de shows de seu sonho. No Rio de Janeiro, em plenos anos de crise!

| 25/10/2018 - Luciano Pires
Podpesquisa 2018

Em sua quarta edição, a PodPesquisa 2018 recebeu mais de 22 mil respostas, sendo até o momento a maior pesquisa sobre o universo de podcasts no país.

| 21/10/2018 - Luciano Pires
Somos quem podemos ser
Jota Fagner - Origens do Brasil

Já faz um tempo que venho desiludido quanto aos resultados da educação. Ainda acredito que ela seja essencial, mas já consigo enxergar que não basta. Uma pessoa bem instruída não é garantia de caráter, na verdade ela nem terá a justificativa da ignorância para amenizar seus atos. É claro que estou falando da educação como […]

| 11/10/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 113 – Merdades e Ventiras

Conte até dez antes de compartilhar uma merdade

| 08/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 633 – Ballascast

O Marcio Ballas, que é palhaço profissional, me convidou para participar de seu podcast. E batemos um excelente papo sobre…podcasts. A primeira parte eu vou reproduzir no programa de hoje. Eu posso entrar?

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 111 – Opinião Média

A média da opinião nunca criou inovações.

| 01/10/2018 - Luciano Pires
Resumindo meu artigo anterior
Jota Fagner - Origens do Brasil

A proposta de Antonio Gramsci era ambiciosa, ocupar os espaços de produção e disseminação de conteúdo. Universidades, jornais, púlpitos, emissoras de rádio, etc. Sua ideia, no entanto, não era de tudo original. Vários pensadores já haviam percebido a importância desses espaços para o controle da opinião pública. No Brasil, muito antes de Gramsci ser amplamente […]

| 27/09/2018 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Cafezinho 106 – Sobre fake news

Fake News são como ervas daninhas, não se combate apenas aparando. Tem de arrancar pela raiz.

| 14/09/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 101 – A Janela de Overton

É impossível escapar deles. Mas ao menos você será um otário consciente.

| 27/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 100 – Cem cafezinhos

Liberdade. Essa é a palavra que uso para definir podcasts.

| 24/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 626 – AlôTénica – A Podpesquisa

O programa reproduz a conversa entre Luciano Pires, Leo Lopes (Radiofobia) e Paulo Vinicius (CBN) no podcast Alôténica, do Leo Lopes. O tema é a Podpesquisa2018 e a ABPOD. Um programa pra quem ama podcasts.

| 15/08/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 94 – Jornalismo e civilidade

O povo quer personalidade, opinião consistente e gente capaz de exercer humildade, coragem e prudência.

| 03/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 622 – O Esfíncter Intelectual

Existe gente que não controla seu esfíncter intelectual e despeja fezes, urina e gases fétidos por todos os lados: pela fala, pelos olhos, pelo rosto, pelas mãos, pelas pernas. E existe gente que não controla seu esfíncter intelectual e permite que todo tipo de lixo entre em sua mente.

Posso entrar?

| 18/07/2018 - Luciano Pires
Os caminhos para editar um livro
Isqueiro isqueiro

Muitas pessoas investem um tempo considerável colocando suas histórias e lições de forma escrita, para se perpetuarem na forma de livros. Mas, ao concluírem o texto, muitas vezes o guardam em alguma gaveta, porque não sabem que passos devem ser dados para que sua história ganhe forma.

| 10/07/2018 - Isqueiro isqueiro
Cafezinho 85 – Podpesquisa 2018

Acesse a Podpesquisa.com.br e ajude a montar um completo perfil dos ouvintes e produtores de podcasts no Brasil

| 01/07/2018 - Luciano Pires
As causas e efeitos das barreiras de comunicação no trabalho
Mauro Segura - Transformação

Uma das maiores barreiras atuais para o sucesso de qualquer empresa é a comunicação no ambiente de trabalho, por mais irônico que isso possa aparecer por conta de todas as facilidades tecnológicas que temos hoje para nos comunicarmos. Mas quais são as causas? Por que isso acontece?

| 30/06/2018 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil 618 – No Toca Fitas Do Meu Carro – Scary Pockets

Mais um programa musical. E daqueles, cara. Você sabe que parte de meu trabalho é pesquisar músicas para os programas, não é? E nessa tarefa eu acabo encontrado cada coisa cara, muito legal, que eu vou juntando, até que um dia dá um programa. Como hoje, quando vou apresentar pra você um grupo de amigos que se junta pra curtir. E sai um funk irresistível. A turma do Scary Pockets.

| 20/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 617 – O Clube da Música Autoral

Uma das coisas mais fascinantes de quem se dispõe, como eu, a ser um gerador de conteúdo, é perceber que algumas pessoas se sentem tão inspiradas com nosso trabalho que partem para a ação. Mudam hábitos, mudam processos, mudam perspectivas, mudam a vida. E algumas vão ainda mais longe, partindo para também criar conteúdos e assim influenciar outras pessoas. Lembra da história da pedrinha no lago, hein? Pois é. E alguns fazem isso muito bem feito, como você verá neste programa. E de quebra, você ainda vai curtir um clássico, O portão, de Roberto e Erasmo Carlos.

Posso entrar?

| 13/06/2018 - Luciano Pires
Região de conflito duplamente em foco
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Região de conflito duplamente em foco “Fronteiras? Nunca vi uma. Mas ouvi dizer que existem na mente de algumas pessoas.” Thor Heyerdahl Não é sempre que alguns dos focos mais controvertidos das relações internacionais – casos da relação entre Israel e Palestina, das migrações em massa e dos refugiados – chegam ao público por meio […]

| 05/06/2018 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
O dia seguinte

Com o aumento considerável do mercado de palestrantes nos últimos anos, sinto que aumentou também o questionamento sobre a eficácia de palestras para alcance de resultados dentro de empresas. A relação custo x benefício tem sido cada vez mais difícil de comprovar. E o incômodo sobre o que acontece depois que o palestrante vai embora é cada vez mais persistente.

| 01/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Fact Check? Procure o viés.

Investigar o que é verdade e o que é mentira – com base em fatos – é o papel dos “fact checkers”. Determinar o que é legítimo, não.

| 22/05/2018 - Luciano Pires
LíderCast 109 – Romeo Busarello

LíderCast 109 – Hoje conversamos com Romeo Busarello, É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Tecnisa e professor do Insper e da ESPM, um especialista na combinação de comunicação com internet… Um inovador. Que papo legal…

| 18/05/2018 - Ciça Camargo
O domínio esquerdista na dramaturgia brasileira
Bruno Garschagen - Ciência Política

Hoje, não há qualquer ameaça ao domínio da esquerda nas novelas, filmes, séries, teatro, programas de TV, jornalismo. Por isso a reação agressiva quando alguma obra fura a ditadura cultural.

| 07/05/2018 - Bruno Garschagen em Ciência Política
LíderCast 106 – Labi Mendonça

LíderCast 106 – 106 – Hoje conversamos com Labi Mendonça, cineasta, roteirista, pensador… uma história fascinante de um brasileiro que se vê sozinho no Rio de Janeiro dos anos 60, onde o Brasil acontecia. De lá pra a África e… bem,ouça o programa.

| 27/04/2018 - Ciça Camargo
LíderCast 104 – Odayr Baptista

LíderCast 104 – Hoje conversamos com Odayr Baptista, uma das vozes marcantes do rádio brasileiro, que vem de uma rádio do interior para impactar os fãs do rádio dos anos 70. A voz inconfundível da Rádio Camanducaia.

| 13/04/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 604 – (IN) segurança pública

Segurança pública é a bola da vez. Mais uma vez. E cada vez que o assunto retorna, brotam do chão especialistas, a imensa maioria chutadores ou sonháticos ideologicamente estressados, que acham que resolvem o problema com blá-blá-blá. Que tal um choque de realidade,?

| 14/03/2018 - Luciano Pires
LíderCast 099 – Nuno Mindelis

LíderCast 099 – Hoje conversamos com Nuno Mindelis, um dos maiores guitarristas de blues do mundo. Ele conta um pouco de sua história, da vida de artista e de alguns momentos de tirar o fôlego.

| 09/03/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 601 – Alfabetização para a Mídia II

Publicamos um videocast sobre Alfabetização para a mídia no Café Brasil Premium, cujo áudio usamos num podcast anterior. Hoje é continuação. Vamos falar sobre a criação de filtros para ajudar você aselecionar as informações que chegam através das mídias.

| 21/02/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 600 – God Save The Queen

Café Brasil 600… Chegou a hora de comemorar outra data importante. E tem de ser pra arrasar, não é? Convidamos uns amigos para a festa: Brian May, Roger Taylor, John Deacon e Freddie Mercury.

| 13/02/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 39 – Como fazer críticas nutritivas

Num cafezinho anterior falei sobre a importância de fazer críticas. E neste dou algumas dicas.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 37 – Sobre críticas

Saber avaliar as críticas é fundamental, mas saber fazê-las, é essencial.

| 15/01/2018 - Luciano Pires
LíderCast 95 – Pascoal da Conceição

Pascoal da Conceição, que fala sobre a vida de ator no Brasil. Pascoal faz parte da vida de muitos brasileiros que encantou como o Dr. Abobrinha no inesquecível Castelo Rá Tim Bum.

| 12/01/2018 - Ciça Camargo
Café Brasil 594 – Sultans of Swing

Láááááá em 1977 uma obscura banda inglesa começou a jornada para se transformar numa das mais conhecidas da história: o Dire Straits. E chegaram chegando, com um clássico chamado Sultans of Swing. Senta que lá vem bronca…

| 01/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 592 – Transgressores

Estamos sendo bombardeados por dezenas de manifestações de gente deslumbrada com humoristas ruins, performances pobres, arte de quinta categoria, rebeldes de araque e manifestações supostamente transgressoras em festivais e na televisão. Transgressores, é? Sei…

| 20/12/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 591 – Alfabetização para a mídia

Hoje em dia as informações chegam até você fragmentadas, alterando sua percepção da realidade. É preciso tomar alguns cuidados para não se tornar massa de manobra.

| 12/12/2017 - Luciano Pires
LíderCast 89 – Bruno Teles

Bruno Teles, um educador que sai de Sergipe para se tornar professor na Oral Roberts University nos Estados Unidos, nas disciplinas de International Business, International Marketing e International Finance. Mas não é só isso. Ele coordena um projeto no inteiro do Brasil… bom , é melhor ouvir o programa.

| 01/12/2017 - Ciça Camargo
Um reino que sente orgulho de seus líderes
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Um reino que sente orgulho de seus líderes  Victoria e Abdul   Uma vez mais, num curto espaço de tempo, o cinema nos brinda com um filme baseado na história de uma destacada liderança britânica. Em 2006, A Rainha focalizou a rainha Elizabeth II num dos momentos mais delicados de seu longo reinado, em decorrência […]

| 30/11/2017 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 087 – Ricardo Camps

Ricardo Camps, empreendedor e fundador do Tocalivros, ambiente de assinatura recorrente onde você tem acesso a audiolivros. Uma história de um empreendedor brasileiro que, quando não acha o que precisa, inventa.

| 17/11/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 084 Rodrigo Azevedo

LiderCast 084 – Rodrigo Azevedo – Rodrigo Azevedo é empreendedor e fundador do Comunique-se, um dos mais importante ambientes para a comunicação das empresas.

| 06/10/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 581 – Carta aos jornalistas

Advogados erram. Treinadores erram. Mecânicos erram. Médicos erram. Cozinheiros também erram. Seres humanos erram. Então por que quando um jornalista erra gera tanta felicidade nas redes sociais?

| 04/10/2017 - Luciano Pires
LíderCast 078 Leo Lopes

LíderCast 078 – Leo Lopes – Leo Lopes é uma referência quando se fala em podcasts no Brasil. E é o fundador da primeira empresa que está vivendo 100% de podcasts. Um batalhador.

| 25/08/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 573 – Despacito

Afinal de contas, o que é que faz uma música grudar do cérebro da gente e ficar o dia inteiro na cabeça, repetindo… repetindo… repetindo… mesmo que a gente não goste da música? Que inferno, cara! Bem, a ciência explica.

| 09/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 572 – O ouvinte ativo – Revisitado

Se você acompanha o Café Brasil, sabe da importância que a música tem no programa. Queremos mexer com sua cabeça, seu coração, sua alma e seu corpo. Queremos que você pense intensamente nos assuntos que escolhemos e por isso a música é imprescindível. Este programa é a revisita a outro que foi publicado originalmente em 2009.

| 02/08/2017 - Luciano Pires
A Era da Integração
Tom Coelho - Sete Vidas

“Eu sou eu mais as minhas circunstâncias.” (José Ortega y Gasset)   Um dia você apanha um velho álbum de fotografias e começa a revisitar seu passado. Entre as imagens registradas nas fotos e aquelas gravadas em sua mente, passa diante de si o filme de sua vida. O álbum dos primeiros anos lembra boneca […]

| 23/07/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Os 5 melhores livros de desenvolvimento pessoal para machos
Raiam Santos

Desenvolvimento pessoal para machos? Por que isso, Raiam? Semana passada, eu viajei para o Rio para participar da noite de autógrafos do meu primeiro livro Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo de Uma Geração na Livraria da Travessa de Ipanema. Vou confessar que eu virei meio eremita de uns tempos pra cá. Emendei […]

| 01/06/2017 - Raiam Santos
Manual de disrupção do marketing
Mauro Segura - Transformação

17 fenômenos acontecendo no marketing que nem todo mundo está enxergando

| 19/05/2017 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil 561 – Intueri

Podcast Café Brasil 561 – Intueri. Às vezes você tem a sensação de que algo vai acontecer ou adivinha algo antes de acontecer? Toma decisões que você não sabe de onde vêm? O nome disso é intuição. É essa a praia do programa de hoje.

| 16/05/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 560 – Welcome to the Hotel California

Podcast Café Brasil 560 – Hotel Califórnia. O programa viaja por uma das mais conhecidas e icônicas canções da história do rock´n roll, lembrando detalhes de sua composição, da formação dos Eagles e, especialmente, da fantástica batalha das guitarras num dos mais importantes solos já gravados. Welcome to the Hotel Califórnia.

| 09/05/2017 - Luciano Pires
Influenciador digital: você precisa mesmo?
Mauro Segura - Transformação

Influenciadores digitais no marketing das empresas é algo cada vez mais constante, mas nem tudo são flores.

| 01/05/2017 - Mauro Segura em Transformação
Café Brasil 558 – O Café Brasil Premium

Podcast Café Brasil 558 – O Café Brasil Premium. No décimo segundo ano do programa Café Brasil, juntamos tudo que aprendemos e lançamos o Café Brasil Premium. Este programa apresenta o projeto, dando uma perspectiva histórica e descrevendo os conteúdos aos quais os assinantes terão acesso.

| 25/04/2017 - Luciano Pires
A “Netflix de Conteúdo”

Surge o Café Brasil Premium, uma espécie de “Netflix do Conhecimento”, que quer dar a você os estímulos para a prática do Fitness Intelectual que ajuda a ampliar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão. Neste mundo doido, não é pouco…

| 22/04/2017 - Luciano Pires
O país da trambicagem: 7 bagulhos doidos sobre a Suíça
Raiam Santos

Vim pra Suíça para completar uma missão pessoal: Conhecer pessoalmente o atual escritor best-seller e ex-maluco hippie doidão Paulo Coelho. Me amarro em escrever, já vivo disso e quero construir uma carreira duradoura como escritor…  nada melhor do que aprender com o melhor do mundo, né? Um dia desses eu posto mais detalhes sobre a […]

| 27/03/2017 - Raiam Santos
A fábrica de conteúdo

A Confraria Café Brasil dá um passo adiante e começa a criar o conteúdo que ela própria consome. Acredite, não existe muito disso por aí…

| 22/03/2017 - Luciano Pires
LíderCast 056 – Paula Miraglia

LiderCast 056 – Hoje conversaremos com Paula Miraglia, uma das fundadoras do Jornal Nexo. Falamos especialmente de como a imprensa vem mudando com as novas tecnologias e sobre o projeto do Nexo, um jornal que nasceu digital e está experimentando novas formas de monetização que será o futuro da imprensa.

| 06/01/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 542 – Tapestry

Podcast Café Brasil 542 – Tapestry. Em 1971 uma cantora tímida lançou um disco que redefiniu o mercado da música nas décadas seguintes. Seu nome é Carole King, e este programa celebra aquele disco: Tapestry.

| 03/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 541 – A festa do podcast

Podcast Café Brasil 541 – A festa do Podcast. Aproveitando o último programa de 2016, botamos os ouvintes pra trabalhar e fazemos uma homenagem ao podcast, ao podcaster e ao ouvinte do podcast. Quer entrar?

| 27/12/2016 - Luciano Pires
LíderCast 053 – Adalberto Piotto

LiderCast 053 – Hoje vamos entrevistar Adalberto Piotto, um caro amigo, jornalista, cineasta, um estudioso do jeito de ser do brasileiro, que tem um histórico de quase trinta anos nas principais rádios brasileiras, que nos dá sua visão sobre o Brasil, sobre nossas dificuldades e sobre o futuro.

| 16/12/2016 - Ciça Camargo
Café Brasil 539 – A história de um valente

Ô ano danado este 2016. Na economia, na política, na polícia, é um susto atrás do outro. Sem falar das tragédias. Pois acabamos de perder o poeta Ferreira Gullar. Este programa é pra ele.

| 13/12/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 535 – Hallelujah

Podcast Café Brasil 535 – Hallelujah. Poucos dias atrás morreu Leonard Cohen, autor canadense que um dia nos presenteou com uma daquelas obras primas que impactam a vida da gente, a canção Hallelujah. É sobre ela o programa de hoje.

| 22/11/2016 - Luciano Pires
LíderCast 048 – Jonas e Alexandre

LiderCast 048 – Hoje recebemos o Jonas e o Alexandre, editores do jornal Meio e Mensagem, a principal publicação brasileira focada no segmento da propaganda e comunicação. Falamos do conflito entre as novas e as velhas mídias, da transição para os modelos de internet, do mercado publicitário e de liderança no ambiente da imprensa.

| 11/11/2016 - Ciça Camargo
O Dia Do Podcast

No Dia do Podcast, 21 de outubro, você se inscreve para assistir ao Webminário Café Brasil 10 anos e ganha o e-book! No Dia do Podcast, quem sai ganhando é você.

| 15/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 528 – Um dia útil – Revisitado

Podcast Café Brasil 528 – Um dia útil Revisitado. Para você o que é um dia útil? Revisitando um podcast que foi ao ar originalmente em 2011, vamos tentar responder a essa pergunta.

| 04/10/2016 - Luciano Pires
Combo Café Brasil 10 anos

Lançamos um Combo de produtos para comemorar os 10 anos do Podcast Café Brasil. E o brinde é irresistível…

| 26/07/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 513 – O valor da arte

Podcast Café Brasil 513 – O valor da arte. Quanto vale uma música? Quanto vale aquele momento que tira seu fôlego, eleva seu espírito, emociona e dá a você uma nova visão do mundo? Essas coisas têm preço?

| 21/06/2016 - Luciano Pires
A audiência que interessa

A Confraria Café Brasil está nascendo, convido você a conhecê-la acessando o www.portalcafebrasil.com.br e clicando no banner “Fitness Intelectual para quem quer cérebro tanquinho”.

| 03/06/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 500 – Caleidoscópio

Podcast Café Brasil 500 – Caleidoscópio. Celebrando 500 episódios, uma viagem a um mundo repleto de juventude, irreverência, inovação, empreendedorismo, criatividade e, é claro, loucura. Vamos contar a história de uns garotos brasileiros que marcaram o cenário cultural/musical do Brasil num período de intensas mudanças. E que influenciaram muito do que vemos hoje por aí: Os Mutantes.

| 21/03/2016 - Luciano Pires
Nossa riqueza étnica
Jota Fagner - Origens do Brasil

Minha mãe havia chegado para passar o Natal conosco. A cidade estava cheia, contagiada com o clima festivo. Numa época em que as ligações interurbanas ainda eram muito caras – e ter uma linha telefônica era algo impensável para pessoas pobres como nós – a comunicação com ela se dava por cartas. Muitas informações sobre […]

| 04/02/2016 - Jota Fagner em Origens do Brasil
Café Brasil 491 – O homem das estrelas

Podcast Café Brasil 491 – O homem das estrelas. David Bowie foi uma das mais importantes figuras culturais dos últimos 50 anos. Mas a moçada mais nova não sabe muito bem disso. Este programa vai servir como uma homenagem para quem curte o artista, como uma apresentação pra quem não o conhece ou simplesmente como um manifesto pela necessidade de se mergulhar intensamente naquilo que você ama fazer. Até o último dia.

| 18/01/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 486 – EXTRA – Star Wars

Podcast Café Brasil 486 – EXTRA – Star Wars. Quase 40 anos atrás eu estava dentro de um cinema para assistir ao primeiro episódio de Guerra nas Estrelas. Eu não sabia, mas testemunhava um momento histórico. O cinema nunca mais seria o mesmo. A cultura nunca mais seria a mesma. O marketing nunca mais seria o mesmo.

| 21/12/2015 - Luciano Pires
Três olhares para Star Wars

Três olhares para Star Wars. Eu estava lá, 38 anos atrás, assistindo ao primeiro episódio lançado. Com 21 anos de idade, recebendo um impacto que mudou minha vida. Hoje, aos 59, estive lá outra vez, no lançamento do episódio mais recente. E agora?

| 17/12/2015 - Luciano Pires
Sua marca está pronta para os podcasts?
Mauro Segura - Transformação

Isca intelectual de Mauro sobre a explosão dos podcasts nos USA e Brasil. Nunca se consumiu tanto podcasts como atualmente, mas parece que os anunciantes e as agências ainda não se tocaram disso.

| 18/11/2015 - Mauro Segura em Transformação
Sobre o jornalismo definhando
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Isca Intelectual de Adalberto Piotto sobre um jornalismo que oscila entre o amadorismo e a arrogância.

| 16/10/2015 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
De ignorância e prepotência sobre o Brasil
Adalberto Piotto - Olhar Brasileiro

Sabe o primeiro erro que comete a maioria dos correspondentes estrangeiros no Brasil? É tentar medir a temperatura social pelo bucólico ou pelo estereótipo nacional. Muitos desses repórteres não se envolvem de fato nem se informam nos lugares, com grupos e pessoas que decidem a realidade brasileira. Uma foto e uma reportagem com personagens locais […]

| 08/08/2015 - Adalberto Piotto em Olhar Brasileiro
Café Brasil 466 – Perfil do ouvinte

Podcast Café Brasil 466 – Perfil do ouvinte. O programa de hoje é uma daqueles que a gente faz de quando em quando, que trata do umbigo do Café Brasil, mas que é fundamental para nos situarmos sobre onde estamos e para onde vamos.

| 04/08/2015 - Luciano Pires
Pod… o quê?

Pod… o quê? Isca Intelectual de Luciano Pires sobre a mídia do futuro: os podcasts. Quem ainda não ouviu, não sabe o que está perdendo…

| 30/07/2015 - Luciano Pires
A farsa do Facebook
Tom Coelho - Sete Vidas

“É mais fácil enganar uma multidão do que um homem.” (Heródoto)   Vou pontuar desde o início: este artigo é direcionado a todos que investem no Facebook como instrumento de marketing digital. Esta mídia social, e muitas outras, são canais incríveis para cultivar relacionamentos. Desde os tempos do falecido Orkut, tive a oportunidade de resgatar […]

| 15/07/2015 - Tom Coelho em Sete Vidas
Café Brasil 457 – Va Pensiero

Podcast Café Brasil 457 – Va Pensiero. Há muito tempo sonho trazer ópera para o Café Brasil e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração, falando de liberdade. Se você não curte ópera, faça um esforço, talvez se surpreenda ao conhecer mensagens que ela carrega.

| 02/06/2015 - Luciano Pires
Vem pra briga!

Tenho um podcast, programa em áudio distribuído pela internet, chamado Café Brasil. Simples, com reflexões, bom humor e música popular brasileira diferenciada. O programa nasceu em maio de 2005 na rádio Mundial de São Paulo e se transformou em podcast em setembro de 2006. Um dia achei que daria para veicular o programa em alguma […]

| 22/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 455 – Bohemian Rhapsody Revisitada

Podcast Café Brasil 455 – Bohemian Rhapsody Revisitada – Na trilha da comemoração dos 10 anos do Café Brasil, reapresentamos os dois programas sobre Bohemian Rhapsody montados como se fosse um só. É uma overdose da música que faz a cabeça de gerações.

| 19/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 445 – Matéria Estelar

Podcast Café Brasil 445 – Matéria Estelar. Outro daqueles especiais que foi uma tremenda curtição fazer. No primeiro programa gravado fora de nossos estúdios, conversamos com quatro artistas sobre uma porção de coisas, com muita música e o Brasil no meio. Um deleite!

| 10/03/2015 - Luciano Pires
#tutorial paraentenderopost

Publico sempre textos polêmicos no Facebook, que recebem comentários demonstrando que a pessoa não entendeu o que estava escrito. Chega a ser assustador. Então decidi publicar outra daquelas obviedades que podem ajudar um ou outro aí a entender o que lê, vê ou ouve. Vamos lá.

| 26/02/2015 - Luciano Pires
Chucrute com banana

Duas culturas, duas histórias separadas por 35 anos, dois continentes ligados pela mágica da música e emoção. Nestes dias bicudos de más notícias, pessimismo e ódio destilado pelas mídias sociais, esta história é um sopro de inspiração. Deleite-se.

| 19/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 442 – Clássicos do Samba Enredo

Em pleno carnaval, um programa carnavalesco em grande estilo. Não que eu seja um carnavalesco, não sou, mas às vezes pintam umas obras de arte que passam a fazer parte da vida. Neste programa eu, a Ciça e o Lalá lembramos os sambas enredo que fazem parte de nossas vidas, e topamos com algumas obras prima que passam desapercebidas, mas que reúnem talento musical, poesia, história e um espírito bem brasileiro de misturar chichete com banana. Confesso que quando escrevi o programa, tive medo que ficasse chato. Mas ficou uma delícia, até para quem não curte carnaval.
E para terminar, o poema de Aluizio Machado:
Super escolas de samba S/A
Super alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!

| 17/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 436 – The Dark Side of the Moon

Podcast Café Brasil 436 – The Dark Side of the Moon, a obra prima de Pink Floyd que há 40 anos influencia gerações. Viaje neste programa!

| 06/01/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 433 – Minha ideia, minha obra

Podcast Café Brasil 433 – Minha ideia, minha obra. Vamos continuar naquela linha de discutir as pessoas que têm opiniões políticas contrárias às nossas e que, por isso, passamos a desprezar ou odiar ou ignorar. E quando é um artista, como é que fica? Será que a obra que nos emocionou perde o sentido?

| 16/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 431 – No toca fitas do meu carro – Postmodern Jukebox

Mais um daqueles programas musicais, desta vez apresentando uma banda que talvez você não conheça, mas que tomou conta do toca fitas do meu carro: Postmoderm Jukebox, que pega sucessos pop e regrava como jazz, soul, ragtime, swing. É ouvir pra crer.

| 02/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 425 – Dia do podcast com Metacast

No dia 21 de outubro de 2004 foi ao ar o primeiro podcast feito no Brasil. Estamos portanto comemorando 10 anos dessa mídia que apaixona tanta gente. E o programa de hoje será um especial a respeito, feito por quem gosta e para quem gosta de podcasts.

| 21/10/2014 - Ciça Camargo
Café Brasil 424 – Aos Vinte e Sete

Gênios acham que a vida como ela é, é pouco, precisam buscar mais, uma outra realidade, uma outra expressão, um algo que nós, os normais, não conseguimos perceber. E então se entregam… mas o corpo parece só suportar até os 27 anos.

| 14/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 400 – Já que SOUL brasileiro

Assuma sua identidade black, brother! E boa festa!

| 29/04/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 339 – Die gedanken sind frei

O programa da semana é uma tremenda viagem. Vai tratar da liberdade de pensamento e de sua prima, a liberdade de expressão. E para isso vamos recorrer a uma história verídica e impressionante, de alguém que teve coragem de enfrentar ninguém menos que Adolf Hitler, pagando um alto preço por isso e deixando uma lição para nós. E não por acaso esse programa vai ao ar logo após a recepção que alguns trogloditas fizeram à blogueira cubana Yoani Sánchez, que ousa pensar – e manifestar o pensamento – diferente deles. E isso é inaceitável. Na trilha, uma música só, que certamente emocionará quem tem ascendência alemã. Apresentação de Luciano Pires.

| 26/02/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 328 – O efeito Mozart

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você sabia que a música tem certas propriedades e poderes que podem aguçar nossa mente e transformar nossa alma? Acho que sim, não é? Mas sabe que a música provoca efeitos físicos também? Quando ritmo, melodia e harmonia estão organizados em uma bela forma, mente, corpo, espírito e emoções se harmonizam e a música pode até mesmo…curar! Bem vindo a um Café Brasil muito musical! A trilha sonora maravilhosa é de Wolfgang Amadeus Mozart. Mas com surpresinhas. Apresentação de Luciano Pires.

| 11/12/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 304 – Arqueologia musical

Você já ouviu falar em “arqueologia musical”? Pois é, é mais uma daquelas loucuras do Café Brasil. Às vezes mergulhamos numas pesquisas históricas que tem como objetivo apenas matar a curiosidade, mas esses mergulhos são exercícios de prazer, inestimáveis. E às vezes podem dar samba, como o programa de hoje onde praticamos a tal arqueologia musical buscando as raízes de duas músicas. Na trilha sonora Solomon Linda com o Evening Birds, Pete Seeger, The Weavers, Mahotella Queens, The Tokens, The Rokets, Bob Lind, Miriam Makeba, REM, Ladysmith Black Mambazo com The Mint Juleps e Os Caçulas! Uma viagem. Apresentação de Luciano Pires.

| 26/06/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 300 – Stairway to Heaven

100…200…300! Esta é a edição número 300 do Podcast Café Brasil. São seis anos, 130 horas de conteúdo, cerca de 1500 músicas, mais de 4,5 milhões de downloads, putz! Tem que comemorar, não é? Então vamos com mais um programa épico, dedicado a um monumento do Rock: o petardo Stairway To Heaven do Led Zeppelin. Mais que uma música, STH faz parte da vida de muita gente e vamos curtir um pouco de suas histórias, detalhes e outras coisinhas mais. Na trilha, olha só: a banda Spirit, Jubing Kristianto, Stanley Jordan, Congo Natty, Rick Wakeman, Claudio Goldman com Sérgio Sá, Joe Edmonds, uma banda cover dos Doors e, é claro, o Led Zeppelin com Jimmy Page, John Bonham, John Paul Jones e Robert Plant. Apresentação feliz de Luciano Pires. Bem vindo aos próximos 300…

| 29/05/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 284 – Bohemian Rhapsody 2

Is this the real life? Is this just fantasy? É real! O programa Bohemian Rhapsody foi o mais baixado, mais curtido e comentado de 2011! Teve uma repercussão muito superior à que imaginamos, o que nos levou a fazer este outro, desta vez com os comentários dos ouvintes. Fizemos uma seleção entre as dezenas de mensagens enviadas, mas tomamos cuidado para não produzir apenas um programa de leitura de e-mails. Afinal, aqui é o Café Brasil não é? Tem algumas surpresinhas… Na trilha sonora, evidentemente, o Queen, Les Lyon’s Singers, Dallton Santos, Edgar Cruz, Mo’Sax, Benaud Trio e vários ouvintes. Apresentação de Luciano Pires.

| 07/02/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 275 – Bohemian Rhapsody

O programa da semana é diferente de tudo que já fizemos. É coisa de fã, totalmente dedicado a uma música: Bohemian Rhapsody * da banda inglesa Queen, que é considerada um dos maiores rocks de todos os tempos, se é que pode ser chamada de rock. O programa foge completamente da temática do Café Brasil, mas TINHA que ser feito e foi uma curtição montá-lo, com cinco horas de gravação e edição, contra a hora e vinte dos programas tradicionais. Com um trabalho minucioso de edição do Lalá Moreira, vamos desmontar a música e falar sobre ela. Se você gosta de Bohemian Rhapsody *, vai se emocionar… Na trilha sonora, Brian May, John Deacon, Roger Taylor e Freddie Mercury, do Queen, William Shatner, Jake Shimabukuro e a banda canadense The Braids. Apresentação de Luciano Pires.

| 08/12/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 244 – Guerrilheiro Formiga

O programa desta semana é uma aula. De música, de produção independente, de rádio, de criação, de vida de artista. E até sobre os primórdios da internet no Brasil. Um bate papo especial com 90 minutos de duração com Mauricio Pereira. Mauricio é músico, ator e jornalista. Em 1985 criou com André Abujamra a banda Os Mulheres Negras, um dos ícones da cena musical independente de São Paulo. No início dos anos 90 participou, como cantor, do programa diário Fanzine, na TV Cultura. Entre 1995 e 2009, lançou cinco CDs e em dezembro de 1996 realizou o primeiro show ao vivo via internet no Brasil. Como a maioria dos artistas independentes brasileiros, Mauricio é um guerrilheiro. Um guerrilheiro formiga, como ele mesmo se define. Curta este programa, ele fará com que 90 minutos de seu dia sejam realmente úteis. Na trilha sonora temos Itamar Assumpção, Miriam Maria, Antonio Marcos, Guilherme Arantes, Jacó e Jacozinho, Tim Maia, Ronnie Von e, é claro, o Mauricio Pereira.

| 05/05/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 225 – Especial de Natal

O programa da semana era pra ser sobre Natal. Acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal. Um presente para fechar o ano com chave de ouro. Vamos falar (e tocar) músicas que você cantou quando era criança, comentando um pouco sobre elas. E no meio, um pouco sobre Assis Valente um compositor brasileiro que era capaz de traduzir ao próximo e a si com muita clareza, mas tinha dificuldades em se relacionar com o mundo. Na trilha sonora um Adoniran Barbosa que nunca foi gravado, Eliezer Setton, os Golden Boys, Simone, Ivan Lins, Novos Baianos, Roberto Gnatalli e sua garotada, Agostinho dos Santos e Altamiro Carrilho. Feliz Natal! Apresentação de Luciano Pires.

| 23/12/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 221 – O contador de histórias

No podcast da semana Luciano Pires fala de sua atividade de palestrante, sob o ponto de vista do contador de histórias. Entre algumas lembranças, trata da importância do ouvir e contar histórias para o desenvolvimento da humanidade e de como perdemos certas referências quando as histórias passaram a ser contadas por quem quer nos vender alguma coisa. A trilha sonora é a bagunça de sempre, com Caboclada, Karla Sabah, Arthur Moreira Lima, Ana Moura, os Doces Bárbaros, Vicente Barreto…e o Silvio Santos. Apresentação de Luciano Pires.

| 25/11/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 196 – Bossa Nova

O Brasil é o país das mulheres, do futebol e do carnaval, certo? Mas é também o país da Bossa Nova! No programa da semana usamos um texto apaixonado do jornalista Ruy Castro para contar um pouco sobre a Bossa Nova que ele considera “a trilha sonora para um país ideal”. Ou coisa parecida. Embalado por uma trilha instrumental deliciosa do trio 3 Na Bossa, que desfila um clássico após o outro, o programa presta uma justa homenagem ao gênero musical brasileiro que conquistou o mundo. Na trilha, além do 3 Na Bossa, uma canjinha com um dos ícones da Bossa Nova. Apresentação de Luciano Pires.

| 04/06/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 191 – Canta Patativa

O podcast da semana é todo dedicado a um sujeito especial: o Patativa do Assaré. Vamos contar um pouquinho de sua história, mas principalmente ouvir suas poesias e músicas. Conheça mais sobre um talento popular brasileiro que merece um lugar especial em nossa história. A trilha sonora, evidentemente, teria que ser daquelas: Di Freitas, Luiz Gonzaga, José Fábio com Dominguinhos, Trio Carapiá, Pena Branca e Xavantinho e o próprio Patativa. Apresentação de Luciano Pires.

| 30/04/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 186 – A tristeza do Jeca

O programa da semana volta ao passado para contar uma história interessante: o envolvimento de Monteiro Lobato no combate ao “amarelão”, a criação do personagem Jeca Tatu

| 25/03/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 166 – Ouvinte Ativo

Se você curte música, vai adorar este programa onde damos dicas para você se transformar num ouvinte ativo, alguém que trabalha para ajudar a divulgação da música – e dos músicos – que verdadeiramente valem a pena.

| 06/11/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 157 – Hinos a Paisana

Você é da época em que desfilávamos no sete de setembro ao som de fanfarras tocando os hinos nacionais? Não? Que pena… Sim? Então você vai pirar com o programa de hoje! Vamos apresentar a você Eliezer Setton, que vem lá de Maceió com um projeto delicioso: rever alguns daqueles hinos que moram em nossas memórias. Mas desta vez cantando-os “à paisana…”. Após anos de pesquisa Eliezer recria os hinos seguindo as letras originais e recuperando um pouco de nossa história. Prepare-se para ficar emocionado. Apresentação de Luciano Pires.

| 04/09/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 139 – Eme Pê Bê

O podcast da semana trata de MPB. A música popular brasileira. Tem um texto interessante de Ruy Castro que diz que “MPB” não é a mesma coisa que “música popular brasileira”. E depois tem uma tremenda provocação sobre a evolução da nossa música desde o século passado. Na trilha tem uma baita festa… Maria Bethânia, Nana Caymmi, Gilberto Gil., Renato Motha e Patrícia Lobato, Orlando Silva, Nelson Gonçalves, Tom Jobim, Roberto Carlos, Fagner, 14 Bis, Marisa Monte, Pixinguinha, Julinho Marasi e Gutemberg. Ah, e o Bonde do Tigrão! Apresentação de Luciano Pires.

| 30/04/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 129 – Brincante

O podcast da semana apresenta um artista completo: o pernambucano Antonio Nóbrega. A partir da experiência emocionante de assistir em Recife ao show de encerramento do projeto NOVE DE FREVEREIRO, Luciano Pires apresenta a obra de um artista que nos enche do orgulho de ser brasileiro. Vivendo na cidade de São Paulo há vinte e […]

| 20/02/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 044 – Música e Ditadura

Que tal um mergulhinho nas trevas? O podcast da semana trata de música e ditadura. Fala dos artistas que resistiram ao governo militar e tiveram suas músicas censuradas. Recria o discurso de Marcio Moreira Alves que foi o estopim para a promulgação do Ato Institucional Nr. 5. Na trilha sonora, documentos importantes. Chico cantando seu disfarce Julinho de Adelaide, Jorge Maravilha. MP4 com Betinho cantando “O Bêbado e a equilibista”. Chico e Caetano com a “Bárbara” censurada. Vandré. Uma gravação rara de Sérgio Sampaio aloprando com seu bloco na rua. E a Tropicália com aquele discurso famoso de Caetano Veloso no festival de MPB. Esse programa ficou bom de verdade. Experimente.

| 02/07/2007 - Luciano Pires