s

Todo conteúdo do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 406 – Ressentimentos passivos

Eu escolhi participar ativamente, usando as armas que tenho.

| 26/07/2021 - Luciano Pires
Olímpica expectativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Olímpica expectativa “O esporte tem o poder de unificar, passar uma imagem de paz e resiliência, e nos dá esperança de seguir nossa jornada juntos.” Thomas Bach (Presidente do Comitê Olímpico Internacional)   Com um ano de atraso em relação à data prevista e depois de muita celeuma envolvendo a conveniência de sua realização em […]

| 23/07/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 405 – O babaca

Qual tipo de reação você acha que levo em consideração para orientar meu trabalho?

| 23/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 779 – Grávida? Você está demitida!

Há quatro anos, uma amiga me relatou uma história vergonhosa. Ela descobriu inesperadamente que estava grávida logo depois de ter assinado um novo contrato de trabalho. Dias antes de iniciar na nova empresa, resolveu contrariar as orientações de muitos e abriu o jogo com a empresa antes de começar. Teve seu contrato (já assinado) rescindido. Passou duas semanas chorando em casa, sentindo-se a mais impotente das mulheres. Cara, nós estamos em 2021, e essas coisas ainda acontecem?

| 21/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires
Economia do crime
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Economia do crime  O crime compensa?  “Na faculdade, fui atraído pelos problemas estudados por sociólogos e as técnicas analíticas utilizadas pelos economistas. Esses interesses começaram a se fundir em meu estudo de doutorado, que utilizou a análise econômica para entender a discriminação racial. Posteriormente, apliquei a abordagem econômica para a fertilidade, a educação, os usos do tempo, crime, casamento, interações […]

| 15/07/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 778 – Cringe: a maldição dos Millennials

Um novo termo entrou em evidência: o cringe. A tradução do inglês para português quer dizer “vergonhoso ou vergonhosa”. Ampliando o escopo, quer dizer “vergonha alheia”, e passou a ser o adjetivo pelo qual a geração Z está chamando a geração Millennials de cafonas… de Boko Moko!

| 14/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 402 – Quem ganha com seu medo

A função primordial de nosso cérebro é sobreviver. Manter-se seguro. Evitar ameaças. Por isso estamos permanentemente à cata de sinais de perigo.

| 12/07/2021 - Luciano Pires
Reprise
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Reprise  Já vi esse filme outras vezes… e não gostei do final A combinação de novas denúncias de irregularidades envolvendo membros do governo, o andamento da CPI da Covid e a sucessão de manifestações em diversas partes do País pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro gera uma preocupação crescente – assumida ou não – […]

| 10/07/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 401 – No pain, no gain

As maravilhas que me impactaram para o resto da vida, têm um custo: o sofrimento da caminhada.

| 09/07/2021 - Luciano Pires
O infalível ministro
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

A piada é antiga. Dá pra contar, se a turma do politicamente correto ainda não inventou o crime de lusofobia: A famosa cena bíblica do apedrejamento da adúltera, quando o Mestre teria dito… “Quem nunca errou, atire a primeira pedra!”. Manuel manda um pedregulho certeiro na coitada, pegando em cheio; Jesus reclama: “Ô português, você […]

| 08/07/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Café Brasil 777 – Polarização Política

Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?

| 07/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 400 – Duzentas semanas

Este é o Cafezinho número 400. São 200 semanas ininterruptas. Sem patrocinador, sem estar debaixo de nenhum portal importante, nenhum jornal ou revista. Independente, livre, leve e solto, apoiado apenas na teimosia deste que vos fala.

| 05/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 399 – Diálogo aberto ou porrada

Diálogo aberto. Quanto tempo faz que você não tem um?

| 02/07/2021 - Luciano Pires