s

Podcasts do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 926 – Definição de Gaúcho – Revisitado

Então… diante dos acontecimentos dos últimos dias eu decidi trazer de volta um episódio do Café Brasil que publiquei lá em 2006. Foi o Café Brasil 11. Na época eu ainda trabalhava na Dana, que um dia foi Albarus, empresa gaúcha. No Rio Grande do Sul tenho memórias e amigos. E é impossível assistir às imagens que vemos da catástrofe das chuvas sem sentir uma dor imensa no coração.
Por isso este episódio de hoje. Fica sendo uma homenagem a nossos irmãos gaúchos. A história mostra que eles têm garra, determinação e força para sair dessa. Eles vão sair. São gaúchos, ora!

| 15/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 925 – No Beyond The Cave

Recebi um convite para participar do podcast Beyond The Cave – O podcast que irá lhe tirar da caverna!
Nele, três médicos curiosos, o Regis Rodrigues, Marco Antônio e o Caio Fernandes, investigam o labirinto da sociedade e a busca por sentido na vida com a ajuda da Filosofia, da Ciência e das mais fantásticas histórias.
Num clima de papo de bar, bastante amigável, e regado com umas cervejas muito especiais, falamos de tudo um pouco. Um papo bom, entre adultos, que eu vou reproduzir no episódio de hoje.

| 08/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 915 – O Homem Brinquedo

A Inteligência Artificial é uma maravilha e está mudando para sempre nossas vidas. Aos poucos vai ocupando cada espaço em nossas casas, em nosso trabalho, na sociedade. E estão chegando os brinquedos inteligentes, que serão capazes de aprender a interagir com nossos filhos. E aí? Isso é motivo de festa ou preocupação?

| 28/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 912 – Pobreza e Riqueza revisitado

Para que o Brasil estabeleça os requisitos básicos para o progresso temos de superar aquela mentalidade do século 19 que demoniza a riqueza e valoriza a pobreza como virtude moral. Afinal, como essa mentalidade impacta nosso desenvolvimento? E quais são as soluções para construir um Brasil mais próspero e justo? Vamos nessa?

| 07/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 888 – Inteligência Artificial Natural

As máquinas têm superado os seres humanos em tarefas que antes eram consideradas necessárias para a inteligência, como multiplicar números de vários dígitos. E aos poucos estão sofisticando suas capacidades. A questão é quando e de que maneira a inteligência artificial substituirá mais aspectos da inteligência humana. Ou não substituirá? Teremos um dia uma Inteligência Artificial Natural?

| 23/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 882 – O público decente

A vida do autor independente no Brasil é uma dureza, cara. Aliás, a vida de qualquer brasileiro é uma dureza, não é? Mas quem se mete a trabalhar com produtos culturais, sem jogar a regra das grandes organizações, sem ter dinheiro do estado, enfrenta um bando de leões por dia, cara. Tudo é inho, nada é ão. A gente bate cabeça, trabalha, se esforça e no final do dia é um inho. Pequenininho…pouquinho… E a turma pergunta: Luciano, mas você vai continuar fazendo livros?

| 12/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 881 – Material nóis

Durante a pandemia nos anos recentes, pudemos observar como é complicado lidar com informações sobre os riscos que enfrentamos. Todos queremos respostas, e para isso recorremos aos cientistas, especialistas e técnicos, esperando que eles tragam a luz. Mas os cientistas carecem de normas sobre por que e como devem comunicar o risco ao público. O resultado é que temos Youtubers, jornalistas e curiosos assumindo esse papel. Só pode dar confusão, não é? E se você manifesta dúvida, eles apelam para o cientificismo. E aí cara, ai de você…

| 05/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 878 –  O outro

Em 1938 iniciou-se um estudo chamado Harvard Study of Adult Development. Ao longo de mais de 80 anos, o Estudo da Universidade de Harvard tem rastreado os mesmos indivíduos e suas famílias, fazendo milhares de perguntas e centenas de avaliações – desde exames no cérebro a análises hematológicas – com o objetivo de descobrir o que realmente contribui para uma vida (mais) feliz. E a conclusão é a importância do outro…

| 14/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 877 –  Os fins do mundo

Se você tem sangue nas veias, certamente já se preocupou com a perspectiva de um dia o mundo acabar. A preocupação com o fim do mundo é uma questão complexa e multifacetada. Ela surge de diversas fontes, como as mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, a possibilidade de conflitos nucleares, entre outros desafios globais. Essa preocupação reflete a consciência de que as ações humanas têm consequências significativas para o planeta e para nossa própria existência.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 876 –  Três princípios da Justiça – Revisitado

A definição clássica de justiça vem lá dos antigos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Segundo eles, a justiça é um princípio ético e moral que se baseia na busca pela equidade, imparcialidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. De acordo com essa visão clássica, a justiça é a virtude de dar a cada um o que lhe é devido, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Não é lindo? Pois é. Vamos refletir a respeito revisitando um programa que foi ao ar em 2017…

| 31/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 872 – Rau Dériu

E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…

| 03/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 868 – Siência, siência, siência

O método científico é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para se obter conhecimento empírico, baseado na observação e na experimentação. Não podemos abrir mão do método científico, pois ele é a maneira mais confiável e sistemática de se obter conhecimento sobre o mundo. Através da utilização do método científico, podemos testar hipóteses, coletar dados de forma objetiva e analisar esses dados para chegar a conclusões baseadas em evidências. Mas e quando a ciência passa a ser instrumento para manipular nossas cabeças?

| 05/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 867 – Pós-ideia – Revisitado

Este episódio baseia-se num artigo do jornalista Neal Gabler publicado no jornal The New York Times que de certa forma explica o que aconteceu com o mundo após a instituição da tal “Aldeia Global” de Marshall McLuhan. Atropeladas pela necessidade de busca de audiência, faturamento e entretenimento, as ideias simplesmente acabaram! É um programa reflexivo, que foi ao ar originalmente em 2011. Separe um horário legal aí para ouvir. Este episódio tem texto pesado, mas continua absolutamente necessário para quem se preocupa com o emburrecimento generalizado.

| 29/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 864 – A distopia que nos aguarda

Quando você pensa no futuro, pensa exatamente em quê? Carros voadores? Um planeta mais saudável? Telepatia? Vizinhos Ets? Ou, quem sabe, vislumbra um futuro bem mais sombrio, tipo Exterminador do Futuro? Bem, se esse for o caso, você não está sozinho. Em vez de uma visão brilhante do futuro, muita gente aposta numa… distopia.

| 08/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 859 – OesteCast

Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.

| 01/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 850 – Vida caótica

Cada ano que passa, parece ter sido mais insano que o ano anterior, não é? Entramos numa aceleração que parece que faz com que tudo aconteça ao mesmo tempo, gerando uma sensação de caos, de angústia. O que é que está acontecendo com o mundo, hein? Virou um caos?

| 30/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 835 – O cilindro de Ciro

Direitos humanos são os direitos que você tem porque você é… humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como uma pessoa, como o direito de viver livremente, de falar o que pensa, e ser tratado como um igual. Os direitos humanos se aplicam a absolutamente todos em todos os lugares. Ou deveria ser assim. Vamos nessa praia hoje.

| 17/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 823 – Dinheiro: rico sem, pobre com

Você é daqueles para quem dinheiro é tudo? Por causa dele temos guerras, divórcios, depressão e até assassinatos? Afinal, dinheiro pode causar paixão, felicidade e salvar vidas, não é? Poucas coisas têm tanta influência no mundo como o dinheiro, por isso é surpreendente que a gestão do dinheiro ainda seja um dos principais problemas que enfrentamos. Hoje vou falar de dinheiro.

| 25/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 813 – No creo en brujas

Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 16/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 808 – Sobre caráter – revisitado

Olha, eu não sei você, mas eu nunca vi tantos canalhas pintando e bordando à luz do sol. Essa gente agia escondida, mas parece que perdeu o medo e agora espalha o ódio, a enganação, a mentira, por todos os lados.

Tá faltando gente com caráter…

O programa de hoje é uma revisita a um episódio de muito, mas muito tempo atrás. O assunto é importante demais para ficar perdido num arquivo. Vamos tratar de uma espécie que está ameaçada de extinção: o homem de caráter. Você lembra quando existiam muitos por aí, hein?

Pois sabe que eu acho que eles ainda são a maioria, mas não dão audiência?

É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 09/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 802 – A Lei de Lindy

Olhe pela janela… o que restará daqui a 100 anos, de tudo que você está vendo? Quais prédios, casas, árvores, marcos estarão em pé? E no rádio, que músicas estarão sendo ouvidas? E quais filmes assistidos? O que será normal, aceitável e desejado? Nassim Nicholas Taleb, autor dos livros A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil, dá uma dica simples:  para saber quanto uma coisa não perecível vai durar, pergunte há quanto tempo ela existe. Quanto mais velha for, mais provável será que continue sobrevivendo,

Vamos nessa trilha hoje.

| 29/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 799 – Essa tal meritocracia

Meritocracia, meritocracia… meritocracia… como tem gente que fala mal da meritocracia, cara. A maioria porque não sabe até hoje o que é. Eu já tratei a respeito do assunto em outros programas, na verdade foram três em sequência, os Café Brasil 460, 461 e 462. Mas o tema continua quente. Eu vou aproveitar hoje um artigo de um autor norte americano para voltar ao assunto. É indispensável.

| 08/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 795 – A Black Friday

Uma vez ouvi que a origem do apelido Black Friday seria porque era um período do ano em que as margens de lucro dos varejistas finalmente eram escritas com a tinta preta dos lucros, depois de um ano de tinta vermelha das perdas. Embora seja verdade que os varejistas historicamente registraram suas perdas e lucros em vermelho e preto, esta versão da origem da Black Friday, na verdade, é imprecisa.

Vamos ver do que se trata. E aproveitar pra anunciar a Black Friday do Café Brasil.

| 10/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 793 – LíderCast Antônio Chaker

Hoje bato um papo com Antônio Chaker, que é o zootecnista, mestre em Produção Animal e que atua há mais de 20 anos em projetos de desenvolvimento de equipes e ampliação da gerenciabilidade e lucro em empresas agropecuárias.

| 27/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 790 – Don´t be evil

Existe uma preocupação crescente sobre o nível de influência que as chamadas “big techs” estão exercendo sobre nossas vidas. A cada dia ficamos menos confortáveis com a perspectiva de ter alguém decidindo o que é bom para nós. Eu vou aproveitar um fato ocorrido quando o Google formou sua controladora Alphabet em 2015 e abandonou seu antigo lema, “Não seja mau”, para refletir sobre mudanças sutis que podem impactar totalmente nossas vidas. Vamos nessa?

| 06/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 777 – Polarização Política

Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?

| 07/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens

Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a sociedade dos céticos, e editor chefe da revista Skeptic, que se dedica a investigar alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. A Fundação Richard Dawkins pela Razão e Ciência publicou um vídeo com ele, chamado “Kit de Detecção de Bobagens”, com dez questões que você deve perguntar quando encontrar esse povo cheio de certezas que prega suas verdades por aí. A inspiração para o Kit foi, evidentemente, Carl Sagan e o vídeo já existe legendado no Youtube, vou colocar o link no roteiro deste programa em portalcafebrasil.com.br.

Este episódio é a adaptação do texto daquele vídeo.

| 19/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 768 – A Expedição Franklin

Como é que a gente age diante do desconhecido, hein? Bem, buscamos o conhecimento que temos e fazemos planos, não é? A partir de nossa vivência e das projeções futuras.  Mas a única coisa certa nesses planos, são as incertezas.  Portanto, a sensação de segurança que os planos trazem é falsa! Vou usar uma história inacreditável cara, pra contar como isso acontece.

| 05/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 767 – Sexo bom – Revisitado

Uma revisita a um programa de 2013 com um ponto de vista diferente de tudo que você já ouviu. Mas cuidado com a trilha sonora.

| 28/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy

E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não é? E não é de hoje. Para todo lado aparecem especialistas com a solução que jamais é implementada. O discurso é ótimo cara, mas o resultado é pífio. Pois eu fui buscar alguém que vem do universo corporativo, de um mundo focado na gestão e na eficiência, para contribuir com a solução para esse nosso carma. Neste episódio, mais um da série LíderCast, trago Ilona Becskeházy, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, para discutir o assunto.

| 21/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 760 – Carl Sagan e o dragão na garagem

Pandemia, que loucura. Tranca, abre, tranca, abre. Toma vacina, trata precocemente, vai pra escola, não vai pra escola… E aí, hein? Afinal, esse lockdown funciona? E a vacina? E a cloroquina? Pô, enquanto essa ciência não chega num acordo você está determinando suas atitudes e o destino de sua vida baseado em explicações que não podem ser comprovadas?

Eu acho que tem um dragão na sua garagem, cara…

| 10/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 759 – Karl Popper e os negacionistas

Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.

| 03/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 757 – O dono da firma

Vamos então a mais um programa que fala do empreendedor brasileiro. Mas que poderia ser mexicano, colombiano, uruguaio, espanhol ou norte americano. O problema é que aqui no Brasil, tudo parece mais difícil. Especialmente quando a gente decide ser o dono da firma. Além de se ferrar de verde e amarelo, ainda é ofendido e perseguido. Que dureza, cara… como é duro trabalhar….

| 17/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 752 – Jam Session

Uma das coisas mais fascinantes é a demonstração de talento humano que surge em momentos inesperados, quando saímos fora do roteiro para improvisar. Tem gente que congela quando sai dos trilhos. Tem gente que improvisa brilhantemente. E tem gente que precisa do acaso, da incerteza, para liberar a criatividade. Que tipo desses é você, hein?

| 13/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 735 – Morrer de quê?

Fala a verdade, quem é que não se pegou pensando sobre o seu dia, hein? Quando sua existência chegar ao fim? No dia que você morrer? Então, não é um pensamento agradável, muita gente não gosta nem de pensar a respeito. Mas conforme a gente vai envelhecendo, essa reflexão aparece. Como é que vai ser quando chegar a minha hora, hein? Aliás, eu vou morrer de quê?

| 16/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo

Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e globalismo, como se fossem a mesma coisa. Mas não são. Aliás, não poderiam ser mais diferentes, cara. No programa de hoje, vamos esclarecer a diferença.

| 09/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 733 – Agro Resenha

O agronegócio, que talvez seja o mais espetacular caso de sucesso brasileiro em inovação e produtividade, tem um problema histórico: uma relação de amor e ódio com o brasileiro comum. Especialmente o urbano. O Paulo Ozaki, comemorando os três anos de seu podcast Agro Resenha, me convidou para falar sobre o tema em um episódio especial, que eu reproduzo aqui hoje.

| 02/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 726 – Gently Weeps

Olha, algumas canções são tão sagradas que eu me sinto intimidado só de pensar em fazer um programa sobre elas, cara! Aí fico cozinhando… cozinhando… esmerilhando, até que um dia acontece alguma coisa que gera a faísca… E pronto! Aí é uma catarse criativa. Aconteceu isto com este programa, que eu acho que você devia ouvir de joelhos, cara… É sobre While my guitar gently weeps, um clássico dos Beatles, obra prima de George Harrison… Segura esta.

| 15/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 725 – A revolução da mídia

Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com consequências imprevisíveis em nossas vidas. Mas depois de mais de meio século sendo pautados pelas mídias, ainda não nos demos conta do poder que está em nossas mãos. Ainda não nos demos conta da liberdade que está ao nosso alcance. E das nossas responsabilidades.

| 08/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 724 – A Pátria dos bobos felizes

Nos últimos 100 anos, na Alemanha e nos EUA, o crescimento do QI – Quociente de Inteligência – médio foi de mais de 30 pontos. No Quênia e na Argentina, cresceu 25 pontos. Na Estônia e no Sudão, cresceu 12 pontos. E no Brasil? Ah, no Brasil aconteceu justamente o contrário. A queda do QI foi de quase 10 pontos nos últimos 100 anos. Talvez esse emburrecimento generalizado seja único na história da humanidade. O nosso QI médio é de 87, o que nos coloca, na média, no limite da deficiência intelectual.

Vamos nessa?

| 01/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 720 – Conversa com Ganime

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.

Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 03/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 713 – Cafezinho Live com Bruno Garschagen

Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.

O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 15/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 712 – Cafezinho Live – Ricardo Jordão Magalhães

O Cafezinho Live é o espaço para receber Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, Dado Schneider e Adalberto Piotto, meus caros amigos, para discutir economia, vendas em tempos de quarentena, política, criatividade e comunicação. Todas as lives serão transformadas em episódios do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, acesse cafezinho.live e inscreva-se. Ou então acesse direto se já passaram as gravações, tá?

Na segunda Live, foi a vez do Ricardo Jordão Magalhães, que eu chamo de um anarquista corporativo. É o cara do Biz Revolution e do Epicentro, que não deixa pedra sobre pedra com sua franqueza. Vamos ao papo, hein?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 711 – Cafezinho Live – Gustavo Cerbasi

O mundo está mergulhado num cenário de perplexidade, cheio de gente chutando seus achismos, com a imprensa fazendo um terrorismo diário e construindo um clima de pânico que, se por um lado deixa a maioria das pessoas mais prudentes, por outro, dificulta muito mais nossa passagem pela crise. E nós aqui não queremos fazer parte do coro dos apocalípticos.

Por isso, lancei na semana passada o projeto CAFEZINHOLIVE, convidando 6 amigos para conversar sobre: olha, o mundo tá uma confusão, as perspectivas são sombrias, mas e daí? O que fazer para passar pela crise?

Nos queremos fazer parte da solução. E hoje você ouvirá o áudio do primeiro Cafezinho Live, que teve Gustavo Cerbasi.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 01/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 710 – Todo mundo junto

Cara… que tempo louco estamos vivendo, não é? E no meio de uma porção de canalhas que estão tentando tirar proveito, tá cheio de gente do bem, preocupada, angustiada… então em vez de fazer um programa falando das coisas ruins que esfregam diariamente na nossa cara, eu resolvi fazer um Café Brasil diferente.

Mas quem vai fazer este programa… não somos só nos aqui..

| 25/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 699- Um brasileiro

Como sabemos que muitos ouvintes do Café Brasil não ouvem o LíderCast, vamos reproduzir hoje uma conversa que tivemos num episódio daquele nosso outro podcast, que muita gente considera o mais importante LíderCast já gravado até hoje.
Trata-se de uma loooonga conversa com um brasileiro daqueles que não se faz mais.
Ozires Silva.

| 08/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 695 – Fake news, mentira e crime

Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, no programa de hoje vou falar sobre como algumas pessoas estão manipulando o debate em torno das Fake News para obter o que desejam: a proibição de que quem pensa diferente tenha liberdade para manifestar-se nas mídias sociais.

| 11/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 694 – Maus Professores – Revisitado

Você é dos que acham que o mundo vai de mal a pior nas mãos de uma nova geração despreparada para os desafios morais da sociedade? Acha que no seu tempo é que era bom? Acha que vamos acabar com a humanidade? Bem, é sobre isso que vamos refletir neste programa, que a revisita ao Café Brasil 311, publicado em 2012.

| 04/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 693 – O influencer e o manipulator

Existe uma disciplina chamada Psicologia Social, que é o estudo científico sobre como pensamos, influenciamos e nos relacionamentos uns com os outros. Ela nos ensina sobre a influência que outras pessoas exercem sobre nós. E sobre manipulação. É nessa praia que vamos hoje.

| 27/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 692 – Jabustiça

Justiça… onde é que a gente encontra a justiça? Nos tribunais? Nas leis? Na Constituição? Pelo que estamos assistindo, os sistemas sociais desenhados para nos garantir Justiça parece que não estão funcionando adequadamente. Nossa Justiça anda como um Jabuti. É a Jabustiça.
Mas afinal de contas, Justiça lenta, é Justiça? E por que tão lenta?

| 20/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 691 – Os agilistas

Conversei com o Marcelo Szuster no LíderCast 175, um papo muito interessante, que acabou se desdobrando. O Marcelo trouxe a sua empresa, a DTI Digital, para patrocinar o Café Brasil e eles me convidaram para ir a Belo Horizonte participar de uma edição do podcast Os Agilistas, que é muito bom. Focado em negócios, Os Agilistas trata dos valores em torno da agilidade, abrindo espaço para diversas abordagens. No meu caso, eles queriam falar do livro Antifrágil, que eu sumarizei no Café Brasil Premium.

Até começamos falando disso, cara, mas o papo com o Marcelo, o João e a Denise, acabou indo para muitos lados.

| 13/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 690 – Vale quanto?

Cara, você aceita pagar pelo ingresso de um show a metade do salário mensal de um professor ou policial militar? Ou 9 mil reais por um iPhone? Por que tem tanta gente ganhando tanto quando tantos outros ganham tão pouco? O que é que faz alguém ou algo valer mais ou menos?

| 06/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 689 – A Missão

De quando em quando publicamos no Café Brasil a íntegra de algum bate-papo que realizamos no LíderCast. Fazemos isso sempre que encontramos conversas tão inspiradoras que precisam ser ouvidas por mais gente.  É o caso do programa de hoje, com Henrique Prata, que está à frente do Hospital de Amor de Barretos.

Que história inspiradora… que missão.

| 30/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 688 – Doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um ato de generosidade, é o supremo desprendimento de dar uma parte de si para que outra pessoa viva. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.

Doar órgãos é doar vida.

| 23/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 687 – A herança maldita

Uma apresentação, com números, do descompromisso, a desonestidade e falta de responsabilidade dos que pintam o futuro de azul e têm respostas prontas para tudo.

| 16/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 683 – O peixe

E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que se você ensinar a pescar, as pessoas magicamente vão mudar? Ou é preciso ir um pouco mais longe? Olha, a mudança aparece quem a quer. E é nessa praia que vamos hoje.

Posso entrar?

| 18/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno

Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?

| 04/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 676 – Homem na Lua 2

Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece que cada vez mais gente não acredita nisso. Enquanto eram os anciãos da antiga, era só uma piada. Mas agora é uma molecada, a maioria nascida depois do pouso do homem na Lua, espalhando suas teorias por centenas de blogs, páginas e vídeos…
Que dureza…

| 31/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 675 – Homem na lua

Em 20 de Julho de 1969 uma nave feita pelo homem pousou na Lua. E de dentro dela dois seres humanos saíram, para realizar talvez o maior feito da história da humanidade. Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade, foram as palavras de Neil Armstrong.

E lá se vão 50 anos…

| 24/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 672 – A mão invisível do mercado

Você certamente já ouviu falar de livre mercado, aquele lugar mágico onde as trocas voluntárias e as leis de oferta e procura são a base da economia. A característica mais importante é a ausência da coerção nas transações. O que acontece é por livre e espontânea vontade, sem a mão peluda do estado.
E um dia alguém disse que o mercado tinha uma mão invisível…

| 03/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 662 – A importância da cultura

Qual a importância da cultura? Que baita pergunta do ouvinte Wagner. Cultura são todas aquelas manifestações materiais, espirituais e ideológicas que representam uma ou várias pessoas e que as identificam como parte de um conjunto maior de indivíduos. Essa é a definição dos dicionários, Wagner. Mas entendo que sua pergunta está focada mais nas representações culturais como a arte, certo? Vou tratar delas, sim, mas preciso antes dar uma olhada no todo.
Posso entrar?

| 24/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 661 – A teoria do valor subjetivo

O mercado é o resultado da interação entre milhões de pessoas. Acontece em qualquer lugar onde existir liberdade.

| 17/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 660 – Na esquina da sua casa

Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.

| 10/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 659 – Empreendedorismo no Palco

Muitos anos atrás, acho que uns 20, fui convidado para participar de um programa matinal de televisão. Um daqueles programas femininos, onde eu falaria sobre liderança. Chegando lá eu soube que dividiria o espaço com uma pessoa que eu não conhecia, que me foi apresentado como um palestrante. O programa rodou normalmente, respondi às perguntas sobre o mundo dos negócios. Quando chegou a vez do meu parceiro de entrevistas, o sujeito se modificou. Foi como se uma entidade tivesse baixado nele. Mudou o tom de voz, começou a discursar um texto evidentemente decorado, com o tom da voz acima do normal e uma postura de agressividade que chamava atenção.
De repente, ele se põe em pé e vai realizar a dinâmica da madeira. Aquela em que pega uma placa de madeira para alguém quebrar com a mão. Você já deve ter visto… Ele fez isso com um dos ajudantes da apresentadora.
Quando o rapaz quebrou a placa, o sujeito começou a gritar:
“Viu só? Você pode! Você tem a força! Você pode conseguir o que quiser…”
Meu, que vergonha, cara… Será que é só querer pra fazer?
Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
Posso entrar?

| 03/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 657 – Brumadinho e a Challenger

A tragédia da explosão da Challenger em 1986 marcou toda uma geração. E o que fez daquela tragédia algo ainda mais aterrorizante é que ela poderia ter sido evitada. Assim como Brumadinho.

| 20/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 655 – É carnaval

Tem gente boa, muito boa, fazendo a legítima música de carnaval, com humor, ironia, crônica e crítica social. E com uma qualidade musical rara.
Como o pessoal da Panela Produtora que lança o disco É Carnaval e com quem vou conversar no programa de hoje.

Posso entrar?

| 04/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 644 – Apresentação da PodPesquisa 2018

No dia 7 de dezembro de 2018 a ABPOD – Associação Brasileira de Podcasters, em conjunto com a rádio CBN, realizou um evento para apresentar ao mercado a PodPesquisa 2018. No programa de hoje reproduziremos o áudio desse evento.
Posso entrar?

| 19/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 641 – O delito de ser livre

Na ofensiva contra a liberdade, fica cada vez mais difícil viver nos termos da Constituição, segundo a qual todo brasileiro, respeitada a lei, tem o direito de se conduzir como prefere. O programa de hoje é feito com base num artigo do jornalista J.R. Guzzo
Posso entrar?

| 28/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 637 – LíderCast 10

Olha só, chegamos na décima temporada do LíderCast. Com isso, já são quase 140 episódios tratando de liderança e empreendedorismo com gente que faz acontecer. No programa de hoje eu apresento o elenco, cara!

| 31/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 624 – Paulo Rabello de Castro

Na medida do possível, estamos conversando com candidatos a Presidente nos episódios do LíderCast. Vamos republicar essas conversas aqui no Café Brasil, é uma prestação de serviços necessária. Hoje é o primeiro, Paulo Rabello de Castro.

| 01/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 613 – Biologia política

E aí? Você é de direita ou de esquerda? Se incomoda com este podcast que traz ideias com as quais você não concorda? Tá querendo parar de ouvir, é? Hummmm….tem que ver isso….

| 16/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 612 – O Efeito Genovese

Em 1964, Kitty Genovese foi assassinada em Nova York. Em 2018 um prédio caiu no centro de São Paulo. O “Efeito Genovese” ajuda a explicar os dois acontecimentos.

| 09/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 610 – Abre-te Sésamo

Abre-te Sésamo é a frase mágica do conto de Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, que abre a porta da caverna onde estão os tesouros roubados pelos 40 ladrões. A frase aqui é uma alegoria sobre abrir cabeças, com uma aulinha sobre Socialismo na América Latina, com Glória Álvarez.

| 25/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 608 – As 12 Regras

Jordan Peterson é psicólogo clínico, crítico cultural e professor de psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá. E tomou as mídias sociais de assalto com sua postura conservadora e argumentação ferina, buscando colocar um pouco de ordem na zona em que estamos vivendo. E por isso está incomodando um monte de gente. Hoje vamos apresentá-lo a você.

| 11/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 607 – Uma Guerreira

Este programa reproduz na íntegra o LíderCast 100, pois representa tudo aquilo que o LíderCast quer trazer para você: histórias de vida de gente como a gente, que emocionam, provocam e. acima de tudo, inspiram. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 04/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 606- Histeria Política

O assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio em março de 2018, revelou que a histeria política no Brasil é regra, não exceção. E num contexto de histeria, é impossível ser racional.

| 28/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 589 – A cultura da reclamação

Crianças mimadas, multiculturalismo, politicamente correto, politização das artes, jovens reclamões, histeria generalizada… Em programas recentes abordei esses temas e também o Escola Sem Partido. Vamos ver de que forma isso tudo converge?

| 28/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 587 – Podres de Mimados

Você já reparou como estão mudando os padrões morais, políticos, culturais e até educacionais que envolvem nosso julgamentos morais? Sim, a sociedade evolui, mas do jeito que está indo… não sei não… Estamos minando nossa própria capacidade de julgamento moral.

| 15/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 585 – Tolerância e relativismo

Quando aceitamos o relativismo, cada pessoa tem direito à sua verdade e a seu critério para definir o bom e o mau. Será que isso é tolerância? Onde é que a sociedade iria parar?

| 31/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 584 – O muitos e o um

Que loucura é essa na qual embarcamos? As pessoas estão enlouquecendo, defendem uma coisa e seu contrário ao mesmo tempo, gastam horas discutindo assessórios e deixando de lado o que realmente importa… Tá difícil, viu?

| 25/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 583 – A regra dos dois desvios

Nunca brigue se o adversário estiver a mais de dois desvios padrão de você em qualquer dimensão: conhecimento, ideologia, inteligência ou porte físico.

| 18/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 582 – Sobre transgressão

Alguns fatos recentes trouxeram à tona a discussão sobre transgressão. Afinal de contas, o que é uma transgressão? É coisa boa ou coisa ruim? E a sociedade, precisa dela?

| 11/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 579 – A arte de falar merda

Tenha um filtro, meu caro, minha cara. Para o bem do mundo, do Brasil, de sua família, seu mesmo, bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

| 20/09/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 576 – Gratitude

Gratitude vem do inglês e francês e significa que precisamos ter uma atitude grata e tornar isso um hábito em nossas vidas. Em estado de gratidão, atraímos coisas boas.

| 30/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 23 – Ideias românticas

Quando a dureza dos números é insuficiente para dar um sentido ao mundo…

| 30/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 575 – As horas

Quem segue o Café Brasil sabe da fascinação que temos pelo tema “tempo”. Hoje vamos tratar dele novamente. O programa ficou meio metafísico, não é pra qualquer bico. Mas acho que você vai gostar.

| 23/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 13 – Sobre resignação

“A coisa mais útil sobre um princípio é que ele pode ser sacrificado pela conveniência”. William Somerset Maugham

| 28/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 12 – Viver do passado

Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.

| 24/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 11 – Os mais vivos

Os vivos serão sempre, e cada vez mais, governados pelos mais vivos.

| 21/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 570 – LíderCast 6

Hoje apresentamos nosso elenco de convidados da Temporada 6 do LíderCast. Entrevistas fascinantes, provocativas, até mesmo incômodas. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 19/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 06 – O Gestor

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que é na discussão moral que eles fazem a sua cabeça.

| 03/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 567 – Carta ao jovem desempregado

Podcast Café Brasil 567 – Carta ao jovem desempregado. O desemprego entre os jovens no Brasil é de quase 29% e não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maioria das pessoas vivas nunca viu. Essa situação requer novas estratégias de adaptação. Este programa traz uma carta com conselhos aos trabalhadores jovens.

| 28/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 03 – FISCALMENTE ILUDIDOS

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que não existem soluções novas. O que existe é ignorância velha.

| 22/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 555 – Uma proposta para reforma da Previdência

Podcast Café Brasil 555 – Uma proposta para transformar a Previdência. O assunto Reforma da Previdência toma outra vez conta das discussões. É um tema que vem sendo empurrado com a barriga há anos, perigosamente levando o país para uma inevitável implosão.

| 04/04/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 552 – LíderCast 5

Podcast Café Brasil 552 – LíderCast 5 . Este programa apresenta os convidados da 5a temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo na veia. São 14 entrevistas, mais de 20 horas de conteúdo inspirador e provocativo.

| 14/03/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 550 – Carnaval revisitado

Podcast Café Brasil 550 – Carnaval Revisitado. Mais um carnaval. O programa de hoje é a revisita que fazemos a outro que publicamos em 2010. Há um compromisso de manter a história viva e a história do carnaval brasileiro e suas músicas é preciosa.

| 27/02/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 547 – Sobre desigualdade

Podcast Café Brasil 547 – Sobre desigualdade. O tema da desigualdade econômica vem dominando praticamente todos os debates políticos. O problema é que, enquanto sobram polêmicas e emotividade, faltam clareza e racionalidade.

| 07/02/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 528 – Um dia útil – Revisitado

Podcast Café Brasil 528 – Um dia útil Revisitado. Para você o que é um dia útil? Revisitando um podcast que foi ao ar originalmente em 2011, vamos tentar responder a essa pergunta.

| 04/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 485 – Capitalismo, Estado e Compadres

Podcast Café Brasil 485 – Capitalismo, Estado e Compadres. Vamos voltar a falar do capitalismo, esse vadio, bandido, explorador, injusto e assassino sistem … Peraí, mas de que capitalismo estamos falando mesmo? Bem lá vamos nós arranjar mais sarna pra coçar.

| 15/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 475 – Estadão ou estadinho

Café Brasil 475 – Estadão ou estadinho. Que tamanho deve ter o Estado? Aliás, pra que serve o Estado, hein? Que funções ele deve exercer? Por que tanta incompetência, corrupção e incapacidade, hein? Continuamos nessa praia hoje.

| 06/10/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 474 – La mano peluda

Café Brasil 474 – La mano peluda. Que tamanho deve ter o Estado? Ser gigante e prover tudo que precisamos? Ou ser pequeno e deixar que o mercado se vire? Começa aqui a discussão.

| 29/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 464 – Desigualdade social

Café Brasil 464 – Desigualdade social. Você também está entre os que se indignam com a desigualdade do mundo? Por que ainda existe a pobreza? Ou não seria melhor perguntar por que existe a riqueza? Lá vem…

| 21/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 463 – Sobre sorte e Azar

Podcast Café Brasil 462 – Sobre sorte e azar . Na série de programas sobre Meritocracia, volta e meia trombávamos com o conceito da sorte. Gente com sorte, gente sem sorte… como será isso? A maioria das pessoas acha que sorte é coisa do acaso, que nada tem a ver com seus esforços ou suas escolhas. A sorte é algo acidental?

| 14/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 462 – Meritocracia três

Podcast Café Brasil 462 – Meritocracia três. Encerrando a trilogia sobre a meritocracia, este programa traz também comentários de ouvintes. Pelo andar da carruagem, vamos ter que fazer mais um ou dois programas…

| 07/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 461 – Meritocracia dois

Podcast Café Brasil 461 – Meritocracia dois. Vamos continuar a discussão? Você acha que com a meritocracia, o de cima sobe e o de baixo desce?

| 30/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 460 – Meritocracia um

Podcast Café Brasil 460 – Meritocracia um. No programa de hoje, que abre a discussão sobre meritocracia, outra daquelas polêmicas reflexões que deixam alguns satisfeitos e outros fulos. Do jeito que a gente gosta.

| 23/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 453 – Quatro formas de gastar dinheiro

Podcast Café Brasil 453 – Quatro formas de gastar dinheiro. Conforme Milton Friedman, existem quatro formas de se gastar dinheiro. Quando aprendemos quais são, fica fácil entender a razão da mão peluda do Estado ser tão cara e ineficiente.

| 05/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 448 – O que se vê e o que não se vê

Podcast Café Brasil 448 – O que se vê e o que não se vê – No programa de hoje abordaremos uma questão que muita gente julga antagônica: interesses morais e interesses materiais. E a forma como aquilo que se vê ofusca aquilo que não se vê. Cuidado, este programa pode curar você.

| 31/03/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 434 – O bom dinheiro

Podcast Café Brasil 434 – O bom dinheiro. Vamos falar daquela coisa atrás da qual quase todo mundo corre, mas que ainda tem gente que odeia?

| 23/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 395 – Capitalismo tupiniquim 3

Ordem e pogress… progreç…progueç… Ah, deixa pra lá.

| 25/03/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 393 – Capitalismo tupiniquim 2

A história do Brasil dá a ideia de uma casa edificada na areia.

| 11/03/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 392 – Capitalismo tupiniquim

O país do futuro do pretérito.

| 04/03/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 389 – Os dois deuses do Brasil

No final de contas, o valor de um Estado é o valor dos indivíduos que o compõem.

| 11/02/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 379 – Esse tal socialismo

O socialismo tem bons argumentos, mas o capitalismo tem essas TVs de 57 polegadas…

| 03/12/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 378 – Esse tal capitalismo

O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. O socialismo é o contrário.

| 26/11/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 337 – Oração da maçaneta

Como acontece todo início de ano, o Brasil acordou num dia de janeiro com uma tragédia. Um incêndio numa boate em Santa Maria, cidade no interior do Rio Grande do Sul, com um saldo incompreensível de 237 mortos, número que ainda pode subir. É difícil escrever sobre uma tragédia dessas dimensões, mas fizemos questão de preparar um programa a respeito. É o nosso jeito de assimilar a tragédia, de obter um pouco de paz no coração e de homenagear a todos que foram vitimados, direta ou indiretamente, pelo fogo de Santa Maria. Na trilha sonora, Rubi, Roberta Miranda, Leandro Kasan e Legião Urbana. Apresentação de Luciano Pires.

| 12/02/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 305 – Diário de um líder

O programa da semana faz parte do processo de lançamento do livro DIÁRIO DE UM LÍDER, e por isso aborda o tema liderança, partindo da definição de que “liderança é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer”. Num mundo onde todos falam de liderança, estudam liderança e copiam liderança, mas pra onde a gente olha o que falta é liderança, algo deve estar errado! Mas antes disso tem uns pingos nos is sobre a questão do aquecimento global, que pra falar a verdade já encheu o saco… Na trilha sonora, Marlui Miranda, Luiz Gonzaga, Karnak, Carlos Gonzaga e a Banda Black Rio. Apresentação de Luciano Pires.

| 03/07/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 168 – O Fim do Mundo

Bom dia, boa tarde, boa noite. Apagão… Aquecimento Global… Tsunami… Calor no inverno e frio no verão… O mundo está acabando? Que medo! E o homem tem culpa disso? Hummm… discussão pra dar pano pra manga. Pra começar, vamos com uma frase do escritor italiano Umberto Eco: Não é que as pessoas incrédulas não acreditem […]

| 20/11/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 152 – A Gripe Suína

Vai uma gripe aí? Pois é… O Café Brasil de hoje vai tratar da gripe Suína. Não importa quando você vai ouvir este programa, se no auge da pandemia ou alguns meses depois que ela passar. Essa gripe está sendo uma lição de comunicação.

| 31/07/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 108 – Pobreza e Riqueza

O podcast da semana vai dar o que falar… Trato de Riqueza e Pobreza e utilizei um texto de João Luiz Mauad que vai despertar a ira dos esquerdopatas. O programa pode ser resumido numa frase do filósofo chinês Confúcio: “Se um país é regido pelos princípios da razão, a pobreza e a miséria são objeto de vergonha. Se um país não é regido pelos princípios da razão, a riqueza e as honras são objeto de vergonha.” Na trilha sonora temos Almir Sater, Caximbinho e Geraldo Mouzinho, Aderbal Duarte, Grupo IRA!, Zé Luiz do Império Serrano, Sérgio Cassiano e Billy Fontana… Ou será Moacyr Franco? Apresentação Luciano Pires.

| 26/09/2008 - Luciano Pires
Café Brasil 030 – O Sonho dos Ratos

O podcast da semana discute a diferença entre valores e convicções, usando como base o escândalo do mensalão e a participação de personagens como Marcos Valério e a então senadora Heloísa Helena. Também apresenta uma fábula deliciosa de Rubem Alves, sobre o comportamento dos ratos que um dia livram-se do gato e podem comer o queijo à vontade. O paralelo com a nossa situação política atual seria hilariante se não fosse absurdo. Na trilha sonora, uma homenagem a um dos maiores artistas da vanguarda paulistana: Itamar Assumpção. Com a poesia de Alice Ruiz e a interpretação de Zélia Duncan, Marcos Suzano e Carlos Nava, o programa é uma provocação política em todos os sentidos.

| 26/03/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 011 – Definição de Gaucho

Café Brasil 11 – Definição de gaúcho. Neste programa vamos tentar uma proeza: definir o gaúcho. …Se você é gaúcho, vai se emocionar e se não é, vai curtir um pouco de uma das mais ricas culturas que compõem o Brasil.
 

| 21/11/2006 - Luciano Pires
Café Brasil 001 – Mídia e Baixaria

Café Brasil 001 – Mídia e baixaria. Existem duas formas de espalhar a luz: ser a vela ou ser o espelho que reflete a vela”. Este foi o primeiro Cafe´Brasil em podcast, que foi ao ar em setembro de 2006, discutindo mídia e baixaria. É fascinante ouvir hoje e tentar descobrir o que mudou…

| 05/09/2006 - Luciano Pires