s

Podcasts do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 928 – Preguiça Intelectual

Láááááááá em 2004 eu lancei meu livro Brasileiros Pocotó, no qual eu dizia que a pobreza cultural à qual estávamos expostos, na mídia, na escola, nas artes, levaria as próximas gerações a problemas sérios. Todos relacionados com a dificuldade de compreender a realidade, julgar e tomar decisões.
O que se viu na sequência foi a comprovação de que eu estava certo. A compreensão da leitura despencou, geração após geração. As pessoas leem menos, lembram menos do que leram e mal conseguem analisar criticamente. Se isso continuar, e não tenho visto sinais de que a tendência vai mudar, as fundações da nossa sociedade sofrerão.
Vivemos a era da preguiça intelectual.

| 29/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 927 – Quando a água baixar

A história de Frodo Bolseiro em “O Senhor dos Anéis” exemplifica o Crescimento Pós-Traumático através da maneira como ele é transformado pelas suas provações, aprendendo sobre sua própria força e a importância da comunidade e da compaixão, o que, por fim, o molda em um personagem mais complexo e profundo. E o que é que a história de Frodo tem a ver com as enchentes do Rio Grande do Sul?

| 22/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 925 – No Beyond The Cave

Recebi um convite para participar do podcast Beyond The Cave – O podcast que irá lhe tirar da caverna!
Nele, três médicos curiosos, o Regis Rodrigues, Marco Antônio e o Caio Fernandes, investigam o labirinto da sociedade e a busca por sentido na vida com a ajuda da Filosofia, da Ciência e das mais fantásticas histórias.
Num clima de papo de bar, bastante amigável, e regado com umas cervejas muito especiais, falamos de tudo um pouco. Um papo bom, entre adultos, que eu vou reproduzir no episódio de hoje.

| 08/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 924 – Portugal dos Cravos – Revisitado

Lááááááááá em 2007, na pré-história do Café Brasil, gravei um episódio falando de Portugal e da Revolução dos Cravos, que neste ano de 2024 completa 50 anos. Cinquenta anos, cara! De 2007 para cá muita coisa mudou, os brasileiros migraram com força para Portugal e as duas culturas nunca foram tão combinadas, com os benefícios e problemas que isso sempre traz. No mês em que a Revolução dos Cravos completa 50 anos, eu vou revisitar o Café Brasil 40, de 2007.

| 01/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 923 – O Corcunda de Notre Dame

“O Corcunda de Notre Dame”, obra-prima de Victor Hugo, é uma narrativa rica em temas complexos, incluindo a questão da liberdade de expressão. Publicado em 1831, o romance se passa em Paris durante o século XV, e sua trama gira em torno de Quasímodo, o corcunda, Esmeralda, uma bela cigana, e Claude Frollo, o juiz severo da catedral de Notre Dame.

A liberdade de expressão é explorada de diversas maneiras ao longo do romance. Um exemplo claro é a própria estrutura da catedral de Notre Dame, que é um símbolo de liberdade e devoção religiosa. No entanto, dentro de suas paredes, há uma contradição, pois o personagem Claude Frollo representa o extremo oposto da liberdade: ele é um juiz autoritário, que impõe suas próprias visões e preconceitos sobre os outros.

Juiz autoritário, é? Pois é…

| 24/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 922 – A escolha de Neo

No filme Matrix, Neo, interpretado por Keanu Reeves, escolhe entre a pílula azul e a pílula vermelha oferecidas por Morpheus, uma atitude emblemática. Tomar a pílula azul o fará retornar à sua vida normal na ignorância. Tomar a pílula vermelha o fará descobrir a verdade sobre a Matrix, uma realidade simulada em que a humanidade está aprisionada sem saber. A escolha de Neo pela pílula vermelha inicia sua jornada para se tornar o “Escolhido”, capaz de ver além das ilusões da Matrix e lutar contra os opressores da humanidade.
Pensar sempre foi perigoso, e quem falou bastante sobre isso foi a filósofa Hanna Arendt.
Hannah Arendt e a Matrix. Onde mais? No Café Brasil, oras.

| 17/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 919 – Muito Além do Jardim

Neste episódio, a partir de um filme delicioso, uma grande reflexão sobre pessoas que parecem inteligentes e que acabam ganhando projeção indevida. Os assinantes recebem um extra com dez sinais de que essa inteligência aparente pode ser só aparente.

| 27/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 918 – O efeito dos Argonautas

Neste episódio vamos mostrar algumas reações de ouvintes ao programa anterior, o 917 – Os Argonautas. Teve quem gostou, teve quem não gostou. E também contaremos o que acnteceu na cidade de Cerquilho, mostrando que o projeto Café Com Leite Na Escola está caminhando e tem grande potencial.

| 20/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 917 – Os Argonautas

Hoje partimos de uma lenda mitológica – Jasão e os Argonautas, para uma reflexão sobre nossa (in)capacidade de agir como uma comunidade interessada em trabalhar para o bem comum, investindo em coisas que não tem retorno financeiro, mas que são boas para a sociedade. 

| 13/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 916 – Um papo sobre produtividade

Quando em 2008 decidi empreender como criador de conteúdo, eu trouxe comigo muito do que aprendi na indústria.
Percebi que não dá para falar em produtividade se o seu olhar não estiver treinado para uma busca sistemática, organizada e contínua por oportunidades de ser mais produtivo.
Produtividade tem de ser visão de mundo.
E essa é a maior dificuldade que eu encontro no mercado: pessoas preocupadas em mergulhar nas ações táticas, em copiar fórmulas prontas, em seguir processos escritos e detalhados. Mas pouca gente preocupada em mudar o olhar, que vem antes de aprender a usar as ferramentas.
E o olhar faz toda a diferença.
Foi para conversar sobre isso que o Rafael Soares me convidou para participar de seu RafaSuperCast. É essa conversa que você ouvirá aqui hoje.

| 06/03/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 915 – O Homem Brinquedo

A Inteligência Artificial é uma maravilha e está mudando para sempre nossas vidas. Aos poucos vai ocupando cada espaço em nossas casas, em nosso trabalho, na sociedade. E estão chegando os brinquedos inteligentes, que serão capazes de aprender a interagir com nossos filhos. E aí? Isso é motivo de festa ou preocupação?

| 28/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 913 – Tá ligado?

Na animação da Disney “A Bela e a Fera”, de 1991, Bela, a protagonista, é uma ávida leitora com uma paixão por livros, o que lhe proporciona uma mente aberta e uma visão ampla do mundo. Quando a Fera, querendo dar um presente a Bela, a leva à sua gigantesca biblioteca, provoca um ponto de virada no relacionamento dos dois, mostrando como o compartilhamento de conhecimento e paixão pela leitura pode conectar as pessoas.
A excitação de Bela ao ver todos aqueles livros simboliza o valor de um repertório intelectual: a curiosidade, o desejo de aprender e a maneira como os livros podem nos levar a mundos desconhecidos e enriquecer nossas vidas.
É uma cena encantadora que destaca a importância de um repertório intelectual rico, embora de uma forma mais sutil e simbólica.
Repertório é a pegada do episódio de hoje.

| 14/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 912 – Pobreza e Riqueza revisitado

Para que o Brasil estabeleça os requisitos básicos para o progresso temos de superar aquela mentalidade do século 19 que demoniza a riqueza e valoriza a pobreza como virtude moral. Afinal, como essa mentalidade impacta nosso desenvolvimento? E quais são as soluções para construir um Brasil mais próspero e justo? Vamos nessa?

| 07/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 911 – Idioters fazem influencers

Recorro a um texto de Rubem Alves citando Schopenhauer: “No que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante. Essa arte consiste em nem sequer folhear o que ocupa o grande público. Para ler o bom, uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta e o tempo e a energia escassos… Muitos eruditos leram até ficar estúpidos.”

Pois é. A arte de escolher aquilo que você não quer saber. A arte de perceber que você precisa criar filtros para se proteger daquilo que não presta. Até para abrir espaço para o que presta, sacou? A arte de não dar espaço pra quem fala merda. O nome disso é liberdade… Este episódio foi inspirado por outro láááááá de 2017, chamado “A arte de falar merda”.

| 31/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 910 – O esquecimento global

No episódio anterior do Café Brasil falamos de como convenientemente esquecemos certas lições que deveríamos ter aprendido ao ler as mídias, lembra? Parece que todos aplicamos uma espécie de esquecimento global involuntário.
Mas a ideia de gerenciar e preservar a memória é fascinante, não é? Afinal, existe uma memória que fica em algum lugar no cérebro, como um arquivo que podemos recuperar sem esforço? Ou a memória é um processo ativo e exigente,? Vamos nessa praia hoje.

| 24/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 909 – O efeito do esquecimento

Em um discurso de 2002, o escritor Michael Crichton criou o termo “Efeito de Amnésia de Gell-Mann” para descrever o fenômeno em que especialistas leem artigos dentro de suas áreas de expertise e percebem que estão cheios de erros e mal-entendidos, mas aparentemente esquecem essas experiências ao ler artigos nas mesmas publicações sobre tópicos fora de suas áreas de expertise, os quais consideram confiáveis.

| 17/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 908 – A inveja e o campeão

Zagallo era o único tetracampeão mundial de futebol. Teve uma carreira excepcional, que o levou a cometer um pecado capital no Brasil: teve sucesso. Como dizia Tom Jobim: No Brasil, sucesso é ofensa pessoal.
Vamos falar sobre a inveja, que é é uma fome insaciável.
Não é possível obter felicidade e bem-estar à custa de outra pessoa.

| 10/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 907 – Conspiradores – revisitado

Conspiradores. Aqueles que tramam secretamente, que não são os black blocs que saem dando porrada e quebrando coisas. Não são os mártires que recebem as balas da situação ou da oposição. Não são os braços das operações, mas os cérebros, as pessoas inteligentes que, nos bastidores, teorizam, planejam, criam estratégias, definem como as coisas devem ser para que outros as executem. Conspiradores são os que têm a inteligência. 

Você às vezes se sente assim, hein? Meio impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice? Bom, você não está sozinho, cara. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você, hein? Será que eles não deveriam se reunir? Fazer como fazem os conspiradores?
O programa de hoje é uma revisita a um episódio de 2015… nove anos atrás.

| 03/01/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 906 – O Espírito Natalino

“Um Conto de Natal” de Charles Dickens, publicado em 1843, narra a transformação de Ebenezer Scrooge, um homem avarento e egoísta.

Na véspera do Natal, três espíritos visitam Scrooge, mostrando as consequências sombrias de sua vida atual.
Profundamente impactado, Ebenezer passa por uma transformação emocional ao reconhecer seus erros, e se torna dedicado a fazer o bem durante a temporada de Natal.
Quem mudou Scrooge foi o Espírito Natalino, que aparece sempre nesta época do ano, para nos incentivar a sermos alegres, generosos, amáveis e a praticar o perdão.
É época do espírito Natalino, e vale tentar entender de onde ele vem e porque causa tanta influência em nosso comportamento.
Vamos nessa?

| 27/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 904  – A praga

À medida que a guerra avança, e curiosamente, a gente já esqueceu da guerra da Ucrânia, muitas pessoas considerarão as mortes de civis no lado palestino moralmente equivalentes aos reféns judeus que ainda podem ser assassinados com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Ou então aos jovens que foram torturados e assassinados pelo Hamas naquele concerto pela paz.
Não, não são equivalentes.

| 13/12/2023 - Julio Bessa
Café Brasil 903  – Combatendo o terrorismo

Recebi de um ouvinte o link para uma palestra de Gabriel Schorr que elucida enormemente o que significa combater o terror no conflito Israel x Hamas. Gabriel Schorr é um brasileiro-israelense que vive em Israel há mais de 20 anos, onde atua como guia turístico. Mas é um ex-soldado das Forças de Defesa Israelenses, com diversas incursões em Gaza para combater terroristas.
Durante sua fala, Gabriel oferece uma visão abrangente da região, compartilhando suas experiências e discutindo os acontecimentos recentes, incluindo os ataques do Hamas em Israel.

| 06/12/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 902 – O casamento

Cara eu nunca imaginei que alguém poderia me chamar para celebrar um casamento, que faz parte dos momentos mais marcantes da vida de qualquer casal. O convite era muito louco. Tão louco, mas tão louco, que eu… aceitei.

| 29/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 901  – Adultescência

Quem ouviu meu relato no Café Brasil 875 sobre o que passei no INSS com um atendimento péssimo por jovens sem iniciativa, deve se lembrar da minha busca desesperada por um adulto capaz de encaminhar as coisas.  Meu, o que se passa com a prestação de serviços neste país? É um problema de novas gerações? Ou será de treinamento? Talvez estejamos com um excesso de adolescentes tardios que não entram na adultescência….

| 22/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 899 – A Torre de Babel

A Torre de Babel é um modelo clássico de orgulho humano e retribuição divina, arrogância escrita em pedra e depois um agente de divisão e incompreensão que vai muito além da mitologia. Ela enfatiza a crença de que Deus pode castigar a arrogância e a busca de poder. É uma das histórias mais conhecidas da Bíblia e tem sido interpretada e adaptada de várias maneiras ao longo do tempo. É a partir dela que, no episódio de hoje, falaremos de comunicação, autoconfiança, arrogância e poder.

| 08/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 898 – Pé no saco.

Cara, como está difícil a vida em sociedade… Os padrões de qualidade caíram em tudo, de produtos a prestação de serviços. Tudo é meia-boca, meio-feito, meio-bom. A única coisa que cresce e se torna cada vez mais eficiente é o povo que reclama, que sabe de tudo, que não respeita hierarquia. Eu acho que estamos emburrecendo, e o que mais vejo por aí é gente pé no saco. Será que você é um? Ou talvez eu seja um?

| 01/11/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 897 – A economia prateada

O tempo está passando, nossa pirâmide populacional está se invertendo. E uma população cada vez mais velha criará problemas sérios. Em particular, será difícil garantir a sustentabilidade dos sistemas de saúde e previdência em países onde a proporção de idosos pode até dobrar. Mas se o envelhecimento da população é um desafio, também é uma oportunidade. Você já ouviu falar na Economia Prateada?

| 25/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 896 – O Terror

Outubro de 2023, um dos grupos terroristas mais ativos da atualidade, o Hamas, faz um ataque à Israel que provoca mortes de muitos civis, com requintes de crueldade exibidos ao vivo em redes sociais. É o terror, atacando novamente. Atenção: este episódio não é sobre o conflito Israel X Palestina. É sobre terrorismo.

| 18/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 895 – O plantador de tâmaras

Parece que estamos enfrentando um declínio na inteligência entre gerações nos últimos anos. As causas são várias, como mudanças no ambiente social e influência de meios de comunicação passivos, além de outros fatores. O desafio é compreender essas dinâmicas para garantir que as gerações futuras não enfrentem uma queda contínua na inteligência.

| 11/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 894 – Dezessete e setecentos

A matemática é uma ferramenta poderosa que ajuda as crianças a se destacar em outras áreas acadêmicas e a resolver problemas matemáticos. Mas ela também desenvolve a saúde mental e muitas outras habilidades, como pensamento espacial, raciocínio lógico, análise crítica, raciocínio concreto e resolução de problemas. Legal, né? Pois é… mas você não sabe nem fazer a conta do troco…

| 04/10/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 893 – Por que mentimos?

Mentimos, mentimos, mentimos, por várias razões: ganho pessoal, proteção emocional, ou simplesmente por hábito. Detectar mentiras é desafiador por causa dos sinais ambíguos. Compreender as motivações por trás das mentiras é crucial para promover relações honestas e identificar quando alguém precisa de apoio psicológico, especialmente no caso de mentirosos patológicos. Você conhece algum?

| 27/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 892 – Na Dama de Ferro TV

O canal Da Dama de Ferro nasceu com uma proposta de fazer críticas bem-humoradas à sociedade, especialmente em seus aspectos políticos e ideológicos. E com isso conseguiram grande sucesso, atingindo um milhão de seguidores no Twitter. E me convidaram para uma troca de ideias no podcast deles. Falamos de Brasil, de politica, de comportamento. Tudo aquilo que você gosta de ouvir,né? É esse áudio que vamos apresentar aqui hoje.

| 20/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 891 – Indícios Probatórios

No episódio anterior falamos da necessidade da comunicação clara. E hoje continuamos nessa pegada. O mundo moderno nos desafia com complexidades e informações incessantes, tornando a clareza na comunicação mais valiosa do que nunca. Mas há uma linha tênue a ser observada: é fundamental ser simples, mas não ser simplório.

| 13/09/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 888 – Inteligência Artificial Natural

As máquinas têm superado os seres humanos em tarefas que antes eram consideradas necessárias para a inteligência, como multiplicar números de vários dígitos. E aos poucos estão sofisticando suas capacidades. A questão é quando e de que maneira a inteligência artificial substituirá mais aspectos da inteligência humana. Ou não substituirá? Teremos um dia uma Inteligência Artificial Natural?

| 23/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 887 – Disciplina é Destino

O estoicismo é uma filosofia antiga que enfatiza a virtude, o autodomínio e a aceitação das circunstâncias da vida como meio de alcançar a felicidade. Os estóicos valorizam viver de acordo com a natureza, controlar as reações emocionais e praticar a ética. O filósofo e autor best-seller do New York Times Ryan Holiday escreveu Disciplina é Destino: O Poder do Autocontrole se concentra na autodisciplina, como seu segundo livro de uma série de quatro partes sobre virtudes cardeais. Neste episódio vamos mergulhar nele.

| 16/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 886 – A arte de ouvir

Você que curte os podcasts raiz é alguém que sabe muito bem o valor que o áudio tem, não é? O áudio provoca emoções e nos estimula de formas que vão muito além do entretenimento em si.

| 09/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 885 – Shit Happens

A expressão “shit happens” é uma frase coloquial em inglês que pode ser traduzida como “merdas acontecem” em português. É uma forma de expressar a ideia de que coisas ruins ou inesperadas podem acontecer na vida sem aviso prévio, e que é importante aceitar essas situações e seguir em frente. Shit happens. O importante é o que você faz depois que elas happens…

| 02/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 884 – A corrosão do consenso.

A temperatura das discussões políticas, ideológicas e sociais no Brasil continua alta, com grupos se radicalizando em torno da defesa de seus pontos de vista. Mas vivemos numa sociedade múltipla, que deveria permitir a convivência de ideias distintas. Ou melhor, deveria promover essa convivência. E para isso é preciso entender quais são os pontos de conflito. Vamos a eles hoje.

| 26/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 883 – Os negacionistas

Nos últimos tempos tem ficado cada vez mais complicado dar uma opinião contrária àquilo que uma certa elite determina que é o consenso. Não importa se é mesmo consenso, importa que haja uma percepção da sociedade de que aquilo é consenso, mesmo que seja só uma narrativa. Que nem precisa estar bem amarrada. O que vale é o grito, sacou? O que vale é a narrativa. E aí, os dissidentes viram negacionistas…

| 19/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 882 – O público decente

A vida do autor independente no Brasil é uma dureza, cara. Aliás, a vida de qualquer brasileiro é uma dureza, não é? Mas quem se mete a trabalhar com produtos culturais, sem jogar a regra das grandes organizações, sem ter dinheiro do estado, enfrenta um bando de leões por dia, cara. Tudo é inho, nada é ão. A gente bate cabeça, trabalha, se esforça e no final do dia é um inho. Pequenininho…pouquinho… E a turma pergunta: Luciano, mas você vai continuar fazendo livros?

| 12/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 881 – Material nóis

Durante a pandemia nos anos recentes, pudemos observar como é complicado lidar com informações sobre os riscos que enfrentamos. Todos queremos respostas, e para isso recorremos aos cientistas, especialistas e técnicos, esperando que eles tragam a luz. Mas os cientistas carecem de normas sobre por que e como devem comunicar o risco ao público. O resultado é que temos Youtubers, jornalistas e curiosos assumindo esse papel. Só pode dar confusão, não é? E se você manifesta dúvida, eles apelam para o cientificismo. E aí cara, ai de você…

| 05/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 880 –  O apreçado

Tratamos hoje da importância do apreço. E por isso o “apreçado” do título do programa aqui é com cedilha e não dois esses..

| 28/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 879 –  O Realismo esperançoso

Ter uma visão otimista da realidade é benéfica porque contribui para o bem-estar emocional, fortalece a resiliência, melhora a saúde física, promove relacionamentos positivos e aumenta a autoconfiança e a motivação. É isso que faz o otimismo que nos ajuda a enfrentar desafios com uma atitude positiva e aproveitar as oportunidades da vida. Mas cara, como é que faz pra ser um otimista sem ser um otário, hein?  Um boca aberta. Olha, eu vou apresentar a você hoje aqui, o realismo esperançoso.

| 21/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 878 –  O outro

Em 1938 iniciou-se um estudo chamado Harvard Study of Adult Development. Ao longo de mais de 80 anos, o Estudo da Universidade de Harvard tem rastreado os mesmos indivíduos e suas famílias, fazendo milhares de perguntas e centenas de avaliações – desde exames no cérebro a análises hematológicas – com o objetivo de descobrir o que realmente contribui para uma vida (mais) feliz. E a conclusão é a importância do outro…

| 14/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 876 –  Três princípios da Justiça – Revisitado

A definição clássica de justiça vem lá dos antigos filósofos gregos, como Platão e Aristóteles. Segundo eles, a justiça é um princípio ético e moral que se baseia na busca pela equidade, imparcialidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. De acordo com essa visão clássica, a justiça é a virtude de dar a cada um o que lhe é devido, garantindo que todas as pessoas sejam tratadas de maneira justa e igualitária. Não é lindo? Pois é. Vamos refletir a respeito revisitando um programa que foi ao ar em 2017…

| 31/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 875 –  Infelizmente Não Pode Ser

Sou do tempo em que o INSS se chamava INPS – Instituto Nacional da Previdência Social, que a cultura popular chamava de Infelizmente Não Pode Ser. Foi assim de 1966 até 1990, quando o nome mudou para INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. O nome mudou, mas a prestação de serviços…

| 24/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 873 –  Janelas para o mundo

E aí? A partir de qual janela você vê o mundo? Você é liberal ou progressita? Hummm, talvez seja um conservador? Quanto rótulo, não é? Mas o que quer dizer ser liberal ou progressista ou conservador? Pra que serve isso? Não tá confuso? Vamos ver…

| 10/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 872 – Rau Dériu

E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…

| 03/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 871 – A Crítica Nutritiva – Revisitado

Neste mundo onde todo mundo tem opinião, onde todo mundo se transformou em criador de conteúdos, o sub produto que mais apareceu foi a crítica. Todo mundo critica todo mundo. Mas afinal, como fazer uma crítica que valha a pena? Esta é uma revisita mais que necessária a um programa publicado originalmente em 2015. Prepara…

| 26/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 870 – Papo com Leda Nagle

Leda Nagle é uma jornalista das antigas, daquelas que se preocupam em entender o que está acontecendo e informar seus ouvintes, espectadores e leitores. Sem se preocupar em dizer como cada um deve viver sua vida ou como enxergar o mundo. A Leda é das minhas… E me convidou para uma live no canal dela. É esse áudio que vou mostrar aqui.

| 19/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 869 – Coincidentia Oppositorum

Existe um termo em latim que se traduz como “coincidência de opostos” ou “unidade de opostos”. É o COINCIDENTIA OPPOSITORUM, um conceito filosófico que descreve a união de princípios ou qualidades opostas ou contraditórias. Este conceito pode ser encontrado em várias tradições filosóficas, espirituais e místicas ao longo da história e serve pra ajudar a gente a entender a loucura que tomou conta do mundo.

| 12/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 868 – Siência, siência, siência

O método científico é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para se obter conhecimento empírico, baseado na observação e na experimentação. Não podemos abrir mão do método científico, pois ele é a maneira mais confiável e sistemática de se obter conhecimento sobre o mundo. Através da utilização do método científico, podemos testar hipóteses, coletar dados de forma objetiva e analisar esses dados para chegar a conclusões baseadas em evidências. Mas e quando a ciência passa a ser instrumento para manipular nossas cabeças?

| 05/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 867 – Pós-ideia – Revisitado

Este episódio baseia-se num artigo do jornalista Neal Gabler publicado no jornal The New York Times que de certa forma explica o que aconteceu com o mundo após a instituição da tal “Aldeia Global” de Marshall McLuhan. Atropeladas pela necessidade de busca de audiência, faturamento e entretenimento, as ideias simplesmente acabaram! É um programa reflexivo, que foi ao ar originalmente em 2011. Separe um horário legal aí para ouvir. Este episódio tem texto pesado, mas continua absolutamente necessário para quem se preocupa com o emburrecimento generalizado.

| 29/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 865 – Uma pitada de estoicismo

Neste mundo enlouquecido, como é possível viver uma “boa vida”? Como fazer o melhor dentro das nossas possibilidades, ao mesmo tempo aceitando que muito está fora do nosso controle? Essas são questões centrais de uma linha filosófica chamada estoicismo, criada há mais de 2 mil anos e que ainda ajuda a gente a encarar as dificuldades da vida contemporânea.

| 15/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 863 – Gaslighting

No episódio de hoje vamos explorar uma técnica de manipulação psicológica que tem sido cada vez mais discutida: o gaslighting, que é uma forma de abuso emocional que envolve uma pessoa tentando fazer com que outra duvide de sua própria percepção da realidade e sanidade mental. Fique esperto. Tá acontecendo aí, do seu lado…

| 01/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 862 – Conversa paralela

Luciano Pires foi convidado para participar do podcast Conversa Paralela, produzido pela Brasil Paralelo, com apresentação de Lara Brenner e Arthur Morisson. Uma conversa focada na importância e impacto da mídia, mas que aborda outras questões fundamentais sobre a vida em sociedade. Você ouvirá o áudio dessa conversa.

| 22/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 861 – Vá com tudo

Como a jornada do empreendedor, esteja ele empreendendo para si ou para a empresa na qual trabalha, é solitária, não é? Muitas vezes temos de tomar decisões e ficamos sem saber para qual lado ir. É quando se torna fundamental estar com pessoas acima da média. E, principalmente, confiar no seu taco. Mas como é que faz isso? Bem, Sêneca, Charles Bukowski e Viktor Frankl dão alguns ingredientes que eu vou misturar e servir quentinho. Vamos nessa?

| 15/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 860 – Liberdade, igualdade, fraternidade

Quem há de ser contra os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade? Quem é que não quer uma sociedade mais justa, igualitária e amorosa? Quem é que não luta pela democracia? Cara, todo mundo quer, não é? E tem uns que querem tanto, mas tanto, que não pensam duas vezes antes de matar por amor. O episódio de hoje tem os pés na revolução francesa e a cabeça… bem você decide.

| 08/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 859 – OesteCast

Fui convidado para participar do OesteCast, o podcast da revista Oeste, apresentado por Dagomir Marchezi e Cristyan Costa. O Dagomir tem mais ou menos a minha idade, então foi uma conversa repleta de referências, falando sobre a mídia, o Brasil cultura popular e muito mais.

| 01/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 858 – Um velho safado

Charles Bukowski era um cara miserável que tinha uma vida miserável. Um poeta e romancista, notório por seu amor por bebidas. E um incorrigível mulherengo, que chegou a ser chamado de misógino. Por isso ganhou o apelido de Velho Safado, e se transformou num dos maiores poetas e escritores da língua inglesa, influenciando algumas gerações com sua prosa irreverente, que revela verdades sobre a condição humana. Hoje vamos de Charles Bukowski.

| 25/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 857 – Independência ou morte

Vivemos uma revolução das mídias, que tem mudado não só a forma como se produz e distribui informação, mas principalmente como a consumimos. E isso significa o aumento da responsabilidade sobre a análise e escolha da informação que vamos consumir. Mas muita gente ainda não percebeu isso.

| 18/01/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 854 – O Otimismo Trágico

Viktor Frankl, foi um famoso psiquiatra vienense que sobreviveu a quatro campos de concentração e mais tarde fundou a Logoterapia, a psicoterapia centrada na vontade de obter um sentido na vida. Em sua obra, Viktor cunhou um termo muito interessante: otimismo trágico, que talvez nos ajude a passar por tempos sóbrios. Vamos nessa praia hoje.

| 28/12/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 853 – É Natal Revisitado

Vamos caminhando para o final de mais um ano, e que ano, cara. Que ano… Por isso resolvi revisitar um episódio sobre o Natal, que publicamos láááá em  2010, sabe? Na pré-história. Foi um episódio pra falar sobre o Natal, mas que acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal.
É um presente para fechar 2022 com um pouco de paz.

| 21/12/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 852 – Os donos das vendas

Fui convidado para participar do podcast Os Donos das Vendas, que é apresentado por Thiago Concer e Fabio Oliveira, do Sales Club. No bate-papo sobre tradição versus modernidade e as diferentes gerações, trocamos ideias sobre sociedade, mídia, vendas e a internet. É essa conversa que você ouvirá aqui hoje.

| 14/12/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 851 – O abandono silencioso

Há algum tempo o termo “quiet quitting”, que pode ser traduzido livremente como “desistência silenciosa” ou abandono silencioso, começou a ganhar espaço dentro do universo profissional. Ele trata das pessoas que trabalham o mínimo necessário para não serem demitidas. Sem dar o “algo mais”, sacou? Mas será que é isso mesmo? Vamos refletir a respeito.

| 07/12/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 850 – Vida caótica

Cada ano que passa, parece ter sido mais insano que o ano anterior, não é? Entramos numa aceleração que parece que faz com que tudo aconteça ao mesmo tempo, gerando uma sensação de caos, de angústia. O que é que está acontecendo com o mundo, hein? Virou um caos?

| 30/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 849 – A cegueira da escolha

Nossas opiniões e atitudes políticas são parte fundamental de quem nós somos. E de como construímos nossas identidades. Se eu pedir sua opinião sobre escolhas ou fatos políticos, você provavelmente a compartilhará comigo, mas também provavelmente resistirá a qualquer tentativa que eu fizer de tentar persuadi-lo a adotar um outro ponto de vista, não é? Afinal, se há algo que nos parece certo, são nossas próprias atitudes. Ou não? Mas… e se esse não fosse o caso?

| 23/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 847 – Dissonância Cognitiva – Revisitado

Que dias… que dias! Você tem conhecidos que, mesmo diante de todas as evidências se recusam a mudar de opinião? Não entende como é que uma pessoa aparentemente inteligente pode ser tão teimosa? Ah, você é assim, é? Bom! Bem-vindo ao mundo da dissonância cognitiva. Este episódio é a revisita a outro publicado lá em 2016… que nunca foi tão atual.

| 09/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 846 – Sina

Indo contra a minha regra das 48 horas eu vou fazer esse programa aqui, em cima das horas subsequentes à eleição.
Terminada mais uma eleição, temos uma nova situação, onde o Brasil passa a ter uma nova direção. Ou melhor, uma velha direção. Parece sina, cara… de quando em quando, estamos sob nova direção, que esquece o que foi feito pela anterior, e começa tudo outra vez. Do zero, cara!
Muita, mas muita gente ficou angustiada, amedrontada, decepcionada e agora está preocupada com o futuro. Bom, eu sou uma delas…

| 02/11/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 845 – Merdades e Ventiras live

Realizamos na semana passada a primeira Merdades e Ventiras Live, um encontro com personalidades para discutir como a mídia faz a nossa cabeça. No primeiro encontro, com o deputado Paulo Ganime e Roberto Motta, que hoje é comentarista na Jovem Pan, a discussão passou por política e, é claro, censura. É o áudio desse encontro que você ouvirá hoje.

| 26/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 844 – Narrativas moldam o mundo

Existe um estudo neurológico chamado “teoria do pensamento narrativo”, que mostra que para que nossas experiências conscientes façam sentido, nosso cérebro atribui a elas uma estrutura semelhante a uma história. Constrói uma narrativa com uma sequência de fatos e algum tipo de correlação entre eles. E são essas narrativas que dão forma ao nosso mundo.

| 19/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 843 – O nosso hino

Aproveitando este momento único de mobilização nacional, que emenda talvez a eleição mais importante de nossa história com uma copa do mundo, decidimos fazer um episódio especial do Café Com Leite, explicando para a garotada a letra do nosso Hino Nacional. Para ampliar o alcance desse episódio, vamos reproduzi-lo aqui no Café Brasil.

| 12/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 842 – Nós contra eles

Cara, é inexplicável como alguns políticos conseguem capturar corações e mentes das pessoas. Conquistam seguidores que acabam se transformando em torcidas organizadas. Tudo pelo meu time, até mesmo pregar a extinção do time adversário… Não é estranho isso? Há quem diga que sofremos uma espécie de psicose de formação de massa. Vamos dar uma outra olhada nesse tema?

| 05/10/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 841 – Os arquitetos do mau

Tomamos decisões diariamente em nossas vidas, tanto no lado pessoal quanto no profissional. E o que usamos para tomar decisões? As informações que recebemos de diversas fontes, que nos chegam pela mídia. Por isso é fundamental tomar cuidado com o tipo de alimento intelectual que você joga para dentro da mente. Vamos nesta linha hoje.

| 28/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 840 – O poder de contar histórias

A humanidade se desenvolveu contando histórias. Quem é que não se fascina com uma boa história, hein? Aprendemos sobre viver a vida, sobre como as coisas funcionam, sobre como devemos nos comportar, sobre como vencer as dificuldades… aprendemos sobre moral e bons costumes. Mas também podemos aprender para o mal, não é? Por isso é necessário alguma forma de proteção contra quem conta histórias.

| 21/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 839 – Como é duro trabalhar

O termo “grande demissão” foi cunhado em maio de 2021 por Anthony Klotz, professor associado de administração da University College London, quando previu um êxodo de trabalhadores americanos de seus empregos, motivado pelo esgotamento e o gosto da liberdade ao trabalhar em casa. E parece que isso se espalhou pelo mundo. A cultura do trabalho está mudando.  Um monte de gente dizendo que, cara, como é duro trabalhar!Vamos nessa praia hoje.

| 14/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 838 – Merdades e Ventiras

O mundo vem passando por uma revolução sem precedentes na mídia. Nos comunicamos de um jeito muito diferente de como fazíamos dez anos atrás. Hoje, cada um de nós é uma mídia individual, compartilhando com outras pessoas aquilo em que acreditamos – ou não. A comunicação é a cola que nos une ou é a força que nos separa. Por isso, compreender como funciona a mídia é fundamental para não ser transformado em massa de manobra. Eu me preocupei tanto com isso cara, que eu lancei um livro. E essa é a praia hoje.

| 07/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 837 – Calaboca, Chico

Tá difícil, né? Tem comunista debaixo da cama, tem bolsonarista na esquina, tem doutrinador pra todo lado. Pessoas mudam de opinião na cara dura, defendendo o que atacavam antes. Não dá mais pra confiar em ninguém. Não dá mais pra curtir ninguém. Não dá mais para liberar e emoção de curtir o que é belo, pois o belo foi produzido por alguém do outro lado. Que porre, cara!

| 31/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 836 – Escola Sem Partido

No começo dos anos 2000 um pai preocupado resolveu fazer alguma coisa para combater a doutrinação ideológica que seus filhos vinham sofrendo nas escolas em Brasília. E ali nasceu um movimento que terminou até como pauta das eleições presidenciais de 2018. E um dia, o movimento puf! Acabou. Acabou? É essa história que contamos aqui hoje.

| 24/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 835 – O cilindro de Ciro

Direitos humanos são os direitos que você tem porque você é… humano. É como você instintivamente espera e merece ser tratado como uma pessoa, como o direito de viver livremente, de falar o que pensa, e ser tratado como um igual. Os direitos humanos se aplicam a absolutamente todos em todos os lugares. Ou deveria ser assim. Vamos nessa praia hoje.

| 17/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 834 – A Lei de Gresham

Quando lancei meu livro Brasileiros Pocotó em 2004, e junto com ele o Movimento pela Despocotização do Brasil, eu ansiava por um país que valorizasse a cultura, que apreciasse o talento intelectual, que construísse seu futuro sobre valores fundamentais. Para isso, teríamos de ser capazes de perceber o que é o belo, o fundamental, o pertinente, aquilo que nos traz crescimento intelectual. Duas décadas depois, qual é a sua avaliação, hein?

| 10/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 833 – Rio, beleza e caos

Um cantinho e um violão / Este amor, uma canção
Pra fazer feliz a quem se ama
Muita calma pra pensar / E ter tempo pra sonhar
Da janela vê-se o Corcovado / O Redentor que lindo
Quero a vida sempre assim com você perto de mim
Até o apagar da velha chama
E eu que era triste / Descrente deste mundo
Ao encontrar você eu conheci / O que é felicidade meu amor

O Rio de Janeiro continua lindo… mas tá perigoso…

| 03/08/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 832 – Carta Aberta Ao Brasil – Revisitado

Em 2016 viralizou uma carta aberta ao Brasil, que um norte americano que viveu quatro anos por aqui, casou com uma brasileira e depois retornou para os Estados Unidos, escreveu. A carta provocou impacto, mas o enfoque dele não é novo, não. Eu decidi revisitar esse programa para que possamos refletir sobre o que ele disse em 2016, e ver se melhoramos de lá para cá.

| 27/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 831 – Nossos problemas

Problemas, problemas, problemas…. todo mundo tem problemas. Hoje vamos tentar descobrir como lidar com problemas, porque que é tão importante entender os “problemas”, como eles são e pelo que são. Nosso relacionamento com problemas pode ser o problema. Como é que a gente lida com isso, hein?

| 20/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 830 – Adultecer

Adultecer nada mais é que virar… adulto. Vivemos um tempo em que a linha entre a infância e a idade adulta está mais tênue do que nunca. Para todo lado, adolescentes de 30, 40 e até 50, 60 anos… Afinal, o que é que faz as pessoas virarem adultas? Cuidado pra não derrubar o disjuntor no episódio de hoje…

| 13/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 829 – Treine a mente!

O cérebro é como um músculo, se não se exercita, atrofia. E os músculos mentais não se desenvolvem sozinhos. Em vez disso, você deve treiná-los ativamente em um programa de treinamento mental estruturado e consistente. Somente fortalecendo esses músculos mentais você terá a chance de dar o seu melhor, obter os resultados desejados e alcançar seus objetivos atléticos. Vamos nessa hoje?

| 06/07/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 828 – O catalisador

Todo mundo tem alguma coisa que quer mudar. Os marqueteiros querem mudar as opiniões de seus clientes, e os líderes querem mudar as organizações. As startups querem mudar de setor e as organizações sem fins lucrativos querem mudar o mundo, cara. Mas mudar é difícil.

No episódio de hoje, reproduziremos um Podsumário que foi distribuído exclusivamente pra assinantes do Café Brasil. Tenha bom proveito!

| 29/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 827 – A complicada arte de ver – Revisitado

A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” É a partir dessa frase do poeta e pintor inglês William Blake que vamos tratar de um assunto especialmente importante: a dificuldade que a gente tem de enxergar o que vê. É isso mesmo cara, enxergar o que vê. Pensa que é fácil? Um texto de Rubem Alves vai nos ajudar a decidir onde guardar o olhar. E depois, uma história arrepiante acontecida ao final da II Guerra Mundial. Este episódio é a revisita a um episódio publicado em 2011, mas que continua, mais do que nunca, indispensável.

| 22/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 826 – Os fatos? Ora, os fatos…

O mundo anda mesmo louco. Vira e mexe eu encontro pessoas que eu até admirava, inteligentes e articuladas, defendendo coisas indefensáveis. Elas vão contra os fatos, acreditam em narrativas, não levam em consideração argumentos lógicos. Tudo para defender um lado.

Qual é o problema dessa gente? Bem, eu acho que tenho uma dica…

| 15/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 825 – Precisamos falar sobre o medo

Coragem não é atributo apenas dos heróis. O medo é uma emoção com a qual todos lidamos, e é a forma como lidamos com ele que determina que tipo de vida levaremos. Uns algemados pela ansiedade e pavor, outros capacitados a vencer novos desafios. No entanto, passamos a maior parte do tempo tentando evitar o medo e raramente desenvolvendo a arte de dominá-lo. Isso é uma pena, viu? Porque com um pouco de esforço podemos encontrar coragem para ir além da nossa zona de conforto e enfrentar novos mundos. Vamos nessa?

| 08/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 824 – Choque de gerações

Acabamos de realizar o V Sarau Café Brasil, a reunião anual quando encontramos presencialmente assinantes e ouvintes deste podcast e das diversas iniciativas do ecossistema Café Brasil. Foi uma delícia, pessoas felizes, camaradagem, afeto, sede de conhecimento e abraços, muitos abraços. É como se a vida estivesse voltando ao normal. E entre os convidados tivemos meu amigo Dado Schneider com uma palestra no estilão dele: cheia de ideias, bem humorada, provocativa e surpreendente. É o áudio dessa palestra que você ouvirá hoje. Não perca.

| 01/06/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 823 – Dinheiro: rico sem, pobre com

Você é daqueles para quem dinheiro é tudo? Por causa dele temos guerras, divórcios, depressão e até assassinatos? Afinal, dinheiro pode causar paixão, felicidade e salvar vidas, não é? Poucas coisas têm tanta influência no mundo como o dinheiro, por isso é surpreendente que a gestão do dinheiro ainda seja um dos principais problemas que enfrentamos. Hoje vou falar de dinheiro.

| 25/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 822 – Café ao Quadrado

Convidei o Christian Gurtner, criador e apresentador do podcast Escriba Café, para uma live. A ideia era conversar sobre podcasts, cultura de cancelamento e liberdade de expressão. Eu e o Christian produzimos podcasts há mais de 16 anos, experiência é o que não falta. E o papo foi pra lá de agradável. Quem não assistiu, vai poder ouvir agora.

| 18/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 821 – O amor que nunca morre

A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.

| 11/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 820 – My Generations

O conflito de gerações está presente desde o princípio da humanidade. A geração atual se acha melhor que a anterior, e certamente será considerada pior pela a próxima. Mas, afinal, quais são nossos compromissos com as novas gerações? O que será que devemos fazer ou quais responsabilidades temos perante elas? Como ajudar as novas gerações?

| 04/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 819 – Num sei por que tô tão feliz

E aí? Como é que você tá, hein? Apanhando da vida? Ela não está tratando você bem? Afinal, devemos ser pessimistas ou otimistas sobre a vida? Você acha que as coisas estão mudando para melhor ou pior? O que que é mais inteligente, ter uma atitude positiva ou negativa sobre as coisas que nos cercam? Tem gente que diz que o pessimista é um otimista bem informado… Será?

| 27/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 818 – A cultura do cancelamento

Você sabe o que é cultura do cancelamento? Na explicação bonitinha é a remoção de apoio a indivíduos por conta de alguma opinião ou ação censurável que eles tenham omitido. Entendeu? Remoção de apoio. Essa é a explicação bonitinha. Na explicação real cara, é o linchamento público de reputações com base numa onda que pode nascer de uma indignação legítima com alguma opinião ou ato, mas que ganha vida própria e é impossível de ser interrompida, atingindo o indivíduo acusado, seus familiares, a empresa onde trabalha, os amigos e todos que tentarem de alguma forma retornar à racionalidade. Cara: isso é perigoso…

| 20/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 817 – Exibicionismo Moral

Acho que você já percebeu que uma das grandes crises que vivemos é a crise moral, não é? Certos valores têm sido sistematicamente colocados em cheque, parece que entramos num cenário onde vale tudo, desde que o objetivo seja atingido. O povo só quer saber de trocar seus produtos por dinheiro, e vice-versa, sem nenhuma preocupação moral com a troca. Pois é. Mas é aí que se abre espaço para o exibicionismo moral. Para a arrogância moral. Vamos nessa hoje,

| 13/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 816 – Leve a sério e educação dos filhos

Quando avisei que lançaria o podcast Café Com Leite, a Bruna Torlay imediatamente me convidou para uma live. E a conversa discorreu sobre conteúdos para crianças e jovens, sobre a vida em sociedade, sobre questões básicas de quem quer crescer com qualidade e observando os valores morais que constroem uma sociedade sadia. Vamos nessa hoje.

| 06/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 815 – Redes sociais: bem ou mal?

Passar tempo nas redes sociais tornou-se quase um modo de vida para a maioria dos adultos – passando por vídeos de gatos fofinhos e danças malucas que prendem a atenção por horas… Mas será que é saudável que seus filhos tenham os mesmos hábitos, hein? E como você sabe se eles estão seguros nas mídias sociais? Existem alternativas? A reflexão de hoje é sobre esse tema e também para anunciar o nascimento do caçula da família Café Brasil: o Café com Leite.

| 30/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 814 – O Navio de Teseu

O mundo muda, a gente muda, tudo muda. E não necessariamente para melhor. A questão é entender essa dinâmica das mudanças: muda, mas sob qual perspectiva, hein? Será que eu ainda sou o mesmo depois de tanto tempo? É nessa praia que nós vamos hoje.

| 23/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 813 – No creo en brujas

Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 16/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 812 – Agroecologia e Manipulação

Eu não sei se você já percebeu, mas estamos sendo manipulados em todos os aspectos de nossas vidas. Por profissionais. Hoje vou explicar como é que isso acontece, usando como exemplo um movimento de contestação à moderna agricultura que vem sendo encorpado nos últimos anos. São influencers, chefs, atores, cantores e diversos tipos de celebridades se manifestando contra o agronegócio, que estaria destruindo o meio ambiente. E nasce um termo interessante: a agroecologia. A forma como esse processo de manipulação é feito, explica como é que a nossa vida está sendo totalmente conduzida por alguém.

| 09/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 811 – O quinto elemento

O pessoal da Panela Produtora criou um programa para seu canal do Youtube, chamado O Quinto Elemento. São quatro elementos fixos e um quinto… Para inaugurar me convidaram, cara. Foi um papo muito legal, nutritivo, bem-humorado e repleto de ideias. E hoje vamos reproduzir o áudio daquele programa.

| 02/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 810 – Simpatia pelo Diabo – Revisitado

Em 2013 fiz um programa chamado DIAS SOMBRIOS, no qual eu falava dos conflitos crescentes no Brasil, da incapacidade das pessoas aceitar quem pensa diferente, do uso do rótulo “fascista” como se fosse “bobo” ou “tonto”. Aquele programa inspirou um outro em 2014, Simpatia pelo Diabo, que vou revisitar hoje.
Olha: já se vão oito anos… De lá para cá, saímos do bate boca para o cancelamento. Das sombras para as trevas, num crescendo de intolerância que continua dividindo o Brasil.

| 23/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 809 – Ser Woke

Então… você já percebeu quanta gente empenhada em fazer do mundo um lugar melhor? Gente interessada em justiça social, com um coração imenso e uma alma pura, discurso de tolerância e de acolhimento numa mão e um cassetete na outra? Destruindo reputações, carreiras e negócios? Pregando o chamado ódio do bem?

Ih cara… você um deles? Então fique ligado neste episódio.

| 16/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 808 – Sobre caráter – revisitado

Olha, eu não sei você, mas eu nunca vi tantos canalhas pintando e bordando à luz do sol. Essa gente agia escondida, mas parece que perdeu o medo e agora espalha o ódio, a enganação, a mentira, por todos os lados.

Tá faltando gente com caráter…

O programa de hoje é uma revisita a um episódio de muito, mas muito tempo atrás. O assunto é importante demais para ficar perdido num arquivo. Vamos tratar de uma espécie que está ameaçada de extinção: o homem de caráter. Você lembra quando existiam muitos por aí, hein?

Pois sabe que eu acho que eles ainda são a maioria, mas não dão audiência?

É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 09/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 807 – O demolidor

“O que você realmente faz para não ser um idiota, nem ser feito de idiota, hein? Bom, talvez esta seja um pouquinho mais difícil. Talvez você precise de um momento de reflexão e autoanálise.”
Bem, o programa de hoje é dedicado aos que se consideraram idiotas e buscaram um jeito de sair dessa condição. Este Café Brasil é uma homenagem a um demolidor de idiotas.

| 02/02/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 806 – Não recuse imitações – Revisitado

Então… semana passada recebi uma daquelas notícias que tira a gente do centro, sabe? Quando um amigo se vai? Aquela notícia que faz a gente parar o que está fazendo para lembrar de momentos com saudades, para lamentar tudo aquilo que poderia ter sido feito com ele… mas não deu tempo. O programa de hoje recupera um Café Brasil de 2011.  E vai ser a minha homenagem ao meu amigo Alaor.

| 26/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 805 – O Estupro da Mente

Muito bem! No episódio passado, eu introduzi o conceito da Psicose de Formação em Massa. E hoje, eu vou mergulhar mais fundo. Eu não ia, mas fez tanto barulho, o resultado foi tão importante, aliás, o tema é tão importante que eu decidi fazer uma concessão e hoje vai sair um programa um pouco diferente aqui, mergulhando muito mais nesse tema, e já vou avisando:  é bom você estar preparado, porque a porrada é grande….

| 19/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 804 – Psicose de formação em massa

O termo Mass Formation Psychosis, psicose de formação em massa, começa a ganhar espaço na sociedade. Do que se trata isso? Olha, às vezes você tem a impressão que a gente vive uma realidade paralela? Encontra gente inteligente tomando atitudes inexplicáveis, não se conforma com a histeria e a gritaria por todo lado? Parece que a sociedade está em pânico, ou então está louca? Bom, talvez seja um caso de psicose de massa. Fabricada.

Vamos nessa hoje?

| 12/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 803 – Enquanto houver sol

E aí? Pronto pro ano novo? Tá complicado, é? Muita pressão, muita incerteza, você não tem certeza de nada… a luz no fim do túnel parece que é um trem chegando em alta velocidade. Fique esperto. Pode ser que tenha alguém tentando tirar seus horizontes. Acabar com suas esperanças. Pintar um futuro sombrio. Manter você em constante aflição.

Não é assim que se entra num ano novo.

| 05/01/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 802 – A Lei de Lindy

Olhe pela janela… o que restará daqui a 100 anos, de tudo que você está vendo? Quais prédios, casas, árvores, marcos estarão em pé? E no rádio, que músicas estarão sendo ouvidas? E quais filmes assistidos? O que será normal, aceitável e desejado? Nassim Nicholas Taleb, autor dos livros A Lógica do Cisne Negro e Antifrágil, dá uma dica simples:  para saber quanto uma coisa não perecível vai durar, pergunte há quanto tempo ela existe. Quanto mais velha for, mais provável será que continue sobrevivendo,

Vamos nessa trilha hoje.

| 29/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 801 – Especial de Natal

Pronto, chegamos às festas natalinas de 2021. Cara, estes dois últimos anos não têm sido fáceis, né? A pandemia provocou uma revolução em nossas vidas, nosso trabalho, nossos relacionamentos… e para muita gente, ela está sendo um divisor de águas. A pandemia está mostrando claramente quem é quem, em quem podemos e devemos confiar. E nessa loucura, o espírito natalino vai pra cucuia, não é?

Bem, estamos aqui é pra lembrar dele, mas como é uma episódio especial, eu lancei um desafio para o grupo de assinantes do Café Brasil Premium. Pedi pra que enviassem mensagens de natal nas vozes deles. Dos ouvintes. Portanto, hoje, boa parte do programa quem faz é você.

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

| 21/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 799 – Essa tal meritocracia

Meritocracia, meritocracia… meritocracia… como tem gente que fala mal da meritocracia, cara. A maioria porque não sabe até hoje o que é. Eu já tratei a respeito do assunto em outros programas, na verdade foram três em sequência, os Café Brasil 460, 461 e 462. Mas o tema continua quente. Eu vou aproveitar hoje um artigo de um autor norte americano para voltar ao assunto. É indispensável.

| 08/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 798 – Raciocínios Perigosos – Revisitado

O Café Brasil de hoje é a releitura de um programa de 2012, mas que se torna absolutamente necessária. Vamos tratar de algo que falo há tempos: a necessidade da gente conhecer não só o que acontece, mas por que acontece. A maioria das pessoas acha que estar bem informada basta, mas é preciso mais que isso para quem não quer ser apenas um refém de quem sabe como manipular a informação.

| 01/12/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 797 – ‘Bora pra Retomada – com Lucia Helena Galvão

Tenho feito uma série de lives que chamei de ‘Bora pra retomada’, com a ideia de refletir sobre o que aprendemos com a pandemia e como nos preparar para o futuro. Uma das convidadas foi Lucia Helena Galvão, que é professora de filosofia e poetisa. Aliás, poeta. Professora de filosofia e poeta. Navegar por ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros assuntos é um desafio. Mas a gente conseguiu amarrar com o conceito da retomada. Uma conversa adulta, rica e fortemente reflexiva. Vamos nessa?

| 24/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 796 – Maiorias Irrelevantes

Outro daqueles acidentes estúpidos vitimou mais uma jovem, desta vez a cantora Marilia Mendonça, e mais quatro pessoas que estavam no avião. Jovens não foram feitos para ir embora tão cedo. Mas a amargura que senti, que é o que nos torna humanos, parece que não atinge um certo tipo de gente, capaz de destilar o seu ódio mesmo diante de tamanha comoção. O programa de hoje trata de umas certas minorias que tornam as maiorias irrelevantes.

| 17/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 795 – A Black Friday

Uma vez ouvi que a origem do apelido Black Friday seria porque era um período do ano em que as margens de lucro dos varejistas finalmente eram escritas com a tinta preta dos lucros, depois de um ano de tinta vermelha das perdas. Embora seja verdade que os varejistas historicamente registraram suas perdas e lucros em vermelho e preto, esta versão da origem da Black Friday, na verdade, é imprecisa.

Vamos ver do que se trata. E aproveitar pra anunciar a Black Friday do Café Brasil.

| 10/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 794 – O Paradoxo da Tolerância

Eu acho que você concorda que para ter uma sociedade justa que aceite a diversidade, bem como a liberdade de expressão e opinião que venham com essa diversidade, devemos praticar a tolerância, não é? E “tolerância” é entendida como permitir ou aceitar as ações, ideias ou as pessoas com as quais discordamos, não é?  Pois é. Mas e as pessoas que não querem aceitar os outros de quem discordam? Devemos tolerá-las?

Esse é o Paradoxo da Tolerância.

| 03/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 793 – LíderCast Antônio Chaker

Hoje bato um papo com Antônio Chaker, que é o zootecnista, mestre em Produção Animal e que atua há mais de 20 anos em projetos de desenvolvimento de equipes e ampliação da gerenciabilidade e lucro em empresas agropecuárias.

| 27/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 792 – Solte o belo!

A beleza existe? Ou é só coisa da nossa cabeça? E se existe, qual a importância dela para nossa vida?

| 20/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 791 – Tempo Perdido

Você certamente já ouviu falar do Complexo de vira-latas, não é? Aquele conceito criado pelo escritor Nelson Rodrigues para definir uma das seleções brasileiras de futebol que, repleta de craques, sentia-se diminuída ao entrar em campo. Sempre se colocando como inferior diante dos adversários. Complexo de vira-latas é essa mania de considerar que nós, brasileiros, somos menos capazes, menos eficientes, menos importantes que as pessoas de outros países. Por que será, hein?

| 13/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 790 – Don´t be evil

Existe uma preocupação crescente sobre o nível de influência que as chamadas “big techs” estão exercendo sobre nossas vidas. A cada dia ficamos menos confortáveis com a perspectiva de ter alguém decidindo o que é bom para nós. Eu vou aproveitar um fato ocorrido quando o Google formou sua controladora Alphabet em 2015 e abandonou seu antigo lema, “Não seja mau”, para refletir sobre mudanças sutis que podem impactar totalmente nossas vidas. Vamos nessa?

| 06/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 789 – LíderCast Osvaldo Pimentel – Monetizze

Hoje bato um papo com Osvaldo Pimentel, CEO da plataforma de gestão e venda de produtos digitais Monetizze. Uma história fascinante de intra empreendedorismo, que mostra que, não importa sua origem, com obstinação é possível construir uma carreira admirável.

| 29/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 787 – Reações ao Cuzão

O Café Brasil anterior, o 786 – O Cuzão, rendeu, viu? Foi muito legal receber o retorno dos ouvintes, em quantidade e em qualidade, e aproveitei alguns deles para fazer o programa de hoje. Vamos ouvir o que vocês têm a dizer e fazer mais algumas reflexões.

| 15/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 786 – O cuzão.

Cara, como é complicada a vida de podcaster, bicho! A gente se mata produzindo conteúdo, não tem paz, não tem vida fácil, faz tudo com carinho, pesquisa coisas novas, não abre mão da qualidade do conteúdo, perde noites de sono imaginando como fazer para que podcasts sejam um modelo de negócios mantendo a dignidade e seguindo ao pé da letra nossos princípios. E constrói uma obra da qual dá pra se orgulhar, viu? Mas não dá pra agradar todo mundo.

| 08/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 785 – LíderCast Leandro Bueno

Hoje bato um papo muito interessante com Leandro Bueno, o contador. Leandro conta sua história como um típico empreendedor brasileiro, e com direito a um bônus final sobre contabilidade em tempos de internet. Se você se interessa pelo negócios digital, o Leandro sabe como fazer. Com você, mais um LídeCast

| 01/09/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 784 – Avatar

Se você está achando complicado lidar com influenciadores de carne e osso, não perde por esperar. Estão chegando as personalidades digitais…

| 25/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 783 – Integridade intelectual

Os tempos andam sombrios, pessoas estão negociando princípios e valores e parece que embarcamos numa debandada moral. Isso é preocupante. Foi assim que caíram os grandes impérios, cara… Decidi então revisitar o tema do Podcast Café Brasil 432 -Descendo do muro, que foi publicado em 2014, lá atrás, num Brasil que não existe mais.

O tema é absolutamente atual e necessário.

| 18/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 781 – Stalinismo tecnológico

Se você não é do ramo do marketing, da comunicação, da propaganda, há grande chance de não entender – ou até mesmo menosprezar – este programa. Não faz mal. Para mim, este episódio do Café Brasil tem a ver com algo que venho sentindo desde o final do milênio passado, e que se resume à presença já sufocante de uma frase:

– Qual é o payback, hein?

Em quanto tempo volta o dinheiro que investi?

E aí? Topa tudo por dinheiro?

| 04/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 779 – Grávida? Você está demitida!

Há quatro anos, uma amiga me relatou uma história vergonhosa. Ela descobriu inesperadamente que estava grávida logo depois de ter assinado um novo contrato de trabalho. Dias antes de iniciar na nova empresa, resolveu contrariar as orientações de muitos e abriu o jogo com a empresa antes de começar. Teve seu contrato (já assinado) rescindido. Passou duas semanas chorando em casa, sentindo-se a mais impotente das mulheres. Cara, nós estamos em 2021, e essas coisas ainda acontecem?

| 21/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 778 – Cringe: a maldição dos Millennials

Um novo termo entrou em evidência: o cringe. A tradução do inglês para português quer dizer “vergonhoso ou vergonhosa”. Ampliando o escopo, quer dizer “vergonha alheia”, e passou a ser o adjetivo pelo qual a geração Z está chamando a geração Millennials de cafonas… de Boko Moko!

| 14/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 777 – Polarização Política

Se você não vive em Plutão, já sacou como a polarização política tomou conta da sociedade, não é? Até remédio e tratamento médico agora tem lado! O resultado é uma frustração imensa dos cidadãos, que assistem um lado culpando o outro pelas mazelas da sociedade, provocando conflitos, ressentimentos, vinganças e puxadas de tapete por todo lado. E enquanto isso, o país não anda.
Mas como é que chegamos nesta situação?

| 07/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 776 – No mundo dos podcasts

Quem cria conteúdo sempre tem o desafio de monetizar o seu trabalho, e o mundo passa por uma transição de mídias. Não aprendemos ainda a usar as novas ferramentas, a monetizar corretamente, a explorar as oportunidades. Eu vou falar de podcasts e de propostas irresistíveis para influenciadores digitais. Vamos nessa?

| 30/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 775 – LíderCast Henrique Viana – Brasil Paralelo

Um papo muito interessante com Henrique Viana, um jovem gaúcho que em 2016 juntou-se a Lucas Ferrugem e Filipe Valerim para fundar a produtora Brasil Paralelo, que vem causando polêmica com seus documentários que abordam a história e temas de relevância social sob pontos de vista originais. E a história de empreendedorismo deles é sensacional. Vamos nessa hoje?

| 23/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 774 – Adversário x Inimigo

Publiquei um post em minha página do Facebook, dizendo assim: “Esclarecendo as regras para block nesta página: entrou aqui sujando postagens com coisas como “bolsonarista”, “genocida”, “gado” e outras demonstrações de estupidez, é block na hora. E junto vão os que curtirem o comentário. Hoje já foram quatro, um estúpido e três curtidores. O termo é “livramento”.

Cara! Pegou fogo! O post viralizou, provocou o block de mais uns vinte haters e centenas de comentários de pessoas dizendo que não suportam mais os ataques de ódio em redes sociais. Ódio em rede social. Vamos nessa hoje?

| 16/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 773 – Falando sobre nação – Revisitado

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos. E fazer com que um seja inimigo do outro. Que loucura, né? Pois é.

O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado em Janeiro de 2010, cara… 11 anos atrás.

| 09/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon

Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.

| 02/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri

Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, apaixonado pela atividade física equilibrada para a promoção da saúde.

| 26/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens

Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a sociedade dos céticos, e editor chefe da revista Skeptic, que se dedica a investigar alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. A Fundação Richard Dawkins pela Razão e Ciência publicou um vídeo com ele, chamado “Kit de Detecção de Bobagens”, com dez questões que você deve perguntar quando encontrar esse povo cheio de certezas que prega suas verdades por aí. A inspiração para o Kit foi, evidentemente, Carl Sagan e o vídeo já existe legendado no Youtube, vou colocar o link no roteiro deste programa em portalcafebrasil.com.br.

Este episódio é a adaptação do texto daquele vídeo.

| 19/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 769 – Paulo Gustavo e as 48 horas

Olha: eu tinha já começado a montar um programa sobre a regra das 48 horas quando, de repente, morreu o Paulo Gustavo. A princípio eu ia deixar passar batido, mas a reação foi tão grande que eu decidi misturar as duas coisas. Peguei um programa meio andado e trouxe alguns textos a respeito do Paulo Gustavo pra usar hoje aqui com você, tá bom? Então vamos lá?

| 12/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 768 – A Expedição Franklin

Como é que a gente age diante do desconhecido, hein? Bem, buscamos o conhecimento que temos e fazemos planos, não é? A partir de nossa vivência e das projeções futuras.  Mas a única coisa certa nesses planos, são as incertezas.  Portanto, a sensação de segurança que os planos trazem é falsa! Vou usar uma história inacreditável cara, pra contar como isso acontece.

| 05/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 767 – Sexo bom – Revisitado

Uma revisita a um programa de 2013 com um ponto de vista diferente de tudo que você já ouviu. Mas cuidado com a trilha sonora.

| 28/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 766 – LíderCast Ilona Becskeházy

E a educação brasileira, como é que vai, hein? Mal, não é? E não é de hoje. Para todo lado aparecem especialistas com a solução que jamais é implementada. O discurso é ótimo cara, mas o resultado é pífio. Pois eu fui buscar alguém que vem do universo corporativo, de um mundo focado na gestão e na eficiência, para contribuir com a solução para esse nosso carma. Neste episódio, mais um da série LíderCast, trago Ilona Becskeházy, ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, para discutir o assunto.

| 21/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 765 – Foxes and Fossils

Mais um Café Brasil musical, daqueles que eu adoro fazer. Descubro uma banda e apresento para você. Hoje é a turma do Foxes and Fossils, uma banda que nunca gravou um disco, que não fez turnês, que toca covers e… bom, escute os caras.

| 14/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 762 – LíderCast Alessandro Santana

Da mesma forma como o Youtube joga no colo da gente um monte de lixo, também joga pérolas. Tudo depende de como filtramos os conteúdos. E uma descoberta importante foi o Alessandro Santana, do Canal do Negão, um empreendedor que sai do mundo da sucata para se tornar uma referência entre os Youtubers. E para isso, ele usa duas ferramentas irresistíveis: a transparência e o bom senso. O papo de hoje é com ele.

| 24/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 761 – O viés nosso de cada dia

Você já ouviu falar em autoilusão? A forma como nós enganamos a nós mesmos, aceitando como verdadeiro aquilo que é falso? Existem diversas maneiras desse mecanismo agir em nosso inconsciente, tentando fazer com que as circunstâncias e os fatos sejam moldados conforme nossas crenças e desejos. E hoje vamos refletir a respeito.

| 17/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 759 – Karl Popper e os negacionistas

Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.

| 03/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti

Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o LíderCast uma dupla sertaneja que estivesse no auge da fama. E depois de um bom tempo tentando casar agendas, eis que surge a oportunidade de um bate-papo com o Ceésar Menotti, que em parceria com seu irmão Fabiano, compõe uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Como dois bons caipiras, Luciano E César mandaram ver num proseado bão, com direito a viola, coxinhas e muitos causos.

| 24/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 757 – O dono da firma

Vamos então a mais um programa que fala do empreendedor brasileiro. Mas que poderia ser mexicano, colombiano, uruguaio, espanhol ou norte americano. O problema é que aqui no Brasil, tudo parece mais difícil. Especialmente quando a gente decide ser o dono da firma. Além de se ferrar de verde e amarelo, ainda é ofendido e perseguido. Que dureza, cara… como é duro trabalhar….

| 17/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 756 – Netiqueta e as mulas digitais

Usar a internet de forma responsável, é isso que trata a netiqueta, o antídoto para as mulas digitais.

| 10/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 754 – LíderCast Amyr Klink

Para começar 2021 com o pé direito, trazemos Amyr Klink. Escritor, palestrante, empresário e navegador brasileiro que em 1984 realizou a façanha de cruzar o oceano Atlântico num barco a remo.  Há tempos eu planejava esta conversa, que foi extremamente nutritiva.

| 27/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 753 – A sala dos professores

Professor…professor…professor… houve um tempo em que o sonho de uma criança era ser professor. Mas a profissão foi perdendo o brilho com o passar dos anos, ultrapassada por atividades mais, digamos, glamorosas. Pois é. É uma pena, viu? Poucas atividades são tão nobres como a de um educador. Vamos dar um mergulho então dentro da sala dos professores, pelas mãos de um professor, pra ver o que acontece?

| 20/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 752 – Jam Session

Uma das coisas mais fascinantes é a demonstração de talento humano que surge em momentos inesperados, quando saímos fora do roteiro para improvisar. Tem gente que congela quando sai dos trilhos. Tem gente que improvisa brilhantemente. E tem gente que precisa do acaso, da incerteza, para liberar a criatividade. Que tipo desses é você, hein?

| 13/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 751 – A hipocrisia nossa de cada dia

Os norte-americanos têm um termo interessante: talk is cheap, que numa tradução livre quer dizer “falar é barato”. Sim, falar é a parte fácil, cara. Como é simples abrir a bocarra e soltar um absurdo qualquer, não é? O duro mesmo é falar e fazer o que se diz. Quando isso não acontece, lidamos com um conceito interessante. O da hipocrisia. Vamos nessa?

| 06/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 749 – Mais atrai mais.

Construímos sistemas cada vez mais complexos, desenhados para simplificar nossas vidas, mas que na verdade complicam. Nosso cérebro não se desenvolve na velocidade da tecnologia. É preciso simplificar.

| 23/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 748 – Paciência

Quando você estiver numa situação que gere impaciência, primeiro reconheça que você está impaciente, e não que você é impaciente. Estar é uma situação que pode ser mudada. Depois examine o contexto.

| 16/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil – A chamada

Meu conteúdo vale muito desde que seja de graça.

| 26/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 745 – Superhomem

O programa de hoje passa por igualdade de gêneros. E será a partir da obra de um de nossos maiores artistas: Gilberto Gil. Só que tem uma coisa, cara! Se você está contaminado pela política, se não gosta do Gil político, se só consegue enxergar as opiniões erradas que ele tem sobre como deve ser a sociedade, do pessoal com quem ele anda, cara! Olha: para por aqui tá? Neste episódio, estou interessado no poeta, no sujeito que teve a coragem de trazer a público, quase 50 anos atrás, um debate que hoje é considerado moderno.

| 25/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 743 – A inveja

Olha, tá pesado, viu? A cizânia plantada na sociedade nos últimos quarenta anos foi tão bem sucedida que um clima de perseguição se instalou em todas as áreas. Especialmente nas redes sociais. Pessoas estão sendo perseguidas por conta de seu posicionamento, não apenas político, mas sobre qualquer tema. E eu acho que grande parte disso é por conta de velha e perigosa…inveja.

| 11/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 742 – Além Mar

O Pedro Hipólito tem um podcast produzido de Portugal para o mundo. O foco é o universo profissional e ele me convidou para bater um papo sobre vida, trabalho, comunicação e muito mais. Foi bem legal e vou reproduzir hoje a nossa conversa.

| 04/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 741 – A cascata de disponibilidade

De quando em quando certos temas tomam a sociedade de assalto, pautando as discussões, dividindo opiniões e impactando nossas vidas. Alguns até mesmo provocando ações do Estado, com o surgimento de legislações e mudanças comportamentais. Sabe como isso tudo começa? Com uma Cascata de Disponibilidade.

| 28/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 740 – O tempo passou na janela

Você tem a impressão que a vida está passando acelerada? Que cada vez mais coisas estão acontecendo ao mesmo tempo? Que não vai conseguir ler todos os livros que deseja, visitar os lugares de sonho, fazer as loucuras que almeja? Bem, eu me sinto assim, sabe? O tempo passa….

| 21/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 739 – O deleite – Revisitado

Hoje tratamos da importância de divertir-se enquanto você executa suas obrigações. Mas mais que divertir-se, o segredo é deleitar-se. O tema do programa, uma revisita ao Café Brasil 20 lááááááá de 2007,  é o deleite, que quer dizer gozo íntimo e suave, prazer inteiro, pleno. E o deleite contagia!

| 14/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 738 – O encantador de Millennials

Todo mês, publicamos no Café Brasil Premium um Podsumário, sumário comentado de um livro que não foi lançado no Brasil. Este mês foi o livro Encantador de Millenials, que trata de choque de gerações, e explica o que é a geração que maior impacto tem na força de trabalho e de consumo mundial. A geração dos Millenials.

| 07/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 737 – A Lei de Murphy

Em 1949, o engenheiro aeroespacial Edward Aloysius Murphy, depois de descobrir que todos os eletrodos de um equipamento usado num experimento estavam mal conectados, disse que se algo pode dar errado, dará. Essa tese ficou conhecida como a Lei de Murphy, que muita gente acha que não tem comprovação científica. Mas como vivemos tempos de ciência, ciência, ciência, vamos ver como é isso. Com pouca ciência e muito bom humor.

| 30/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 736 – Coisas Sobre Você

A Bianca Oliveira é jornalista, apresentadora de televisão e agora, podcaster. Mora na Europa e, de lá, produz seu podcast Coisas sobre você. E ela me convidou para um bate-papo sobre carreira, vida e outros babados e… bem, vamos a ele hoje.

| 23/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 735 – Morrer de quê?

Fala a verdade, quem é que não se pegou pensando sobre o seu dia, hein? Quando sua existência chegar ao fim? No dia que você morrer? Então, não é um pensamento agradável, muita gente não gosta nem de pensar a respeito. Mas conforme a gente vai envelhecendo, essa reflexão aparece. Como é que vai ser quando chegar a minha hora, hein? Aliás, eu vou morrer de quê?

| 16/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 734 – Globalização e Globalismo

Olha, vira e mexe a gente ouve falar em globalização e globalismo, como se fossem a mesma coisa. Mas não são. Aliás, não poderiam ser mais diferentes, cara. No programa de hoje, vamos esclarecer a diferença.

| 09/09/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 732 – Os quatro Princípios da Objetividade

Que tempo de medos, não? Mas será um medo objetivo,hein? Aliás, você já reparou quantas vezes durante uma discussão alguém diz “seja mais objetivo”ou então “essa opinião é subjetiva”? Quando falam de objetividade e subjetividade as pessoas estão tentando diferenciar entre os que olham o mundo focando nos fatos e números relevantes, e os que deixam a relatividade e a intuição os influenciem. E isso impacta no medo que você vive.

| 26/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 731 – O Princípio de Pareto

O Princípio de Pareto demonstra que na maioria das vezes, as coisas da natureza ou feitas pelo homem são distribuídas na proporção de 80/20. Não é ciência, ciência, ciência, mas observação prática do cotidiano. E se você prestar um pouco de atenção, pode tirar muito proveito.

| 19/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 730 – Um massacre cultural revisitado

Você acha que a música popular brasileira acabou, hein? É? Quando? Então venha conosco nesta viagem pelas catacumbas do mercado fonográfico brasileiro. A gente vai tentar entender o que é que anda acontecendo.

| 12/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 729 – Cala Boca Zebedeu

Se você está feliz porque estão sendo caladas as vozes da patota que diz coisas com as quais você não concorda, é porquê não entendeu nada do que está acontecendo.

| 05/08/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 728 – Saindo do armário Político

Já se sentiu perseguido ou discriminado por conta de sua visão de mundo? Se sim, você está no armário político. É hora de sair fora.

| 29/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 727 – A nova Inquisição

Houve um tempo em que a censura vinha do Estado autoritário, quando era visível, clara e podia ser combatida. Mas isso mudou. Hoje a censura não vem necessariamente de cima. Vem dos lados. E de baixo. Calando vozes dissidentes, perseguindo quem pensa diferente e tentando eliminar da arena pública todos que não se comportarem conforme as regras definidas por uma elite. Isso não pode acabar bem.

| 22/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 725 – A revolução da mídia

Estamos protagonizando uma revolução nas mídias, com consequências imprevisíveis em nossas vidas. Mas depois de mais de meio século sendo pautados pelas mídias, ainda não nos demos conta do poder que está em nossas mãos. Ainda não nos demos conta da liberdade que está ao nosso alcance. E das nossas responsabilidades.

| 08/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 723 – O Paradoxo do Dadinho

Pois é… esta semana completo 64 anos de idade. Sessenta e quatro. Olhar pra trás e contemplar a jornada ainda não faz parte da minha rotina. Estou olhando pra frente, acelerando e tentando entender o que é essa coisa de “ficar velho”. Quem está mudando mais? O mundo ou eu?

| 24/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 722 – O Poder do Mau

Um Podcast Café Brasil com quase três horas de duração sobre o poder da negatividade sobre nossas vidas. Pois é. A gente fez porque o tema tem tudo a ver com essa sensação de medo, insegurança e de estar sendo feito de trouxa que você está sentindo nos últimos tempos. É a contribuição do Café Brasil para a construção das únicas ferramentas que nos restam para defender nossa liberdade: a informação como forma de melhorar nossa capacidade de julgamento e tomada de decisão.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 17/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 720 – Conversa com Ganime

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro Paulo Ganime, que já esteve comigo no LíderCast, criou um podcast onde recebe pessoas para falar sobre temas caros ao Brasil. Ganime é um dos mais ativos políticos da nova geração, uma cabeça excelente e que merece toda atenção de quem espera por uma renovação na política.

Bem, ele me convidou para o podcast Conversa com Ganime, para falar sobre comunicação nestes tempos bicudos. E eu fui…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 03/06/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 11 – Qual é seu propósito?

Eu acho que você já deve ter sido questionado sobre qual é o seu propósito, não é? Afinal de contas, você está no mundo pra quê, hein? Que coisa é essa de propósitos? Será que todo mundo tem que ter um, hein? E se eu não tiver um, o que que eu faço? Eu me mato é? Vamos nessa onda hoje.

| 23/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 718 – No lugar do outro

É nos momentos de tempestade, de crise, quando não há um horizonte visível, quando temos de lutar pela sobrevivência, que as pessoas revelam seu verdadeiro caráter. E essa pandemia chegou para arrancar máscaras, destruir reputações, revelar os pés de barro de alguns santos e, acima de tudo, apontar nossas falhas e carências.

Mas em meio a esse terror, pessoas das mais diversas áreas surgem com atitudes fora da curva. São pessoas que cumprem suas funções, mas que têm aquele algo mais que as coloca numa categoria especial.

Vamos falar um pouco sobre elas hoje

| 20/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 717- Tequinologia do abraço – Revisitado

O que seria de nós se não fossem nossos amigos, hein? Que coisa interessante é esse sentimento que une as pessoas: a amizade, não é?

Olha! Vou revisitar um episódio lá de 2010,pra refletir sobre amigos e amizades. Nesse momento aqui de pandemia, de quarentena e de procurar um conforto cara, ter um amigo é tudo que a gente quer, não é?

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 13/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 7 – Pinxado no Muro 2

O programa de hoje chama-se Pinxado no Muro 2. E a continuação do Pinxado no Muro 1, e é surpreendente pela forma como a história se desenvolveu.

| 12/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 06 – Pinxado no Muro 1

O programa de hoje chama-se Pinxado no Muro. E o legal, é um programa que foi elaborado a partir de uma carta de uma ouvinte que tinha 12 anos de idade, cara… 12 anos… Imagina!
Este programa rendeu uma segunda parte, que você não perde por esperar.

| 10/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 04 – A Caverna de Todos Nós

O altruísmo é silencioso, o que faz barulho é o ego.

| 05/05/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 02 – Um Dia Útil

Pra você, o que é um dia útil?

| 30/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 715 – Cafezinho Live com Dado Schneider

O Cafezinho Live é o espaço que eu criei, onde eu recebi Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, hoje Dado Schneider, na próxima semana Adalberto Piotto, meus caros amigos, para gente discutir o que é que vem pela frente. Todas as lives foram transformadas num episódio do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, elas estão na minha página, no meu canal do Youtube que é o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quinta live, meu amigo Dado Schneider trocou algumas ideias sobre a perplexidade nesses dias de mudança absoluta.

O Dado é um dos mais ativos palestrantes brasileiros. Tem uma história de trabalho na área da propaganda e comunicação e uma visão irreverente e cabeça muita aberta para o mundo.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 29/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil Especial – Heróis da Saúde 01 – God Save The Queen

A história da banda que fez a trilha sonora de nossas vidas: o Queen. Prepare-se para se emocionar de verdade.

| 28/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 714 – Cafezinho Live com Murilo Gun

O Cafezinho Live é aquele espaço que eu dediquei areceber Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, Dado Schneider e Adalberto Piotto, na primeira temporada. São meus caros amigos, e a gente discutiu um pouco de economia, vendas em tempo de quarentena, política, criatividade e comunicação. Todas as lives estão sendo transformadas num episódio do Café Brasil.

Se você quiser assisti-las, estão  no meu canal no Youtube. É o bit.ly/lucianonoyoutube.

Na quarta live, meu amigo Murilo Gun nos ajudou a pensar um pouco nos cenários desconhecidos de mudança. Esses cenários que nos rodeiam agora.

O Gun é um mestre da criatividade, alguém que a vida toda se reinventou e que há tempos busca uma relação menos materialista,  mais espiritual com o mundo que nos cerca. Ele tem umas lições pra dar, viu?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 22/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 713 – Cafezinho Live com Bruno Garschagen

Na terceira live da Temporada 1 do Cafezinho Live, meu amigo Bruno Garschagen, nos ajudou a discutir sobre política nestes tempos de pandemia.

O Bruno é mestre em Ciência Política e Relações Internacionais, professor de Ciência Política, escritor, autor do best-seller Pare de Acreditar no Governo e do livro Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil. Também é colunista em diversos sites e comentarista em programas de rádio. E acima de tudo, é um lorde…

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 15/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 712 – Cafezinho Live – Ricardo Jordão Magalhães

O Cafezinho Live é o espaço para receber Gustavo Cerbasi, Ricardo Jordão Magalhães, Bruno Garschagen, Murilo Gun, Dado Schneider e Adalberto Piotto, meus caros amigos, para discutir economia, vendas em tempos de quarentena, política, criatividade e comunicação. Todas as lives serão transformadas em episódios do Café Brasil, mas se você quiser assisti-las, acesse cafezinho.live e inscreva-se. Ou então acesse direto se já passaram as gravações, tá?

Na segunda Live, foi a vez do Ricardo Jordão Magalhães, que eu chamo de um anarquista corporativo. É o cara do Biz Revolution e do Epicentro, que não deixa pedra sobre pedra com sua franqueza. Vamos ao papo, hein?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 08/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 711 – Cafezinho Live – Gustavo Cerbasi

O mundo está mergulhado num cenário de perplexidade, cheio de gente chutando seus achismos, com a imprensa fazendo um terrorismo diário e construindo um clima de pânico que, se por um lado deixa a maioria das pessoas mais prudentes, por outro, dificulta muito mais nossa passagem pela crise. E nós aqui não queremos fazer parte do coro dos apocalípticos.

Por isso, lancei na semana passada o projeto CAFEZINHOLIVE, convidando 6 amigos para conversar sobre: olha, o mundo tá uma confusão, as perspectivas são sombrias, mas e daí? O que fazer para passar pela crise?

Nos queremos fazer parte da solução. E hoje você ouvirá o áudio do primeiro Cafezinho Live, que teve Gustavo Cerbasi.

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 01/04/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 710 – Todo mundo junto

Cara… que tempo louco estamos vivendo, não é? E no meio de uma porção de canalhas que estão tentando tirar proveito, tá cheio de gente do bem, preocupada, angustiada… então em vez de fazer um programa falando das coisas ruins que esfregam diariamente na nossa cara, eu resolvi fazer um Café Brasil diferente.

Mas quem vai fazer este programa… não somos só nos aqui..

| 25/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 709 – Sobre perguntas

O Sandro Magaldi e o José Salibi Neto são dois educadores muito experientes no mundo dos negócios, que têm lançado alguns livros muito interessantes, como o GESTÃO DO AMANHÃ, O NOVO CÓDIGO DA CULTURA e O QUE AS ESCOLAS DE NEGÓCIOS NÃO ENSINAM.

Para esse último livro eles bolaram uma série de talk shows que complementa o conteúdo. Chamaram diversos profissionais para abordar temas tratados no livro. Coube a mim falar sobre a importância das perguntas.

Vem com a gente.

| 17/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 707 – O benefício da dúvida – Revisitado

O programa de hoje é a revisita a um episódio publicado láááááá em 2011, num outro Brasil. Mas que permanece muito, mas muito atual. Vamos falar dos donos da verdade, aquela turma que tem opinião sobre tudo e que se convence que suas opiniões são incontestáveis.

Você conhece gente assim?

| 04/03/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 706 – Humildade Intelectual

E aí? Você também está de saco cheio de gente que “se acha” superior, hein? Que tripudia sobre os outros por achar que tem um status mais alto? Já ouviu falar em humildade intelectual? Um atributo que muitas vezes esquecemos e que é uma baita ferramenta para ajudar a viver uma vida que valha a pena? Venha refletir com a gente.

| 26/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 705 – Empreendedor: Meu malvado favorito

Meu, como tem empreendedor no Brasil, não é? Parece que é o sonho de todo mundo: ser o dono da firma, não prestar contas pra ninguém, entrar na hora que quer, sair quando quer, tirar férias quando quiser, ganhar muito bem e explorar os funcionários. Que tal, hein? Você se reconheceu nessa descrição? Não?

Hummm… tem que ver isso…

| 19/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 704 – 45 Minutos do Primeiro Tempo

Patrick Santos é um jornalista que tem uma trajetória importante no rádio brasileiro. Em 2019 ele lançou um livro e na sequência começou a produzir o podcast 45 Minutos do Primeiro Tempo na rádio Jovem Pan. E me convidou para um bate -papo.

Vamos nessa?

| 12/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 703 – Fogo no Hall

Já fizemos diversos programas tratando da liberdade de expressão, o suficiente para perceber que a sociedade está caminhando para uma posição muito estranha sobre o assunto. Ela quer a liberdade, desde que seja relativa. Vamos ver…

| 05/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 702 – Saindo da Bolha

O Saindo da Bolha se anuncia como um podcast para quem quer escapar da visão simplista sobre política e costumes que a imprensa nacional apresenta (ou não) sobre outros países. É produzido e apresentado por Tom Sarti, um profissional experiente dedicado à comunicação digital desde que a comunicação se tornou digital, e que decidiu botar a boca no mundo para jogar luz na escuridão. E convidaram Luciano Pires para uma conversa onde o assunto principal foi a liberdade de expressão e os contratempos que temos com o excesso de “politicamente correto”… o que tem levado muitas pessoas a entrarem em conflito, pelas piores razões possíveis.

Vamos a ele?

| 29/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 701 – Sorte

E aí? Você se considera uma pessoa sortuda ou azarada? Aliás, sucesso tem a ver com sorte ou com talento? Com os dois? E quanto de cada um?
Que perguntas… Bem, chegou a hora de falar sobre sorte.

| 21/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 699- Um brasileiro

Como sabemos que muitos ouvintes do Café Brasil não ouvem o LíderCast, vamos reproduzir hoje uma conversa que tivemos num episódio daquele nosso outro podcast, que muita gente considera o mais importante LíderCast já gravado até hoje.
Trata-se de uma loooonga conversa com um brasileiro daqueles que não se faz mais.
Ozires Silva.

| 08/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 698 – A Mente Moralista

Somos criaturas profundamente intuitivas cujas sensações guiam nosso raciocínio estratégico. Isso torna difícil – mas não impossível – fazer a conexão com quem vive sob outras matrizes morais, geralmente construídas a partir de diferentes configurações dos módulos morais disponíveis.

O programa de hoje é um daqueles especiais nos quais abro para os não assinantes, um conteúdo exclusivo do Café Brasil Premium.
Vamos com o PodSumário A mente moralista, feito a partir do livro homônimo escrito por Jonathan Haidt.

| 01/01/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 697 – O isentão

Quando você não tem político de estimação é muito bom ser isento. Fez algo errado, não importa o partido, pau nele. Fez certo, não importa o partido, parabéns para ele. Isso é ser isento.

Já “isentão” é um xingamento. Vamos tentar entender do que se trata?

| 25/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 695 – Fake news, mentira e crime

Seguindo a série sobre influenciadores e manipuladores, no programa de hoje vou falar sobre como algumas pessoas estão manipulando o debate em torno das Fake News para obter o que desejam: a proibição de que quem pensa diferente tenha liberdade para manifestar-se nas mídias sociais.

| 11/12/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 693 – O influencer e o manipulator

Existe uma disciplina chamada Psicologia Social, que é o estudo científico sobre como pensamos, influenciamos e nos relacionamentos uns com os outros. Ela nos ensina sobre a influência que outras pessoas exercem sobre nós. E sobre manipulação. É nessa praia que vamos hoje.

| 27/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 692 – Jabustiça

Justiça… onde é que a gente encontra a justiça? Nos tribunais? Nas leis? Na Constituição? Pelo que estamos assistindo, os sistemas sociais desenhados para nos garantir Justiça parece que não estão funcionando adequadamente. Nossa Justiça anda como um Jabuti. É a Jabustiça.
Mas afinal de contas, Justiça lenta, é Justiça? E por que tão lenta?

| 20/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 691 – Os agilistas

Conversei com o Marcelo Szuster no LíderCast 175, um papo muito interessante, que acabou se desdobrando. O Marcelo trouxe a sua empresa, a DTI Digital, para patrocinar o Café Brasil e eles me convidaram para ir a Belo Horizonte participar de uma edição do podcast Os Agilistas, que é muito bom. Focado em negócios, Os Agilistas trata dos valores em torno da agilidade, abrindo espaço para diversas abordagens. No meu caso, eles queriam falar do livro Antifrágil, que eu sumarizei no Café Brasil Premium.

Até começamos falando disso, cara, mas o papo com o Marcelo, o João e a Denise, acabou indo para muitos lados.

| 13/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 690 – Vale quanto?

Cara, você aceita pagar pelo ingresso de um show a metade do salário mensal de um professor ou policial militar? Ou 9 mil reais por um iPhone? Por que tem tanta gente ganhando tanto quando tantos outros ganham tão pouco? O que é que faz alguém ou algo valer mais ou menos?

| 06/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 689 – A Missão

De quando em quando publicamos no Café Brasil a íntegra de algum bate-papo que realizamos no LíderCast. Fazemos isso sempre que encontramos conversas tão inspiradoras que precisam ser ouvidas por mais gente.  É o caso do programa de hoje, com Henrique Prata, que está à frente do Hospital de Amor de Barretos.

Que história inspiradora… que missão.

| 30/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 688 – Doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um ato de generosidade, é o supremo desprendimento de dar uma parte de si para que outra pessoa viva. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.

Doar órgãos é doar vida.

| 23/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 687 – A herança maldita

Uma apresentação, com números, do descompromisso, a desonestidade e falta de responsabilidade dos que pintam o futuro de azul e têm respostas prontas para tudo.

| 16/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 686 – O Meu Everest

Em 2001 eu fiz talvez a maior viagem da minha vida. Caminhei pela cordilheira do Himalaia até o Campo Base do Everest, aos pés da maior montanha do mundo. E aquela foi uma viagem transformadora, que agora você poderá conhecer. Ao vivo.

| 09/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 685 – Entrevista no Ranking dos Políticos

O Ranking dos Políticos é uma iniciativa civil para avaliação da performance das pessoas que escolhemos para nos representar lá em Brasília. E eles me convidaram para um bate-papo. É o que você ouvirá neste programa.

| 02/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 684 – Susceptibilidade à negatividade

Você está na boa, trabalhando ou fazendo suas coisas, quando alguém lhe dá uma palavra crítica. Abaixa então aquela sensação negativa. E pronto, cara! Seu dia acabou. Isso pode ser chamado de “susceptibilidade à negatividade”. E vamos nessa praia hoje.

| 25/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 683 – O peixe

E aí, hein? Dar o peixe ou ensinar a pescar? Será que se você ensinar a pescar, as pessoas magicamente vão mudar? Ou é preciso ir um pouco mais longe? Olha, a mudança aparece quem a quer. E é nessa praia que vamos hoje.

Posso entrar?

| 18/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 682 – LíderCast 13

É isso que é o LíderCast. Uma homenagem a quem trabalha, para si, para outros, para progredir. Não importa se de direita, de esquerda ou de centro. O LíderCast é Liderança e empreendedorismo na veia.

| 11/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 680 – Nova Previdência 2

A Nova previdência é o primeiro passo para colocar o Brasil nos trilhos. E como toda grande mudança, traz dúvidas, desconforto e medo. Mas também esclarecimentos. Por isso voltei ao Ministério da Economia em Brasília para conversar novamente com Bruno Bianco, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho.
Vamos atualizar as informações…

| 28/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 679 – Será que acordamos?

Adalberto Piotto apresenta o programa Cenário Econômico na TV Brasil, e convidou Luciano Pires para conversar sobre a participação popular na discussão dos temas brasileiros.
Será que finalmente acordamos a ponto de tomar conta do Brasil? Ou estamos fadados a chorar sobre o leite derramado?

| 21/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 678 – Dominando a Civilidade

Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!

É nessa praia que vamos hoje

| 14/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 674 – Balde de Caranguejos

O termo “mentalidade de caranguejo” é utilizado em sociologia como uma metáfora para aquela pessoa que, ao ver alguém progredindo, melhorando de vida ou fazendo algo bom, faz de tudo para impedir que a pessoa seja bem-sucedida. É a mentalidade de “se eu não consigo, você também não pode conseguir”, que ganhou maior dimensão neste ambiente político mundial que aposta na divisão da sociedade em classes.

Vivemos num balde de caranguejos

| 17/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 673 – LíderCast 12

Mais uma temporada do LíderCast, agora é a 12. Mais um elenco de primeira linha, com histórias da vida real, de vitórias, fracassos, medos e coragem. Tudo aquilo que a gente encontra no dia a dia, com aquela pegada que você só encontra no LiderCast. Hoje apresentamos o elenco.

| 10/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 671 – Antifrágil

Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, um daqueles raros livros que, quando surgem, causam um impacto capaz de mudar a visão de mundo de muitas pessoas. Além disso, foi um livro muito solicitado por assinantes do Café Brasil Premium, e me proporcionou a oportunidade para uma releitura. No fim, como sempre, quem mais sai ganhando sou eu. Neste Café Brasil especial, muito oportuno para o momento que vivemos, você vai receber a íntegra do Podsumário Antifrágil.

| 26/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 670 – A nova Previdência

No dia 12 de Junho fomos à Brasília e, no Ministério da Economia pudemos conversar livremente com uma das vozes da Nova Previdência. E que voz. Conversamos com o Bruno Bianco Leal, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho. Bruno é um dos arquitetos da Nova Previdência.

| 19/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 669 – Fora da Caixa 2

Você não precisa inventar a lâmpada para ser original. Dá para ser original combinando ideias já existentes e expressando a sua verdade. E a única coisa que você perde no esforço de ser criativo e original é… o esforço. Que pode trazer recompensas inimagináveis, se der certo.

Posso entrar?

| 12/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 668 – Fora da caixa

Não é fácil hoje em dia ter uma ideia original, defender algo que não faz parte da pauta da maioria. É muito fácil ser engolido pela normose e perder nossa individualidade, repetindo o que todo mundo faz, porque todo mundo faz, porque todo mundo faz. Não é fácil ser o centro dos olhares, o polo de atração dos haters, aquela gente que não suporta quem pensa diferente. Não é fácil ser…original.

Vamos nessa hoje.

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.

Posso entrar?

| 05/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 667 – Ajuda, por favor

Toda mudança implica em incomodação. Se não incomoda, não tem mudança. E a incomodação é tão maior quanto mais fundo se mexe.

Nas últimas eleições, ganhou um candidato com um discurso de mudança. E assim que tomou posse e começou a mexer nas estruturas, foi parecido com um daqueles filmes de monstro, não lembro de o Godzilla, quando algum personagem começa a cutucar o chão até perceber que estava em cima do monstro, que então acorda e começa a se mover, tentando expulsar quem o incomodava. E quanto mais o incomodador insistia, mais nervoso o monstro ficava…
Esse é o Brasil. Você pode escolher se quer colocar sua energia a serviço da mudança ou então para parar as mudanças.

| 29/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 665 – O Vale

A trilha para o sucesso envolve trabalho duro e dedicação, além de um pouco de sorte. Mas a verdadeira chave para o sucesso é saber quando parar, quando desistir de um projeto. No programa de hoje reproduzo o PodSumário do livro The Dip, de Seth Godin, onde ele diz que os vencedores são os que sabem quando desistir rapidamente, frequentemente e sem sentimento de culpa, até que serem capazes de vencer o obstáculo certo.

| 15/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 664 – Sobre lagartas e borboletas

Cara, como mudar é difícil… perder peso…manter forma física… para alguns, parar de fumar… parar de roer unha, de dormir tarde… de comer muito! Mudanças são difíceis porque nossos hábitos estão profundamente enraizados e alguns atributos de nossa personalidade são simplesmente imutáveis. Bem, mas se não dá pra mudar, dá pra dar uma alteradinha? Consigo deixar de ser lagarta pra ser borboleta? Talvez. Mas cuidado com gente que diz que tem a fórmula e sai por aí cagando regra.

| 08/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 663 – A crisálida

A maturidade entende que existe a escuridão no mundo, mas que não precisamos viver nela. Podemos acender a luz e oferece-la para os outros.

| 01/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 661 – A teoria do valor subjetivo

O mercado é o resultado da interação entre milhões de pessoas. Acontece em qualquer lugar onde existir liberdade.

| 17/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 660 – Na esquina da sua casa

Não espere que o Estado se preocupe com o indivíduo. O Estado age pensando em grupos, no atacado, sem coração, sem empatia. É você quem pode causar um impacto imediato, poderoso e duradouro agindo na esquina da sua casa. Entendeu? Na esquina da sua casa.

| 10/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 659 – Empreendedorismo no Palco

Muitos anos atrás, acho que uns 20, fui convidado para participar de um programa matinal de televisão. Um daqueles programas femininos, onde eu falaria sobre liderança. Chegando lá eu soube que dividiria o espaço com uma pessoa que eu não conhecia, que me foi apresentado como um palestrante. O programa rodou normalmente, respondi às perguntas sobre o mundo dos negócios. Quando chegou a vez do meu parceiro de entrevistas, o sujeito se modificou. Foi como se uma entidade tivesse baixado nele. Mudou o tom de voz, começou a discursar um texto evidentemente decorado, com o tom da voz acima do normal e uma postura de agressividade que chamava atenção.
De repente, ele se põe em pé e vai realizar a dinâmica da madeira. Aquela em que pega uma placa de madeira para alguém quebrar com a mão. Você já deve ter visto… Ele fez isso com um dos ajudantes da apresentadora.
Quando o rapaz quebrou a placa, o sujeito começou a gritar:
“Viu só? Você pode! Você tem a força! Você pode conseguir o que quiser…”
Meu, que vergonha, cara… Será que é só querer pra fazer?
Bom dia, boa tarde, boa noite. Você está no Café Brasil e eu sou o Luciano Pires.
Posso entrar?

| 03/04/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 658 – Chá com a gente

Este programa reproduz a edição especial do Podcast Chá Com a Gente, produzido na Panela Produtora, com a participação de Filipe Trielli, Carlos Eduardo de Freitas com Flavio Morgenstern e Luciano Pires como convidados. A ideia era falar das novas formas de comunicação independente que surgiram nos últimos anos, mas o papo cresceu e acabamos falando daquilo que é a razão de ser com Chá Com a Gente, a discussão da alta, média e baixa cultura… sobretudo baixa.

| 27/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 657 – Brumadinho e a Challenger

A tragédia da explosão da Challenger em 1986 marcou toda uma geração. E o que fez daquela tragédia algo ainda mais aterrorizante é que ela poderia ter sido evitada. Assim como Brumadinho.

| 20/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 654 – Sarau Café Brasil III

Realizamos mais uma edição do Café Brasil Premium, desta vez recebendo a agora deputada Janaína Paschoal para conversar um pouco sobre as coisas novas que precisam ser feitas para começar a colocar o país nos eixos. Neste programa, o áudio do Sarau.
Posso entrar?

| 27/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 653 – LíderCast 11

Mais uma temporada do LíderCast. Esta aqui é a décima primeira! Desta vez são 16 episódios, mais de 24 horas de conteúdo sobre empreendedorismo e liderança, com quem coloca a mão na massa. Prepare-se para conhecer o elenco.
Posso entrar?

| 20/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 652 – A realidade real

Vivemos um tempo no qual muita gente tem dificuldades de decidir o que é real e permanece com a sensação de que está sendo manipulada. Uma tentativa de compreender a realidade é conhecer três esferas: a esfera política, a moral e a criminal. Duas estão por aí… a outra está dentro de sua cabeça.
Posso entrar?

| 13/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 651 – Era uma vez…

A melhor forma de ensinar política para crianças – e adultos que são crianças crescidas – é contando histórias. E o mestre em contar essas histórias era Rubem Alves. Então senta que lá vem história… Este programa reaproveita alguns textos que usei em programas muuuuuuuuito antigos…

Posso entrar?

| 06/02/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 650 – A Espiral do Silêncio

Temos um sexto sentido para perceber a tendência da opinião pública; morremos de medo de sermos isolados socialmente e quando achamos que nossa opinião está na contramão da opinião pública, perdemos a vontade e a coragem de expressá-la em público. Bote aí uma pitada de histeria e pronto! Caímos na Espiral do Silêncio.

| 30/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 649 – Quando eu tiver 64

Fui dar uma olhada nos comentários dos ouvintes do Café Brasil pelo aplicativo do iPhone e me deparei com manifestações de 12, 10, 8 anos atrás! Que paulada! Alguém que tinha 18 anos quando começou a ouvir o programa 12 anos atrás hoje tem 30! É alguém diferente. Será que é a pessoa que queria ser 12 anos atrás? Mais uma vez o tempo pra explodir nossas cabeças…
Posso entrar?

| 23/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 648 – Ethos, Logos, Pathos e o Diálogo Aberto

Neste cenário onde até “bom dia” leva patada, o que é que podemos fazer para conseguir conviver com quem pensa diferente? Tratar na porrada? Bem, alguns merecem… mas com outros dá pra tentar o diálogo aberto.

Posso entrar?

| 15/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 647 – Father Hunger

Quanta gente perdida e desorientada, quanta carência, quanta falta de autoridade e de liderança… Olha, não sei você, mas acho que grande parte dos problemas que hoje enfrentamos é por falta de pais. Sim, pai, o cara que, junto com sua mãe, fez você.
Posso entrar?

| 09/01/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 645 – O Brasil e a demanda por dar certo

Estamos em período de mudanças ou apenas nos preparando para mais uma grande brochada? Há motivos para ficar otimista? Ou melhor mesmo é continuar pessimista? Afinal de contas, ser pessimista é ser mais inteligente?
Posso entrar?

| 26/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 643 – Dominando a Civilidade

Vivemos uma epidemia de incivilidade que silenciosamente toma conta das pessoas, organizações e nossa economia. Desrespeito, falta de sensibilidade e comportamentos rudes estão presentes, fazendo com que, mesmo quem quer performar bem, não consiga. Além da questão moral, a incivilidade reduz lucros!
Posso entrar?

| 12/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 642 – A caverna de todos nós

Olhe em volta, quanta gente precisando de ajuda, quanta gente fazendo acontecer, quanta gente gritando, quanta gente orando, quanta gente doando, quanta gente precisando. Sim, existe gente pra tudo, altruístas, generosos, invejosos, egoístas… cabe a nós escolher como vamos agir para aliviar as dores do mundo.
Posso entrar?

| 05/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 641 – O delito de ser livre

Na ofensiva contra a liberdade, fica cada vez mais difícil viver nos termos da Constituição, segundo a qual todo brasileiro, respeitada a lei, tem o direito de se conduzir como prefere. O programa de hoje é feito com base num artigo do jornalista J.R. Guzzo
Posso entrar?

| 28/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 640 – O monumento à incompetência

É muito fácil e confortável examinar o passado com os olhos do presente. E quando fazemos isso, apenas demonstramos ignorância e arrogância. E falta de respeito.
Posso entrar?

| 21/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 639 – Chega de falar de política

Diversos ouvintes mandam mensagens pedindo para que eu pare de falar de política, que querem de volta o Café Brasil que fala de música e de temas mais leves. Tá bom, então eu paro, vai.
Posso entrar?

| 14/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 638 – O efeito Dunning-Kruger

Cara, eu fico besta com a quantidade de gente que evidentemente não sabe das coisas, sai dando pitaco sobre as coisas. Todo mundo tem certezas e com as mídias sociais o que mais tem é gente dando pitaco. Isso não seria problema se essa gente não sofresse do efeito Dunning-Kruger, que ajuda a entender esta zona na qual nos encontramos.
Posso entrar?

| 07/11/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 637 – LíderCast 10

Olha só, chegamos na décima temporada do LíderCast. Com isso, já são quase 140 episódios tratando de liderança e empreendedorismo com gente que faz acontecer. No programa de hoje eu apresento o elenco, cara!

| 31/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 636 – As duas éticas da eleição

Gravei um LíderCast da Temporada 11, que só vai ao ar em Janeiro de 2019, mas o papo acabou enveredando pelas eleições e vou aproveitar um trecho neste Café Brasil. O convidado foi Carlos Nepomuceno, e sua argumentação é brilhante.

| 24/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 635 – De onde surgiu Bolsonaro?

O pau tá quebrando, a eleição ainda indefinida e nunca se viu tanta gente em conflito. E conflito consigo mesmo e com outros! No meio do tiroteio, sem ironia, um personagem: Jair Bolsonaro. É hora de procurar saber de onde veio essa figura. Este programa eu dedico a meus amigos e ouvintes da esquerda.

Posso entrar?

| 17/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 634 – Me chama de corrupto, porra!

Cara, que doideira é essa onda Bolsonaro que, se você elogia, apanha, se critica apanha, se fica em cima do muro, também apanha? E que quebra a perna de especialistas, institutos de pesquisas, jornalistas, políticos e cientistas sociais? De onde vem isso? E por que agora?

Posso entrar?

| 10/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 633 – Ballascast

O Marcio Ballas, que é palhaço profissional, me convidou para participar de seu podcast. E batemos um excelente papo sobre…podcasts. A primeira parte eu vou reproduzir no programa de hoje. Eu posso entrar?

| 03/10/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 632 – A era da inveja

Uma pesquisa de 2016 sobre comportamento humano mostrou que dos quatro mais predominantes traços de nossa personalidade, o Pessimismo, o Otimismo, a Inveja e a Confiança, a Inveja é a mais importante. Ah, mas eu não sou invejoso! Hummmm…. tem de ver isso…
Posso entrar?

| 26/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 631 – O valor de seu voto – Revisitado

Mais discussão de ano de eleição: afinal o que é o voto? E o voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? Vamos pensar a respeito disso no programa de hoje, que é a releitura de um episódio que foi ao ar em 2014.

| 19/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 630 – Outra Guerreira – Simone Mozilli

Este é outro Café Brasil que reproduz na íntegra um episódio do LíderCast. Por que faço isso? Porque existem histórias que precisam ser compartilhadas. Porque em meio a essa baixaria do dia a dia, quando somos bombardeados por bandidos, hipócritas, estúpidos e maus, histórias como a da Simone nos ajudam a ter esperança.

| 12/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 629 – Gramsci e os Cadernos do Cárcere

Essa aparente doideira que aí está não é doideira. É método. Hoje vamos conhecer Antonio Gramsci, cuja obra genial ajudou a chegar na situação em que nos encontramos. Cuidado com o disjuntor aí…

Posso entrar?

| 05/09/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 628 – O olhar de pânico

Aí você para, cansado, desmotivado, olha em volta e se pergunta, meu: o que é que eu tô fazendo aqui? Pois é… sem um sentido, pra que tanta luta, tanto esforço, hein? Esse é um programa montado a partir dos depoimentos de dois ouvintes. E o tema é o sentido da vida. Posso entrar?

| 29/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 627 – Os donos da liberdade

Estamos em meio a uma das maiores mudanças da história da humanidade, com aquilo que costumamos chamar de “mídia” sofrendo uma mutação expressiva, sem que saibamos para que lado vai. De onde vem a informação que você consome? Quem é que decide o que você consome? O que você produz? Ah, é você? E quem distribui? Opa! Deletaram seu post, sua página?

Posso entrar?

| 22/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 625 – João Amoêdo

Continuando a conversa com candidatos a Presidente nas próximas eleições, hoje é a vez de João Amoêdo, do Partido Novo. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. Antes de começar o show, um recado: a transcrição desta […]

| 08/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 624 – Paulo Rabello de Castro

Na medida do possível, estamos conversando com candidatos a Presidente nos episódios do LíderCast. Vamos republicar essas conversas aqui no Café Brasil, é uma prestação de serviços necessária. Hoje é o primeiro, Paulo Rabello de Castro.

| 01/08/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 623 – A lógica da adequação

O tema de hoje é negociação, partindo da famosa análise custo x benefício, que está no centro de nossos processos de tomada de decisão. Vamos propor, neste programa, que você enriqueça essa análise usando a Lógica da Adequação.

| 25/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 622 – O Esfíncter Intelectual

Existe gente que não controla seu esfíncter intelectual e despeja fezes, urina e gases fétidos por todos os lados: pela fala, pelos olhos, pelo rosto, pelas mãos, pelas pernas. E existe gente que não controla seu esfíncter intelectual e permite que todo tipo de lixo entre em sua mente.

Posso entrar?

| 18/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 621 – Orgulho de Ser Brasileiro

Em junho de 2018 realizamos o II Sarau Café Brasil, desta vez convidando o jornalista e cineasta Adalberto Piotto para exibir o seu filme Orgulho de ser brasileiro e, na sequência, participar de um bate-papo com a plateia. No programa de hoje reproduzimos a gravação do evento. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, […]

| 11/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 620 – Democracia, tolerância e censura

“Se começarmos a cercar com paredes aquilo que alguns de nós julgam como sendo obsceno, acordaremos um dia e perceberemos que surgiram paredes em lugares que jamais esperaríamos que surgissem. E aí não poderemos ver ou fazer nada. E isto não é liberdade”.
Este programa é uma releitura do Café Brasil 264 – Democracia e censura, publicado originalmente em 2011.

| 04/07/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 619 – LíderCast 9

Neste programa apresentamos os convidados da Temporada 9 do LíderCast, que acaba de ser lançada. Serão 13 programas somando quase 20 horas de conteúdo sobre liderança e empreendedorismo. Na veia.

| 27/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 616 – Na média

Num ambiente construído para que as pessoas fiquem “na média”, o resultado será esse mesmo: gente média, conformada com o médio. E, pior, com inveja dos que parecerem acima da média.

| 06/06/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 615 – Fake News? Procure o viés

Nova Iorque, madrugada de março de 1964. No bairro do Queens, a mais ou menos 20 minutos de trem de Manhattan, uma moça de 28 anos chamada Kitty Genovese, voltava do trabalho caminhando para casa pela rua escura. De repente, um homem salta sobre ela e a esfaqueia nas costas. Genovese grita! O ataque acontece num intervalo de 30 minutos e 38 testemunhas moradoras do prédio em frente ouviram, mas ninguém apareceu para ajudar. O impacto daquele caso provocou profundas mudanças na sociedade norte-americana, com o surgimento do serviço de chamados de emergência 911, serviços de prevenção a estupros e socorro às vítimas, grupos de ajuda, serviços de monitoramento em bairros e uma discussão gigantesca sobre comportamento humano. centenas de livros, artigos de jornais, revistas….

Mas… e se a história for falsa?

| 30/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 614 – Limão ou limonada

No começo dos anos 1970 apareceu um termo que anos mais tarde ganhou espaço nas teorias de gestão e pegou: resiliência. Posso entrar?

| 23/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 613 – Biologia política

E aí? Você é de direita ou de esquerda? Se incomoda com este podcast que traz ideias com as quais você não concorda? Tá querendo parar de ouvir, é? Hummmm….tem que ver isso….

| 16/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 612 – O Efeito Genovese

Em 1964, Kitty Genovese foi assassinada em Nova York. Em 2018 um prédio caiu no centro de São Paulo. O “Efeito Genovese” ajuda a explicar os dois acontecimentos.

| 09/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 611 – Momentos felizes

Felicidade não existe. O que existe na vida são momentos felizes.

| 01/05/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 610 – Abre-te Sésamo

Abre-te Sésamo é a frase mágica do conto de Ali-Babá e os Quarenta Ladrões, que abre a porta da caverna onde estão os tesouros roubados pelos 40 ladrões. A frase aqui é uma alegoria sobre abrir cabeças, com uma aulinha sobre Socialismo na América Latina, com Glória Álvarez.

| 25/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 609 – As leis

No Fórum da Liberdade que aconteceu em abril de 2018 em Porto Alegre, uma das apresentações tratou das leis, levantando uma questão importante. Precisamos de mais leis no Brasil? É esse o convite à reflexão que eu faço hoje. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é […]

| 18/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 608 – As 12 Regras

Jordan Peterson é psicólogo clínico, crítico cultural e professor de psicologia da Universidade de Toronto, no Canadá. E tomou as mídias sociais de assalto com sua postura conservadora e argumentação ferina, buscando colocar um pouco de ordem na zona em que estamos vivendo. E por isso está incomodando um monte de gente. Hoje vamos apresentá-lo a você.

| 11/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 607 – Uma Guerreira

Este programa reproduz na íntegra o LíderCast 100, pois representa tudo aquilo que o LíderCast quer trazer para você: histórias de vida de gente como a gente, que emocionam, provocam e. acima de tudo, inspiram. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 04/04/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 606- Histeria Política

O assassinato da vereadora Marielle Franco no Rio em março de 2018, revelou que a histeria política no Brasil é regra, não exceção. E num contexto de histeria, é impossível ser racional.

| 28/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 605 – O jeito que somos

Por que o mesmo brasileiro que aqui é vândalo e cínico se transforma em cidadão ordeiro nos Estados Unidos ou na Europa? Que pergunta…

| 21/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 604 – (IN) segurança pública

Segurança pública é a bola da vez. Mais uma vez. E cada vez que o assunto retorna, brotam do chão especialistas, a imensa maioria chutadores ou sonháticos ideologicamente estressados, que acham que resolvem o problema com blá-blá-blá. Que tal um choque de realidade,?

| 14/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 603 – LíderCast 8

Mais uma temporada do LíderCast é lançada, e esta aqui está explosiva, viu? No programa de hoje apresentamos o elenco.

| 07/03/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 602 – Tá esperando? – Revisitado

E daí? Ta fazendo o quê aí? Esperando, é? Esperando o quê? Esperando quem? E a pessoa que você está esperando está preocupada com você esperando? Também tem a sua pressa? Pois é… Esse é o mal da humanidade: a gente fica esperando… Este programa é a revisita a outro que foi ao ar em 2010.

| 28/02/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 599 – Gastando tempo

Quem ouve o Café Brasil há algum tempo sabe da minha paixão pelo tema TEMPO, esse senhor implacável, que pode ser o seu amigo ou o seu carrasco, dependendo como você faz dele: seu amigo ou inimigo. Hoje é mais um programa sobre ele. O tempo.

| 07/02/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 598 – O bovárico

Madame Bovary é um livro clássico que nos apresenta a Emma Bovary. Acho que dá para aprender com ela alguma coisa sobre o Brasil e sobre alguns personagens que povoam nossos dias.

| 31/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 597 – Simplifique

O programa de hoje é um presente. Reproduzimos na íntegra um dos Podsumários que mais fez sucesso no Café Brasil Premium, o SIMPLIFIQUE – Como os melhores negócios do mundo são bem- sucedidos. Neste livro, os autores, Richard Koch e Greg Lockwood, abordam, entre outros temas, “preço” e “proposta” como estratégias para simplificar os negócios e obter sucesso.

| 22/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 596 – A complicada arte de ver – revisitado

“A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê.” É a partir dessa frase do poeta e pintor inglês William Blake que vamos revisitar um programa publicado lá, mas lááá em 2011, que tratou de um assunto especialmente importante: a dificuldade que a gente tem de enxergar o que vê. É isso mesmo, enxergar o que vê. Você tá pensando que é fácil, é?

| 17/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 595 – A empatia positiva

Se você construir uma linha emocional imaginária, numa extremidade terá o bullying e na extremidade oposta terá a empatia. Mas que empatia é essa, hein?

| 10/01/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 593 – Chororô

Uma das reações mais lindas do ser humano tem sido tratada como algo menor, digno de vergonha: o choro. Tá na hora de recuperar a dignidade dele.

| 26/12/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 592 – Transgressores

Estamos sendo bombardeados por dezenas de manifestações de gente deslumbrada com humoristas ruins, performances pobres, arte de quinta categoria, rebeldes de araque e manifestações supostamente transgressoras em festivais e na televisão. Transgressores, é? Sei…

| 20/12/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 591 – Alfabetização para a mídia

Hoje em dia as informações chegam até você fragmentadas, alterando sua percepção da realidade. É preciso tomar alguns cuidados para não se tornar massa de manobra.

| 12/12/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 590 – O que aprendi com o câncer

O programa de hoje é uma homenagem a uns amigos queridos e a você aí ó que, de alguma forma, já enfrentou um caso de câncer.

| 04/12/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 589 – A cultura da reclamação

Crianças mimadas, multiculturalismo, politicamente correto, politização das artes, jovens reclamões, histeria generalizada… Em programas recentes abordei esses temas e também o Escola Sem Partido. Vamos ver de que forma isso tudo converge?

| 28/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 588 – Escola Sem Partido

Poucos temas têm despertado tantas paixões como a proposta do Escola Sem Partido. A impressão é que a maioria dos que gritam não tem ideia do que estão defendendo ou atacando… Afinal, de que Escola Sem Partido estamos falando?

| 21/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 587 – Podres de Mimados

Você já reparou como estão mudando os padrões morais, políticos, culturais e até educacionais que envolvem nosso julgamentos morais? Sim, a sociedade evolui, mas do jeito que está indo… não sei não… Estamos minando nossa própria capacidade de julgamento moral.

| 15/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 586 – LiderCast 7

E o LíderCast vai para a sétima temporada! No programa de hoje apresentamos o elenco. Empreendedorismo, liderança e histórias de gente que faz acontecer!

| 07/11/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 585 – Tolerância e relativismo

Quando aceitamos o relativismo, cada pessoa tem direito à sua verdade e a seu critério para definir o bom e o mau. Será que isso é tolerância? Onde é que a sociedade iria parar?

| 31/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 584 – O muitos e o um

Que loucura é essa na qual embarcamos? As pessoas estão enlouquecendo, defendem uma coisa e seu contrário ao mesmo tempo, gastam horas discutindo assessórios e deixando de lado o que realmente importa… Tá difícil, viu?

| 25/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 583 – A regra dos dois desvios

Nunca brigue se o adversário estiver a mais de dois desvios padrão de você em qualquer dimensão: conhecimento, ideologia, inteligência ou porte físico.

| 18/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 582 – Sobre transgressão

Alguns fatos recentes trouxeram à tona a discussão sobre transgressão. Afinal de contas, o que é uma transgressão? É coisa boa ou coisa ruim? E a sociedade, precisa dela?

| 11/10/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 580 – O esquecimento do bem

O Brasil continua de pé, apesar de todos os tropeços e de todos os seus demônios, graças à grande maioria das pessoas que são honradas e trabalhadoras, que se sacrificam e sofrem sem vender sua consciência.

| 27/09/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 578 – O Círculo de ouro

Você já parou para pensar que talvez ninguém faça negócios com você por aquilo que você faz, mas pelo porquê você faz? Esse é o conceito do Golden Circle, o Círculo de Ouro que vou explicar no programa de hoje. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este […]

| 13/09/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 577 – Dois pra lá, dois pra cá

Existe uma divisão política, social e cultural no Brasil que separou amigos, irmãos, casais, companheiros de trabalho. O que começou como conflito já descambou para confronto. Qual é o tamanho do desafio que temos de enfrentar se quisermos uma democracia moderna, autêntica e estável, hein?

| 06/09/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 576 – Gratitude

Gratitude vem do inglês e francês e significa que precisamos ter uma atitude grata e tornar isso um hábito em nossas vidas. Em estado de gratidão, atraímos coisas boas.

| 30/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 23 – Ideias românticas

Quando a dureza dos números é insuficiente para dar um sentido ao mundo…

| 30/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 22 – O que falta

Desenvolvimento intelectual não preocupa as empresas.

| 28/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 21 – Os exemplos

Sobra engenharia e falta filosofia. Sobra matemática, falta poesia.

| 25/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 575 – As horas

Quem segue o Café Brasil sabe da fascinação que temos pelo tema “tempo”. Hoje vamos tratar dele novamente. O programa ficou meio metafísico, não é pra qualquer bico. Mas acho que você vai gostar.

| 23/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 20 – Acho por acho

Não queira ser mestre sem antes ser discípulo.

| 21/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 19 – Mudar por discurso?

Aceitemos a luz. E paremos com essa bobagem do “sempre foi assim”.

| 18/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 574 – Os agoristas

Café Brasil 574 – Os agoristas. Vivemos no presente, mas carregamos as ansiedades do passado e as preocupações do futuro ao longo de nossa jornada. Mas só podemos pensar, agir ou mudar objetivamente num determinado ponto: no #agora.

| 16/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 18 – O problema são os outros

Mude essa sua visão preconceituosa, desconfiada e limitadora sobre a natureza humana. Mas não espere que os outros mudem, mude você!

| 14/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 17 – Cadê elas?

Sem mulheres será muito difícil implementar as mudanças que precisamos na política.

| 11/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 16 – Imunização Cognitiva

O imunizado cognitivo está vacinado contra fatos objetivos.

| 07/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 15 – Oito ou oitenta

20 razões para amar o Brasil e os brasileiros.

| 04/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 14 – Sobre liberdade

Mande quem está tampando o sol sair da sua frente.

| 31/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 13 – Sobre resignação

“A coisa mais útil sobre um princípio é que ele pode ser sacrificado pela conveniência”. William Somerset Maugham

| 28/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 571 – Fala sério

Podcast Café brasil 571 – Fala Sério – Todo povo tem o governo que merece. Se nossos políticos roubam, a culpa é nossa, que os elegemos. Aliás, o Congresso é a representação do povo: se está cheio de bandidos é porque nós somos assim.

| 26/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 12 – Viver do passado

Que triste sina. Em vez de aprender com o passado, teimamos em viver nele. Ou dele.

| 24/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 11 – Os mais vivos

Os vivos serão sempre, e cada vez mais, governados pelos mais vivos.

| 21/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 570 – LíderCast 6

Hoje apresentamos nosso elenco de convidados da Temporada 6 do LíderCast. Entrevistas fascinantes, provocativas, até mesmo incômodas. Liderança e empreendedorismo na veia!

| 19/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 07 – Os Suspeitos

O que será que os bandidos deveriam fazer para deixar de ser “suspeitos”?

| 07/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 06 – O Gestor

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que é na discussão moral que eles fazem a sua cabeça.

| 03/07/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 567 – Carta ao jovem desempregado

Podcast Café Brasil 567 – Carta ao jovem desempregado. O desemprego entre os jovens no Brasil é de quase 29% e não há perspectivas de uma rápida melhora. A nova geração encara desafios que a maioria das pessoas vivas nunca viu. Essa situação requer novas estratégias de adaptação. Este programa traz uma carta com conselhos aos trabalhadores jovens.

| 28/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 04 – O preço da liberdade

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que conviver com quem pensa diferente é o grande teste para um democrata.

| 26/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 03 – FISCALMENTE ILUDIDOS

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que não existem soluções novas. O que existe é ignorância velha.

| 22/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 02 – A FORMATURA

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que quem vive seus valores agoniza diante de escolhas morais.

| 21/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 566 – Mindset

Podcast Café Brasil 566 – Mindset. Você já ouviu dizer que uma simples crença pode provocar uma transformação psicológica e, por consequência, mudar a vida das pessoas, não é? Isso tem a ver com mindset.

| 20/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 01 – É TUDO SODA

Isca intelectual de Luciano Pires lembrando que escolher uma marca tem mais a ver com quem nós somos do que com o que o produto é. Inclusive na política.

| 19/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 565 – Ainda a desigualdade

Podcast Café Brasil 565 – Ainda a desigualdade. Mais um pouco de reflexões sobe desigualdade e pobreza… como é que fazemos para sair da discussão infantil, emotiva, ideológica e estéril? Bem, começa por tentar entender o que é que acontece de verdade.

| 13/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 564 – Fogo no circo

Podcast Café Brasil 564 – Fogo no circo. OUÇA COM FONES DE OUVIDO! Que momento político e social é este que estamos vivendo? A imagem que surge é a do circo pegando fogo, e a pergunta é: o que podemos fazer a respeito, além de tentar fugir do incêndio?

| 06/06/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 563 – Corruptinhos – Revisitado

Podcast Café Brasil 563 – Corruptinhos – Revisitado. Mais um programa tratando sobre ela, a corrupção nossa de cada dia.

| 30/05/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 562 – Orgulho de ser corrupto

Podcast Café Brasil 562 – Orgulho de ser corrupto. Vamos continuar na onda da corrupção? Afinal, ela parece fazer parte do DNA do brasileiro, não é? Pois é… culpa de quem? E o que é que a gente pode fazer a respeito?

| 23/05/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 559 – Vida de vampiro

Podcast Café brasil 559 – Vida de vampiro. Ainda na praia da Justiça e a partir de uns vampiros aí, vamos hoje apresentar algumas ideias sobre um princípio muito interessante, o da equidade. Mais uma vez tratarei sobre a igualdade de direitos.

| 02/05/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 556 – Certos abraços – Revisitado

Podcast Café Brasil 556 – Certos abraços – Revisitado. Um programa que trata de certas oportunidades únicas que temos de demonstrar nosso afeto, nossa amizade, mas deixamos de lado até que um dia… é tarde demais.

| 11/04/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 555 – Uma proposta para reforma da Previdência

Podcast Café Brasil 555 – Uma proposta para transformar a Previdência. O assunto Reforma da Previdência toma outra vez conta das discussões. É um tema que vem sendo empurrado com a barriga há anos, perigosamente levando o país para uma inevitável implosão.

| 04/04/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 554 – Um jeito de ver o mundo

Podcast Café Brasil 554 – Um jeito de ver o mundo. Direita, esquerda, quem está certo? Quem é do bem e quem é do mal? Dá para categorizar assim ou estamos falando apenas de visões de mundo?

| 28/03/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 552 – LíderCast 5

Podcast Café Brasil 552 – LíderCast 5 . Este programa apresenta os convidados da 5a temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo na veia. São 14 entrevistas, mais de 20 horas de conteúdo inspirador e provocativo.

| 14/03/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 551 – Todo mundo é deficiente

Podcast Café Brasil 551 – Todo mundo é deficiente. Vivemos numa sociedade na qual todos tentam desesperadamente classificar a todos dentro de categorias, rotulando-os, e assim criando limitações. E a gente passa a confundir estar limitado com ser limitado.

| 07/03/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 549 – Os quatro compromissos

Podcast Café Brasil 549 – Os quatro compromissos. Cara, tá insuportável abrir a boca para dar uma opinião, viu? Tudo ofende alguém, tudo é mal interpretado, tudo é tratado como ataque pessoal, cara… E enquanto os remadores estão brigando, o barco segue à deriva, em direção à cachoeira. Que saco!

| 21/02/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 548 – O efeito borboleta

Podcast Café Brasil 548 – O efeito borboleta. Você já ouviu aquela afirmação de que “O bater de asas de uma borboleta no Novo México pode desencadear um furacão na China”? Essa é uma das bases para a Teoria do Caos, que afeta diretamente sua vida. E é disso que vamos tratar hoje.

| 14/02/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 546 – Só por hoje

Podcast Café Brasil 546 – Só por hoje. Adicção é o vício geralmente relacionado ao consumo de drogas ilícitas. Mas a adicção pode também significar qualquer dependência psicológica ou compulsão. E como é que a gente sai dessa?

| 31/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 545 – Explicando Política Para Crianças – Revisitado

Podcast Café Brasil 545 – Explicando Política Para Crianças. O programa de hoje é uma reedição de outro que foi ao ar em 2010 aproveitando uma série de textos de Rubem Alves para introduzir o assunto “política” em sua vida. E ainda vale muito, viu?

| 24/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 544 – Persuadível

Podcast Café Brasil 544 – Persuadível. Vivemos numa sociedade em que as pessoas se aferram a seus credos, se envolvem emocionalmente com suas ideias, têm certezas absolutas e levam para o campo pessoal qualquer crítica. Neste programa propomos que você entenda a capacidade de ser persuadido a mudar de ideia como algo bom.

| 14/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 543 – Desengajamento moral

Podcast Café Brasil 543 – Desengajamento moral. Como é que tem gente que pratica ações horrorosas, prejudicando outras pessoas, mas não sente remorso? É disso que trata o desengajamento moral.

| 10/01/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 540 – Cobertor de solteiro

Podcast Café Brasil 540 – Cobertor de solteiro. Cidadania é o status de ser um cidadão. Se você tem a cidadania num país, você tem o direito de viver nele, trabalhar, votar e, claro, pagar impostos. Todo homem, toda mulher têm, portanto direito a cidadania. Mas o que é mesmo exercer a cidadania?

| 19/12/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 539 – A história de um valente

Ô ano danado este 2016. Na economia, na política, na polícia, é um susto atrás do outro. Sem falar das tragédias. Pois acabamos de perder o poeta Ferreira Gullar. Este programa é pra ele.

| 13/12/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 538 – Caçadores da verdade perdida

Podcast Café Brasil 538 – Caçadores da verdade perdida. No programa em que tratei da pós-verdade, comentei que as mídias sociais estão repletas de mentiras que, de tanto circular, acabam sendo confundidas com verdades. O que é que podemos fazer a respeito?

| 06/12/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 537 – Vamo, vamo, Chape!

Podcast Café Brasil 537 – Vamo,vamo, Chape. Este é um programa que não precisaria ter sido feito. Mas foi.

| 30/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 536 – A política da pós-verdade

Podcast Café Brasil 536 – A política da pós-verdade. Eles contam as mentiras que querem, inventam as histórias que querem, manipulam os fatos como querem, colocam a verdade em segundo plano e o que acontece? Nós os elegemos. Até quando?

| 29/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 534 – Labfazedores

Podcast Café Brasil 534 – Labfazedores. Luciano Pires é convidado para um bate papo sobre transição de carreira. Mas o papo acabou sendo sobre liderança, inovação, novos projetos e um pouco sobre o Brasil.

| 15/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 533 – Que país é esse

Posdcast Café Brasil 533 – Que país é esse. Não tenho certeza, tenho suspeitas… e vou pedir para uma turma nos ajudar a tentar descobrir. Prestenção que o programa hoje é meio diferente. Pouco texto, mas muitas mensagens…

| 08/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 532 – Lidercast IV

Podcast Café Brasil 532 – LiderCast IV. A quarta temporada do LíderCast está lançada. Doze episódios pra fazer sua cabeça com ideias sobre liderança e empreendedorismo por gente que faz acontecer.

| 01/11/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 531 – A invasão dos caras de pau

Podcast Café Brasil 530 – A invasão dos cara de pau. Não sei se é impressão ou até mesmo birra, mas pra todo lado que olho vejo cada vez mais gente cara-de-pau. É perto de mim, é no trabalho, é na televisão, nos jornais… como me proteger deles?

| 25/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 530 – Opinião@dois

Podcast Café Brasil 530 – Opinão@dois. Você está prestes a ser testemunha do nascimento de um novo podcast no qual Adalberto Piotto e Luciano Pires falarem de notícias, da mídia e de coisas que os incomodam ou estimulam.

| 18/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 528 – Um dia útil – Revisitado

Podcast Café Brasil 528 – Um dia útil Revisitado. Para você o que é um dia útil? Revisitando um podcast que foi ao ar originalmente em 2011, vamos tentar responder a essa pergunta.

| 04/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 526 – Um jeito brasileiro de ser

Podcast Café Brasil 526 – Um jeito brasileiro de ser. Você tem orgulho de ser brasileiro? Mas e quem não é brasileiro, que razão teria para querer estar por aqui, para ser como nós? Que desafio, enxergar coisas boas no meio da confusão política, econômica e social na qual vivemos? É. Mas tem gente que enxerga, viu?

| 20/09/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 525 – Empreende Dor

Podcast Café Brasil 525 – Empreende Dor. Empreendedorismo é a palavra da hora! Há uns bons anos, eu diria há mais de uma década. Mas o que sempre apareceu como um segmento do mundo dos negócios, aos poucos começou a se transformar em algo que tem gente chamando de seita ou religião.

| 13/09/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 524 – O dia seguinte

Podcast Café Brasil 524 – O dia seguinte. Pronto. Passou o impeachment. E agora? O que é que você vai fazer? Qual é a minha, a sua responsabilidade daqui pra frente? Vamos continuar entregando a terceiros as decisões sobre nossas vidas? E que terceiros são esses?

| 06/09/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 523 – Persuadir ou manipular

Na sociedade da informação somos influenciados de todas as formas. E não raro, nos pegamos mudando de opinião por influência de alguém. Mas afinal, esse alguém me persuadiu ou me manipulou, hein? Vamos nessa hoje. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e […]

| 30/08/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 522 – Folha seca

Podcast Café Brasil 522 – Folha seca. Você certamente já ouviu a palavra “discernimento”, não é? E talvez ache que é a mesma coisa que “julgamento”. Saber a diferença entre as duas pode ajudar a conviver em harmonia com as pessoas que pensam diferente de você.

| 23/08/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 521 – A cultura do confronto

Podcast Café Brasil 521 – A cultura do confronto. Nossa determinação de perseguir a verdade muitas vezes nos faz acreditar que toda questão tem dois lados, nem mais, nem menos. Junte-se a isso uma pitada de ignorância e pronto! Pra sair do conflito pro confronto é um pulo,

| 16/08/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 519 – Café com coach

Podcast Café Brasil 519 – Café com coach. Luciano Pires é convidado a participar do CoachCast para falar das forças que nos movem. Acabou saindo um papo legal sobre julgamento e tomada de decisão.

| 02/08/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 518 – O fator Merlin

Podcast Café Brasil 518 – O fator Merlin. Já pensou se você pudesse viajar no tempo, ir lá para o futuro, ver como a sua vida se desenvolveu, voltar para o presente e fazer novas escolhas? O que você mudaria, hein? Que fascinante…

| 26/07/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 517 – Música e Ditadura Revisitado

Prepare-se. Hoje vamos às trevas. Este  programa é a refação do programa 44 , publicado originalmente em 2007 e que trata de ditadura, censura e música popular brasileira.  A arte como expressão da liberdade. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite, este é o Café Brasil e eu […]

| 19/07/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 516 – Pra onde você vai?

Podcast Café Brasil 516 – Pra onde você vai? Qual é seu objetivo de vida? Você já parou para pensar que ele pode não ser o objetivo que realmente interessa? Que pode ser apenas uma ferramenta? O papo hoje é sobre objetivos, visão e …ação.

| 12/07/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 515 – Se vira, meu

Portal Café Brasil 515 – Se vira, meu, propondo que cada um de nós, como indivíduo, tenha a consciência daquilo que Aristóteles falou três mil anos atrás: Não se pode conceber o muitos sem o um.

| 05/07/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 514 – Rocket Man

Podcast Café Brasil 514 – Rocket Man. Acabo de completar sessenta anos de idade! Isso é um monte de anos e traz muitas angústias, faz a cabeça da gente voar, mas… fazer o quê? Olha, o que eu posso é trabalhar pra transformar o senhor tempo em meu amigo…

| 25/06/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 512 – Pinxado no Muro II

Podcast Café Brasil 512 – Pinxado No Muro II – Hoje vamos contar o que aconteceu com a menina de 12 anos que em 2012 enviou a cartinha que inspirou o programa Pinxado No Muro. Segure o coração.

| 14/06/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 511 – Pinxado no muro revisitado

Podcast Café Brasil 511 – Pinxado no muro revisitado . Uma reflexão, a partir de uma carta de uma menina de 12 anos, sobre pais, filhos, educadores e a escolha entre fazer o certo e o necessário. Um programa para quem tem filhos e filhas. Ou quem é filho ou filha…

| 07/06/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 510 – LíderCast III

Podcast Café Brasil 510 – LíderCast III. Este é um programa especial para explicar a você o que teremos na terceira temporada do LíderCast, nosso podcast que conversa com gente que faz acontecer sobre liderança e empreendedorismo. E também para falar das mudanças que faremos no sistema de distribuição do LíderCast.

| 31/05/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 508 – A dissonância cognitiva

Podcast Café Brasil 508 – A dissonância cognitiva. Você tem um amigo ou amiga que, mesmo diante de todas as evidências se recusa a mudar de opinião? Não entende como é que uma pessoa aparentemente inteligente pode ser tão teimosa? Ah, você é assim? Bem vindo ao mundo da dissonância cognitiva.

| 17/05/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 507 – Amizades desfeitas

Podcast Café Brasil 507 – Amizades desfeitas. Vale a pena desfazer uma amizade por causa de política? Acho que essa é uma pergunta importante num momento de alta temperatura política como o que vivemos hoje aqui no Brasil. Já tratei desse tema anteriormente, mas o bicho tá pegando mais. Hora de voltar ao assunto.

| 10/05/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 506 – O espelho

Podcast Café Brasil 506 – O espelho. Aquela votação pelo impeachment na Câmara dos Deputados incomodou você? Você se sentiu envergonhado com a quantidade de figuras estranhas proferindo votos que mais pareciam bingo de quermesse? Não se sentiu representado por eles? Pois é…

| 03/05/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 505 – João Brasileiro Médio Revisitado

Podcast Café Brasil 505 – João Brasileiro Médio Revisitado. Eu não sei se você concorda, mas acho que a humanidade vive uma luta eterna entre o conhecimento e a ignorância. E às vezes dá impressão que a segunda está ganhando… Uns gregos trataram disso há uns três mil anos.

| 26/04/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 504 – As visões se clareando

Podcast Café Brasil 504 – As visões se clareando. Muito bem, estamos mais uma vez em meio a um processo de impeachment, um daqueles momentos de depuração da república que poucos países já experimentaram. Nós já vamos pro segundo, que tal? E tem gente que não percebe que o Brasil está mudando…

| 19/04/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 503 – A indiferença

Podcast Café Brasil 503 – Sobre a indiferença. A indiferença não é um começo, é o fim. A indiferença é sempre amiga de seu inimigo, ela beneficia o agressor, jamais a vítima, cuja dor se intensifica quando ela se sente esquecida.

| 12/04/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 502 – Um coxinha.

Podcast Café Brasil 502 – Um coxinha. Eu coxinho, tu coxinhas, ele coxinha. Nós coxinhamos, vos coxinhais, eles coxinham. Que tal? Você já foi chamado de coxinha? Já chamou alguém de coxinha? Sabe o que é coxinha? Pensando bem, acho que quase todo mundo é coxinha… Vamos ver?

| 05/04/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 498 – O hiato da aspiração

Podcast Café Brasil 498 – O hiato da aspiração. Hoje trataremos do hiato da aspiração, já ouviu falar disso? Ele trata da diferença entre o que você é ou onde está, com o que você quer ser ou onde espera estar.

| 08/03/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 497 – Eureka!

Podcast Café Brasil 497 – Eureka! Não raro as pessoas me perguntam, Luciano, onde é que você arranja inspiração para a cada semana trazer um programa novo, sobre assuntos tão diferentes? Inspiração! Essa é uma das minhas palavras preferidas. Vamos nessa?

| 01/03/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 496 – Carta aberta ao Brasil

Podcast Café Brasil 496 – Carta aberta ao Brasil. Esta semana viralizou uma carta aberta ao Brasil, escrita por um norte americano que viveu quatro anos por aqui, casou com uma brasileira e agora está retornando para os Estados Unidos. A carta está provocando impacto, mas o enfoque dele não é novo.

| 23/02/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 495 – Crise ou transformação

Podcast Café Brasil 495 – Crise ou transformação. Crise, crise, crise, CRISE! Tá uma crise. Desemprego, preços nas alturas, clientes cancelando pedidos, gente indo embora do país, empresas fechando… Baita crise. Mas existem modos de se olhar pra crise.

| 16/02/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 494 – O bom propósito

Podcast Café Brasil 494 – O bom propósito. Num programa recente falamos da necessidade de se encontrar um propósito para pavimentar nossa estrada da vida. Mas será que encontrar um propósito basta? Ou é preciso discutir que tipo de propósito nos serve? Vamos nessa praia hoje.

| 09/02/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 493 – Iscas Intelectuais ao Vivo 1

Café Brasil 493 – Iscas Intelectuais Ao Vivo 1. No lançamento do livro ME ENGANA QUE EU GOSTO, Luciano Pires Adalberto Piotto e Luiz Machado para um debate sobre o Brasil. Foi o embrião de um projeto chamado ISCAS INTELECTUAIS AO VIVO, um bate papo nutritivo com plateia. Este programa reproduz aquele debate.

| 02/02/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 492 – Qual é seu propósito?

Podcast Café Brasil 492 – Qual é seu propósito? Você já deve ter sido questionado sobre qual é seu propósito, não é? Mas que coisa é essa de propósito? Será que todo mundo tem que ter? E se eu não tiver um, o que faço? Me mato? Vamos nessa onda hoje.

| 26/01/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 490 – Caixa de histórias

Podcast Café Brasil 490 – Caixa de histórias. Luciano Pires é convidado para o podcast Caixa de Histórias, um podcast literário que pretende proporcionar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros. O tema é seu livro Me engana que eu gosto. Mas o apresentador é progressista e Luciano é coxinha… Bem, mostramos que as divergências políticas não podem ser maiores que a vontade de melhorar o país.

| 12/01/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 489 – A âncora

Podcast Café Brasil 489 – A âncora. O que é que você quer ser quando crescer? Que você quer o sucesso eu já sei, mas quanto é esse sucesso? Você definiu uma medida quantitativa, um número a ser perseguido? Onde é que você prendeu sua âncora? Perguntas…perguntas….

| 05/01/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 488 – O problema do problema

Podcast Café Brasil 488 – O problema do problema. Sempre que um ano termina, a gente se enche de planos e prepara um recomeço. Alinha os problemas que tem que resolver e… pronto! Mas como é difícil, né? Pois é… mas o problema de verdade nem sempre é o problema, mas é o problema que você tem com o problema. Que confusão, né?

| 29/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 487 – Unfollow

Podcast Café Brasil 487 – Unfollow. E aí você sofre com aquele sujeito ou aquela sujeita que entra na sua página e diz abobrinhas, publica fotos que não tem nada a ver, te enche o saco… Aliás, já parou pra pensar que se sofre com quem te enche o saco a culpa pode ser sua?

| 25/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 485 – Capitalismo, Estado e Compadres

Podcast Café Brasil 485 – Capitalismo, Estado e Compadres. Vamos voltar a falar do capitalismo, esse vadio, bandido, explorador, injusto e assassino sistem … Peraí, mas de que capitalismo estamos falando mesmo? Bem lá vamos nós arranjar mais sarna pra coçar.

| 15/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 484 – LíderCast II

Podcast Café Brasil 484 – LíderCast II. Pronto… finalmente chegou a hora da segunda temporada do LíderCast, o podcast que trata de liderança e empreendedorismo. Hoje vou apresentar os 12 entrevistados da série.

| 08/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 483 – A luta contra a AIDS

Podcast Café Brasil 483 – A luta contra a AIDS. Depois de 35 anos, como podemos avaliar a luta contra a AIDS? De onde veio? O que aprendemos? E o Brasil.? Este programa faz parte da celebração do Dia Mundial de Combate à AIDS.

| 01/12/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 482 – Em nome de Alá

Podcast Café Brasil 482 – Em nome de Alá. Novos atentados em Paris assustam o mundo e a gente se pergunta: quem são esses malucos que se explodem, levando junto inocentes? O que eles querem?

| 24/11/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 481 – Histórias de fãs

Café Brasil 481 – Histórias de fãs. Quem distribui conteúdo pela internet experimenta momentos muito especiais ao encontrar gente que segue seu trabalho. A perspectiva de que alguém pode mudar de rumo por causa de algo que escrevemos ou dissemos, é fascinante. Ou apavorante…

| 17/11/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 480 – A crítica nutritiva

Podcast Café Brasil 480 – A crítica nutritiva. Neste mundo onde todo mundo tem opinião, onde todo mundo se transformou em criador de conteúdos, o subproduto que mais apareceu foi a crítica. Mas afinal, como fazer uma crítica que valha a pena?

| 10/11/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 479 – Um salto no espaço

Podcast Café Brasil 479 – Um salto no espaço. A vida da gente é feita de escolhas, Todos estamos escolhendo A ou B diariamente e cada uma dessas escolhas representa um risco. O risco de escolher e o de não escolher. Mas como lidar com o medo de correr esses riscos?

| 03/11/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 478 – Suscetibilidade à negatividade

Podcast Café Brasil 478 – Suscetibilidade à negatividade. Sempre haverá quem não concorde com seus argumentos, não goste de sua cara, não suporte a sua voz. Algumas pessoas sofrem quando percebem que estão sendo questionadas, atacadas… quando descobrem que não são amadas. E daí?

| 27/10/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 477 – Entrevista no Mises Brasil

Podcast Café Brasil 477 – Entrevista no Mises Brasil. Luciano Pires é entrevistado no Podcast do Instituto Mises Brasil, conduzido por Bruno Garshagen. É sempre um prazer conversar com gente inteligente, e desta vez o tema foi o livro Me Engana Que Eu Gosto. Mas foi mais que isso..

| 20/10/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 476 – Fêmeas e macho

Café Brasil 476 – Fêmeas e macho – Luciano Pires convida duas amigas para uma conversa sobre machismo e feminismo. Esse tema é eterno, não se chega ainda a muitas conclusões, mas fica sempre claro que o objetivo é atingir o equilíbrio. Equilíbrio… será que isso é possível?

| 13/10/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 475 – Estadão ou estadinho

Café Brasil 475 – Estadão ou estadinho. Que tamanho deve ter o Estado? Aliás, pra que serve o Estado, hein? Que funções ele deve exercer? Por que tanta incompetência, corrupção e incapacidade, hein? Continuamos nessa praia hoje.

| 06/10/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 474 – La mano peluda

Café Brasil 474 – La mano peluda. Que tamanho deve ter o Estado? Ser gigante e prover tudo que precisamos? Ou ser pequeno e deixar que o mercado se vire? Começa aqui a discussão.

| 29/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 473 – Canção do exílio

Podcast Café Brasil 473 – Canção do exílio. É ruim ser brasileiro? Não, não é. Mas que tem lugar melhor para viver? Ah, isso tem. Todos os brasileiros estão dispostos a se mudar? Acho que não. E quem fica aqui? Esse é o papo de hoje.

| 22/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 471 – A revolução

Podcast Café Brasil 471 – A Revolução. Novas tecnologias estão mudando o mundo e, especialmente, nosso jeito de ser. E uma grande discussão tem sido o direito autoral. Devemos remunerar quem publica conteúdo? Ou tem que ser tudo de graça?

| 08/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 470 – Ultrageek – Pais x Tecnologia

Podcast Café Brasil 470 – Ultrageek – Pais X Tecnologia. Um bate papo sobre a dificuldade que algumas pessoas mais… digamos… experientes, têm para lidar com tecnologia. Ouça este programa pensando em seus pais, tios, avós.

| 01/09/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 469 – O Aqui e agora

Podcast Café Brasil 469 – O aqui e agora. Muita gente passa a maior parte da vida com a cabeça na nostalgia ou na esperança, no passado ou no futuro. Enquanto isso, o presente acontece. É essa a praia de hoje.

| 25/08/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 468 – Armadura Emocional

Podcast Café Brasil 468 – Armadura Emocional. Olha só: tem um grande inimigo que vive dentro da gente, e que tem uma voz que vive dizendo assim: “Você não é bom o suficiente”,”Você não vai conseguir”, “Essa sua ideia é um lixo”. Você já ouviu essa voz? É sobre ela que vamos falar hoje.

| 18/08/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 467 – Brasiliência

Podcast Café Brasil 467 – Brasiliência. Parece que somos uma nação eternamente conformada, como se esse conformismo fosse um escudo para nossa falta de expectativas, nossa vergonha de reclamar. Onde é que vamos chegar?

| 11/08/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 465 – Ainda a produtividade

Podcast Café Brasil 465 – AINDA A PRODUTIVIDADE – Uma conversa sobre um evento que se transformou em movimento e que quer ajudar os brasileiros a encontrar o caminho para a produtividade. Não há outra saída.

| 28/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 464 – Desigualdade social

Café Brasil 464 – Desigualdade social. Você também está entre os que se indignam com a desigualdade do mundo? Por que ainda existe a pobreza? Ou não seria melhor perguntar por que existe a riqueza? Lá vem…

| 21/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 463 – Sobre sorte e Azar

Podcast Café Brasil 462 – Sobre sorte e azar . Na série de programas sobre Meritocracia, volta e meia trombávamos com o conceito da sorte. Gente com sorte, gente sem sorte… como será isso? A maioria das pessoas acha que sorte é coisa do acaso, que nada tem a ver com seus esforços ou suas escolhas. A sorte é algo acidental?

| 14/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 462 – Meritocracia três

Podcast Café Brasil 462 – Meritocracia três. Encerrando a trilogia sobre a meritocracia, este programa traz também comentários de ouvintes. Pelo andar da carruagem, vamos ter que fazer mais um ou dois programas…

| 07/07/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 461 – Meritocracia dois

Podcast Café Brasil 461 – Meritocracia dois. Vamos continuar a discussão? Você acha que com a meritocracia, o de cima sobe e o de baixo desce?

| 30/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 460 – Meritocracia um

Podcast Café Brasil 460 – Meritocracia um. No programa de hoje, que abre a discussão sobre meritocracia, outra daquelas polêmicas reflexões que deixam alguns satisfeitos e outros fulos. Do jeito que a gente gosta.

| 23/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 459 – Café Brasil LíderCast

Podcast Café Brasil 459 – LíderCast – Programa que lança um novo podcast, o LíderCast, com um aperitivo com cada um dos 12 entrevistados da primeira temporada. Empreendedorismo e liderança na veia!

| 16/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 458 – Questão de Mulher

Podcast Café Brasil 458 – Questão de Mulher. Neste programa apresentamos um novo podcast, o Questão de Mulher, que entrevistou Luciano Pires. Um papo de velhos amigos. Junto com o programa vem um desafio.

| 09/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 457 – Va Pensiero

Podcast Café Brasil 457 – Va Pensiero. Há muito tempo sonho trazer ópera para o Café Brasil e hoje surgiu a oportunidade, a inspiração, falando de liberdade. Se você não curte ópera, faça um esforço, talvez se surpreenda ao conhecer mensagens que ela carrega.

| 02/06/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 456 – Me engana que eu gosto

Podcast Café Brasil 456 – Me engana que eu gosto. Estamos em festa ainda, comemorando os 10 anos do Café Brasil e este programa é um jabazão: o lançamento do novo livro de Luciano Pires.

| 26/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 453 – Quatro formas de gastar dinheiro

Podcast Café Brasil 453 – Quatro formas de gastar dinheiro. Conforme Milton Friedman, existem quatro formas de se gastar dinheiro. Quando aprendemos quais são, fica fácil entender a razão da mão peluda do Estado ser tão cara e ineficiente.

| 05/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 451 – Despoluindo olhares

Podcast Café Brasil 451 – Despoluindo Olhares. Com a ajuda de alguns ouvintes vamos refletir sobre o que podemos fazer pra mudar este país. Um programa bem patriótico, viu?

| 21/04/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 450 – A revolta do Tico

Podcast Café Brasil 450 – A revolta do Tico – Neste programa você conhecerá o Tico e, especialmente, o Teco, um lagarto selvagem que vive em sua mente. Quando é que cada um está no comando? E quais são os gatilhos que despertam seu Teco?

| 14/04/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 449 – O olhar não poluído

Podcast Café Brasil 449 – O olhar não poluído. Sobre nossa incapacidade de enxergar coisas legais que apenas um olhar não treinado consegue. A rotina faz com que tudo vire parte da paisagem. É preciso chegar um estrangeiro para nos acordar?

| 06/04/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 448 – O que se vê e o que não se vê

Podcast Café Brasil 448 – O que se vê e o que não se vê – No programa de hoje abordaremos uma questão que muita gente julga antagônica: interesses morais e interesses materiais. E a forma como aquilo que se vê ofusca aquilo que não se vê. Cuidado, este programa pode curar você.

| 31/03/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 447 – Temacast: O Brasil tem jeito?

Amigo, amiga, não importa quem seja, bom dia, boa tarde, boa noite. Este é o Café Brasil e eu sou o Luciano Pires. Será que o Brasil tem jeito, hein? Hoje é um daqueles programas especiais, reproduzindo um bate papo sobre o Brasil, nossos desafios e desilusões. Tem jeito ou não tem, hein? Posso entrar?

| 24/03/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 446 – Conspiradores

Podcast Café Brasil 446 – Conspiradores – Você às vezes se sente assim… impotente? Incapaz de provocar alguma mudança em torno de si, afundado na mediocridade, calado pela burrice, rodeado de idiotas? Bem, você não está sozinho. A questão é: onde estarão os outros que pensam como você?

| 17/03/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 444 – Tá ruim ou tá bom?

Podcast Café Brasil 444 – Tá ruim ou tá bom? Vamos mais um pouquinho na discussão sobre otimismo e pessimismo? Mas especificamente sobre o pessimismo que é usado pra manipular a gente? Ou que pode ajudar a gente?

| 03/03/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 443 – Tá bom ou tá ruim?

Podcast Café Brasil 443 – Tá bom ou tá ruim? É tanta notícia ruim pra todo lado que a gente acaba entrando naquele modo pessimista de ver a vida. Nada vai dar certo, nada funciona, só ladrão, só incompetência, ó vida… Mas será que tá certa essa visão? E dá pra usar o pessimismo a nosso favor?

| 24/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 441 – Ultrageek – Os limites do humor

Podcast Café Brasil 441 – Ultrageek – Os Limites do Humor. Na esteira das discussões sobre liberdade de expressão surge o debate sobre os limites que deve ter o humor. Luciano Pires com Tato Tarcan e Prof. Maury no Ultrageek.

| 10/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 440 – O limite da liberdade 2

Podcast Café Brasil 440 – O limite da liberdade 2 – Vamos continuar discutindo aqui liberdade de expressão, a partir do atentado que matou 12 pessoas em Paris. Você não agüenta mais esse assunto? Bem, então não ouça este programa. Estamos aqui discutindo liberdade, coisa que só quem perde sabe dar valor.

| 03/02/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 439 – O limite da liberdade 1

Podcast Café Brasil 439 – O Limite da liberdade 1 – E aí, liberdade de expressão tem limite? E que limite é esse? Aliás, quem determina o limite? Vamos hoje dar uma primeira voltinha por esse terreno pantanoooosssooooo….

| 27/01/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 438 – Limpando a lista

Podcast Café Brasil 438 – Limpando a lista. Quando você se for, seu nome será apagado da lista ou permanecerá nela com carinho e respeito?

| 20/01/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 437 – Crônica para Charlie Hebdo

Podcast Café Brasil 437 – Crônica para Charlie Hebdo. E o ano de 2015 começa de um jeito sombrio, com gente morrendo por pensar diferente.

| 13/01/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 434 – O bom dinheiro

Podcast Café Brasil 434 – O bom dinheiro. Vamos falar daquela coisa atrás da qual quase todo mundo corre, mas que ainda tem gente que odeia?

| 23/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 433 – Minha ideia, minha obra

Podcast Café Brasil 433 – Minha ideia, minha obra. Vamos continuar naquela linha de discutir as pessoas que têm opiniões políticas contrárias às nossas e que, por isso, passamos a desprezar ou odiar ou ignorar. E quando é um artista, como é que fica? Será que a obra que nos emocionou perde o sentido?

| 16/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 432 – Descendo do muro

Que tempos nervosos, não? Alguém já disse que no Brasil, ter opinião é ofensa pessoal. Estou começando a concordar. Basta você assumir um lado pra começar a tomar pedradas. Que coisa! Por isso tanta gente prefere ficar em cima do muro, não é?

| 08/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 430 – Serendipidade

Este é um daqueles programas feitos para o nosso umbigo, com base em duas mensagens bem diferentes de nossos ouvintes com opiniões obre o Café Brasil. Complementa perfeitamente o programada semana anterior. Ouça e diga o que que você acha.

| 25/11/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 429 – Ela é petista, mas é minha amiga

E aí, hein? Seus amigos e amigas saíram do armário durante o período eleitoral, é? Assumiram a persona de adversários e inimigos? Brigaram com você pois você disse que ia votar em outro candidato? Magoou? Então ouça este programa…

| 18/11/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 428 – Tocando em frente

Acabamos de sair da mais disputada eleição presidencial da qual temos memória. Seu candidato ganhou ou perdeu? Se perdeu, o que você pode fazer? Este programa vai discutir o “e agora?”.

| 11/11/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 426 – Ostracismo Social

Hoje vamos tratar mais uma vez de cidadania, de eleições, de política, de votos! Por que será hein? Esse seu voto aí, ó… A questão é o que fazer depois das eleições? Como cobrar o candidato ao qual você passou uma procuração?

| 28/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 423 – Non ducor duco

Hoje vamos mais uma vez falar dessa sociedade da informação que nos afoga em conteúdo, e onde pouca gente consegue nadar de braçada. Parece que a maioria quer apenas uma boia, sabe como é? Mas tem uns que se esbaldam…

| 07/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 422 – O último dia.

O que você faria se só lhe restasse um dia de vida, hein? Já pensou nisso? É tanta coisa, tanta escolha, que a gente acaba se perdendo. Quero propor essa reflexão no programa de hoje, que para vários ouvintes está emocionante.

| 30/09/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 421 – A pedra no lago.

Quem conhece o Café Brasil sabe que a gente vive falando da necessidade de mudanças. Já fizemos programas a respeito, mas é hora de voltar ao assunto. Afinal, a única coisa permanente, que nunca muda, é que tudo sempre muda.

| 23/09/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 420 – A zona da indiferença.

Existe um lugar, uma espécie de limbo, onde muita gente costuma ficar, de braços cruzados, à espera do destino. Chamo esse lugar de zona da indiferença, talvez o pior lugar onde você pode ficar. E é sobre a Zona da Indiferença trataremos hoje.

| 16/09/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 419 – Geração Cabecinha

Hoje vamos falar de superficialidade, da dificuldade que a moçada está demonstrando de ir um pouco mais fundo. Sabe como é? Será culpa da tecnologia? Ou é um problema de gerações, com as mais novas sempre apressadinhas? Vamos nessa.

| 09/09/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 418 – O imperativo categórico.

Ano de eleição, eu preocupado em escolher um candidato ético, que aja de acordo com meus valores morais… Valores morais, é? Vamos dar um mergulho rasinho mais uma vez na questão da moral e ética, pedindo ajuda a Kant?

| 02/09/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 417 – A fábrica de amigos.

Quem segue o Café Brasil sabe que de quando eu quando eu faço um programa tendo como tema de fundo a amizade, não é? Este é mais um, mas tem uma surpresa: você prefere o Café Brasil com ou sem música? Ouça e dê sua opinião.

| 26/08/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 416 – Coisinha estúpida.

Eu não sei se com você acontece isso, mas eu sempre me surpreendo com a capacidade que pessoas aparentemente inteligentes tem de fazer coisas estúpidas. O que será que acontece, hein? É nessa balada que vamos hoje…

| 19/08/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 415 – O valor de seu voto.

Mais discussão de ano de eleição: afinal voto nulo é um ato político válido, que realmente vale a pena? É possível provocar uma mudança simplesmente não participando do processo? É esta a discussão do programa de hoje.

| 11/08/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 414 – Eu acreditei

O político é aquele que divide os seres humanos em duas classes: instrumentos e inimigos.

| 04/08/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 411 – Amor y odio

E aí, hein? Ainda de ressaca com a copa do mundo? E com el buzinasso de los hermanos argentinos, que quase chegaram lá, aprontaram por aqui, é? Brasil e Argentina cara, um caso de amor e ódio.

| 15/07/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 408 – O olhar produtivo – final

Que a importância esteja no teu olhar, não naquilo que olhas.

| 24/06/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 407 – O olhar produtivo – desculpas

Pessoas que são boas em arranjar desculpas raramente são boas em qualquer outra coisa.

| 17/06/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 405 – Entrevista o empreendedor – Murilo Gun

Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre.

| 03/06/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 404 – Olhar produtivo – porquê & aprender

O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum.

| 27/05/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 403 – O olhar produtivo – foco

O guerreiro bem sucedido é o homem médio com um foco a laser.

| 20/05/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 402 – Produtividade tupiniquim

Não basta ser ocupado. As formigas são ocupadas. A questão é: você está ocupado com o quê?

| 13/05/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 401 – É a produtividade, estúpido!

Produtividade é fazer a coisa certa do jeito certo, pô!

| 06/05/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 394 – O home tem que te muié

Ninguém jamais vencerá a guerra dos sexos: há muita confraternização entre os inimigos.

| 18/03/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 383 – Mudança de hábitos

Não há nada tão absurdo que o hábito não torne aceitável.

| 31/12/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 373 – Sobre amor e paixão 5

O amor assemelha-se às batatas: pode ser preparado de vinte maneiras diferentes.

| 22/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 372 – Sobre amor e paixão 4

Toda tolerância se torna, com o tempo, num direito adquirido.

| 15/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 371 – Sobre amor e paixão 3

Não existem amores perfeitos, mas amantes acomodados.

| 08/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 370 – Sobre amor e paixão 2

As grandes convivências estão a um milímetro do tédio.

| 01/10/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 368 – Sobre amor e paixão

Quando a paixão entra pela porta da frente, o juízo foge pela porta de trás.

| 17/09/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 364 – A ética da agressão

Estamos vivendo na sociedade do confronto. Parece que há um prazer mórbido no ar, o de confrontar, brigar, ameaçar, xingar… Tem gente que defende até quem bota fogo em ônibus, depreda prédios públicos e queima a banca de jornal do tiozinho. Tá muito esquisito.

| 20/08/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 362 – A janela de Overton

Não é interessante como aos poucos a sociedade muda de ideia e aceita comportamentos que um dia foram proibidos? Será que isso é evolução normal? Ou tem o dedão de alguém por trás? Você já ouviu falar em engenharia social?

| 06/08/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 360 – Urgente ou importante

Seu tempo é limitado, portanto não gaste-o vivendo a vida de outra pessoa.

| 23/07/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 355 – Maioridade Penal 3

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

| 18/06/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 354 – Maioridade Penal 2

A única obscenidade que conheço é a violência.

| 11/06/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 353 – Maioridade Penal 1

Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas, esperando resultados diferentes.

| 04/06/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 352 – Bandido bom é bandido…

A violência é sempre terrível, mesmo quando a causa é justa.

| 28/05/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 339 – Die gedanken sind frei

O programa da semana é uma tremenda viagem. Vai tratar da liberdade de pensamento e de sua prima, a liberdade de expressão. E para isso vamos recorrer a uma história verídica e impressionante, de alguém que teve coragem de enfrentar ninguém menos que Adolf Hitler, pagando um alto preço por isso e deixando uma lição para nós. E não por acaso esse programa vai ao ar logo após a recepção que alguns trogloditas fizeram à blogueira cubana Yoani Sánchez, que ousa pensar – e manifestar o pensamento – diferente deles. E isso é inaceitável. Na trilha, uma música só, que certamente emocionará quem tem ascendência alemã. Apresentação de Luciano Pires.

| 26/02/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 337 – Oração da maçaneta

Como acontece todo início de ano, o Brasil acordou num dia de janeiro com uma tragédia. Um incêndio numa boate em Santa Maria, cidade no interior do Rio Grande do Sul, com um saldo incompreensível de 237 mortos, número que ainda pode subir. É difícil escrever sobre uma tragédia dessas dimensões, mas fizemos questão de preparar um programa a respeito. É o nosso jeito de assimilar a tragédia, de obter um pouco de paz no coração e de homenagear a todos que foram vitimados, direta ou indiretamente, pelo fogo de Santa Maria. Na trilha sonora, Rubi, Roberta Miranda, Leandro Kasan e Legião Urbana. Apresentação de Luciano Pires.

| 12/02/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 296 – Mexe-mexe

O brasileiro é um povo resignado, acostumado a transferir para deuses todos os bens e males que lhe afligem. Acostumado a esperar, a torcer para que apareça um painho ou uma mainha que lhe dê ordem, segurança, saúde, comida e educação. Somos os reis do chororô sem consequência. E então, que tal sair da pasmaceira e fazer acontecer? Por isso o Mexe-mexe de hoje! Na trilha sonora, Dominguinhos, Mauricy Moura, Luiz Gonzaga, Mundo Livre SA, Antonio Nóbrega e Zuleide. Vai, ô! Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima! Apresentação de Luciano Pires

| 01/05/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 289 – Silêncios – revisitado

O programa desta semana é a refação de um programa antigo, lá de 2007, com o mesmo texto e músicas, mas do jeito que faríamos hoje. O programa chama-se SILÊNCIOS, é o nosso podcast número 38: https://portalcafebrasil.com.br/podcasts/silencios/ Quem curte o Café Brasil terá uma chance de comparar as duas versões e concluir se evoluímos ou não em cinco anos! Vamos tratar do silêncio da natureza e do silêncio imposto pelos homens. Na trilha sonora, George Harrison, Tonico e Tinoco, Mariza, Os Mutantes, Chico Buarque, MPB4, Milton Nascimento e Gilberto Gil. Apresentação de Luciano Pires.

| 12/03/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 278 – Iniciativa e acabativa

E daí? Você é daqueles que são cheios de iniciativa? Mas e acabativa, você tem? O programa de hoje trata dessa palavrinha que não existe no dicionário, “acabativa”, a capacidade de fazer acontecer, ou aquilo que os gurus de administração chamam de “execução”. O programa ficou com um jeitinho de auto ajuda, mas como nem toda auto ajuda é ruim, ficou de bom tamanho para quem está disposto a agitar as coisas e sair da inércia. Na trilha sonora, aquela festa de sempre: Maria Alcina, Juvenal Dal Castel, Cida Moreyra, Arthur Moreira Lima e Rogéria Holtz com Zeca Baleiro. Apresentação de Luciano Pires.

| 29/12/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 264 – Democracia e censura

De tempos em tempos, especialmente quando a imprensa começa a incomodar os detentores do poder, surgem tentativas de criar controles. E toda vez essas propostas aparecem embaladas como atitudes nobres para tornar o mundo um lugar melhor. Mas no fundo, tratam mesmo é de censura.

| 21/09/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 261 – Saindo da inércia

E aí, meu, tá fazendo o quê? Vai fazer o quê? Ou tá acomodado? Você sabia que nossa tendência natural é a inércia? Permanecer estacionado na zona de conforto? Pois é… e assim a vida vai passando e quando a gente percebe…passou! Vamos tratar disso no programa de hoje, que começa com uma frase do escritor estadunidense Larry McMurtry: “Se você espera, tudo que acontece é que você fica mais velho…” Na trilha sonora aquela festa de sempre: Spok Frevo Orquestra, Sá, Rodrix e Guarabyra, Trio Madeira Brasil, Sérgio Vid com o Barão Vermelho, o Bendegó, Martinho da Vila e a Orquestra Tabajara. Apresentação de Luciano Pires.

| 01/09/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 253 – Em busca da brasilidade

Você também se pergunta “que pais é este?” O que é “brasilidade” pra você? Será que é feijoada, futebol, mulher e carnaval? É o jeitinho? É Macunaíma? Ou é outra coisa? Será que depois da globalização, da internet, ainda existe essa tal “brasilidade”? Ou Carlos Drummond de Andrade acertou na mosca quando disse: “Nenhum Brasil existe. Existirão os brasileiros?”. É essa a discussão de hoje, a partir de um texto de Affonso Romano de Sant’Anna, na qual esperamos que você entre de cabeça! Afinal, entender o que é brasilidade faz parte de entender o que somos. .

| 07/07/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 240 – No reino da implicidade

O Café Brasil tratará de um lugar onde vivemos, o reino da implicidade. É sim, implicidade. Nunca ouviu falar nessa palavrinha? Usamos o implícito até sem perceber, muitas vezes parecendo preconceituosos. Mas tem gente que sabe usar o implícito muito bem para dar seus recados. Gente que sabe manipular a linguagem para dizer não parecendo que disse sim. Pois é. Implicidade vem de “implícito”, daquilo que é subentendido. E é sobre isso que vamos reinar hoje. Na trilha sonora Socorro Lira, Rubem Alves, Leno e Lilian, Roberto Ribeiro com Marquinho Lira, The Monkees, Carson and Gaile e – olha só – Nancy e Frank Sinatra. Apresentação de Luciano Pires.

| 07/04/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 236 – Empreendedor.Ltda

Podcast Café Brasil 236 – Empreender Ltda. No programa da semana tentaremos definir o que significa a palavra “empreendedor” que tanto anda na moda. Empreendedor é coisa de gente moderna? Evidentemente que não! E será que dá pra aprender a ser um? Evidente que sim!

| 10/03/2011 - Luciano Pires
Café Brasil 221 – O contador de histórias

No podcast da semana Luciano Pires fala de sua atividade de palestrante, sob o ponto de vista do contador de histórias. Entre algumas lembranças, trata da importância do ouvir e contar histórias para o desenvolvimento da humanidade e de como perdemos certas referências quando as histórias passaram a ser contadas por quem quer nos vender alguma coisa. A trilha sonora é a bagunça de sempre, com Caboclada, Karla Sabah, Arthur Moreira Lima, Ana Moura, os Doces Bárbaros, Vicente Barreto…e o Silvio Santos. Apresentação de Luciano Pires.

| 25/11/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 220 – Homeostase Brasileira

Você às vezes olha em volta e não entende o que está acontecendo? Tem a impressão que algumas coisas estão se desfazendo, alguns processos desmanchando, outras coisas envelhecendo? O nome disso é entropia, sabia? Não? Então vamos falar a respeito, botando no foco inclusive a tragédia das chuvas no Rio de Janeiro e a degradação moral do Brasil. A trilha sonora é aquilo, né? Bendegó, Luiz Tatit, Silvinha, Antonio de Pádua, Daúde com Carlinhos Brown, Zeca Baleiro e Giana Viscardi. Apresentação de Luciano Pires.

| 19/11/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 216 – TacoTico ou TacoTeco?

Partindo de uma frase de Paul Valéry, que disse que “Um homem competente é um homem que se engana segundo as regras”, o podcast da semana apresentará o conceito do TICO e do TECO empresarial, duas obsessões que levam a um só lugar: a incompetência. Não importa se você é presidente de uma multinacional, dentista ou dono de carrinho de cachorro quente, o TICO e o TECO vão cruzar seu caminho. Na trilha sonora a competência de sempre: Cacique e Pajé, Oswaldinho, Juraildes da Cruz, Leo Maia e…e… Sarah Vaughn….que luxo! Apresentação de Luciano Pires.

| 22/10/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 214 – Walk the talk

Como disse um dia Napoleão Bonaparte: “A melhor maneira de manter sua palavra é não dá-la”… Pois é, é barato fazer promessas. Especialmente quando não temos a intenção de cumpri-las! O programa da semana vai tratar exatamente disso: nossa capacidade de fazer aquilo que dizemos que fazemos, o famoso “walk the talk”. Na trilha sonora a festa de sempre: Arthur Moreira Lima, Demônios da Garoa, Teixeirinha, Jorge Benjor, Marina de La Riva e até a Ofélia e o Fernandinho.
 

| 08/10/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 204 – Tá esperando?

E daí? Ta fazendo o quê aí? Esperando, é? Esperando o quê? Esperando quem? E a pessoa que você está esperando está preocupada com você esperando? Também tem a mesma pressa que você? Pois é… Esse é o mal da humanidade: a gente fica esperando… Vamos usar até um texto de Moacyr Scliar para falar dessa nossa incapacidade de reagir aos problemas. O programa começa com uma frase de Marta Medeiros: “Tenho urgência de tudo que deixei para amanhã.” Na trilha sonora, Kleber Albuquerque, Arnaldo Brandão, Água de Moringa, Chico Correa, Orlando Dias, Titãs e Iran Costa. Iran Costa? Pois é… Apresentação de Luciano Pires.

| 30/07/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 182 – A briga na floresta

Podcast Café Brasil 182 – A briga na floresta. O texto do programa tem como base mais uma parte dos artigos de Rubem Alves na série ENSINANDO POLÍTICA PARA CRIANÇAS. Muito apropriado para este momento.

| 26/02/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 181 – Ensinando política para crianças

E você? Também não gosta de política? Pois é, política é uma coisa complicada e suja, né? Mas é necessária. No programa de hoje vou aproveitar uma série de textos de Rubem Alves para introduzir o assunto “política” em sua vida. Vamos ver se dá certo? Na trilha sonora: João Donato e Paulo Moura, Elis Regina, Gonzaguinha, Raphael Rabello, Arthur Moreira Lima, Caetano Veloso, Mauricio Pereira e a banda Turbilhão de Ritmos e até o Silvio Santos e o Deputado Ulysses Guimarães! Apresentação de Luciano Pires.

| 19/02/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 179 – Os filtros

Bom dia, boa tarde, boa noite. Você já deve estar de saco cheio de tanto ouvir que “vivemos na era da informação”, não é? Mas o que é que isso quer dizer realmente? Ou melhor, que cuidados nós temos que ter para viver nesse mar de informações? Um deles é desenvolver alguns filtros. É disso […]

| 05/02/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 178 – Os Sofistas

Bom dia, boa tarde, boa noite. Vivemos numa sociedade onde todos querem te convencer a fazer algo que traga vantagens para alguém. Seja na compra de um produto ou serviço, na escolha de uma religião ou na eleição de um político. É uma grande competição. E nesse ambiente competitivo, se os argumentos dos “vendedores”são verdadeiros […]

| 29/01/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 177 – Ponto de Vista

Podcast Café Brasil 177 – Ponto de vista. Um programa que reflete como o amadurecimento vai modificando nossos pontos de vista. Tem até um texto de Rubem Alves que contesta o rótulo de “melhor idade” que algum marqueteiro criou para designar o outono de nossas vidas.

| 22/01/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 176 – Falando sobre Nação

O Brasil é um grande país, que precisa de um povo unido para resolver seus problemas. Mas parece que existe uma conspiração para desunir o país. Para dividir o povo em castas, em classes, em raças, em grupos.

| 14/01/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 172 – Política Não é Isso Que Está Aí

Podcast Café Brasil 172 – Política não é isso que está aí. Fala a verdade, do jeito que as coisas andam, política enche o saco, né? Dá vontade de desligar a televisão, fechar a revista, esquecer de tudo, né?

| 18/12/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 164 – O Medo da Liberdade

Hoje vou tratar daquela loucura que é ter que fazer escolhas numa sociedade onde existem opções por todos os lados. Ta cada vez mais difícil. A consciência da liberdade de escolha dá medo. Por isso precisamos de pessoas que orientem nossas escolhas, que nos deem a sensação de alívio daquela tal responsabilidade. Gente que nos dê segurança.

| 23/10/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 152 – A Gripe Suína

Vai uma gripe aí? Pois é… O Café Brasil de hoje vai tratar da gripe Suína. Não importa quando você vai ouvir este programa, se no auge da pandemia ou alguns meses depois que ela passar. Essa gripe está sendo uma lição de comunicação.

| 31/07/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 118 – O Eticômetro

Você se incomoda com os deslizes que vê por aí, hein? E não sabe o que fazer? Pois esse é o tema do nosso Café Brasil de hoje, baseado numa frase de Lyndon Johnson, 36º. Presidente do Estados Unidos: “Fazer o que está certo não é o problema. O problema é saber o que está certo.”

| 05/12/2008 - Luciano Pires
Café Brasil 091 – A Fábrica de Idiotas

O podcast da semana pode ser resumido na frase do escritor estadunidense Kevin Koffler: “A educação é a arma mais letal de alienação e subversão social, quando em mãos de quem não a possui, efetivamente”. Vamos falar dos cuidados que devemos ter com certos “mestres” que estão doutrinando os alunos, impondo sua visão política e ideológica e manipulando a visão que nossos estudantes têm do mundo e transformando as escolas em verdadeiras fábricas de idiotas. Isso deveria ser crime! E é disso que vamos tratar. A trilha sonora tem Trio Marayá, Belchior, Divina Caffé, Chico Buarque, Rogério Caetano e Zé Carreiro e Carreirinho. Que salada, né? Apresentação de Luciano Pires

| 03/06/2008 - Luciano Pires
Café Brasil 077 – Café Brasil bissexto (ao Vivo)

O podcast da semana reproduz o programa Café Brasil que foi ao ar ao vivo pela rádio Mundial no dia 29 de Fevereiro de 2008. E o tema não poderia ser outro: anos bissextos.

| 03/03/2008 - Luciano Pires
Café Brasil 064 – Sim ou Não

Já alertava Willian James que “Quando você tem que fazer uma escolha e não a faz, isso por si só já é uma escolha”. E você, já fez a sua escolha?

| 20/11/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 058 – Quando o Morro Descer e Não for Carnaval

“No dia em que eles descerem os morros do Rio, famintos e desnorteados, como soldados abandonados por seus generais, eles tomarão conta da cidade, da zona sul, e as classes médias e ricas serão prisioneiras de suas próprias avarezas e descuidos com os mais pobres. Será como um exército de centuriões romanos, de olhos arregalados, famélicos, entorpecidos e desesperados, tentando a última conquista antes da morte…” Quem disse isso foi o ex-ministro e economista Mario Henrique Simonsen, em 1986, já prevendo uma guerra civil não declarada. É esse o assunto do programa desta semana: as favelas e o problema social que se agrava a cada dia. O tema é pesado, e discutido em textos de Ruy Fabiano, Paulo Cesar Pinheiro e Engel Paschoal. E a trilha é de lascar: Tom Jobim, Caetano Veloso com João Gilberto, Bezerra da Silva, Miltinho com Elza Soares, Marcelo Lopes e Georges Moustaki e Andrea Bocceli. Apresentação de Luciano Pires.

| 09/10/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 057 – Das vantagens de ser bobo

Nesta edição vamos falar de bobos, em alguns momentos concluindo que hoje em dia, não vale a pena ser esperto. Tem texto de Clarice Lispector e Rogério Gonçalvez. E no final a sabedoria de Carlos Drummond de Andrade: “A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.” Na trilha sonora o brilho é de Almir Sater, grupo IRA!, os VIPS, Chico Saraiva, Luciano Salvador Bahia e Alcides Girardi.

| 01/10/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 044 – Música e Ditadura

Que tal um mergulhinho nas trevas? O podcast da semana trata de música e ditadura. Fala dos artistas que resistiram ao governo militar e tiveram suas músicas censuradas. Recria o discurso de Marcio Moreira Alves que foi o estopim para a promulgação do Ato Institucional Nr. 5. Na trilha sonora, documentos importantes. Chico cantando seu disfarce Julinho de Adelaide, Jorge Maravilha. MP4 com Betinho cantando “O Bêbado e a equilibista”. Chico e Caetano com a “Bárbara” censurada. Vandré. Uma gravação rara de Sérgio Sampaio aloprando com seu bloco na rua. E a Tropicália com aquele discurso famoso de Caetano Veloso no festival de MPB. Esse programa ficou bom de verdade. Experimente.

| 02/07/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 038 – Silêncios

O podcast da semana trata de vários tipos de silêncio. O silêncio da contemplação da natureza que mostra a ínfima dimensão do homem. O silêncio na poesia de Fernando Clímaco Santiago. O silêncio da repressão, com a censura que cala os artistas! O programa começa com a frase de Abrahan Lincoln: “É melhor calar-se e deixar que os outros pensem que você é um idiota do que falar e acabar com a dúvida…”. Na trilha sonora, um fado emocionante com a cantora portuguesa Mariza, Chico Buarque com Milton Nascimento e Gilberto Gil em pelnos anos de chumbo, com uma antológica interpretação de “Cálice” e Tião Carreiro e Pardinho quebrando o silêncio com suas violas. Apresentação de Luciano Pires.

| 21/05/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 030 – O Sonho dos Ratos

O podcast da semana discute a diferença entre valores e convicções, usando como base o escândalo do mensalão e a participação de personagens como Marcos Valério e a então senadora Heloísa Helena. Também apresenta uma fábula deliciosa de Rubem Alves, sobre o comportamento dos ratos que um dia livram-se do gato e podem comer o queijo à vontade. O paralelo com a nossa situação política atual seria hilariante se não fosse absurdo. Na trilha sonora, uma homenagem a um dos maiores artistas da vanguarda paulistana: Itamar Assumpção. Com a poesia de Alice Ruiz e a interpretação de Zélia Duncan, Marcos Suzano e Carlos Nava, o programa é uma provocação política em todos os sentidos.

| 26/03/2007 - Luciano Pires
Café Brasil 008 – Gente Nutritiva

Li uma reportagem sobre a importância das amizades, dizia-se que um indivíduo clonado seria completamente diferente do seu original dependendo das amizades com as quais compartilhasse, não tenho dúvidas de que isso é verdade e fico preocupado quando penso que as amizades que privamos, pelo menos enquanto somos jovens e estamos formando o nosso caráter, surgem pelo acaso, seguindo um processo de seleção imaturo e pouco ligado nas consequências futuras dessas amizades.

| 31/10/2006 - Luciano Pires