s

Podcasts do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 758 – LíderCast César Menotti

Há muito tempo tínhamos a ideia de trazer para o LíderCast uma dupla sertaneja que estivesse no auge da fama. E depois de um bom tempo tentando casar agendas, eis que surge a oportunidade de um bate-papo com o Ceésar Menotti, que em parceria com seu irmão Fabiano, compõe uma das duplas de maior sucesso no Brasil. Como dois bons caipiras, Luciano E César mandaram ver num proseado bão, com direito a viola, coxinhas e muitos causos.

| 24/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 757 – O dono da firma

Vamos então a mais um programa que fala do empreendedor brasileiro. Mas que poderia ser mexicano, colombiano, uruguaio, espanhol ou norte americano. O problema é que aqui no Brasil, tudo parece mais difícil. Especialmente quando a gente decide ser o dono da firma. Além de se ferrar de verde e amarelo, ainda é ofendido e perseguido. Que dureza, cara… como é duro trabalhar….

| 17/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 756 – Netiqueta e as mulas digitais

Usar a internet de forma responsável, é isso que trata a netiqueta, o antídoto para as mulas digitais.

| 10/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 755 – Alfabestismo digital

Conhecimento sempre significou poder. Transitamos rapidamente de séculos de escassez de informação para uma abundância jamais vista, que acabou nos afogando e produzindo diversos tipos de analfabetismo. Especialmente o alfabestismo digital.

| 03/02/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 754 – LíderCast Amyr Klink

Para começar 2021 com o pé direito, trazemos Amyr Klink. Escritor, palestrante, empresário e navegador brasileiro que em 1984 realizou a façanha de cruzar o oceano Atlântico num barco a remo.  Há tempos eu planejava esta conversa, que foi extremamente nutritiva.

| 27/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 753 – A sala dos professores

Professor…professor…professor… houve um tempo em que o sonho de uma criança era ser professor. Mas a profissão foi perdendo o brilho com o passar dos anos, ultrapassada por atividades mais, digamos, glamorosas. Pois é. É uma pena, viu? Poucas atividades são tão nobres como a de um educador. Vamos dar um mergulho então dentro da sala dos professores, pelas mãos de um professor, pra ver o que acontece?

| 20/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 752 – Jam Session

Uma das coisas mais fascinantes é a demonstração de talento humano que surge em momentos inesperados, quando saímos fora do roteiro para improvisar. Tem gente que congela quando sai dos trilhos. Tem gente que improvisa brilhantemente. E tem gente que precisa do acaso, da incerteza, para liberar a criatividade. Que tipo desses é você, hein?

| 13/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 751 – A hipocrisia nossa de cada dia

Os norte-americanos têm um termo interessante: talk is cheap, que numa tradução livre quer dizer “falar é barato”. Sim, falar é a parte fácil, cara. Como é simples abrir a bocarra e soltar um absurdo qualquer, não é? O duro mesmo é falar e fazer o que se diz. Quando isso não acontece, lidamos com um conceito interessante. O da hipocrisia. Vamos nessa?

| 06/01/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 750 – The Rocket Man

Algumas obras de arte são tão perfeitas, mas tão perfeitas, que conseguem condensar em alguns minutos todo o espírito de um tempo. E tornam-se assim, eternas. É assim com a canção Rocket Man, da excepcional dupla Elton John e Bernie Taupin, inspirada por Ray Bradbury.
Vamos embarcar nessa nave?

| 30/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 749 – Mais atrai mais.

Construímos sistemas cada vez mais complexos, desenhados para simplificar nossas vidas, mas que na verdade complicam. Nosso cérebro não se desenvolve na velocidade da tecnologia. É preciso simplificar.

| 23/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 748 – Paciência

Quando você estiver numa situação que gere impaciência, primeiro reconheça que você está impaciente, e não que você é impaciente. Estar é uma situação que pode ser mudada. Depois examine o contexto.

| 16/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 746 – O viés

Você já se pegou forçando a barra para que os fatos diante de você se encaixem na sua própria visão de mundo? Quando você resiste às informações factuais que ameaçam seus valores? Não? Ou nem percebeu, é? Então prepare-se… Vamos tratar hoje do famoso viés.

| 02/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil – A chamada

Meu conteúdo vale muito desde que seja de graça.

| 26/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 745 – Superhomem

O programa de hoje passa por igualdade de gêneros. E será a partir da obra de um de nossos maiores artistas: Gilberto Gil. Só que tem uma coisa, cara! Se você está contaminado pela política, se não gosta do Gil político, se só consegue enxergar as opiniões erradas que ele tem sobre como deve ser a sociedade, do pessoal com quem ele anda, cara! Olha: para por aqui tá? Neste episódio, estou interessado no poeta, no sujeito que teve a coragem de trazer a público, quase 50 anos atrás, um debate que hoje é considerado moderno.

| 25/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 744 – Sinalização de virtude

Você já ouviu alguns ditados como “faça o que digo, não faça o que eu faço” ou “muito papo, pouca ação” ou ainda “walk the talk”? Tudo isso tem a ver com se comprometer com aquilo que você diz que é. E um fenômeno curioso tem sido cada vez mais observado na sociedade. É antigo, mas ganhou nome novo: sinalização de virtude. É por aí que vamos hoje.

| 18/11/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 743 – A inveja

Olha, tá pesado, viu? A cizânia plantada na sociedade nos últimos quarenta anos foi tão bem sucedida que um clima de perseguição se instalou em todas as áreas. Especialmente nas redes sociais. Pessoas estão sendo perseguidas por conta de seu posicionamento, não apenas político, mas sobre qualquer tema. E eu acho que grande parte disso é por conta de velha e perigosa…inveja.

| 11/11/2020 - Luciano Pires