s

Podcasts do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 926 – Definição de Gaúcho – Revisitado

Então… diante dos acontecimentos dos últimos dias eu decidi trazer de volta um episódio do Café Brasil que publiquei lá em 2006. Foi o Café Brasil 11. Na época eu ainda trabalhava na Dana, que um dia foi Albarus, empresa gaúcha. No Rio Grande do Sul tenho memórias e amigos. E é impossível assistir às imagens que vemos da catástrofe das chuvas sem sentir uma dor imensa no coração.
Por isso este episódio de hoje. Fica sendo uma homenagem a nossos irmãos gaúchos. A história mostra que eles têm garra, determinação e força para sair dessa. Eles vão sair. São gaúchos, ora!

| 15/05/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 915 – O Homem Brinquedo

A Inteligência Artificial é uma maravilha e está mudando para sempre nossas vidas. Aos poucos vai ocupando cada espaço em nossas casas, em nosso trabalho, na sociedade. E estão chegando os brinquedos inteligentes, que serão capazes de aprender a interagir com nossos filhos. E aí? Isso é motivo de festa ou preocupação?

| 28/02/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 888 – Inteligência Artificial Natural

As máquinas têm superado os seres humanos em tarefas que antes eram consideradas necessárias para a inteligência, como multiplicar números de vários dígitos. E aos poucos estão sofisticando suas capacidades. A questão é quando e de que maneira a inteligência artificial substituirá mais aspectos da inteligência humana. Ou não substituirá? Teremos um dia uma Inteligência Artificial Natural?

| 23/08/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 881 – Material nóis

Durante a pandemia nos anos recentes, pudemos observar como é complicado lidar com informações sobre os riscos que enfrentamos. Todos queremos respostas, e para isso recorremos aos cientistas, especialistas e técnicos, esperando que eles tragam a luz. Mas os cientistas carecem de normas sobre por que e como devem comunicar o risco ao público. O resultado é que temos Youtubers, jornalistas e curiosos assumindo esse papel. Só pode dar confusão, não é? E se você manifesta dúvida, eles apelam para o cientificismo. E aí cara, ai de você…

| 05/07/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 877 –  Os fins do mundo

Se você tem sangue nas veias, certamente já se preocupou com a perspectiva de um dia o mundo acabar. A preocupação com o fim do mundo é uma questão complexa e multifacetada. Ela surge de diversas fontes, como as mudanças climáticas, o esgotamento dos recursos naturais, a possibilidade de conflitos nucleares, entre outros desafios globais. Essa preocupação reflete a consciência de que as ações humanas têm consequências significativas para o planeta e para nossa própria existência.

| 07/06/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 872 – Rau Dériu

E aí, você lembra como antigamente as comunicações eram? Limitadas às informações escritas e a relatos orais de pessoa para pessoa, o que demandava um baaaaaita tempo, não é? E pouca gente tinha dinheiro para bancar a tecnologia de distribuição. Pois é. Mas aí chegou a internet e mudou tudo, permitindo que qualquer um se tornasse comunicador e público. Imediatamente. Isso levou ao mundo atual dominado por narrativas, que são versões dos fatos, baseadas nos conhecimentos e perspectivas de quem as narra. Trato disso em meu livro “Merdades e Ventiras” e no curso “Inteligência Acima da Mídia”. Mas hoje eu quero provocar um pouco mais…

| 03/05/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 868 – Siência, siência, siência

O método científico é um conjunto de técnicas e procedimentos utilizados para se obter conhecimento empírico, baseado na observação e na experimentação. Não podemos abrir mão do método científico, pois ele é a maneira mais confiável e sistemática de se obter conhecimento sobre o mundo. Através da utilização do método científico, podemos testar hipóteses, coletar dados de forma objetiva e analisar esses dados para chegar a conclusões baseadas em evidências. Mas e quando a ciência passa a ser instrumento para manipular nossas cabeças?

| 05/04/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 864 – A distopia que nos aguarda

Quando você pensa no futuro, pensa exatamente em quê? Carros voadores? Um planeta mais saudável? Telepatia? Vizinhos Ets? Ou, quem sabe, vislumbra um futuro bem mais sombrio, tipo Exterminador do Futuro? Bem, se esse for o caso, você não está sozinho. Em vez de uma visão brilhante do futuro, muita gente aposta numa… distopia.

| 08/03/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 821 – O amor que nunca morre

A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.

| 11/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 819 – Num sei por que tô tão feliz

E aí? Como é que você tá, hein? Apanhando da vida? Ela não está tratando você bem? Afinal, devemos ser pessimistas ou otimistas sobre a vida? Você acha que as coisas estão mudando para melhor ou pior? O que que é mais inteligente, ter uma atitude positiva ou negativa sobre as coisas que nos cercam? Tem gente que diz que o pessimista é um otimista bem informado… Será?

| 27/04/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 813 – No creo en brujas

Sempre observei as redes sociais em busca de padrões que me fizessem compreender as escolhas que as pessoas fazem. E tem sido fascinante. Uma das perguntas mais insistentes é por que tanta gente acredita em narrativas estúpidas e evidentemente mentirosas. É nessa praia que vamos navegar hoje.

| 16/03/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 790 – Don´t be evil

Existe uma preocupação crescente sobre o nível de influência que as chamadas “big techs” estão exercendo sobre nossas vidas. A cada dia ficamos menos confortáveis com a perspectiva de ter alguém decidindo o que é bom para nós. Eu vou aproveitar um fato ocorrido quando o Google formou sua controladora Alphabet em 2015 e abandonou seu antigo lema, “Não seja mau”, para refletir sobre mudanças sutis que podem impactar totalmente nossas vidas. Vamos nessa?

| 06/10/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 779 – Grávida? Você está demitida!

Há quatro anos, uma amiga me relatou uma história vergonhosa. Ela descobriu inesperadamente que estava grávida logo depois de ter assinado um novo contrato de trabalho. Dias antes de iniciar na nova empresa, resolveu contrariar as orientações de muitos e abriu o jogo com a empresa antes de começar. Teve seu contrato (já assinado) rescindido. Passou duas semanas chorando em casa, sentindo-se a mais impotente das mulheres. Cara, nós estamos em 2021, e essas coisas ainda acontecem?

| 21/07/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 771 – LíderCast Aurelio Alfieri

Aurélio Alfieri é um educador físico e youtuber, apaixonado pela atividade física equilibrada para a promoção da saúde.

| 26/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 770 – O Kit Para Detecção de Bobagens

Michael Shermer é fundador da The Skeptics Society, a sociedade dos céticos, e editor chefe da revista Skeptic, que se dedica a investigar alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. A Fundação Richard Dawkins pela Razão e Ciência publicou um vídeo com ele, chamado “Kit de Detecção de Bobagens”, com dez questões que você deve perguntar quando encontrar esse povo cheio de certezas que prega suas verdades por aí. A inspiração para o Kit foi, evidentemente, Carl Sagan e o vídeo já existe legendado no Youtube, vou colocar o link no roteiro deste programa em portalcafebrasil.com.br.

Este episódio é a adaptação do texto daquele vídeo.

| 19/05/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 767 – Sexo bom – Revisitado

Uma revisita a um programa de 2013 com um ponto de vista diferente de tudo que você já ouviu. Mas cuidado com a trilha sonora.

| 28/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

“Nossa casa está queimando. Literalmente. A floresta amazônica, pulmão que produz 20% do oxigênio do nosso planeta, está em chamas. Isso é uma crise internacional. Membros do G7, vamos discutir essa emergência de primeira ordem em dois dias”

Essa fala foi de Emmanuel Macron, Presidente da França, em agosto de 2019.

A intenção era mostrar ao mundo que o Brasil está nas mãos de incompetentes que vão botar fogo no pulmão do planeta pra transformar a Amazônia em pasto.

Como é que combate uma narrativa dessas, hein?

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 760 – Carl Sagan e o dragão na garagem

Pandemia, que loucura. Tranca, abre, tranca, abre. Toma vacina, trata precocemente, vai pra escola, não vai pra escola… E aí, hein? Afinal, esse lockdown funciona? E a vacina? E a cloroquina? Pô, enquanto essa ciência não chega num acordo você está determinando suas atitudes e o destino de sua vida baseado em explicações que não podem ser comprovadas?

Eu acho que tem um dragão na sua garagem, cara…

| 10/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 759 – Karl Popper e os negacionistas

Não devemos aceitar verdades universais a partir de experiências indutivas, restritas a um contexto, no lugar e no tempo.

| 03/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 691 – Os agilistas

Conversei com o Marcelo Szuster no LíderCast 175, um papo muito interessante, que acabou se desdobrando. O Marcelo trouxe a sua empresa, a DTI Digital, para patrocinar o Café Brasil e eles me convidaram para ir a Belo Horizonte participar de uma edição do podcast Os Agilistas, que é muito bom. Focado em negócios, Os Agilistas trata dos valores em torno da agilidade, abrindo espaço para diversas abordagens. No meu caso, eles queriam falar do livro Antifrágil, que eu sumarizei no Café Brasil Premium.

Até começamos falando disso, cara, mas o papo com o Marcelo, o João e a Denise, acabou indo para muitos lados.

| 13/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 688 – Doar órgãos é doar vida

A doação de órgãos é um ato de generosidade, é o supremo desprendimento de dar uma parte de si para que outra pessoa viva. Hoje é com um desconhecido, mas amanhã pode ser com algum amigo, parente próximo ou até mesmo você.

Doar órgãos é doar vida.

| 23/10/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno

Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?

| 04/09/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 677 – Teorias da Conspiração

Vivemos numa sociedade assolada por grandes acontecimentos. Acidentes, tragédias e guerras, dando origem a teorias da conspiração, que lidam com alguns de nossos desejos, medos e suposições mais profundos sobre o mundo. Ao acreditar que eventos são controlados por entes poderosos, as teorias da conspiração dão suporte para aquela nossa sensação de que grandes acontecimentos têm grandes causas. E ajudam a explicar o que acontece em torno de nós.
Mas tem quem exagera…

| 07/08/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 676 – Homem na Lua 2

Cinquenta anos atrás o homem pousou na Lua. Mas parece que cada vez mais gente não acredita nisso. Enquanto eram os anciãos da antiga, era só uma piada. Mas agora é uma molecada, a maioria nascida depois do pouso do homem na Lua, espalhando suas teorias por centenas de blogs, páginas e vídeos…
Que dureza…

| 31/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 675 – Homem na lua

Em 20 de Julho de 1969 uma nave feita pelo homem pousou na Lua. E de dentro dela dois seres humanos saíram, para realizar talvez o maior feito da história da humanidade. Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade, foram as palavras de Neil Armstrong.

E lá se vão 50 anos…

| 24/07/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 657 – Brumadinho e a Challenger

A tragédia da explosão da Challenger em 1986 marcou toda uma geração. E o que fez daquela tragédia algo ainda mais aterrorizante é que ela poderia ter sido evitada. Assim como Brumadinho.

| 20/03/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 644 – Apresentação da PodPesquisa 2018

No dia 7 de dezembro de 2018 a ABPOD – Associação Brasileira de Podcasters, em conjunto com a rádio CBN, realizou um evento para apresentar ao mercado a PodPesquisa 2018. No programa de hoje reproduziremos o áudio desse evento.
Posso entrar?

| 19/12/2018 - Luciano Pires
Café Brasil 592 – Transgressores

Estamos sendo bombardeados por dezenas de manifestações de gente deslumbrada com humoristas ruins, performances pobres, arte de quinta categoria, rebeldes de araque e manifestações supostamente transgressoras em festivais e na televisão. Transgressores, é? Sei…

| 20/12/2017 - Ciça Camargo
Café Brasil 529 – Equilíbrio Distante

Podcast Café Brasil 529 – Equilíbrio distante. Em 1996 morria Renato Russo. Neste programa falaremos um pouco, bem pouquinho, sobre um artista que, depois de 20 anos de sua morte, continua vivo. Este programa fica sendo uma homenagem.

| 11/10/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 501 – Vai viver, cara

Podcast Café Brasil 501 – Vai viver, cara. A vida passa numa velocidade impressionante, mas a gente só percebe depois dos 50, 60 anos de idade. É quando olhamos pra trás e repensamos sobre aquilo que deixamos de fazer. Ou então quando acontece um trauma.

| 29/03/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 499 – Rabarbaro

Podcast Café Brasil 499 – Rabarbaro. Quatrocentos e noventa e nove podcasts… este é o programa que antecede o esperado 500. Como venho há algumas semanas falando de propósito, de expectativas, vou nessa linha também, preparando a sala para o próximo programa, que promete ser marcante.

| 15/03/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 454 – Café Brasil – Os primeiros 10 anos

Um programa de “cerebração”. O Café Brasil comemora 10 anos de idade, uma festa de aniversário onde quem fala são os ouvintes. E a gente se emociona. Bem vindo aos nossos primeiros 10 anos!

| 13/05/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 452 – Café com o Otário

Café Brasil 452 – Café com o Otário – Nesta edição vamos reproduzir a participação de Luciano Pires no Podcast do Otário, falando de Brasil, de política, de podcasts e muito mais. Estranhou o nome? Otário? Então venha conferir!

| 28/04/2015 - Luciano Pires
Café Brasil 435 – O ouvinte fala

Podcast Café Brasil 435 – O ouvinte fala. No último programa de 2014 damos voz aos ouvintes que nos mandaram mensagens de voz pelo Whatsapp.

| 30/12/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 427 – Pai D´Égua Sumano

O programa de hoje vai levar você para uma viagem ao…Pará. Belém. Na Amazônia. Um pedaço do Brasil que a maioria dos brasileiros desconhece e que é repleto de riquezas. Até uma ervinhas no Ver-O-Peso vamos comprar! Prepare-se!

| 04/11/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 424 – Aos Vinte e Sete

Gênios acham que a vida como ela é, é pouco, precisam buscar mais, uma outra realidade, uma outra expressão, um algo que nós, os normais, não conseguimos perceber. E então se entregam… mas o corpo parece só suportar até os 27 anos.

| 14/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 382 – É Natal

E vamos chegando ao final de mais um ano, pra variar um ano daqueles…e pra comemorar resolvemos fazer um programa de bate papo. Escolhemos algumas cartas que os ouvintes mandaram ao longo do ano e vamos que vamos. E a trilha sonora é um barato!

| 24/12/2013 - Luciano Pires
Café Brasil 305 – Diário de um líder

O programa da semana faz parte do processo de lançamento do livro DIÁRIO DE UM LÍDER, e por isso aborda o tema liderança, partindo da definição de que “liderança é a habilidade de inspirar e provocar as pessoas a fazer acontecer”. Num mundo onde todos falam de liderança, estudam liderança e copiam liderança, mas pra onde a gente olha o que falta é liderança, algo deve estar errado! Mas antes disso tem uns pingos nos is sobre a questão do aquecimento global, que pra falar a verdade já encheu o saco… Na trilha sonora, Marlui Miranda, Luiz Gonzaga, Karnak, Carlos Gonzaga e a Banda Black Rio. Apresentação de Luciano Pires.

| 03/07/2012 - Luciano Pires
Café Brasil 225 – Especial de Natal

O programa da semana era pra ser sobre Natal. Acabou tratando de Música Popular Brasileira, de Natal. Um presente para fechar o ano com chave de ouro. Vamos falar (e tocar) músicas que você cantou quando era criança, comentando um pouco sobre elas. E no meio, um pouco sobre Assis Valente um compositor brasileiro que era capaz de traduzir ao próximo e a si com muita clareza, mas tinha dificuldades em se relacionar com o mundo. Na trilha sonora um Adoniran Barbosa que nunca foi gravado, Eliezer Setton, os Golden Boys, Simone, Ivan Lins, Novos Baianos, Roberto Gnatalli e sua garotada, Agostinho dos Santos e Altamiro Carrilho. Feliz Natal! Apresentação de Luciano Pires.

| 23/12/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 186 – A tristeza do Jeca

O programa da semana volta ao passado para contar uma história interessante: o envolvimento de Monteiro Lobato no combate ao “amarelão”, a criação do personagem Jeca Tatu

| 25/03/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 183 – O videokê

Bom dia, boa tarde, boa noite. Bem vindo, bem vinda ao nosso cafezinho. Hoje vou pegar leve, quero mais é me divertir. Vamos prum karaokê? Ou melhor… um Videokê? Prepare-se… Pra começar vamos com uma frase de Tom Jobim e Newton Mendonça. Se você disser que eu desafino, amor, saiba que isso em mim provoca […]

| 05/03/2010 - Luciano Pires
Café Brasil 171 – O Caos Ordenado

Bom dia, boa tarde, boa noite. O Brasil é uma zona, né? Mas como assim… Zona. Na verdade eu quero dizer : O Brasil é um caos! E sabe de uma coisa? Sob certo ponto de vista, ainda bem! É sobre o caos que vamos tratar aqui, no Café Brasil, um programinha que é um […]

| 11/12/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 168 – O Fim do Mundo

Bom dia, boa tarde, boa noite. Apagão… Aquecimento Global… Tsunami… Calor no inverno e frio no verão… O mundo está acabando? Que medo! E o homem tem culpa disso? Hummm… discussão pra dar pano pra manga. Pra começar, vamos com uma frase do escritor italiano Umberto Eco: Não é que as pessoas incrédulas não acreditem […]

| 20/11/2009 - Luciano Pires
Café Brasil 130 – Ensaio sobre a cegueira

Num mundo onde a inclusão das pessoas com necessidades especiais é assunto importante, que tal fazer um exercício emocionante? Se você fosse cego desde nascer e tivesse a chance de enxergar por apenas três dias, o que você faria? Um texto de Hellen Keller nos levará por uma viagem de descoberta que nos alerta sobre como vemos muito e enxergamos pouco. Na trilha sonora Ceumar, Banda Suburbana Brasil, Carlos Malta, Ceguinhas de Campina Grande, Ivan Lins e o Pessoal do Ceará… Apresentação de Luciano Pires.

| 27/02/2009 - Luciano Pires