s

Todo conteúdo do Café Brasil

Videocasts Café Brasil
Cafezinho 620 – Educação? Quem se importa?

Não podemos nos acostumar com o errado, com o meio-bom, com o meio-certo, com o meio-justo. Quando fazemos isso, normalizamos o errado, o torto, o feio. Alguém tem de fazer alguma coisa, nós estamos fazendo.

| 19/04/2024 - Luciano Pires
Economia + Criatividade = Economia Criativa
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Economia + Criatividade = Economia Criativa Já se encontra à disposição no Espaço Democrático, a segunda edição revista, atualizada e ampliada do livro Economia + Criatividade = Economia Criativa, do qual sou um dos autores, juntamente com o professor Mauricio Andrade de Paula e as professoras Anapaula Iacovino Davila e Sonia Helena Santos. Lançada no […]

| 18/04/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
LíderCast 317 – Felipe Folgosi

Hoje recebemos Felipe Folgosi, ator, roteirista e autor de histórias em quadrinhos. Com uma longa carreira no teatro, televisão e cinema, Felipe é um contador de histórias que expressa sua arte de várias formas, mas tem um carinho especial pela HQ. Nossa conversa trata do desempenho nos palcos e diante das câmeras, das dificuldades para a produção de arte no Brasil e termina com uma visão um tanto preocupante do impacto da Inteligência Artificial no mundo das artes.

| 18/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 922 – A escolha de Neo

No filme Matrix, Neo, interpretado por Keanu Reeves, escolhe entre a pílula azul e a pílula vermelha oferecidas por Morpheus, uma atitude emblemática. Tomar a pílula azul o fará retornar à sua vida normal na ignorância. Tomar a pílula vermelha o fará descobrir a verdade sobre a Matrix, uma realidade simulada em que a humanidade está aprisionada sem saber. A escolha de Neo pela pílula vermelha inicia sua jornada para se tornar o “Escolhido”, capaz de ver além das ilusões da Matrix e lutar contra os opressores da humanidade.
Pensar sempre foi perigoso, e quem falou bastante sobre isso foi a filósofa Hanna Arendt.
Hannah Arendt e a Matrix. Onde mais? No Café Brasil, oras.

| 17/04/2024 - Luciano Pires
Segunda Live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola

Segunda live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola, falando sobre a educação das crianças e a crise da masculinidade. Polêmica…

| 16/04/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite Especial – Aquiles e o Rei Príamo

Usando como base o poema Ilíada, Bárbara e Babica usam a lenda de Aquiles e o Rei Príamo, aquela mesma que aparece no filme Tróia, para nos ajudar a entender que as emoções, como o amor, o ódio e a tristeza, têm uma loooonga história.

| 16/04/2024 - Luciano Pires
Live Café Com Leite com Roberto Motta

Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, conversando com Roberto Motta sobre a educação de nossas crianças. A live foi ao ar pelo Instagram.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
O Meu Everest

Imagine fixar objetivos desafiadores e aprender como transformar seus sonhos em metas concretas. Com “O Meu Everest”, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimento, despertar a criatividade, encontrar coragem e assumir as consequências necessárias para alcançar o sucesso.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 619 – Don´t make stupid people famous

As pessoas que realmente fazem diferença na sua vida não são aquelas com as maiores e melhores credenciais, com mais dinheiro, maiores prêmios ou status. Não são aquelas que têm milhares de seguidores ou que aparentam ser as tais. Não são os influencers que aparecem a cada clique. São aquelas que se importaram com você, que lhe deram atenção. Causaram impacto sobre seu futuro. E vão ficar gravadas em sua memória para sempre.

| 14/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast Especial Ozires Silva – Parte 2

Segunda parte da entrevista realizada com o ex-ministro Ozires Silva em 2015, falando de um Brasil que não existe mais e demonstrando como, com paixão, obstinação, disciplina e coragem, podemos mudar a realidade.

| 11/04/2024 - Luciano Pires
Café Brasil 921 – A Praça e a torre

O livro “A Praça e a Torre: Redes, Hierarquias e a Luta pelo Poder Global” do escocês Niall Ferguson oferece uma perspectiva inovadora sobre a história. Ele argumenta que, ao lado das hierarquias tradicionais, as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental em importantes transformações históricas. Ferguson sugere que as redes foram cruciais desde a Reforma até a Revolução Americana, passando pelo Iluminismo, as grandes guerras e até a crise econômica de 2008/2009. Ele propõe que estamos vivendo a Segunda Era das Redes, com o computador pessoal substituindo a prensa móvel de Gutenberg. E ele adverte que as redes são suscetíveis a agregações, contágios e até mesmo interrupções, trazendo paralelos inquietantes com conflitos dos séculos XVI e XVII com a era atual do Facebook, do Estado Islâmico e do mundo de Donald Trump​​.

A análise de Ferguson se concentra nas redes, abordando desde as do Iluminismo e os Illuminati, até as redes contemporâneas que incluem a gênese da internet, o ciberespaço, e movimentos políticos como as primaveras árabes, o Brexit e a ascensão de Trump. É a partir de sua abordagem que no episódio de hoje vamos falar de alguns acontecimentos recentes no Brasil.

| 10/04/2024 - Luciano Pires
Café Com Leite 76 – Vamos falar de emoções?

Neste episódio, Bárbara e Babica dão a largada para uma série que tratará de emoções. Conversar sobre nossas emoções e aprender a lidar com elas nos ajuda a ser pessoas mais fortes e compreensivas. E isso também nos ajuda a fazer amigos e nos darmos bem na escola! Vamos Conversar sobre nossas emoções e aprender a lidar com elas.

| 09/04/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 618 – Uma descoberta no Polo Norte

Em 2008 eu embarquei numa viagem até o Polo Norte, que foi um dos grandes acontecimentos em minha vida. No relato da viagem, publiquei alguns vídeos mostrando o sol brilhando lá fora, à meia noite e vinte minutos. Era o sol da meia noite. Pergunta se consegui dormir? Mesmo fechando todas as janelas e provocando uma noite artificial dentro do quarto, meu corpo e mente não me deixavam dormir.
Eu havia bagunçado meu ritmo circadiano.

| 05/04/2024 - Luciano Pires
Daniel Kahneman, a economia e a psicologia
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Daniel Kahneman, a economia e a psicologia   “O trabalho de Kahneman é realmente monumental na história do pensamento”. Steven Pinker (Entrevista em 2014 ao jornal The Guardian) Faleceu no dia 27 de março, aos 90 anos, o psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel de Economia[1] de […]

| 04/04/2024 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Oppenheimer e a Bomba
alexsoletto - Iscas Científicas

  Texto de Alex Soletto   “Agora me tornei a Morte, o destruidor dos mundos” (frase do livro hindu Bhagavad Gita)   A frase foi repetida por Oppenheimer após o teste da explosão da Bomba Atômica no deserto do novo México. O local foi a da escola, Los Alamos Ranch School em Santa Fé, que ficou […]

| 04/04/2024 - alexsoletto em Iscas Científicas
LíderCast Especial Ozires Silva – Parte 1

Seguindo na missão de trazer de volta alguns dos episódios clássicos do LíderCast, aqui vai um muito especial: a primeira parte da entrevista que o ex-ministro Ozires Silva concedeu em 2015. Uma história de empreendedorismo e liderança daquelas que enchem os olhos e nos fazem sentir falta de homens assim.

| 04/04/2024 - Luciano Pires