s

Todo conteúdo do Café Brasil

Videocasts Café Brasil
Café Brasil 787 – Reações ao Cuzão

O Café Brasil anterior, o 786 – O Cuzão, rendeu, viu? Foi muito legal receber o retorno dos ouvintes, em quantidade e em qualidade, e aproveitei alguns deles para fazer o programa de hoje. Vamos ouvir o que vocês têm a dizer e fazer mais algumas reflexões.

| 15/09/2021 - Luciano Pires
Menos Marx, mais Mises
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Menos Marx, mais Mises  “Apesar de ainda ser muito pouco conhecido entre os jovens brasileiros em comparação com Karl Marx, o nome do economista austríaco Ludwig von Mises se tornou um dos símbolos da nova direita, que, ao longo de mais de uma década, passou a congregar de anarcocapitalistas a monarquistas ultramontanos.” Camila Rocha Em […]

| 14/09/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Você ‘tem fé’ no Estado democrático de direito?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Hoje, num grupo de professores, um velho colega me escreveu que “tem fé” no “Estado democrático de direito” e na “separação dos poderes”. Mas com uma ressalva: ele acredita que “o Estado democrático de direito no Brasil está falido”. Ele não percebe que “Estado democrático de direito”, “separação de poderes”, “eleições livres”, “liberdade de imprensa” […]

| 10/09/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 786 – O cuzão.

Cara, como é complicada a vida de podcaster, bicho! A gente se mata produzindo conteúdo, não tem paz, não tem vida fácil, faz tudo com carinho, pesquisa coisas novas, não abre mão da qualidade do conteúdo, perde noites de sono imaginando como fazer para que podcasts sejam um modelo de negócios mantendo a dignidade e seguindo ao pé da letra nossos princípios. E constrói uma obra da qual dá pra se orgulhar, viu? Mas não dá pra agradar todo mundo.

| 08/09/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 415 – Personalidades digitais

Entramos na era das personalidades artificiais, onde não existe absolutamente nada de natural.

| 27/08/2021 - Luciano Pires
Não pode nem rir
Fernando Lopes - Iscas Politicrônicas

Todo mundo (ou quase) viu nas redes sociais e nos grupos de whatsapp; vídeo de uma mulher careca de ares muito sérios discorrendo didaticamente sobre a necessidade de mudarmos nossa forma de expressão na velha e boa Língua Portuguesa, para incluir os tais “pronomes neutros”, como se isso existisse no Português, taspariu. Deu até processo. […]

| 26/08/2021 - Fernando Lopes em Iscas Politicrônicas
Cafezinho 413 – Esses eu não negocio!

O que faz com que a pessoa tenha consciência do certo e errado e capacidade de analisar e agir sobre o tema é seu caráter.

| 20/08/2021 - Luciano Pires
Haiti, estado falido
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Haiti, estado falido “O Haiti não é um país caribenho, é um país da África subsaariana que circunstancialmente está situado no mar do Caribe.” Georges Landau O terremoto ocorrido dia 14 de agosto, atingindo 7,2 graus na Escala Richter e matando mais de 1.900 pessoas[1], trouxe o Haiti de volta às manchetes dos noticiários. A […]

| 18/08/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 412 – O viés de confirmação

No Cafezinho anterior eu defini “histeria ideológica”. Vou permanecer no tema trazendo agora a principal característica do histérico ideológico: o “viés de confirmação”.

| 16/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 411 – Histeria ideológica

Histeria ideológica é uma psiconeurose que faz com que o indivíduo só acredite naquilo que confirma sua visão de mundo.

| 13/08/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 410 – Dois Brasis

Existe um Brasil que consome as porcariadas que a mídia dissemina e que os marqueteiros inventam para ganhar dinheiro. E existe um outro Brasil.

| 09/08/2021 - Luciano Pires
Café na Panela – Luciana Pires

Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana Pires cantando músicas autorais e clássicos do jazz. Duração: 25 minutos.

| 08/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 781 – Stalinismo tecnológico

Se você não é do ramo do marketing, da comunicação, da propaganda, há grande chance de não entender – ou até mesmo menosprezar – este programa. Não faz mal. Para mim, este episódio do Café Brasil tem a ver com algo que venho sentindo desde o final do milênio passado, e que se resume à presença já sufocante de uma frase:

– Qual é o payback, hein?

Em quanto tempo volta o dinheiro que investi?

E aí? Topa tudo por dinheiro?

| 04/08/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 780 – LíderCast Barone & Priester

Pronto. Chegou o dia de conversar com duas referências da música brasileira quando se fala em bateria. João Barone e Aquiles Priester. Desculpe aí cara, mas o trocadilho é inevitável: os dois estavam terminando uma bateria de eventos em escolas de música e passaram por nossos estúdios para falar de carreira, de música e de muito mais.

| 28/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 404 – Mantenha-se lúcido.

Que tal recuperar a lucidez? Perceber as mentiras, os engodos, as manipulações? E só isso já nos dá uma centelha de esperança. Uma razão para o otimismo.

| 19/07/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 403 – A teoria do banheiro mijado.

Eu nunca me conformei de, ao entrar num banheiro, me deparar com avisos de “lave as mãos”, “não urine fora do vaso” ou “dê a descarga”.

| 16/07/2021 - Luciano Pires