s

Todo conteúdo do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 772 – ComunicaAgro – Live com Tejon

Um dia, descobri que grande parte dos ouvintes do Podcast Café Brasil, trabalha no Agronegócio. Por isso comecei a trazer temas do Agro para o Podcast, e o que você ouvirá hoje é o áudio da primeira live de um projeto chamado ComunicaAgro. Essa live eu fiz com o meu amigo José Luiz Tejon. Ah, você não é do agro, é? Não importa. A conversa é para todos os públicos. Vem comigo.

| 02/06/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 763 – A Agro é pop?

Você já sabe que a Perfetto patrocina o Café Brasil,  fazendo sorvetes! E para inovar com oferta de novos produtos, fizeram uma parceria com uma startup chamada Lowko, que faz um sorvete impossível, com ingredientes de origem natural, sem adição de açúcar, nem adoçantes artificiais. Baixíssimas calorias, portanto. Tem avelã com chocolate, banana com creme […]

| 31/03/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 733 – Agro Resenha

O agronegócio, que talvez seja o mais espetacular caso de sucesso brasileiro em inovação e produtividade, tem um problema histórico: uma relação de amor e ódio com o brasileiro comum. Especialmente o urbano. O Paulo Ozaki, comemorando os três anos de seu podcast Agro Resenha, me convidou para falar sobre o tema em um episódio especial, que eu reproduzo aqui hoje.

| 02/09/2020 - Luciano Pires
Polêmica indesejável
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Polêmica indesejável “Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo.” José Ortega y Gasset A aprovação do marco regulatório do saneamento pelo Senado, no dia 24 de junho[1], significou importante conquista para o governo, que comemorou o ocorrido como se fosse um gol em final […]

| 13/07/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 681 – Agrotóxicos: remédio ou veneno

Agrotóxicos surgiram na Segunda Guerra Mundial, para funcionar como armas químicas. Depois da Guerra o produto passou a ser utilizado como defensivo agrícola, também conhecido como pesticida, praguicida ou produto fitossanitário. Na legislação brasileira, o termo utilizado é agrotóxico. E acaba de ser aprovado um projeto que flexibiliza a liberação e uso dos agrotóxicos. Vixe… será que vamos todos morrer envenenados?

| 04/09/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 205 – Agrotóxicos – melhor seria não usar V

O problema do agrotóxico no Brasil não é dos Ministérios da Agricultura ou Meio Ambiente.

| 23/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 204 – Agrotóxicos – melhor seria não usar IV

Ainda existe hoje uma cultura, muito estimulada por ONGs e pela mídia, sobre situações que muitas vezes não são embasadas cientificamente.

| 19/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 202 – Agrotóxicos – melhor seria não usar II

Se não bastassem as dificuldades para comprar, transportar e armazenar, como comentei no Cafezinho anterior, eles não são nada baratos.

| 12/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 201 – Agrotóxicos – melhor seria não usar

Agrotóxicos são a bola da vez. Da forma como é espalhada a informação, parece que defensivos agrícolas estão à disposição de qualquer cidadão, como um remédio na farmácia, não é?

| 09/08/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 49 – O Brasil dos sonhos

Durante dois dias eu vi um Brasil dos sonhos. E, acredite, como aquele lá de Barreiras, existem outras centenas por aí. Mas não aparecem na mídia.

| 26/02/2018 - Luciano Pires
LíderCast 075 Renato Seraphin

LídeerCast – 075 – Renato Seraphin é presidente da Albaugh, uma empresa do segmento do agronegócio, que tem o desafio de se tornar líder da “segunda divisão”, como o campeão dos genéricos.

| 04/08/2017 - Ciça Camargo
LíderCast 022 – RicardoTomczyk

LíderCast 022 – RicardoTomczyk – Hoje a conversa é com Ricardo Tomczyk, advogado e agricultor no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Jovem e dinâmico, Ricardo é presidente da Aprosoja – Associação dos Produtores de Soja e Milho do Mato Grosso. Conversei com ele durante a realização do Circuito Aprosoja 2014, e pude conhecer detalhes do agronegócio muito diferentes daquilo que estamos acostumados a saber pela imprensa. Saiba mais sobre o papel das lideranças que atuam no segmento que é o motor da economia brasileira.

| 04/12/2015 - Luciano Pires
Muito além das lixeiras.

Vivi uma experiência privilegiada como palestrante do 9º. Circuito Aprosoja 2014, visitando 22 cidades no Mato Grosso e percorrendo cerca de 6500 km. Um banho de Brasil que mudou minha visão sobre o agronegócio.

| 18/09/2014 - Luciano Pires