Sou do tempo em que o INSS se chamava INPS – Instituto Nacional da Previdência Social, que a cultura popular chamava de Infelizmente Não Pode Ser. Foi assim de 1966 até 1990, quando o nome mudou para INSS – Instituto Nacional do Seguro Social. O nome mudou, mas a prestação de serviços…
Uma experiência de péssimo atendimento que me levou de volta às repartições públicas dos anos 70, quando vivíamos um inferno que já deveria ter sido ultrapassado. Não foi. E parece que vai piorar.
Baita padaria em Moema, São Paulo. Me encontro com um amigo para um café, e levo meu livro Merdades e Ventiras de presente. Na hora de escrever a dedicatória, nem eu nem ele temos uma caneta. Chamamos a garota que atende as mesas. Bem jovem, quando peço a caneta, ela diz: “não tenho”.
Resolva o problema do cliente. Mas antes de qualquer coisa, faça com que ele perceba que alguém se importa com ele.
“A maior habilidade de um líder é desenvolver qualidades extraordinárias em pessoas comuns.” (Abraham Lincoln) Há alguns meses eu retornava de um evento no interior de Minas Gerais, trafegando pela Rodovia Fernão Dias, quando repentinamente senti uma forte dor na região lombar. Imediatamente parei o carro no acostamento, desci para me alongar, mas de […]
“Os espinhos que colhi são da árvore que plantei.” (Lord Byron) Já aprendemos que tecnicamente todos somos vendedores. Afinal, estamos sempre vendendo algo, não necessariamente produtos ou serviços, mas nossa imagem pessoal, a satisfação por nossa companhia, a reflexão proporcionada por nossas ideias. Todavia, no mundo corporativo, estive a maior parte do tempo sentado […]
Cena 1: no calor infernal de São Paulo, pifa o ar condicionado de meu carro. Sim, sou coxinha, elite branca, burguês que anda de carro com ar condicionado. Na oficina especializada pergunto quanto tempo leva para arrumar. A resposta, com uma imensa má vontade: – Ah… um dia e meio só para achar o vazamento. […]