O físico Richard Feynman tem uma frase ótima: “A ciência é a crença na ignorância dos especialistas.” A ciência prospera no reconhecimento de que sempre há mais a aprender e descobrir. Isso é o oposto do cientificismo, que trata as descobertas científicas como verdades absolutas e imutáveis.
Veja o caso do pum da vaca. Há quanto tempo ouvimos que o metano produzido quando a vaca solta um pum, contribui para o aquecimento global e as mudanças climáticas? Por isso temos de reduzir rebanhos, consumo de carne, etc, não é?
Cara, como está difícil a vida em sociedade… Os padrões de qualidade caíram em tudo, de produtos a prestação de serviços. Tudo é meia-boca, meio-feito, meio-bom. A única coisa que cresce e se torna cada vez mais eficiente é o povo que reclama, que sabe de tudo, que não respeita hierarquia. Eu acho que estamos emburrecendo, e o que mais vejo por aí é gente pé no saco. Será que você é um? Ou talvez eu seja um?
Neste episódio, Bárbara e Babica usam ideias de Carl Sagan para explicar como funciona o método científico e como é preciso ser cético. Mas o cético inteligente. Será que você tem um dragão na garagem?
Neste episódio, Bárbara e Babica falam sobre a importância de praticar o ceticismo, mostrando algumas idéias do cientista Carl Sagan. Com direito até a Evidências!