s

Todo conteúdo do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 911 – Idioters fazem influencers

Recorro a um texto de Rubem Alves citando Schopenhauer: “No que se refere a nossas leituras, a arte de não ler é sumamente importante. Essa arte consiste em nem sequer folhear o que ocupa o grande público. Para ler o bom, uma condição é não ler o ruim: porque a vida é curta e o tempo e a energia escassos… Muitos eruditos leram até ficar estúpidos.”

Pois é. A arte de escolher aquilo que você não quer saber. A arte de perceber que você precisa criar filtros para se proteger daquilo que não presta. Até para abrir espaço para o que presta, sacou? A arte de não dar espaço pra quem fala merda. O nome disso é liberdade… Este episódio foi inspirado por outro láááááá de 2017, chamado “A arte de falar merda”.

| 31/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 608 – Ignorância é poder

Robert Proctor, historiador da ciência da Universidade de Stanford, começou a se aprofundar nas práticas das empresas de tabaco, que gastaram bilhões obscurecendo o conhecimento sobre os efeitos do tabagismo na saúde dos fumantes. Essa busca levou Proctor a criar uma palavra para o estudo da propagação deliberada da ignorância: agnotologia.
Agnotologia vem de “agnosis”, a palavra grega neoclássica para ignorância ou “não saber”, e “ontologia”, o ramo da metafísica que trata da natureza do ser.

| 27/01/2024 - Luciano Pires
Cafezinho 603 – O ignorante

A ignorância é geralmente vista como algo negativo, mas existem situações em que ela pode ter vantagens. Por exemplo, evitar o estresse e a ansiedade quando conhecemos certas informações. Se uma pessoa é ignorante sobre um problema global complexo, ela pode não se preocupar com isso e levar a uma vida mais tranquila e despreocupada.

| 22/12/2023 - Luciano Pires
Café Com Leite 48 – Desenvolvendo a inteligência

Neste episódio, Bárbara e Babica vão conversar sobre como fazer para aumentar a inteligência, falando sobre a diferença entre sabedoria e inteligência e dando dicas importantes para aumentar seu potencial cerebral.

| 13/06/2023 - Luciano Pires
Cafezinho 518 – A bênção da ignorância

Sistemas complexos são complexos demais para serem controlados de fora.

| 22/08/2022 - Luciano Pires
A ignorância como motor do conhecimento e da ciência
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A ignorância como motor do conhecimento e da ciência “Para quem busca o conhecimento, surpresas são achados valiosos. A descoberta de um fato surpreendente leva à procura de novos fatos e suscita a formulação de hipóteses e teorias que possam elucidá-lo. A mente científica trabalha com um radar ligado ao Anômalo e ao inesperado. A […]

| 28/05/2022 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 358 – Só sei que nada sei

Bote na cabeça: não dá para ser mestre sem antes ser discípulo.

| 08/02/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 324 – A regra das 48 horas

Quando chega uma notícia bombástica, eu só me pronuncio depois de 48 horas.

| 12/10/2020 - Luciano Pires
Leitura cafezinho 303 – Cérebro médio

Escolha um tema quente, dê sua opinião e em seguida olhe em volta pra ver quanta gente altruísta e bondosa assanhada para cassar a sua liberdade de manifestar a discordância.

| 03/08/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 175 – Não use sua ignorância

Quando você não conhece o objeto de sua análise, será escravo de seu senso estético.

| 10/05/2019 - Luciano Pires
Cafezinho 1 – Sobre falar bobagens

O que é que leva alguém a falar bobagem em público? Em primeiro lugar vem a ignorância. O sujeito desconhece o assunto, abre a bocarra e dá sua opinião superficial. É na praia da ignorância que nadam dezenas de influenciadores digitais. A burrice é outro ponto. O burro tem certeza de que sabe o que não sabe. E, […]

| 04/09/2017 - Luciano Pires
Café Brasil 423 – Non ducor duco

Hoje vamos mais uma vez falar dessa sociedade da informação que nos afoga em conteúdo, e onde pouca gente consegue nadar de braçada. Parece que a maioria quer apenas uma boia, sabe como é? Mas tem uns que se esbaldam…

| 07/10/2014 - Luciano Pires
Café Brasil 057 – Das vantagens de ser bobo

Nesta edição vamos falar de bobos, em alguns momentos concluindo que hoje em dia, não vale a pena ser esperto. Tem texto de Clarice Lispector e Rogério Gonçalvez. E no final a sabedoria de Carlos Drummond de Andrade: “A educação visa melhorar a natureza do homem o que nem sempre é aceito pelo interessado.” Na trilha sonora o brilho é de Almir Sater, grupo IRA!, os VIPS, Chico Saraiva, Luciano Salvador Bahia e Alcides Girardi.

| 01/10/2007 - Luciano Pires