s

Todo conteúdo do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 364 – Isolacionismo intelectual

O viés de confirmação leva ao isolacionismo intelectual, quando você não procura, refuta e, não raro, caçoa de ideias diferentes

| 01/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 295 – O Domingão do Faustinho

Estamos assistindo a uma revolução na mídia, meus caros. Uma que não tem retorno.

| 03/07/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 704 – 45 Minutos do Primeiro Tempo

Patrick Santos é um jornalista que tem uma trajetória importante no rádio brasileiro. Em 2019 ele lançou um livro e na sequência começou a produzir o podcast 45 Minutos do Primeiro Tempo na rádio Jovem Pan. E me convidou para um bate -papo.

Vamos nessa?

| 12/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 233 – Na raiz dos problemas

“Época triste esta nossa, quando é mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito.”

| 29/11/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 667 – Ajuda, por favor

Toda mudança implica em incomodação. Se não incomoda, não tem mudança. E a incomodação é tão maior quanto mais fundo se mexe.

Nas últimas eleições, ganhou um candidato com um discurso de mudança. E assim que tomou posse e começou a mexer nas estruturas, foi parecido com um daqueles filmes de monstro, não lembro de o Godzilla, quando algum personagem começa a cutucar o chão até perceber que estava em cima do monstro, que então acorda e começa a se mover, tentando expulsar quem o incomodava. E quanto mais o incomodador insistia, mais nervoso o monstro ficava…
Esse é o Brasil. Você pode escolher se quer colocar sua energia a serviço da mudança ou então para parar as mudanças.

| 29/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 665 – O Vale

A trilha para o sucesso envolve trabalho duro e dedicação, além de um pouco de sorte. Mas a verdadeira chave para o sucesso é saber quando parar, quando desistir de um projeto. No programa de hoje reproduzo o PodSumário do livro The Dip, de Seth Godin, onde ele diz que os vencedores são os que sabem quando desistir rapidamente, frequentemente e sem sentimento de culpa, até que serem capazes de vencer o obstáculo certo.

| 15/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 664 – Sobre lagartas e borboletas

Cara, como mudar é difícil… perder peso…manter forma física… para alguns, parar de fumar… parar de roer unha, de dormir tarde… de comer muito! Mudanças são difíceis porque nossos hábitos estão profundamente enraizados e alguns atributos de nossa personalidade são simplesmente imutáveis. Bem, mas se não dá pra mudar, dá pra dar uma alteradinha? Consigo deixar de ser lagarta pra ser borboleta? Talvez. Mas cuidado com gente que diz que tem a fórmula e sai por aí cagando regra.

| 08/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 663 – A crisálida

A maturidade entende que existe a escuridão no mundo, mas que não precisamos viver nela. Podemos acender a luz e oferece-la para os outros.

| 01/05/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 621 – Orgulho de Ser Brasileiro

Em junho de 2018 realizamos o II Sarau Café Brasil, desta vez convidando o jornalista e cineasta Adalberto Piotto para exibir o seu filme Orgulho de ser brasileiro e, na sequência, participar de um bate-papo com a plateia. No programa de hoje reproduzimos a gravação do evento. Posso entrar? Amigo, amiga, não importa quem seja, […]

| 11/07/2018 - Luciano Pires
Cafezinho 81 – A Confederação

A Confederação mais eficiente do Brasil é a dos bandidos.

| 18/06/2018 - Luciano Pires
LíderCast 100 – Neide Santos

LíderCast 100 – Hoje conversamos com Neide Santos, uma empreendedora social, uma guerreira que tinha tudo para desistir, dá a volta por cima e hoje muda a vida de outras pessoas.

| 16/03/2018 - Ciça Camargo
Mudança, inovação e o espírito conservador
Bruno Garschagen - Ciência Política

Mudei de casa recentemente. Muito mais do que necessário, mudei porque quis, porque considerei que seria melhor. Mudar é sempre, porém, um tormento. Embalar os pertences, transportá-los para depois desempacotá-los; um estorvo, enfim. Muitos de vocês que me leem já devem ter enfrentado tal suplício em algum momento. Mas não é da mudança em si […]

| 19/10/2017 - Bruno Garschagen em Ciência Política
Tá tudo invertido
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Tá tudo invertido Quem diria? “A nova ordem mundial não é explicada pelo declínio dos Estados Unidos da América, mas sim pela ascensão de todos os outros países”. Fareed Zakaria Desde 2009, quando coordenei um grupo de estudantes da FAAP numa missão estudantil à China, passei a acompanhar com redobrado interesse os assuntos relativos àquele […]

| 29/08/2017 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil Curto 19 – Mudar por discurso?

Aceitemos a luz. E paremos com essa bobagem do “sempre foi assim”.

| 18/08/2017 - Luciano Pires
Café Brasil Curto 18 – O problema são os outros

Mude essa sua visão preconceituosa, desconfiada e limitadora sobre a natureza humana. Mas não espere que os outros mudem, mude você!

| 14/08/2017 - Luciano Pires
Videocast Nakata T02 08

Videocast Nakata Temporada 02 Episódio 08 Já falei sobre a importância de ser uma pessoa nutritiva. Vamos agora nos aprofundar um pouco mais no assunto. O ser nutritivo, além de divertido, informado, confiável e articulado, pode focar as suas qualidades em 3 dimensões diferentes.

| 22/02/2017 - Ciça Camargo