s

Todo conteúdo do Café Brasil

Podcast Café Brasil com Luciano Pires
Café Brasil 920 – No Caravelas

O Caravelas Podcast foi criado pelo advogado e historiador Marcelo Andrade, para conversar com pessoas de diversos segmentos sobre a realidade do Brasil. Marcelo tem crescido no Youtube com seus canais que apresentam novas abordagens da história do Brasil e do Mundo, o que tem gerado polêmicas e muita, muita discussão. Mas é sensacional para quem quer conhecer aquilo que vai além do que as mídias nos ofertam diariamente. Em nossa conversa, baseada em meu livro Merdades e Ventiras, tratamos exatamente de como a mídia faz a cabeça das pessoas e o que podemos fazer a respeito. Hoje você ouvirá o áudio desse episódio.

| 03/04/2024 - Luciano Pires
LíderCast 297 – Dr. Francisco Cardoso

O convidado de hoje é o Dr. Francisco Eduardo Cardoso Alves, médico infectologista que tem atuação majoritária na área clínica em doenças clínicas, infectocontagiosas, parasitárias e tropicais além de diagnóstico médico em geral.

| 16/11/2023 - Luciano Pires
LíderCast 261 – Paula Schmitt

No episódio de hoje temos a jornalista e escritora Paula Schmitt, que tem mestrado em ciências políticas e estudos do Oriente Médio pela Universidade Americana de Beirute. É autora do livro de ficção “Eudemonia” e do de não-ficção “Spies”. Venceu o Prêmio Bandeirantes de Radiojornalismo, foi correspondente no Oriente Médio para o SBT e Radio France e foi colunista de política dos jornais Folha de S.Paulo e Estado de S.Paulo. Hoje publica seus textos no Poder 360 e na revista Oeste.
Paula pratica um jornalismo que não existe mais, aquele que teima em ir contra a corrente, com investigação profunda e sem medo de opinar. Uma conversa muito interessante sobre o poder e a responsabilidade da mídia, a sociedade e… liberdade.

| 16/02/2023 - Luciano Pires
Café Brasil 839 – Como é duro trabalhar

O termo “grande demissão” foi cunhado em maio de 2021 por Anthony Klotz, professor associado de administração da University College London, quando previu um êxodo de trabalhadores americanos de seus empregos, motivado pelo esgotamento e o gosto da liberdade ao trabalhar em casa. E parece que isso se espalhou pelo mundo. A cultura do trabalho está mudando.  Um monte de gente dizendo que, cara, como é duro trabalhar!Vamos nessa praia hoje.

| 14/09/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 821 – O amor que nunca morre

A Pandemia causou prejuízos em todas as esferas de nossas vidas. Mas talvez o mais impactante, depois da morte de um ente querido, seja o estrago psicológico causado em muita gente, que se tornou insensível à dor alheia em nome de disputas políticas. No episódio de hoje abordaremos o caso de Arlene Graf, que perdeu o filho depois de tomar vacina contra o coronavírus. Esse tema teve cobertura desastrosa por parte da imprensa, e entra na história como um exemplo de vergonha, falta de sensibilidade e prova mais obscena da pequenez da imprensa. E de muitos de nós.

| 11/05/2022 - Luciano Pires
Café Brasil 797 – ‘Bora pra Retomada – com Lucia Helena Galvão

Tenho feito uma série de lives que chamei de ‘Bora pra retomada’, com a ideia de refletir sobre o que aprendemos com a pandemia e como nos preparar para o futuro. Uma das convidadas foi Lucia Helena Galvão, que é professora de filosofia e poetisa. Aliás, poeta. Professora de filosofia e poeta. Navegar por ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros assuntos é um desafio. Mas a gente conseguiu amarrar com o conceito da retomada. Uma conversa adulta, rica e fortemente reflexiva. Vamos nessa?

| 24/11/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 782  – Bora Pra Retomada

Fiz uma live com meu amigo Gustavo Cerbasi, na qual conversamos sobre coisas que aprendemos durante a pandemia e algumas providências que deveríamos tomar para aproveitar as oportunidades quando o mundo voltar ao normal. É sim cara, ele vai voltar ao normal!

| 11/08/2021 - Luciano Pires
Origem da Covid – seguindo as pistas

Tradução automática feita pelo Google, de artigo de Nicholas Wade, que causou repercussão no mundo ao apontar a possibilidade de origem do vírus da Covid19 em laboratório. Essa tese, que foi tratada como teoria da conspiração, ganha corpo a cada dia. Por isso é importante conhecer os argumentos de quem foi fundo na reflexão sobre a possibilidade de um vírus feito pelo homem ser o responsável pela Pandemia.

| 26/05/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 380 – Minha vida naquela rua

Não existe para mim essa história de “encerrar as atividades”. Isso nem passa pela minha cabeça.

| 26/04/2021 - Luciano Pires
Café Brasil 764 – LíderCast Live – Gastronomia Viva

Medidas restritivas desproporcionais impostas pelos governos geraram uma tragédia social sem precedentes na história da alimentação fora do lar, o setor que mais emprega e treina mão de obra no mercado formal de trabalho do Brasil.
Um drama sem fim está se desenhando. O que se pode fazer para salvar empregos e negócios?

| 07/04/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 372 – (des)Equilíbrio

Após anos de condicionamento recebendo más notícias, quebrando expectativas, vivendo desilusões, nos transformamos no que somos hoje: uma sociedade desconfiada, cética, que sempre espera o pior.

| 29/03/2021 - Luciano Pires
Cafezinho 370 – Os ambulantes da rua Bresser

Difícil é quem tem acesso ao IFood, Netflix e supermercados, entender que a vida, uh, sempre encontra um caminho.

| 22/03/2021 - Luciano Pires
Efeito da pandemia na economia mundial
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Efeito da pandemia na economia mundial “O PIB brasileiro se apresentou melhor do que o de muitos países da Europa, por exemplo. No início da pandemia, a expectativa era de que o PIB brasileiro caísse mais de 10%, assim como o da Grã-Bretanha e o da França que caíram próximo disso.” Bruno Musa  À medida […]

| 11/03/2021 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Não existe ‘o melhor caminho’
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, há quem nos exija uma declaração explícita de posicionamento diante das lutas políticas do nosso tempo, como se fosse necessário sustentar um discurso únivoco sobre tudo isso.   O problema é que vejo a realidade política como inevitavelmente dialética.   Por isso, não consigo me alinhar por completo às fileiras de um grupo nem […]

| 08/03/2021 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Café Brasil 747 – O vírus – Com Alessandro Loiola

Abri a temporada 16 do LíderCast com duas entrevistas importantes, ambas abordando a questão da Pandemia do Coronavírus sob um ponto de vista diferente daquele que dominou a imprensa e os debates que tomam conta da sociedade. Sem negar o problema – deixa eu repetir aqui quinhentas vezes tá? Sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema, sem negar o problema,  sem relevar a importância e o perigo desse vírus, mas tentando escapar da histeria e manipulação que transformaram o combate a uma doença numa questão política irracional.

Hoje eu apresento a conversa que tive com o médico Alessandro Loiola. Ouça com atenção, tente se livrar de seu viés político, apenas raciocine, cara! Existem outras narrativas além daquelas dos grandes veículos da mídia.

| 09/12/2020 - Luciano Pires
A Dialética do Confinamento
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

O pensamento, como o próprio real, é dialético: a escolha de um caminho sempre revela mais sobre nós mesmos do que sobre a paisagem. A escuridão sempre ilumina o que está oculto na nossa alma. A confusão sempre expõe uma ordem implícita. A crise do nosso tempo tem uma profundidade maior do que a sugerida […]

| 28/10/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
LíderCast 206 – Alessandro Loiola

Médico, segunda aparição no LíderCast, por conta de seu trabalho incansável em interpretar os dados sobre a Pandemia com ceticismo saudável, tentando jogar um pouco de lucidez num cenário de histeria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
LíderCast 205 – Lorenzo Ridolfi

Um “nerd” fascinado por matemática e por big data, que fica cismado com as informações desencontradas sobre a epidemia da Covid e decide preparar seus próprios gráficos, lançando um pouco de bom senso na gritaria.

| 21/10/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 735 – Morrer de quê?

Fala a verdade, quem é que não se pegou pensando sobre o seu dia, hein? Quando sua existência chegar ao fim? No dia que você morrer? Então, não é um pensamento agradável, muita gente não gosta nem de pensar a respeito. Mas conforme a gente vai envelhecendo, essa reflexão aparece. Como é que vai ser quando chegar a minha hora, hein? Aliás, eu vou morrer de quê?

| 16/09/2020 - Luciano Pires
Aquém do potencial
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Aquém do potencial  “A economia está sujeita a conveniências políticas que a levaram por maus caminhos. Por isso enfatizo tanto a gravidade da situação, na esperança de levar seus responsáveis ao que chamaria de psicoterapias de grupos para uma análise profunda do que se passa e à busca de consensos majoritários para sair dela, sem […]

| 12/09/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Abrir as escolas?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Amigos, neste momento os Estados e municípios estão discutindo sobre a abertura das escolas públicas e particulares. Defensores da permanência do fechamento das escolas argumentam que “mais importante é a vida”. Eu concordo: mais importante é a vida. Justamente por isso defendo que as escolas – especialmente as públicas – voltem a funcionar. * * […]

| 21/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Cafezinho 308 – O Crachá do Bozó

Não se engane, viu? Esses donos da verdade só são donos da própria ignorância.

| 17/08/2020 - Luciano Pires
Por que o Bolsonaro cresce na pandemia?
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Saiu na Folha de São Paulo de 14/08: “O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com a melhor avaliação desde que começou o seu mandato. Segundo o Datafolha, 37% dos brasileiros consideram seu governo ótimo ou bom, ante 32% que o achavam na pesquisa anterior, feita em 23 e 24 de junho. Mais acentuada ainda […]

| 15/08/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Isolamento social, ideologia e privilégio de classe
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

A linguagem é dialética. Para apreender toda a extensão do que é dito, é preciso captar não só o seu significado explícito, mas também o que se oculta. Todos sabemos: em período de pandemia, é preciso ficar em casa, cumprindo com o máximo de rigor a clausura, para que possamos nos proteger mutuamente. Esse é […]

| 14/07/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
A atualidade de Malthus
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A atualidade de Thomas Malthus “O famoso contraste que Malthus estabeleceu entre as duas espécies de progressões – o aumento geométrico da população e o crescimento aritmético da produção de alimentos – tinha o poder hipnótico e persuasivo de um slogan de publicidade.” Mark Blaug. Ao longo de mais de 35 anos de atividade docente, […]

| 29/05/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
A economia criativa pode ser essencial para o pós-pandemia?
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A economia criativa pode ser essencial para o pós-pandemia? “… as crises econômicas inevitavelmente dão origem a períodos críticos em que uma economia é refeita para que possa recuperar-se e recomeçar a crescer. Esses são os períodos que chamo de grandes recomeços.” Richard Florida Embora já tenha se transformado num dos segmentos mais relevantes em […]

| 08/05/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Café Brasil 716 – Cafezinho Live com Adalberto Piotto

Na sexta e última live desta primeira temporada, eu recebi meu caro, meu caríssimo amigo Adalberto Piotto. O Piotto é um jornalista experiente, um estudioso da brasilidade, um sujeito que consegue olhar a notícia sem histeria, sem partidarismo e, com isso, ter uma visão equilibrada dos fatos. E também indignada, evidentemente, especialmente com os coleguinhas de profissão. Vamos ao papo?

Quer sair dessa quarentena melhor e mais produtivo do que entrou? Inscreva-se no curso PRODUTIVIDADE ANTIFRÁGIL. As inscrições serão encerradas muito em breve. Não perca tempo. Inscreva-se agora: https://produtividadeantifragil.com.br

| 06/05/2020 - Luciano Pires
Externalidades e pandemia
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Externalidades e pandemia “Se eu faço algo que o afeta, positiva ou negativamente, sem o seu consentimento ou sem a minha própria capacidade de reter um benefício a não ser que você pague, isso é uma externalidade.” Michael Munger Há uma expressão que teve origem na teoria econômica, mas que acabou, às vezes de forma […]

| 20/04/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 274 – Depois da Pandemia

Os sustos e traumas destes dias intensos são um gigantesco processo de depuração.

| 20/04/2020 - Luciano Pires
Pandemia, ciência e democracia
Gustavo Bertoche - É preciso lançar pontes.

Num momento de crise, como a situação de pandemia em que vivemos, muitos desejam uma orientação a respeito de como devem agir, mas não sabem em que confiar. Nesse contexto, leio aqui e ali pessoas inteligentes nos exortando a “seguir a ciência”. Que elas me desculpem, mas eu não sigo o que eu não sei […]

| 17/04/2020 - Gustavo Bertoche em É preciso lançar pontes.
Um mundo carente de lideranças
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

A carência de lideranças políticas e o enfrentamento da pandemia “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo.” Margaret Thatcher Poucos conceitos passaram por transformações tão profundas nas últimas três ou quatro décadas como o de liderança. Nessa trajetória de mudança, as características típicas de um líder tradicional cederam lugar […]

| 03/04/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas
Cafezinho 268 – Skin In The Game

Faça o exercício de imaginar que decisão você tomaria se fosse a sua skin in the game.

| 30/03/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 267 – Cafezinho.Live

Escolha bem suas conexões para não infectar também a mente.

| 27/03/2020 - Luciano Pires
Vivendo e aprendendo
Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas

Vivendo e aprendendo  Lições da quarentena “Vivendo e aprendendo a jogar Vivendo e aprendendo a jogar Nem sempre ganhando Nem sempre perdendo Mas, aprendendo a jogar.” Guilherme Arantes O mundo todo está passando por uma experiência inédita. Mesmo em situações críticas, como em guerras, jamais havia ocorrido uma situação como a de agora, com a […]

| 25/03/2020 - Luiz Alberto Machado em Iscas Econômicas