s

Todo conteúdo do Café Brasil

Portal Café Brasil
Cafezinho 253 – Brasiliência 2

E a brasiliência, que poderia ser a nossa maior qualidade, torna-se nosso maior defeito.

| 07/02/2020 - Luciano Pires
Cafezinho 252 – Brasiliência

Brasiliência é uma forma de ver a vida, que faz com que as pessoas, mesmo sofrendo, se sintam felizes.

| 01/02/2020 - Luciano Pires
Café Brasil 671 – Antifrágil

Um dos livros sumarizados no Café Brasil Premium foi o Antifrágil, de Nassim Nicholas Taleb, um daqueles raros livros que, quando surgem, causam um impacto capaz de mudar a visão de mundo de muitas pessoas. Além disso, foi um livro muito solicitado por assinantes do Café Brasil Premium, e me proporcionou a oportunidade para uma releitura. No fim, como sempre, quem mais sai ganhando sou eu. Neste Café Brasil especial, muito oportuno para o momento que vivemos, você vai receber a íntegra do Podsumário Antifrágil.

| 26/06/2019 - Luciano Pires
Café Brasil 614 – Limão ou limonada

No começo dos anos 1970 apareceu um termo que anos mais tarde ganhou espaço nas teorias de gestão e pegou: resiliência. Posso entrar?

| 23/05/2018 - Luciano Pires
O que aprender quando o futuro já era
Mauro Segura - Transformação

A minha experiência no ano passado mostrou que a história de viver cada dia como se fosse o último é uma baboseira. Aprendi que eu não preciso ter planos mirabolantes para ter uma vida digna, prazerosa e interessante. Aprendi isso de forma muito dura. Essa é a história contada no artigo.

| 15/05/2018 - Mauro Segura em Transformação
Cafezinho 6 – Celebrando o fracasso

Sobre como aprender com nossos insucessos, transformando os momentos em que quebramos a cara em novos pontos de partida.

| 22/09/2017 - Luciano Pires
Passos de bebê
Tom Coelho - Sete Vidas

“Transportai um punhado de terra todos os dias e farás uma montanha.” (Confúcio)   Muitas foram as profissões que desejei exercer. Do sonho pueril de me tornar jogador de futebol à pretensão de, como astrônomo, colocar a cabeça onde não raro ela costumava estar, ou seja, no mundo da lua. Acabei por seguir caminhos mais […]

| 05/02/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
A força da vocação
Tom Coelho - Sete Vidas

“Eu nunca quis ser o maior ou o melhor. Queria apenas desenhar.” (Mauricio de Sousa)   Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali. É quase impossível que estes personagens de histórias em quadrinhos não sejam seus conhecidos e praticamente improvável que não tenham participado de sua vida, em especial durante sua infância. Tive a honra de compartilhar momentos […]

| 16/01/2017 - Tom Coelho em Sete Vidas
Apesar de vocês
Tom Coelho - Sete Vidas

Isca intelectual de Tom Coelho sobre pessoas diferentes porque decidiram enfrentar a mediocridade, o pessimismo, a negligência.

| 25/12/2016 - Tom Coelho em Sete Vidas
Você nunca vai se perdoar por não ter sido você
Mauro Segura - Transformação

Vivemos um momento de inflexão na sociedade em que tudo parece se transformar de forma radical. São tantas oportunidades e tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, que as vezes ficamos paralisados sem saber como agir. E aí? Como fazer?

| 21/12/2016 - Mauro Segura em Transformação
Jogando xadrez
Tom Coelho - Sete Vidas

“O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins.” (Warren G. Lester)   Eu contava cerca de sete anos de idade quando fui apresentado ao jogo de xadrez por um primo mais velho. Numa infância pobre, utilizávamos um tabuleiro de jogo de damas e adaptávamos as peças […]

| 21/11/2016 - Tom Coelho em Sete Vidas
Resiliência
Tom Coelho - Sete Vidas

“O problema não é o problema. O problema é sua atitude com relação ao problema.” (Kelly Young)   Hoje, a tristeza me visitou. Tocou a campainha, subiu as escadas, bateu à porta e entrou. Não ofereci resistência. Houve um tempo em que eu fazia o impossível para evitá-la adentrar os meus domínios. E quando isso […]

| 29/10/2016 - Tom Coelho em Sete Vidas
Fracasso e sucesso
Tom Coelho - Sete Vidas

“Se és homem, ergue os olhos para admirar os que empreenderam coisas grandiosas, ainda que hajam fracassado.” (Sêneca)   É preciso discernimento para reconhecer o fracasso, coragem para assumi-lo e divulgá-lo e sabedoria para aprender com ele. O fracasso está presente em nossa vida, em seus mais variados aspectos. Na discussão fortuita dos namorados e […]

| 14/05/2016 - Tom Coelho em Sete Vidas
045 – Recuperando do trauma

Quando terminar o trauma, quando o Brasil sair deste momento de loucura, o que devemos fazer? Uma reflexão rápida com quatro dicas sobre como transformar o trauma num momento de aprendizado.

| 08/05/2016 - Luciano Pires
Recuperando do trauma

Isca intelectual de Luciano Pires. Uma hora a turbulência passará e alguém terá de fechar os compartimentos de bagagem, recolher pertences caídos, acalmar os mais apavorados e retomar a rotina do voo de cruzeiro. Uma hora o susto passa. E o que será que vem depois?

| 06/05/2016 - Luciano Pires
Café Brasil 488 – O problema do problema

Podcast Café Brasil 488 – O problema do problema. Sempre que um ano termina, a gente se enche de planos e prepara um recomeço. Alinha os problemas que tem que resolver e… pronto! Mas como é difícil, né? Pois é… mas o problema de verdade nem sempre é o problema, mas é o problema que você tem com o problema. Que confusão, né?

| 29/12/2015 - Luciano Pires