
Videocast Nakata T02 08
Ciça Camargo -SEDUÇÃO DO CLIENTE
Já falei sobre a importância de ser uma pessoa nutritiva. Vamos agora nos aprofundar um pouco mais no assunto. O ser nutritivo, além de divertido, informado, confiável e articulado, pode focar as suas qualidades em 3 dimensões diferentes.
Nutritivo para o corpo
Minha professora de pilates é nutritiva para meu corpo, por exemplo. A pessoa que eu amo, no momento de intimidade, também!
Nutritivo para a mente
O escritor, o compositor, o artista, o professor, o mentor, aquela pessoa que me traz conhecimento, me faz refletir, é nutritiva para minha mente.
Nutritivo para a alma
Naquele momento de dor, de desorientação, de colapso emocional, a pessoa que surge com as palavras que confortam, orientam, renovam nossas esperanças, é nutritiva para a alma.
Corpo, mente e alma. Reflita um pouco: em qual dessa áreas você é nutritivo para outras pessoas?
Só existe um momento no qual somos nutritivos para o corpo, a mente e a alma ao mesmo tempo.
Sabe em que momento isso ocorre? Quando nos apaixonamos.
Quando apaixonados, vemos apenas o melhor na outra pessoa, que nos faz bem para o corpo, a alma, a mente. Queremos a pessoa por perto, estar com ela nos faz bem, e quando longe, sentimos saudade.
No mundo dos negócios não é diferente. Quero que meus clientes se apaixonem por mim!
Um fornecedor nutritivo provoca paixão em seus clientes, que vão não apenas fazer negócios com ele, mas recomendá-lo para todo mundo.
E você pode trabalhar esse tipo de qualidade. Mas compreenda que, para seduzir alguém (seus clientes, neste caso), você deve focar em dois elementos.
- Você e o que existe de sedutor em você
Pense, primeiramente, no seu diferencial. As pessoas procuram você por qual motivo? Você consegue encantar as pessoas com as palavras? Com sua inteligência? Simpatia? Você resolve problemas? De que forma? O que é que você tem de melhor para provocar a paixão das pessoas?
- Seu alvo e as ações que penetrarão suas defesas
Você estudou seu cliente para entender como penetrar em suas defesas? TO que é que ele procura? Um preço vantajoso? Qualidade no produto? Prazos melhores?
É impossível vencer as defesas do cliente se você não o conhece, não se coloca no lugar dele, não procura entender quais são suas expectativas.
Personalidade: o nome do jogo
O atributo que mais pode ajudar você a fazer com que as pessoas se apaixonem, é um que todo mundo tem: personalidade.
O industrial norte americano Charles M. Schwab disse uma vez:
A personalidade está para o homem assim como o perfume está para a flor.
Genial, não? Antes mesmo de se aproximar de uma flor, de vê-la e tocá-la, você é capaz de sentir o aroma que ela emana. Com pessoas é igual, e não me refiro ao cheiro… Você já imagina como é a personalidade de alguém ao se aproximar dela, ao observá-la. Seus trejeitos, suas roupas, seu vocabulário, suas ações… tudo são pistas sobre a personalidade de alguém.
Pois é. Personalidade todo mundo tem, e há quem sobra do “complexo de Gabriela”, que ficou famoso com a música Modinha para Gabriela, de Dorival Caymmi:
Eu nasci assim, eu cresci assim
Eu sou mesmo assim
Vou ser sempre assim
Será? Não. Não precisa ser assim. Você pode, a partir de uma profunda reflexão, de uma análise interna, de observar como você reage, no que você é bom, onde precisa melhorar, ir moldando sua personalidade na direção de se tornar alguém perto de quem as pessoas queiram estar.
Alguém nutritivo.
Entendeu? A mudança começa dentro de você.