– Luciano, será mesmo que devo investir meu orçamento em uma palestra para minha equipe, sabendo que depois de alguns dias a turma esquece de tudo e volta à rotina?
– Sim, meu caro/minha cara colega. Vale a pena! Mas é preciso ter uma compreensão de para que você contratou a palestra.
Motivos para contratar palestras
Palestras são uma boa ferramenta de educação corporativa e fazem parte do desenvolvimento intelectual e humano de sua equipe. Contratar uma pessoa “de fora” – que tenha experiência comprovada, que seja renomada em sua área, tenha grandes feitos e, sobretudo, que seja profissional – é uma boa estratégia quando se quer reforçar um assunto internamente.
Costumo dizer que palestras são tiros de canhão. São aqueles momentos em que, com um tiro só, conceitos, palavras de ordem, visões e objetivos serão gravados no coração, na mente e na alma das pessoas.
Já percebeu que às vezes você diz ou ensina algo a seu colega de trabalho e ele não assimila, mas quando ouve do “guru do mercado” corre para te contar exatamente a mesma coisa que você havia falado?
Pois é, amigos, santo de casa não faz milagre.
Quando você traz alguém de fora para ministrar uma palestra, além de a equipe se sentir valorizada, porque você investiu recursos nelas, sente-se mais receptiva a novas ideias.
Novamente: palestras são tiros de canhão, quando acontecem, atingem todos. Não são tiros de snipers, destinados a atingir precisamente um alvo. Por isso precisam ser tratadas como tal. Independentemente do tipo de palestra que você procura, seja de capacitação, atualização ou motivação, é preciso primeiro olhar para sua equipe, suas dificuldades e metas para poder definir o real objetivo da palestra.
Uma palestra cai bem em momentos específicos da jornada da empresa e quando ministrada por um palestrante comprometido com os resultados da organização. Mas não espere que somente uma palestra promova todas as mudanças que você deseja instantaneamente. Palestras não são o remédio para os males da empresa, elas servem como complemento para facilitar a compreensão de conceitos, orientando e estimulando pessoas a melhorar seus resultados ou a se sentirem mais entusiasmadas consigo mesmas, com seu trabalho e com a empresa.
Sou contratado para fazer todo tipo de palestra, falando sobre diferentes assuntos, para diversas equipes e empresas, e o que faço antes da contratação é entender como posso auxiliá-las a atingirem seus objetivos, entregando 110% do que foi combinado. Durante o briefing quero entender o motivo da contratação e como posso gerar impacto e entregar resultados. Você aí do outro lado precisa entender que para que o meu trabalho funcione, você tem que fazer o seu também. Veja, posso te dar vários motivos para a contratação de uma palestra:
- Capacitar e inspirar: Como já falei, a palestra é uma ótima forma de reunir pessoas para um momento de capacitação, inspiração e transformação.
- Informar de forma efetiva: Momentos de palestras podem ser muito bem utilizados para informar novidades internas, como planos de ação, mudanças, novas políticas organizacionais e objetivos de futuro.
- Criar novas perspectivas: pela apresentação de ideias sob um ponto de vista diferente daquele que as pessoas veem todo dia. Por isso a experiência de vida do palestrante é tão importante.
- Provocar reflexões: Conforme a abordagem da palestra, ela tem o poder de fazer a pessoas repensarem suas atitudes, aquilo que fazem e fizeram de certo e errado na vida pessoal e profissional. Uma análise que beneficia na motivação e criatividade para desenvolver soluções para seu trabalho e para sua vida.
- Enxergar novas possibilidades de futuro: Principalmente através de palestras motivacionais é possível aprender mais sobre si mesmo e sobre sua área atuação e, consequentemente, enxergar novas possibilidades de crescimento para o futuro.
- Gerar networking e troca de experiências: Palestras sempre oferecem a oportunidade de conversas diferentes das usuais, geram integração e troca de experiências entre os membros da empresa.
Se você está procurando uma injeção de ânimo em seus colaboradores, se quer gerar mais engajamento, aumentar os conhecimentos técnicos para gerar resultados de maior qualidade, ou provocar novas ideias e insights, contrate uma palestra.
Mas se você estiver querendo resolver aspectos comportamentais, problemas de relacionamento ou conflitos internos, você precisa investir em estratégias contínuas de mais longo prazo, em treinamentos e palestras periódicas. Se você não arrumar a casa antes, nem eu, nem nenhum outro palestrante, vai fazer milagre.
Arrume a casa antes de contratar a palestra
Bem, pensando exatamente em como combinar os dois desafios da injeção de ânimo e das estratégias contínuas de longo prazo, acabei criando o que chamo das JORNADAS PREMIUM, uma forma de dar continuidade aos aprendizados da palestras, depois que eu for embora. Para isso você deverá conhecer nossa “NetFlix do Conhecimento”, o CAFÉ BRASIL PREMIUM.
As JORNADAS PREMIUM estão dentro do ambiente de educação corporativa do www.cafebrasilpremium.com.br , um projeto de assinatura recorrente que remete mensalmente conteúdos relevantes para o assinante, na forma de:
- Sumários de livros inéditos no Brasil, na área de gestão e relações humanas. Em PDF e em áudio
- Mini-palestras sobre temas importantes como Meritocracia, Comunicação, Ética, Produtividade, etc.
- E-books sobre assuntos como Propósito, Gestão do Medo, Gestão do Tempo, Fazer Diferente, etc.
Dessa forma, quem assistiu a palestra passa a ter acesso mensal a conteúdos que não apenas complementam os conceitos apresentados, como ampliam enormemente o repertório dos assinantes, contribuindo para refinar sua capacidade de julgamento e tomada de decisão.
Hoje, ao contratar Luciano Pires você leva, muito mais que uma palestra, um processo que se inicia no briefing anterior ao evento, continua com o dia da palestra e permanece depois com conteúdos mensais remetidos aos participantes que assinarem o Café Brasil Premium, a “NetFlix do Conhecimento”, que criei exatamente para continuar oferecendo conteúdos complementares às palestras.
Ficou curioso? Entre em contato.