s
Iscas Intelectuais
Corrente pra trás
Corrente pra trás
O que vai a seguir é um capítulo de meu livro ...

Ver mais

O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
O que é um “bom” número de downloads para podcasts?
A Omny Studio, plataforma global na qual publico meus ...

Ver mais

O campeão
O campeão
Morreu Zagallo. Morreu o futebol brasileiro que aprendi ...

Ver mais

O potencial dos microinfluenciadores
O potencial dos microinfluenciadores
O potencial das personalidades digitais para as marcas ...

Ver mais

Café Brasil 934  – A Arte de Viver
Café Brasil 934  – A Arte de Viver
Durante o mais recente encontro do meu Mastermind MLA – ...

Ver mais

Café Brasil 933 – A ilusão de transparência
Café Brasil 933 – A ilusão de transparência
A ilusão de transparência é uma armadilha comum em que ...

Ver mais

Café Brasil 932 – Não se renda
Café Brasil 932 – Não se renda
Em "Star Wars: Episódio III - A Vingança dos Sith", ...

Ver mais

Café Brasil 931 – Essa tal felicidade
Café Brasil 931 – Essa tal felicidade
A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi um ...

Ver mais

LíderCast 328 – Criss Paiva
LíderCast 328 – Criss Paiva
A convidada de hoje é a Criss Paiva, professora, ...

Ver mais

LíderCast 327 – Pedro Cucco
LíderCast 327 – Pedro Cucco
327 – O convidado de hoje é Pedro Cucco, Diretor na ...

Ver mais

LíderCast 326 – Yuri Trafane
LíderCast 326 – Yuri Trafane
O convidado de hoje é Yuri Trafane, sócio da Ynner ...

Ver mais

LíderCast 325 – Arthur Igreja
LíderCast 325 – Arthur Igreja
O convidado de hoje é Arthur Igreja, autor do ...

Ver mais

Segunda Live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola
Segunda Live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola
Segunda live do Café Com Leite, com Alessandro Loiola, ...

Ver mais

Live Café Com Leite com Roberto Motta
Live Café Com Leite com Roberto Motta
Live inaugural da série Café Com Leite Na Escola, ...

Ver mais

Café² – Live com Christian Gurtner
Café² – Live com Christian Gurtner
O Café², live eventual que faço com o Christian ...

Ver mais

Café na Panela – Luciana Pires
Café na Panela – Luciana Pires
Episódio piloto do projeto Café na Panela, com Luciana ...

Ver mais

Vida longa ao Real!
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Vida longa ao Real!   “A população percebe que é a obrigação de um governo e é um direito do cidadão a preservação do poder de compra da sua renda. E é um dever e uma obrigação do ...

Ver mais

A Lei de Say e a situação fiscal no Brasil
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
A Lei de Say e o preocupante quadro fiscal brasileiro   “Uma das medidas essenciais para tirar o governo da rota do endividamento insustentável é a revisão das vinculações de despesas ...

Ver mais

Protagonismo das economias asiáticas
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Protagonismo das economias asiáticas   “Os eleitores da Índia − muitos deles pobres, com baixa escolaridade e vulneráveis, sendo que um em cada quatro é analfabeto − votaram a favor de ...

Ver mais

Criatividade, destruição criativa e inteligência artificial
Luiz Alberto Machado
Iscas Econômicas
Criatividade, destruição criativa e inteligência artificial   “O capitalismo é, essencialmente, um processo de mudança econômica (endógena). O capitalismo só pode sobreviver na ...

Ver mais

Cafezinho 632 – A quilha moral
Cafezinho 632 – A quilha moral
Sua identidade não vem de suas afiliações, ou de seus ...

Ver mais

Cafezinho 631 – Quem ousa mudar?
Cafezinho 631 – Quem ousa mudar?
O episódio de hoje foi inspirado num comentário que um ...

Ver mais

Cafezinho 630 – Medo da morte
Cafezinho 630 – Medo da morte
Na reunião do meu Mastermind na semana passada, a ...

Ver mais

Cafezinho 629 – O luto político
Cafezinho 629 – O luto político
E aí? Sofrendo de luto político? Luto político é quando ...

Ver mais

Simples assim

Simples assim

Luiz Alberto Machado - Iscas Econômicas -

Simples assim

Excelência em Educação

Dia 10 de agosto, compareci a um evento muitíssimo interessante. Estimulado pela chamada do convite eletrônico – Avanços na educação pública: o que podemos aprender com o Ceará? – fui assistir à palestra da professora Ana Emília Dias Pinheiro, diretora da EEEP Lysia Pimentel Gomes, localizada em Sobral, no Ceará.

O evento foi promovido pelo Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial que tem, como uma de suas principais atividades, o Programa Círculos de Leitura, do qual a EEEP Lysia Pimentel Gomes é uma das escolas parceiras.

O estado do Ceará vem desenvolvendo um trabalho diferenciado no panorama educacional brasileiro, com resultados que devem merecer ampla reflexão. Ano após ano, seus índices vêm melhorando em avaliações internas e externas, mostrando que é possível construir uma educação pública de qualidade, pautada pela alta expectativa de aprendizagem de seus alunos.

A Escola Lysia Pimentel Gomes foi destaque na última avaliação do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (em inglês: Programme for International Student Assessment – PISA), uma rede mundial de avaliação de desempenho escolar, realizado pela primeira vez em 2000 e repetido a cada três anos. É coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com vista a melhorar as políticas e resultados educacionais.

Na modalidade leitura, os alunos da escola de Sobral foram superados apenas pelos da Finlândia e Canadá, países que ocuparam colocações muito boas no ranking. Além de se orgulhar deste resultado, a EEEP Lysia Pimentel Gomes se orgulha de ter a maioria de seus alunos aprovados em importantes universidades públicas, alguns dos quais em cursos que se caracterizam por elevada concorrência na relação candidato/vaga.

Da exposição da diretora, chamaram-me especialmente a atenção os seguintes fatos:

  • todos os professores são contratados em regime de 40 horas;
  • o estudo é em tempo integral, estendendo-se das 7:00 às 16:40, com três refeições, doação da camiseta do uniforme e livros;
  • o envolvimento das famílias é fortemente estimulado por meio de uma série de atividades;
  • há colaboração voluntária de antigos alunos;
  • existe preocupação em oferecer boas instalações, com carteiras personalizadas, e mapa de salas, com alteração de lugares de acordo com as necessidades;
  • o processo de seleção leva em conta o histórico das notas dos últimos três anos dos que pleiteiam as vagas (850 candidatos em média por ano para 180 vagas);
  • os alunos são rigorosamente cobrados em quesitos como uso de uniforme, pontualidade e disciplina, além, evidentemente, de rendimento acadêmico, não podendo continuar na escola em caso de reprovação sucessiva.

Quando questionada sobre eventual resistência de alunos ou de seus pais à obediência dessas regras, a diretora não hesitou em afirmar que a escola pretende preparar não apenas bons estudantes, mas cidadãos aptos a atuarem em empresas ou instituições de ponta, onde a obediência às regras é exigência básica.

Faço questão de mencionar um exemplo dado por ela. Recentemente houve um caso grave de indisciplina. Um dos alunos colocou uma bomba caseira no banheiro feminino, esticando um barbante até uma distância considerável, de onde acendeu o referido barbante, provocando a detonação. Felizmente, o banheiro se encontrava vazio quando aconteceu a explosão.

Independentemente disso, a professora acionou imediatamente professores e inspetores de disciplina com o objetivo de identificar o aluno infrator. Uma vez conseguida a identificação, ela chamou os pais e informou que o aluno não poderia continuar na escola “por ter praticado um ato terrorista” que, felizmente, não teve consequências mais graves.  Reconhecendo a gravidade do ato cometido pelo filho, os pais aceitaram a penalidade sem maiores contestações.

Refletindo com calma depois do evento, cheguei à conclusão de que os resultados da EEEP Lysia Pimentel Gomes são decorrentes de uma filosofia clara e da atitude de uma verdadeira educadora, que exige responsabilidade de seus professores e colaboradores no exercício de suas respectivas funções, e também dos alunos, que devem corresponder fazendo a sua parte.

Creio ser a única forma possível de reverter um quadro preocupante, assim sintetizado recentemente por Eduardo Giannetti: “uns fingem que ensinam; outros fingem que aprendem; e tudo acaba em diploma”.

Confesso que lembrei com saudade dos tempos de estudante em que minha responsabilidade era constantemente cobrada tanto por meus pais como por meus professores, sem que disso tenha resultado qualquer trauma, síndrome ou espécie de depressão!!!

Ver Todos os artigos de Luiz Alberto Machado